Foram encontrados 1098 registros para a palavra: dados

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos os anos, para gestores do Distrito Federal (DF) e municipais em cooperação com estados. A Lei 14.851/2024, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece ainda que a realização do levantamento passe a ser critério de prioridade na destinação dos recursos federais de financiamento da expansão da oferta de vagas em creches para crianças de até três anos de idade.

No mês de abril, a organização da sociedade civil Todos pela Educação (TPE) divulgou um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou uma reprimida em todo o país de 2,3 milhões de crianças sem acesso a creches. O estudo revelou ainda que apenas 40% das crianças até 3 anos de idade têm acesso à educação infantil, ficando abaixo da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014)...

Universidades Federais de Pernambuco apresentam dados sobre orçamento anual em entrevista coletiva no Recife

O orçamento das Universidade Federais localizadas em Pernambuco para o ano de 2024 foi o tema central de uma entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (3), no Recife.

A coletiva foi realizada na Faculdade de Direito do Recife (FDR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a presença dos reitores Alfredo Macedo Gomes, da UFPE; Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Telio Nobre Leite, da Universidade Federal do Vale do São Francisco; e Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape)...

IBGE aponta que população quilombola na Bahia é mais jovem e masculina

Dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (3), apontam que a população quilombola tanto brasileira como baiana tem menos idade que a média geral, assim como é mais masculina. O material é oriundo do Censo 2022. Esta é a primeira vez que o IBGE divulga informações específicas de quilombolas e indígenas. Na Bahia, metade da população quilombola tem até 32 anos, enquanto a baiana e brasileira são de 35 anos.

Na questão de gênero, as localidades quilombolas mais femininas são Lagoa Santa - Ituberá (60%); Fazenda Porteiras - Entre Rios (58%); e Mota - Itanhém (55,2%). Já as com maior presença masculina são Vicentes - Xique-Xique (60%); Mata do Sapê - Macaúbas (59,3%); e Salamina Putumuju - Maragogipe (56,3%), informou o G1...

73ª CIPM cumpre três mandados de prisão em um só dia

Durante rondas, policiais da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar identificaram e detiveram três homens procurados pela justiça, no sábado (27), na cidade de Juazeiro/BA.

Um deles foi capturado por volta das 11 horas no Pátio da Feira Livre do bairro Alto da Maravilha. Ele possuía em seu desfavor mandado de prisão em aberto por envolvimento em vias de fato...

Dengue: tendência é de redução de casos no país, apontam dados do Ministério da Saúde

Em sua atualização mais recente sobre o panorama nacional da dengue, o Ministério da Saúde aponta que há tendência de redução dos casos no país. A situação melhorou em 10 estados.

Em 12 unidades da federação, as ocorrências estão estáveis, enquanto em cinco entes houve aumento do contágio. ..

Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

Um total de 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) tiveram dados vazados, informou nesta quinta-feira (18) o Banco Central (BC).

Esse foi o oitavo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020...

Número de casos de dengue cresce 667% em 2024 na Bahia; confira dados Juazeiro

O quadro de epidemia de dengue na Bahia provocou um aumento de 667% nos diagnósticos da doença em 2024. Até o dia 13 de abril, 134.953 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 17.595 casos.

No atual cenário, a região sudoeste concentra 44% das ocorrências e 65% dos óbitos...

Mães de Pernambuco: em 15 dias, 50 mil mulheres confirmam dados para aderir ao programa

O sistema do Mães de Pernambuco, registrou, nesta terça-feira (9), a confirmação de dados de 50,1 mil mulheres – metade do total de beneficiárias que o programa vai atender –, o que representa um universo de 60,8 mil crianças alcançadas pela iniciativa.

Compiladas pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), as informações foram coletadas durante a primeira quinzena de operação do programa, que vai pagar um auxílio mensal de R$ 300 para as 100 mil mulheres mais vulneráveis vivendo em Pernambuco...

Rio São Francisco: CBHSF promove capacitação técnica para geração de dados e séries de vazões

Membros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o corpo técnico da Agência Peixe Vivo (APV) particiram do primeiro encontro da capacitação de “Geração de série de vazões em bacias sem dados de monitoramento”.

A primeira aula, que ocorreu de forma virtual, apresentou o cronograma pragmático de aulas e introduziu ferramentas online que ajudam a medir e cruzar dados territoriais e de bacias...

UPAE Petrolina reforça cuidados com a segurança do paciente com sensibilização in loco

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) aderiu mais um ano à campanha "Abril pela Segurança do Paciente", uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa promover práticas seguras e incentivar o cuidado em saúde.

O tema deste ano, "Comunicação e Trabalho em Equipe", ressalta a importância da colaboração e da comunicação eficaz na promoção dessa segurança e desse cuidado...

Ibama terá plataforma pública com dados de áreas degradadas de todo o Brasil

O Ibama terá uma nova plataforma para acompanhamento de áreas degradadas passíveis de recuperação ambiental. Em instrução normativa publicada no Diário Oficial da União, a autarquia detalhou o funcionamento do Plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental (Recooperar), que reunirá dados de zonas de incêndios florestais, embargadas por desmatamento ou ocupação de área protegida, de plantio compensatório por licenciamento ambiental federal e de reparação por danos ambientais, entre outras do tipo.

A norma entra em vigor no dia 15 de abril...

Juazeiro: Dados mostram números de casamentos, mortes e divórcios

Centenas de milhares de dados do Registro Civil divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a quantidade e localização dos nascimentos, mortes, casamentos e divórcios em cada cidade do Brasil em 2022.

Todos os municípios do país contam com pelo menos um cartório. No entanto, em alguns, não foi realizado nenhum tipo de registro em 2022...

Painel dos Festejos Junino Inicia coleta de dados dos investimentos públicos estaduais e municipais

O ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos’  iniciou a coleta de dados dos investimentos que serão realizados pelo Estado e Municípios com as festas em 2024.

A meta é que até o próximo dia 24 de maio, todos os 417 municípios e também o governo do Estado tenham preenchido, diretamente no sistema disponibilizado pelo Painel, os formulários com informações sobre as contratações artísticas previstas para este ano. A nova versão do Painel, com os dados de 2024 (referente a contratações do período entre 1º de maio e 31 de julho), estará acessível para consulta pública a partir do dia 1º de maio e seguirá sendo diariamente atualizado até o final do prazo de coleta dos dados...

Prova de vida da Previdência Estadual será feita por meio de cruzamento de dados

A partir do próximo mês de abril, os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais, anualmente, se deslocar aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para provar à Previdência Estadual que estão vivos. Graças a uma parceria entre o governo do estadual, via Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil, a prova de vida estadual passará a ser realizada, de forma automatizada, por meio do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos mais diversos serviços acessados pelos beneficiários.

Para o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, o controle sobre o benefício mais efetivo dará mais comodidade ao beneficiário, que não precisará mais realizar a prova de vida. "É um esforço que o governo da Bahia faz para que o nosso aposentado e pensionista possa ter mais tempo para fazer aquilo que lhe dá mais prazer"
Economia ..

Em ação do 'Mais Amor por Elas', Prefeitura de Juazeiro realiza manhã de cuidados para mulheres juazeirenses

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou na manhã dessa sexta-feira (22) uma ação especial em alusão ao Mês da Mulher. O evento foi realizado no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e faz parte da programação de ações do projeto Mais Amor por Elas, idealizado pela prefeita Suzana Ramos.  

"O CIAM realiza ações durante todo o ano voltado para mulheres, porém, no mês de março a gente prepara essas ações especiais para lembrar o cuidado e a atenção com as mulheres juazeirenses. Foi uma manhã marcante, cheia de amor, incentivo e muito calor humano", registrou a coordenadora do CIAM, Sonia Lima.  ..

Dados de feminicídios mostram números altos da violência contra mulheres na Bahia

O último dia 8 de março marca a luta internacional das mulheres por igualdade e direitos, mas um fator crescente vem afastando elas do ideal: a violência. Sobretudo, quando é motivada por questões de gênero. Nesse quesito, dados da Bahia assustam. Segundo a Polícia Civil (PC), o estado registrou 108 feminicídios somente em 2023.

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança (BA, CE, MA, PA, PE, PI, RJ, SP)...

Evento com Michelle Bolsonaro em Salvador tem revista minuciosa de convidados e uso de detectores de metais

Na manhã deste sábado (9), aconteceU o evento PL Mulher, no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, que contará com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Antes mesmo do horário previsto para início dos trabalhos, marcado para 10h, muitos convidados marcaram presença no espaço.

No local, a reportagem do BNews percebeu que um forte esquema de segurança foi montado, até mesmo para as convidadas, que contou com revista minuciosa e até mesmo detectores de metais em busca de garantir a tranquilidade do evento. Há expectativa que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também está na capital baiana, compareça ao final da cerimônia...

"A imprensa é fundamental para informar e alertar a população sobre prevenção com os focos do mosquito Aedes Aegypti", diz deputado

"Prevenção e controle da dengue: como devemos agir?" Esse foi o tema do segundo painel do CB.Debate Dengue — Uma luta de todos, que ocorreu, no auditório do Correio Braziliense. Entre as autoridades que integraram o momento de diálogo, estavam Allan Bruno de Souza Marques, diretor assistencial do grupo H Dia; o infectologista do Hospital Brasília Henrique Valle Lacerda; e Marcelo Maia, médico do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Anchieta.

Com a explosão de casos de dengue, surgem dúvidas sobre o uso de produtos para combater o mosquito Aedes aegypti, como medicamentos e repelentes. O tema foi lançado pelo painelista Henrique Valle Lacerda. Ele explicou que repelentes caseiros, por exemplo, não tem comprovação científica e, por isso, não garante a proteção contra o transmissor da dengue. O especialista acrescentou, ainda, que é necessário que esses produtos tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Morador cobra melhorias na infraestrutura da Praça I de Maio e campo: estão inundados água

Morador cobra melhorias na infraestrutura da Praça I de Maio e campo futebol: estão inundados água. Confira: 

"Geraldo José,  veja a situação do campo e nda praça da 1• de maio . Ambos cobertos pela água .  Já conversei com o Sr. Ramiro da Defesa Civil ele vai mandar uma equipe para temporariamente amenizar o problema . É um absurdo  isso ocorrer . Estamos próximos  , ao lado do hospital regional , HEMOBA , posto de saúde etc.etc.etc. Já fiz várias solicitações para que se faça a drenagem , o que sanaria o problema . 
O deputado Zo , já tem assegurado com o Sr. Governador, a colocação da grama sintética e um alambrado . Assim ficaríamos com o campo preservado e a rua que contorna a praça também . A prefeitura é conhecedora disso , pois o deputado Zo já disse isso em entrevista no seu programa , inclusive com a nossa participação via mensagem pelo WhatsApp . 
Então , porque não se efetua tal  procedimento ? 
Com a palavra a Sra. Prefeita Municipal . 
Muito obrigado ...

Vereador Dr. Salvador cobra urgência nas ações de combate à dengue e divulgação dos dados sobre a doença, em Juazeiro

Em indicação encaminhada à mesa diretora da Câmara, nesta quarta (21), primeira sessão do legislativo, o vereador Dr. Salvador cobrou da prefeita Suzana Ramos e da Secretaria de Saúde de Juazeiro, “a apresentação de um programa para enfrentamento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizando, semanalmente, a divulgação dos casos notificados e confirmados no Município de Juazeiro”, cobrou.

De acordo com Salvador Carvalho, que é médico, essa é uma decisão importante para a saúde pública do município uma vez que, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, quando não controlada a sua proliferação, pode ocasionar uma epidemia e mortes”, declarou...