Foram encontrados 83 registros para a palavra: cemafauna

Cemafauna celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente com abertura de exposição

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará no próximo dia 05 de junho, às 14h no Museu de Fauna da Caatinga a exposição 'Meu Ambiente que você respeita' em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. São 50 desenhos de autoria de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu somente este ano. A mostra segue até o dia 23 de junho desse ano. Durante a vernissage haverá visita de turmas de algumas escolas que participaram dessas atividades no Museu, contando com a presença dos 'artistas mirins'.

Com o propósito de incentivar o sentimento de cuidado para a conservação da fauna e da flora, o Cemafauna, durante as visitas de diversas escolas, realizou atividades de educação ambiental envolvendo o que as crianças aprenderam e o olhar delas sobre os animais da caatinga. Como resultado disso, lindos desenhos estarão expostos para apreciação fazendo parte da mostra 'Meu ambiente que você respeita', valorizando a temática da natureza...

Estagiários ampliam acervo de Coleção Científica de Entomologia do Cemafauna

A Coleção Científica de Entomologia do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) já tem em seu acervo descobertas importantes como a borboleta Pheles caatingensis encontrada por analistas ambientais da instituição nas matas do município de Brejo Santo (CE) em 2014. Agora, quatro estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Centro ajudam a ampliar o acervo adicionando, entre outras espécies como besouros e borboletas, espécimes de abelhas visualizadas na caatinga.

Sob orientação da professora associada da Univasf, pesquisadora colaboradora do Cemafauna e do laboratório de Comportamento e Ecologia de Insetos Sociais pela Universidade de São Paulo, Aline Andrade, que se dedica ao estudo nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini, os estudantes Taynara Sales, Rannison Sampaio, Emille Guerra e Uirã Alexandre realizam busca ativa em áreas de caatinga no norte da Chapada Diamantina na Bahia e nos municípios inseridos nos eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas Setentrionais (PISF) nos estados de Pernambuco e Ceará...

Cemafauna promove palestras na área da Primatologia

Nos dias 08 a 09 de dezembro desse ano, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e o programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco promoverão palestras na área da Primatologia com vagas limitadas. A programação acontecerá no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Cemafauna, que fica no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina-PE.

No dia 08 às 14h acontecerá a palestra com tema "Pesquisa científica e conservação de primatas" com o biólogo Rodrigo Salles de Carvalho. Já no dia 09, às 14h, a bióloga Joanna Malukiewicz ministrará o tema "Assinaturas genéticas e fenotípicas de hibridização natural em saguis (Callithix spp)" também no auditório do Museu do Cemafauna...

Bióloga do Cemafauna tem trabalho premiado com Menção Honrosa na Scientex 2016 da UNIVASF

A bióloga Jéssica Viviane Amorim, analista ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), orientada pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenadora do Centro, Patricia Nicola, recebeu na quinta-feira, 10, comunicado de premiação por trabalho apresentado durante a IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Scientex 2016. 

A Scientex 2016 dividiu-se em outros conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das seguintes atividades:  XI Jornada de Iniciação Científica da Univasf (JIC), V Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e V Mostra de Pós-Graduação da Univasf. A Semana foi organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, por meio das Pró-Reitorias de Ensino (PROEN) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) entre os dias 20 e 22 de outubro desse ano...

Cemafauna participa do II COBEAI e tem sua atuação elogiada pelo professor doutor Pedro Jacobi

Entre os dias 09 e 11 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou com estande no II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que é realizado por meio do Projeto Escola Verde (PEV), teve como tema central “Meio Ambiente: Nosso Desafio Comum” no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro-BA.

O estande recebeu diversas visitas de estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas, principalmente biólogos. Uma dessas visitas foi a do Professor Doutor Pedro Jacobi, chefe da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Jacobi destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Cemafauna ao longo desses oito anos de atuação no semiárido nordestino. “Todo trabalho de educação ambiental é sempre fundamental, assim como o trabalho do Cemafauna, que deve cada vez mais ter visibilidade pela importância de se lidar com o tema do Rio São Francisco e todas as questões que emergem das transformações que estão acontecendo em torno dele. A atuação do Cemafauna é super importante e quanto mais publicações puderem ser divulgadas, melhor.”, ressaltou. Jacobi ainda recebeu exemplares de todas as publicações do Centro que serão doados à biblioteca da USP. ..

Cemafauna participa da SNCT 2016 com programação voltada à importância da conservação das abelhas

"Sem abelha, sem alimento", esse foi o tema da programação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) especialmente realizada em virtude da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT), cujo tema foi "Ciência alimentando o Brasil", sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento aconteceu durante os dias 17 a 21 no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A Semana foi promovida em todo o Brasil e mobilizou diversas instituições estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, o público pôde conferir palestras a respeito da importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema, porque polinizam não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres e ainda 'fabricam' produtos como mel, mel de melato, pólen, geleia real, própolis e cera...

Cemafauna tem programação para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Começou nessa segunda-feira (17) e segue até a sexta-feira (21) desse mês, a programação especial que o Centro de Conservação e Manejo e Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) preparou em virtude da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT) cujo tema é “Ciência alimentando o Brasil”, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS). O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

O evento é promovido em todo o Brasil e mobiliza secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, a proposta é mostrar para as pessoas a importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema. 

Segundo a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, esses animais são muito importantes no cenário da biodiversidade: polinizam não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres. Cerca de 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependem, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes agentes. Entre US$ 235 bilhões e US$ 577 bilhões do valor da produção alimentar global anual depende de contribuições diretas dos polinizadores. Além disso, esses insetos produzem mel, mel de melato, pólen, geleia real, própolis e cera. 



A programação do Cemafauna conta com palestras específicas sobre esse grupo de insetos, as espécies ocorrentes na caatinga e sua importância no meio ambiente, além de exposição dos produtos gerados pela sua atividade ecossistêmica. Os ministrantes são Taynara Sales, Rannison Sampaio, Emille Guerra e Uirã Alexandre, todos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Laboratório de Entomologia do Centro, sob orientação da coordenadora da instituição, professora Patricia Nicola e pela pesquisadora/colaboradora Aline Andrade, que se dedica ao estudo nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini. 

Os eventos são abertos ao público em geral e acontecem no auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. Outras informações e agendamento de visitas em grupo pelo telefone 87 2101-4818 ou ainda pelo e-mail [email protected] ..

Cemafauna tem programação para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Durante os dias 17 a 21 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo e Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) terá uma programação voltada para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT) cujo tema é “Ciência alimentando o Brasil”, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS). O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

O evento é promovido em todo o Brasil e mobiliza secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, a proposta é mostrar para as pessoas a importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema...

Cemafauna envia onça-parda para Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais em São Paulo

Na busca por uma possível reabilitação e retorno à vida livre um indivíduo macho de onça-parda (Puma concolor) que estava sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) com sede no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, interior de Pernambuco, seguiu viagem no dia 18 de setembro para Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais da Associação Mata Ciliar em Jundiaí, São Paulo.

A onça que, provavelmente, teve sua mãe morta por caçadores na região, chegou ao Cemafauna em julho de 2011 ainda muito pequeno, contando cerca de 50 dias junto ao seu irmão que infelizmente não resistiu e veio a óbito. O IBAMA foi contatado por terceiros sobre a existência dos filhotes, fez o termo de depósito e os destinou ao Centro. De acordo com a médica veterinária Adriana Alves o animal assim que chegou ao Cemafauna passou por exames clínicos, procedimentos de vermifugação e análise de escore corporal. Atualmente pesa cerca de 80 quilos. "Ele recebeu complementação alimentar durante todos esses cinco anos em que esteve no recinto para felinos do Cemafauna e seu estado de saúde é avaliado como ótimo", disse...

Cemafauna Caatinga ajudando na conservação dos animais silvestres no semiárido nordestino desde 2008

Na semana do Dia Nacional de Defesa da Fauna comemorado dia 22, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) com sede no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, interior de Pernambuco, não para e cotidianamente presta serviços para a sociedade, em especial, no que diz respeito a conservação ambiental. De 2008 até julho desse ano, cerca de 133 mil animais foram resgatados, desse total, 87% deles foram reintroduzidos na natureza depois de passar por todo o processo de triagem, cuidados médicos, alimentação e reabilitação para a vida selvagem.

Veados, tatus, tamanduás, macacos, cachorros-do-mato, gatos-do-mato, guaxinins, papagaios, maracanãs, jiboias, e muitos outros já foram devolvidos ao seus habitats naturais. Alguns exemplares de algumas espécies são mantidos em coleções científicas de cada um dos cinco grupos de fauna - mamíferos, peixes, répteis, aves e insetos – para estudo. Com um acervo estimado em mais de 130 mil exemplares as Coleções Científicas são visitadas por pesquisadores, professores e estudantes das mais variadas regiões do país, a exemplo da entomóloga Aline Andrade que atua como pesquisadora nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini e para seu Pós-doutorado em andamento em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos, utiliza o acervo da coleção de entomologia do laboratório do Centro...

51 papagaios retornaram para a natureza em área conservada em Salgueiro-PE

51 papagaios-da-caatinga e 12 maracanãs voltaram ao seu habitat natural na terça-feira, 23, graças ao Projeto Papagaio da Caatinga, coordenado pelo biólogo Yuri Valença da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com instituições como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério da Integração Nacional através do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

As aves foram resgatadas e durante cerca de oito meses estiveram no corredor de voo do Cemafauna em processo de reabilitação, um viveiro onde começam a viver em grupo, formar casais, parar de responder a estímulos humanos como fala e aproximação, além de resgatar o medo pelos seus predadores e o treino da musculatura para o voo, visto que a maioria era advinda de apreensões realizadas por órgãos ambientais e eram mantidas em cativeiro...

Cemafauna leva prêmio de melhor trabalho científico no VIII ENGEAS em Salvador-BA

Nos dias 10 a 13 deste mês biólogos e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) puderam mostrar pesquisas e trabalhos desenvolvidos no Centro durante a oitava e quarta edições, respectivamente, do Encontro Nordestino de Grupo de Estudos de Animais Selvagens (ENGEAS) e do Simpósio Baiano de Animais Selvagens (SIMBAS) no auditório do Pavilhão de Aulas III da Universidade Federal da Bahia em Salvador, capital baiana.

Dos 13 resumos apresentados no Encontro, oito foram do Cemafauna com pesquisas nos mais variados temas. A bióloga Jéssica Viviane Amorim e o estudante do curso de Biologia e estagiário Luciano Modesto tiveram o trabalho "Estudo do comportamento em cativeiro de um grupo de macaco-prego (Sapajus libidinosusspix, 1823)" premiado como melhor trabalho do evento...

Cemafauna participa de soltura branda de aves do projeto Papagaio da Caatinga

Um grupo de 50 papagaios está prestes a voltar à vida livre. Nessa terça-feira, 19, eles foram levados do recinto de reabilitação no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga para um viveiro de ambientação em uma área conservada no município de Salgueiro-PE, a cerca de 250 km de Petrolina.

A ação faz parte do projeto "Papagaio da Caatinga" coordenado pelo biólogo Yuri Valença da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com instituições como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Cemafauna Caatinga para a reabilitação de papagaios que foram mantidos em cativeiro por muito tempo. Nestes seis anos de projeto foram reabilitados, soltos e monitorados mais de 130 animais na área de soltura de Exu. Desde então, estes animais são monitorados, diariamente, conforme a quantidade que volta para se alimentar no recinto de ambientação...

Ornitólogos do Cemafauna participam da expedição "Em Busca da Ararinha-Azul"

Entre os dias 29 de junho e nove de julho aconteceu, na região de Curaçá (BA), a expedição "Em busca da Ararinha-azul" liderada pela SAVE Brasil e Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de reencontrar o indivíduo de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) que teve sua ocorrência documentada por vídeos de autoria de Lourdes Oliveira e de sua filha Damilys Oliveira. A expedição contou com a participação dos ornitólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Paulo de Tarso Sambugaro Santos e de Karlla Rios.

A equipe de campo contou ainda com a presença de diversos pesquisadores brasileiros, estrangeiros e moradores locais. "Durante dez dias, percorremos mais de mil quilômetros em diversos locais dos municípios baianos de Curaçá e Juazeiro em busca da ararinha-azul. Mesmo com a presença de renomados pesquisadores, incluindo o presidente da Parrots International, Mark L. Stafford, não conseguimos localizar o espécime", afirmou o ornitólogo Paulo de Tarso...

Cemafauna lança nesta sexta-feira (01) livro Borboletas no Vale do Catimbau

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançará nesta sexta-feira, 01, o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ escrito pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein. O evento começa às 17h, no Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A obra tem como principal objetivo apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UC’s) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga...

Coordenadora do Cemafauna realiza palestra no I Simpósio do Bioma Caatinga da Embrapa Semiárido

A coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) professora Patricia Nicola participou, na tarde da terça-feira, 07, de uma mesa redonda que tinha como tema "Biodiversidade: onde o conhecimento precisa avançar?" ao lado de profissionais da área como os professores Luciano Paganucci da UEFS e Gladstone Alves da Silva da UFPE no I Simpósio do Bioma Caatinga promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) em Petrolina-PE.

De acordo com a comissão organizadora, o Simpósio tem como principal objetivo reunir diferentes atores, de variadas áreas do conhecimento, para debater a dinâmica dos processos ecológicos do bioma Caatinga. Além disso, discutir o uso e manejo adequados dos recursos naturais vislumbrando minimizar e reverter a degradação do bioma que de área protegida conta apenas 7,5%, tendo mais de 50% da mata nativa já desmatada, não esquecendo de citar animais endêmicos que constam na lista de vulneráveis de extinção, a exemplo do mocó (Kerondon rupestres) e o morcego da espécie Xeronycteris vieirai...

Cemafauna participa da VII Semana de Meio Ambiente da Agrovale em Juazeiro, BA

'Afugentamento e resgate de fauna' foi o tema abordado pela médica veterinária do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) Gabriela Felix na tarde da terça, 07, durante a VII Semana de Meio Ambiente – Campanha Pegadas Sustentáveis – 'Quais são as marcas que você quer deixar no planeta' promovida pela empresa Agrovale de Juazeiro-BA. O evento segue até o dia 11 com programação voltada aos oito R's da sustentabilidade.

Responsabilizar-se, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, repassar e refletir são os oito R's da sustentabilidade que estão em ênfase nessa campanha. De acordo com a analista ambiental da Agrovale Leidiana Coelho o objetivo da Semana é sensibilizar os funcionários através das atividades ambientais como visitas monitoradas, palestras, sessão de cinema, plantios de mudas sobre o cuidado e a responsabilidade que cada um possui sobre o meio ambiente. "O nosso objetivo mesmo é convidar os funcionários para praticarem os oito R's da sustentabilidade e fazemos a pergunta 'quais são as marcas que você quer deixar no planeta?' aos nossos funcionários tentando sensibilizá-los a cuidar da fauna e flora, fazer uso dos recursos naturais de maneira responsável evitando o desperdício", afirmou Coelho...

I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco será promovido pelo Cemafauna

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) realizará nos próximos dias 11 e 12 de junho o I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco com carga horária de oito horas, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições são presenciais e seguem até o dia oito de junho.

O curso apresentará com ênfase a Biologia das aves de rapina; História, Legislação e equipamentos da Falcoaria; Treinamento e manejo em cativeiro; Reabilitação e reintrodução; Prática de implante de penas e Prática em campo. O ministrante é o falcoeiro Lucas Cabral, membro da Associação Nordeste de Falcoaria, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Vale do São Francisco e estagiário do Cemafauna...

Livro de passatempos infantis com temática da caatinga será lançado hoje na Fenagri pelo Cemafauna

Pensando em uma forma mais divertida para realizar a educação ambiental para crianças, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançou essa semana o livro de passatempos “Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos”. A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri.

Kathianne Souza, uma das autoras do livreto, é servidora do Cemafauna e observou a importância da educação ambiental, principalmente a voltada para crianças que constantemente visitam o Museu de Fauna da Caatinga. “Sendo formada em Artes visuais e trabalhando no Cemafauna, lugar em que me deparo todos os dias com o deslumbramento de crianças que visitam o museu e se apaixonam por nosso trabalho e pelos animais que acolhemos aqui, não demorou muito para que eu sentisse a necessidade de ver essas crianças aprenderem e participarem ainda mais”, afirmou...

Cemafauna inicia campanha sustentável “O que você faz com o seu jornal depois da leitura?”

“O que você faz com seu jornal depois da leitura?”. Essa é a campanha que o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está lançando a partir dessa semana em diversos pontos da Univasf. O intuito é arrecadar jornais que não são mais utilizados pela população para serem aproveitados nos recintos e gaiolas dos animais que estão em processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). 

Muitas pessoas são assinantes de jornais impressos ou têm o hábito de comprá-los e acabam acumulando uma grande pilha de jornais velhos em casa. Nesta época de escassez de recursos naturais e grande geração de resíduos muitas vezes jogados no meio ambiente, é necessário manter ações sustentáveis. 

Pensando nisso, o Cemafauna faz um apelo à população de Petrolina para que antes de simplesmente jogá-los no lixo possa doá-los à instituição que os utiliza, diariamente, para cobrir caminhas, forrar gaiolas e recintos dos mais de 1500 animais que estão sob os cuidados no CETAS. Por ser um potente absorvente, o papel do jornal consegue absorver odores e umidade, o que ajuda a manter esses locais sempre secos e livres de mau cheiro. 

Além da sede do Cemafauna, os principais pontos de arrecadação dos jornais estão concentrados na Univasf: recepção da Reitoria, Restaurantes Universitários (RUs) e bibliotecas dos campi Petrolina Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina.  ..