Foram encontrados 79724 registros para a palavra: v

Artigo: Dominguinhos 75 anos: o mestre da sanfona e sons, das paixões e amores, do silêncio e da solidão

"Que saudade matadeira eu sinto no meu peito. Faço tudo para esquecer, mas não tem jeito."Este é um dos muitos versos que Dominguinhos cantou e tocou com sua sanfona, transformando-a em um instrumento da saudade, sentimento que persiste no coração de todos nós que convivemos com o cantor, compositor e instrumentista.

Hoje 12 de fevereiro se fisicamente estivesse entre nós Dominguinhos completaria 75 anos.

Hoje convidado que fui para participar de Programas de Rádio na região do Vale do São Francisco destaquei a genialidade, simplicidade, humildade do mestre Dominguinhos. Em especial a gratidão que o discípulo tinha por Luiz Gonzaga.

Destaquei dois filmes que fala sobre vida e obra de Dominguinhos: primeiro o documentário "O milagre de Santa Luzia" (2008), de Sergio Roizenblit, no qual o instrumentista viaja pelo Brasil para mostrar as diferentes formas regionais de se tocar sanfona e os principais sanfoneiros do país.

E aquele que mais me toca: O longa metragem webserie "+Dominghinhos". Neste filme é mostrado “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, seu refinamento musical, sua universalidade".

Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples.

Aos 6 anos, José Domingos de Morais, O Dominguinhos ganhou a primeira sanfona do pai, o mestre Chicão. Aos 8, já se apresentava com os irmãos, Morais e Valdomiro, em feiras livres e portas de hotel de Garanhuns-Pernambuco, onde nasceu em 12 fevereiro de 1941.

Dominguinhos foi nome dado por Luiz Gonzaga, com quem gravou, em 1957, Moça de Feira. “O menino chegou de um ambiente diferente e começou a viver num mundo glamourizado. Mas foi sempre na dele, sempre com esse jeitão sertanejo”, diz Gilberto Gil no primeiro episódio da web série +Dominguinhos.

A riqueza dessa história levou os músicos Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian a promover encontros entre o sanfoneiro e parceiros, antigos e jovens que tocam e contam histórias vividas nos palcos da vida.

Em uma delas, Giberto Gil lembra do tour do álbum Refazenda (1975), em que viajaram juntos mais de 20 mil quilômetros. Em certo momento, Dominguinhos pergunta: “Isso é reggae, é?”. Quando o amigo responde que sim, ele rebate: “Que reggae nada, isso aí é um xotezinho sem-vergonha”.

Dominguinhos conseguiu inovar a arte do mestre!

Antes de começar a luta contra o câncer que o submeteria a uma injustiça do destino vivida em um quarto do Hospital Sírio Libanês, convalescendo na dor física e da alma que sofria Dominguinhos recebeu uma equipe de jovens cineastas. Estavam ali para colocar a água do Rio São Francisco em uma garrafa. Ou, se fosse preciso, em duas.

Ao lado de Djavan, Dominguinhos chorou. Estava visivelmente abatido pela doença, mais magro do que em outras cenas, e parecia sentir as próprias notas em dobro. "Seu Domingos" tirou a água dos olhos e pediu a Djavan um favor com uma humildade de estraçalhar os técnicos do estúdio. "Se você tivesse trazido seu violão, eu ia pedir pra tocar uma música pra mim".

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

No documentário é o próprio músico quem narra sua história: o pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos.

Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seus olhos se enchiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai.

Momento de emoção no filme quando Dominguinhos chega ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir.

Levantou a cabeça, tirou o chapéu e chorou...

Por Ney Vital-Jornalista ..

Aleluia: "Dilma lança campanha de combate a mosquito mas não entrega larvicida a prefeituras"

"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.

Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima...

Adversário da Juazeirense na Copa do Nordeste, Confiança já está em Senhor do Bonfim

 
O Confiança (SE), adversário da Juazeirense na Copa do Nordeste já está em Senhor do Bonfim, local do confronto deste domingo (14), às 18h30. A equipe sergipana se reapresentou na manhã desta sexta e embarcou de ônibus após o almoço. A partida acontecerá no Estádio Pedro Amorim.

Betinho, técnico do Azulino de Sergipe, declarou que o Cancão não é um dos maiores clubes da Bahia e não é um dos favoritos ao título do torneio regional. No entanto, ele prega respeito aos baianos. "Eles têm uma equipe muito competitiva e bem entrosada. Assisti a uma partida deles contra o Bahia, e mesmo com um a menos eles conseguiram terminar o jogo quase com um empate, sem contar que eles terão o apoio da torcida deles, então todo cuidado é pouco", comentou.

O Confiança é o líder do Campeonato Sergipano, após seis rodadas transcorridas. Na última partida realizada, a equipe de Aracaju foi derrotada em casa pelo Itabaiana, por 2 a 1, na quinta-feira (11). A Juazeirense, por sua vez, empatou fora de casa contra o Fluminense de Feira por 0 a 0.
..

Prefeitura de Petrolina em parceria com a Codevasf distribuem alevinos para o combate ao Aedes aegypti

Foram distribuídos 10 mil alevinos em pontos públicos de acúmulo de água, em Petrolina, para ajudar no combate ao Aedes aegypti. A ação é uma das estatrégias da Secretaria de Saúde de Petrolina com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Irrigação.

Os alevinos - peixes carnívoros que se alimentam das larvas do mosquito - foram distribuídos em quatro locais. "O uso dos alevinos é mais uma das estratégias da gestão Julio Lossio para combater o Aedes e diminuir sua circulação. Estamos distribuindo nos locais com acúmulo de água, temporário ou permanente, e propícios para proliferação do mosquito", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DO GRUPO ISAAC CARVALHO, EM JUAZEIRO-BA

Leitor, vamo que vamo de português: O correto é “Ao que parece, ao que se parece ou ao que se parece ser?”. Bela resposta, amigo, gostei que gostei: Tanto faz como tanto fezes. Mas, o que parecia tornou-se realidade escrutínea: Iniciou-se a fogo e ferro o cenário político. Delineiam-se os postulantes ao cobiçadíssimo, por que será que será? Cargo de PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

Como já tinha me dado a honra de, recentemente, analisar um a um os pré-candidatos a prefeito pela oposição, agora chegou que chegou, de mansinho nem pensar, a vez de analisar unzinho a unzinho, os pré-candidatos aliados ao prefeito Isaac Carvalho. De cara, agradeço de coração a permissão concedida pelo meu generoso leitor, gostaria de dizer que as análises são parte meramente do que penso, acho, deduzo, tenho na telha...

27 mil alunos das Escolas Municipais de Juazeiro receberão kits escolares para o ano letivo de 2016

As aulas das Escolas Municipais de Juazeiro terão início na próxima segunda-feira (15), e com uma novidade este ano. Todos os alunos a partir dos 4 anos de idade até às séries finais do Ensino Fundamental receberão kits didáticos contendo mochila, caderno, lápis, caneta, borracha, régua e lapiseira. 

A iniciativa inédita da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC beneficiará 27 mil estudantes da Rede Municipal.  De acordo com o secretário da pasta, Clériston Andrade, a entrega dos kits será feita por etapas, em meados do próximo mês. "Com esta ação, garantimos aos alunos materiais fundamentais ao cotidiano escolar. Apesar de já ofertarmos tradicionalmente cadernos e outros itens, muitos estudantes, em virtude de dificuldades econômicas, acabavam prejudicados por não possuir todos os materiais didáticos, como a mochila, por exemplo. Isto também evita um gasto extra que os pais não necessitarão fazer no início do ano letivo", completou o secretário. ..

Governo adia anúncio de novos cortes no orçamento para março

O governo federal só deve anunciar em março o novo corte de gastos do Orçamento da União para tentar cumprir a meta de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a Folha de S. Paulo, o adiamento foi discutido na manhã desta quinta-feira (11) em uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff e os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento). Legalmente, o Palácio do Planalto tem até o dia 23 de março para fazer o anúncio. Por isso, a gestão decidiu adiar a divulgação do contingenciamento para poder amarrar o corte com outras medidas de ajuste fiscal e, assim, tentar ganhar a confiança do mercado. De acordo com a publicação, a equipe econômica teria fechado o bloqueio em R$ 18 bilhões, um valor bem abaixo dos R$ 50 bilhões cogitados inicialmente. A redução menor visaria evitar a paralisia de parte dos programas e ações federais. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do João Paulo II relata abandono das quadras do bairro, veja:

Através de e-mail enviado à redação do blog, o leitor Dirlei Ribeiro, morador do João Paulo II, reclama da falta de cuidado com as quadras poliesportivas daquele bairro. Segundo ele, na localidade há quatro quadras, porém, apenas uma está com condições de uso. Veja abaixo na íntegra:

"Venho através deste, apelar as autoridades competentes para que seja feito os reparos nas quadras poliesportivas do bairro João Paulo II. No bairro temos quatro quadras, porém das quatro apenas uma está em condição de uso, as demais estão com problemas de iluminação muita sujeira e muito mato crescendo ao redor.

Gostaria que ao menos, nos fosse dado algum tipo de explicação porque não está havendo reparo na iluminação das quadras. Aproveito também para falar do asfalto da Av. Manoel Borges, que fica entre o João Paulo II e o Parque Residencial, as obras tinham sido iniciadas, e já estavam praticamente em fase final, só estava faltando a massa asfáltica, porém a última etapa a ser feita nem foi iniciada e o piche que colocaram lá já se desgastou, com isso terá que ser feito tudo novamente do ponto inicial. ..

Brasil x Uruguai no Recife, em março, vira preocupação por causa do zika vírus

Marcado para o dia 25 de março no Recife, o clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 é motivo de preocupação fora do campo por causa do surto de zika em Pernambuco. A CBF está tratando a questão diretamente com o governo pernambucano e ações extras para proteger as duas delegações podem ser definidas em uma reunião que será realizada nesta sexta-feira.Os dois jornais esportivos de Barcelona – Sport e Mundo Deportivo – deram matérias nesta quinta-feira falando do risco que os astros Neymar e Suárez correrão “ao jogar no epicentro do zika vírus” – o centroavante voltará a jogar pela seleção uruguaia depois de ter cumprido a suspensão de nove jogos que pegou por ter mordido o italiano Chiellini em jogo da Copa do Mundo de 2014. Ambos destacam que Pernambuco está em estado de emergência por causa do vírus.

E a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) também mostra preocupação com a situação.O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, tem mantido contato com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), para tratar do tema. A entidade pediu ao governo para estudar a possibilidade de adoção de medidas extras de prevenção na semana do jogo. Membros do governo estadual deverão se reunir nesta sexta-feira para discutir o assunto – a CBF não terá representante no encontro.A secretaria estadual de Saúde de Pernambuco informou que as medidas, por ora, serão as mesmas que já vêm sendo adotadas desde agosto. “Temos feito monitoramento constante em todas as cidades e indicado o uso de repelentes para a população”, informou a assessoria de imprensa da pasta.A CBF, porém, pediu “atenção especial” para o jogo que será realizado na Arena Pernambuco, nos arredores do Recife. A entidade preferiu não se manifestar antes de uma definição do governo sobre as medidas que serão adotadas para aumentar a proteção às duas delegações...

Lei que obriga escolas e clubes a combaterem bullying entra em vigor nesta semana

A lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying entrou em vigor nesta semana. O texto aprovado define bullying como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas, para intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima. A legislação publicada no Diário Oficial da União de 9 de novembro, enviado para sanção presidencial, determina a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema. Os docentes também devem ser capacitadospara orientar pais e familiares na identificação das vítimas e agressores. O texto da lei estabelece a realização de campanhas educativas e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. A punição aos agressores deve ser evitada "tanto quanto possível", para dar lugar a alternativas que promovam a mudança do comportamento hostil. Clique aqui para ler a íntegra da Lei. ..

Polícia Federal finaliza operação carnaval

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia finalizou à meia noite de ontem (10/02), a Operação Carnaval 2016. Desenvolvida entre os dias 05 e 10 de fevereiro, a operação foi realizada com ações educativas, concomitantemente às ações tradicionais de fiscalização de trânsito.

Dentre as ações educativas destaca-se o Cinema Rodoviário que desenvolveu ações fiscalização de excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores. ..

Petrolina: Secretária de Saúde acompanha atendimento da Unidade Móvel Odontológica

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, visitou o PSNC N-10, nesta quinta-feira (11), para acompanhar o funcionamento da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico na localidade. O serviço visa expandir a cobertura de saúde bucal para as regiões que não contam com atendimento odontológico.

Para a usuária Silvani da Silva Santos, o serviço chegou na hora certa. "Essa unidade móvel chegou bem na hora que eu estava precisando e eu adorei. O atendimento é muito bom, gostei muito do dentista, foi tudo ótimo. Era o que faltava aqui na comunidade", contou Silvani, após a sua consulta...

FUTURA RUA OSVALDO BENEVIDES NO BAIRRO ALTO DA ALIANÇA ESTÁ RECEBENDO POSTEAÇÃO

Geraldo José,

A futura Rua Osvaldo Benevides, localizada no Bairro Alto da Aliança, está recebendo posteação. Estamos gratos ao ser atendidos com mais uma reivindicação para o setor de fornecimento de energia da nossa comunidade. Com esta ação cerca de 50 famílias serão beneficiadas, saindo da situação de risco, e assim da clandestinidade...

Comunidades rurais recebem R$ 455 mil em convênio para recuperação de barragem

 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, assinou convênio para a recuperação de uma barragem de terra na comunidade de Carro Quebrado, localizada no município de Uauá, na região nordeste do estado, nesta quinta-feira (11), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 
 
O convênio, firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Associação de Desenvolvimento Sustentável do Interior Uauaense, no âmbito no programa Água para Todos, tem o investimento total de R$ 455.075,90. 
 
Além da recuperação da barragem para armazenamento de águas pluviais, o projeto é composto pela construção de uma lavanderia comunitária com dois tanques e um bebedouro para animais, beneficiando diretamente 40 famílias da localidade e a população da região.
 
De acordo com o titular da SDR, a assinatura do convênio garante a recuperação da capacidade de reserva hídrica na comunidade, alcançando o objetivo de servir como armazenamento de água. “Vamos proporcionar a segurança hídrica do reservatório para o abastecimento animal e o desenvolvimento das culturas de subsistência, em regime de agricultura familiar”, destacou Rodrigues. 
 
Independência 
 
Segundo o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o intuito é que já no próximo ano haja um estoque de água à disposição dessas famílias. “Dessa forma, vamos assegurar que essas pessoas possam satisfazer suas necessidades básicas e a permanência delas no campo”. 
 
O presidente da associação, Manoel Ribeiro, afirmou que a expectativa é grande em relação ao convênio. “Essa barragem abastecia a toda região e hoje a carência de água é muito grande. Dependemos de carro-pipa e de pequenas barragens do entorno que não são suficientes para a demanda. A recuperação vai trazer de volta nosso abastecimento e a nossa independência em relação à água”.
..

Estado e Forças Armadas fazem coletiva sobre ações de combate ao Aedes aegypti

O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).

Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador; da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.

Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado. ..

RICARDO CRUZ, CHAPA 2, VAI CONCORRER À PRESIDÊNCA DO SINTASE

No próximo dia 19, cerca de quatrocentos e setenta trabalhadores do setor de saúde da Prefeitura de Juazeiro estarão participando da eleição para escolha da nova diretoria do SINTASE (Sindicato dos Trabalhadores Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias). Desta vez, o processo eleitoral terá bate chapa porque a Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Jorge Brandão que concorrerá para a terceira reeleição enfrentará a chapa 2, que tem como titular o Agente Comunitário de Saúde, Ricardo Cruz. Na companhia de Edsílvio Borges, candidato a secretário geral, Ricardo Cruz participou do programa Geraldo José (Transrio FM) nesta quinta-feira (11) quando falou dos seus planos caso consiga vencer o pleito do próximo dia 19.

“Além de fazer o sindicato retomar a sua força, nós defendemos inicialmente a construção da sede própria e clube social para deleite de todos os nossos associados, como também vamos lutar pela garantia do 14° salário. Efetivamente será nossa bandeira o pagamento do incentivo financeiro aos ACE e ACS quando o município atingir as metas definidas pelo Programa Nacional. Também estaremos empenhados na cobrança de esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde sobre o PMAQ (distribuição de valores), bem como a implantação com ajustes necessários e discussão com a categoria sobre o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos trabalhadores” frisou Ricardo Cruz...

Pai da menina Beatriz acredita que o crime será desvendado

O Pai da menina Beatriz, Sandro Romilton, deu entrevista a imprensa durante o manifesto que aconteceu nesta quinta-feira (11) em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, local onde sua filha foi assassinada a golpes de faca no mês de dezembro. Sandro expôs que a família sempre esteve em contato com a polícia e conhece as linhas de investigações que estão sendo desenvolvidas. “Nós tivemos todo contato com os investigadores, agentes, policiais e eles nos pediram um voto de confiança. Esse voto de confiança foi dado”, disse.

O pai da criança também lamentou as diversas especulações que surgiram e foram divulgadas na mídia sobre o crime...

Emocionada, Lúcia Mota, mãe da garota Beatriz Angélica fala em manifesto. Veja o vídeo na íntegra

Durante o protesto pela morte da criança Beatriz Angélica Mota, nesta quinta-feira (11), a mãe da menina, Lúcia Mota, falou pela primeira vez, durante as manifestações, sobre a angústia da família diante a demora da conclusão do inquérito policial sobre o crime.

Emocionada, Lúcia pediu mais apoio da direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que, segundo a mãe de Beatriz, permaneceu em silêncio e distante das investigações.

Lúcia também revelou como tem sido os dias da família com a ausência de Beatriz e clamou as autoridades policiais, assim como ao Ministério Público Estadual de Pernambuco uma resposta para o crime...

Processo Seletivo IFBA 2016: resultado dos cursos subsequentes

Os candidatos que participaram do Processo Seletivo 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para os cursos técnicos nas formas subsequente, já podem consultar o resultado e o boletim de desempenho aqui


Para interposição de recursos ao resultado, o candidato deve entregar o formulário específico no setor de Protocolo do IFBA campus Juazeiro, nos dias 11 e 12 e fevereiro, das 8h às 12h.
 
As matrículas, para os candidatos selecionados para o ingresso no primeiro semestre de 2016, acontecerão de 15 a 17/02 das 08h às 17h no IFBA Campus Juazeiro.
 
Observação: A lista contempla candidatos aprovados para o 1º e 2º semestre. Havendo desistência de candidatos para o 1º semestre, os candidatos aprovados para o 2º semestre podem ser convocados para o preenchimento das vagas remanescentes da primeira entrada.

É importante que os futuros alunos do IFBA acompanhem o calendário de matrícula e providenciem a documentação necessária (disponível no edital).
..

Família de Beatriz e manifestantes pedem mais celeridade nas investigações policiais sobre a morte da criança

“Somos todos Beatriz!”. Esse foi o grito que os manifestantes entoaram, na noite desta quinta-feira (11), durante mais uma manifestação pela  morte da criança Beatriz Angélica Mota. O protesto, que aconteceu em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, centro de Petrolina, reuniu e emocionou familiares, amigos e a população no geral.

Beatriz foi morta com golpes de faca no dia 10 de dezembro de 2015 em uma das dependências da escola. Após 60 dias, o caso segue sem solução e nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado...