Foram encontrados 3487 registros para a palavra: nis

Suspeito de participação em ataque hacker ao Ministério da Saúde e outros órgãos do governo federal é preso na Bahia

Um homem foi preso pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (19), em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, suspeito de integrar uma organização criminosa internacional chamada Lapsus Group, que seria responsável por ataques cibernéticos contra diversos órgãos governamentais, entre eles o Ministério da Saúde, em 2021.

Segundo o delegado Fábio Marques, de Feira de Santana, o suspeito, que é natural da Paraíba, é considerado um dos maiores hackers do Brasil, e foi preso na companhia de sua namorada. Ele foi encaminhado para Brasília. O nome do homem não foi divulgado. De acordo com a PF, ele é o principal investigado brasileiro sobre os crimes...

Ex-vice-presidente do PT na Bahia recebe pedido de desculpas do ex-ministro Geddel Vieira Lima após ofensas sexistas

A ex-vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Célia Regina Arouca, recebeu um pedido de desculpas do ex-ministro Geddel Vieira Lima, nesta terça-feira (18), após ofensas sexistas em uma rede social. Nas mensagens ofensivas, o ex-ministro mandou a internauta "dar meia hora de ...***". 

"Não tinha o direito de reagir como o fiz e, portanto, com humildade lhe pedi desculpas sinceras", escreveu o ex-ministro em uma mensagem privada. Ainda na mensagem, Geddel disse que uma filha chamou sua atenção e explicou que ele não poderia ter reagido de maneira ofensiva com a ex-vice-presidente do PT...

Repercussão: prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu hoje (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. ..

Juazeiro receberá visita do Ministro da Agricultura, Marcos Montes, na quinta-feira (20)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participa na próxima quinta-feira (20), em Juazeiro (BA) e Irecê (BA), do evento "Agronordeste: resultados e perspectivas para o Semiárido". 

O evento tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste (BNB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). ..

Eleições 2022: Moraes pede ao Ministério da Defesa que entregue documentos de eventual auditoria nas urnas

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu ao Ministério da Defesa que apresente cópia de documentos sobre eventual auditoria feita nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano. Alexandre de Moraes tomou a decisão ao analisar um pedido apresentado pelo partido Rede. A legenda argumentou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, defendeu em uma "live" que fosse feita auditoria nas urnas e que não fosse pela própria Justiça Eleitoral.

"[Determino] ao Ministério da Defesa que, no prazo de 48 (quarenta e oito horas) preste as devidas informações, mediante a apresentação de cópia dos documentos existentes sobre eventual auditoria das urnas, com a correspondente fonte do recurso empregado", escreveu Moraes na decisão...

Ministro faz novo apelo para vacinação de crianças contra a pólio

Ainda distante da meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos de idade - cerca de 11,5 milhões - contra a poliomielite no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez hoje (17) um novo apelo para que os pais ou responsáveis levem suas crianças às salas de vacinação. Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Nacional da Vacina.  

Até o momento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a campanha imunizou 65,6% do público-alvo, cerca de 7,6 milhões de crianças. Apenas a Paraíba, com 95,09% das crianças imunizadas, atingiu a meta nacional. No Amapá, a imunização está em 90,8%, segundo a pasta. ..

Ministra do TSE manda tirar do ar vídeo que liga Lula a crimes

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou, na noite de ontem (16), a remoção de um vídeo publicado no perfil do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no Twitter em que o parlamentar liga o candidato do PT à presidência Luiz Inácio Lula da Silva a supostos crimes de corrupção e apoio ao crime organizado. 

Ela atendeu a pedido da campanha de Lula, que disse que as informações no vídeo são mentirosas. A ministra proibiu Flávio de veicular novamente esse tipo de conteúdo, associando o candidato a informações inverídicas. ..

Músicas de Manuca Almeida e parceiros em minisséries da Globo e Netflix

A música Esperando na janela, composta por Raimundinho do Acordeon, Targino Gondim e Manuca Almeida, vai fazer parte da trilha sonora da minissérie da Globo A  VIDA PELA FRENTE  com exibição nas mídias VOD (Globoplay) e TV fechada, para o território Brasil e exterior.  

Com isso, faltando menos de um mês  para completar 05 anos do falecimento do poeta e compositor Manuca Almeida que aconteceu dia 11 de novembro de 2017, a obra  deixada por ele  e administrada por sua companheira Lu Almeida, continua mais viva do que nunca, sendo ouvida nas  plataformas digitais , rádios e tvs...

Brasil deve levar solução para crise energética à COP 27, diz ministro

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse hoje (14), em São Paulo, durante reunião com empresários da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, que o país levará para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP 27), entre 6 e 18 de novembro, no Egito, a ideia de que o Brasil é parte da solução para a crise energética que ocorre em todo o mundo.

Segundo ele, em um dos estandes do país serão apresentados 10 gigawatts (GW) de biomassa eólica e um painel com 700 GW de eólica marinha para mostrar que o Brasil tem potencial de energias excedentes, podendo exportar essa energia...

PGR e ministros discutem segurança no segundo turno das eleições

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu nesta quinta-feira (13), em Brasília, com os ministros da Defesa, Paulo Nogueira, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para avaliar medidas de segurança para o segundo turno das eleições no dia 30.

Em nota oficial, a PGR informou que o objetivo é repetir o "clima de tranquilidade" do primeiro turno. O órgão não detalhou os tipos de medidas de segurança que foram discutidas na reunião...

Ministro da Economia participa de reuniões no primeiro dia do evento anual do FMI

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de cinco encontros em seu primeiro dia de agenda nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), nesta terça-feira (11/10), em Washington, Estados Unidos.

Na reunião com ministros de Finanças e da Agricultura dos países do G20 -- primeiro compromisso do dia -- ele falou sobre o papel do Brasil na garantia da segurança alimentar do mundo. À saída do encontro, relatou que as discussões tiveram como destaque os impactos da pandemia em âmbito global...

Grupo de advogados reage à proposta de aumentar número de ministros do STF

O Prerrogativas, grupo de advogados e juristas de perfil mais progressista e garantista, reagiu à proposta defendida por bolsonaristas de aumentar dos atuais 11 para 16 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota obtida pela coluna, o grupo de juristas diz que a proposta “representa uma sórdida tentativa de manipular politicamente o funcionamento da mais alta Corte de Justiça de nosso país”...

Repercussão: Mortes na Bahia não têm relação com doença da vaca louca, diz ministério

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) descartou a hipótese de uma encefalopatia espongiforme bovina ter causado a morte de duas pessoas na Bahia. A doença também é conhecida como “vaca louca” e virou notícia após um surto de provocou centenas de mortes no Reino Unido nos anos 90.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece que os casos de doenças neurodegenerativas investigados no estado da Bahia e veiculados na imprensa não estão relacionados à encefalopatia espongiforme bovina (EEB) - variante da DCJ (vDCJ), conhecida popularmente como doença da 'vaca louca'”, informou, em nota...

Nutricionista do SESI Saúde esclarece sobre mudanças nos rótulos de alimentos industrializados a partir de 9 de outubro

A partir deste dia 9 de outubro, os consumidores poderão ter um maior poder de escolha sobre os alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras de rotulagem nutricional para alimentos industrializados.

Embora ainda haja um prazo de 12 a 36 meses para as marcas se adaptarem, a partir dessa data, as informações que constam na embalagem dos novos produtos passarão a ser mais claras e simples, garantindo que o consumidor entenda o que irá consumir e se leva ou não para casa. Além de facilitar na escolha, a mudança também deve impactar diretamente na saúde...

Eleições: Ministério Público faz recomendação contra ameaças de prefeitos a funcionários públicos

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Saúde e das Promotorias Eleitorais com atuação na 115ª e na 149ª Zonas Eleitorais da Bahia, recomendou aos prefeitos dos Municípios de Caldeirão Grande e Ponto Novo que não ameacem e/ou demitam agentes públicos, inclusive terceirizados, por não votarem em candidatos apoiados pelos referidos prefeitos. 

A recomendação conjunta expedida, dia 7, considerou dois inquéritos civis que apuram as condutas dos prefeitos após as eleições do último domingo. Os mandatários teriam afirmado que os funcionários que não votassem nos candidatos indicados seriam desligados de suas funções. Na recomendação, o MP considerou, ainda, vídeos divulgados nas redes sociais que mostram as falas dos prefeitos. O MP está avaliando quais outras medidas serão tomadas...

Artigo: Melhorar a distribuição de renda é o que fará o Brasil crescer

Nos últimos seis anos, a pobreza no Brasil aumentou muito. Tivemos a recessão muito forte de 2015/2016 e a pandemia a partir de 2020 contribuindo para a deterioração dos indicadores sociais. As consequências mais graves foram o aumento do desemprego, da informalidade e a queda acentuada da renda média da população. Como nosso PIB cresceu muito pouco neste período, e a população continuou crescendo, assistimos a uma queda significativa da renda per capita.

Duas estatísticas confirmam que mais da metade da população brasileira vive mal, com baixíssima renda e sofre com insegurança alimentar. Segundo a Tendências Consultoria, e utilizando dados do IBGE, o número de domicílios que abrange as classes D e E no Brasil é de 38 milhões de residências, o que representa 51 % das famílias brasileiras...

Nutricionista esclarece sobre mudanças nos rótulos de alimentos industrializados a partir de 9 de outubro

A partir do próximo dia 9 de outubro, os consumidores poderão ter um maior poder de escolha sobre os alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras de rotulagem nutricional para alimentos industrializados. Embora ainda haja um prazo de 12 a 36 meses para as marcas se adaptarem, a partir dessa data, as informações que constam na embalagem dos novos produtos passarão a ser mais claras e simples, garantindo que o consumidor entenda o que irá consumir e se leva ou não para casa. Além de facilitar na escolha, a mudança também deve impactar diretamente na saúde.

"O objetivo não é impedir o consumo, mas fazer com que o consumidor entenda o que está levando. É o direito de escolha do consumidor, além de poder comparar com alimentos da mesma categoria para não ficar preso sempre às mesmas marcas", afirma a nutricionista do SESI Saúde, Lídia Bandeira. Na prática, Lídia esclarece que a rotulagem nutricional estará na parte frontal da embalagem, e não no verso, como costuma ser. Outro ponto, de acordo com a nutricionista, é que a cor do fundo da rotulagem deverá ser branca com as letras pretas. "Atualmente, a tabela nutricional acaba se camuflando com a embalagem, por terem as mesmas cores. Essa nova regra dará um destaque maior às informações", pontua...

Segundo Ministro da Educação, orçamento das universidades será liberado, saiba mais:

O Ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira dia 07, que o Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Economia, vai liberar o limite de empenho para universidades, institutos e para a Capes. O assunto foi polêmico e gerou grandes conflitos nesta quinta-feira (06), em meio a eleições presidenciais.

Segundo o ministro, de toda forma, “o limite não afetaria as universidades, pois tratariam caso a caso. Mas agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida de todo mundo”...

Ministério da Agricultura define novas regras para venda de carne moída

O Ministério da Agricultura definiu novas regras para venda e distribuição de carne moída para a população. Publicada nesta quinta-feira (6/10), a Portaria de nº 664 estipula condições para frigoríficos brasileiros e indústrias do setor, e passa a valer a partir de novembro deste ano. 

Para assegurar maior qualidade ao produto, uma das principais medidas adotadas foi a necessidade de, após a moagem, a carne ser embalada logo em seguida. Além disso, cada pacote deve conter no máximo 1kg...

Em SP, Lula dá recado ao Nordeste: "Não podem votar nesse negacionista monstro"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um recado ao povo nordestino em seu discurso a uma multidão de apoiadores em São Bernardo do Campo (SP), onde cumpre agenda nesta quinta-feira (6/10).

“Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país”, disse, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT)...