Foram encontrados 754 registros para a palavra: FESTIVAL

Começa hoje a 8ª edição do Festival Regional do Umbu em Uauá

Começa hoje na cidade de Uauá a 8ª edição do Festival Regional do Umbu. O evento, já consolidado na região Nordeste, conta com a participação de expositores de várias partes do país. Quem for ao Festival vai poder conhecer na Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar as delícias produzidas pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC, como: geleias, doces, compotas e o grande destaque gastronômico do evento, a cerveja de Umbu. Além das guloseimas com o azedinho do umbu, o público também vai poder ter acesso a produtos e trabalhos da agricultura familiar, produzidos por outras cooperativas da região. Pensa que acabou? O Festival Regional do Umbu tem também espaço para lançamento do Livro de Receitas – Mesa Farta no Semiárido com passo a passo para que todos aprendam a fazer pratos com a cara do Sertão, verdadeiras iguarias! Faz também parte da programação o lançamento da Revista Bahia Oportunidades – Umbu o Fruto Permitido e o vídeo que conta a história da COOPERCUC.

O Festival Regional do Umbu é ou não é uma verdadeira delícia? E sabe o que é ainda melhor? Todos vão poder ter acesso a essas riquezas regionais de graça! E também apreciar shows musicais e concursos que vão ressaltar as belezas desta cultura tão rica e graciosa. As inscrições para os concursos estão abertas até amanhã (30/04) e são gratuitas. São três concursos: O concurso Cultural de Cordel da Juventude onde os participantes, com idade entre 14 e 29 anos, vão poder exercitar a escrita, este instrumento tão valioso nas lutas sociais. Para participar, os interessados terão que escrever um cordel com no mínimo dezesseis estrofes; tem também o concurso que dará espaço para aqueles que são apaixonados por disseminar suas experiências por meio de histórias, o concurso de Contadores de Causos. Nesse os participantes precisam escrever causos inéditos com até duas laudas. Os apaixonados por Aboios também vão poder mostrar os seus talentos, apresentando obras inéditas, com no máximo cinco minutos, inspiradas no tema desta edição do Festival “O ano Internacional das Leguminosas”. Nos três concursos os jurados vão avaliar a originalidade, adequação de recursos poéticos, linguísticos e correspondências com o tema proposto.  Nos três casos há premiação em dinheiro. Uma oportunidade para dar destaque a grandes taletos. E por falar em taletos, neste fim de semana se apresentam no palco do Festival montado na praça no Centro de Uauá: Roberto Dantas, Canindé e Cláudio Barris, que animam à noite desta sexta-feira; amanhã será a vez de Os Caboclos, Renan Mendes, Gogó e Nilton Freitas abrilhantarem a festa...

Revista Bahia Oportunidades será lançada no Festival do Umbu em Uauá

A publicação traz matéria sobre o trabalho da COOPERCUC e o umbu, o fruto sagrado do sertão

A edição de número 12 da revista Bahia Oportunidades, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, será lançada nesta sexta-feira (29/04), às 11h, no 8º Festival do Umbu, na cidade de Uauá-Ba, localizada a 126 km de Juazeiro-BA e a 428 km de Salvador. A publicação traz matéria sobre o trabalho da COOPERCUC “Umbu o Fruto Proibido”...

FESTIVAL REGIONAL DO UMBU COMEÇA NESTA SEXTA (29) EM UAUÁ

Oficialmente a 8º edição do Festival Regional do Umbu será aberta nesta sexta-feira dia 29 e se estende até o sábado, 30 de abril, na cidade de Uauá, localizada a 126 km de Juazeiro-BA e a 428 km de Salvador, no entanto, várias ações já foram iniciadas nesta quarta-feira (27) conforme explicou Benedita Varjão, diretora da Coopercuc - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá que desde 2011 organiza o festival com a finalidade de promover a visibilidade da produção da agricultura familiar, desenvolvida na região de caatinga, em entrevista ao programa Geraldo José (Transrio FM). Segundo Benedita este ano o festival resolveu abordar o tema “Ano Internacional das Leguminosas”, trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em todo o mundo. As leguminosas são fontes de proteínas para os animais, além de terem propriedades que podem contribuir para a fertilidade do solo.

O Festival Regional do Umbu em Uauá cresce a cada ano e a expectativa é das melhores para o evento de 2016 porque a rede hoteleira já está 100 % reservada. “O festival ainda vai contar com a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, com mais de 40 stands, expositores da Bahia e também do Sul e Centro-Oeste do país. Quem for ao local vai poder, entre outras coisas, apreciar biscoitos, cachaças, cerveja, doces, geleias, compotas, artesanato e cosméticos produzidos com matéria-prima retirada da caatinga, como o umbu, o maracujá da caatinga, mandacaru, entre outros. Os participantes vão poder também degustar a Cerveja de Umbu com receita e produção da COOPERCUC, além de conferir apresentações culturais, concurso de Aboiadores e de Contadores Causos do Sertão. À noite, o festival vai oferecer o som da sanfona e muita música com forró pé de serra e outros estilos trazidos por atrações musicais como: Canindé, Nilton Freitas e Gogó (Roberto Malvezzi), Renan Mendes, Cláudio Barris e Roberto Dantas” explanou Benedita que ainda reiterou convite a todos os ribeirinhos. Com todos esses atrativos, a organização do festival espera um público de cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de evento...

Cerveja artesanal de umbu e doce light serão destaques no Festival Regional do Umbu em Uauá

No sertão nordestino, na terra do bode, essa semana a estrela é o umbu. Durante a oitava edição do Festival Regional do Umbu, realizada de 29 a 30 de abril, em Uauá, a 428 km de Salvador, agricultores familiares e o público em geral vão conhecer e apreciar as guloseimas produzidas à base do fruto.

De sabor azedinho, rico em sais minerais e vitamina C, o umbu pode ser consumido in natura, mas ganhou novas versões e chegou ao mercado internacional, a partir das mãos dos cooperados da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), fundada em 2004 e presente em várias comunidades do Sertão da Bahia. Com doses de conhecimento, criatividade e pesquisas, a produção cresceu e se diversificou, atualmente são 14 produtos no mercado nacional e no exterior, como Itália, França e Áustria. Doces cremosos, de corte, light, sucos, geleias, compotas e polpas, que compõem a linha Gravetero...

ESPAÇO DO LEITOR: FESTIVAL NO CIRCO DOS HORRORES...!!!

Imagem 

 

Século XXI – Domingo, 17 de Abril de 2016... 

Quem está com a razão só o tempo dirá... Já vimos um filme parecido com esse, e depois de décadas o réu ou imputado foi inocentado, e mandou ver: “Quem me devolverá o que me foi tomado...?” Então, tomara que a história mais uma vez não seja contraditória amanhã...  ..

Festival Regional do Umbu em Uauá destaca e expõe riquezas da caatinga.

A 8º edição do Festival Regional do Umbu será realizada nos próximos dias 29 e 30 de abril na cidade de Uauá-BA, localizada a 126 km de Juazeiro-BA e a 428 km de Salvador. O evento é organizado desde 2001 pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COPERCUC, com intuito de promover a visibilidade de ações e itens produzidos pela agricultura familiar, desenvolvidos na região da caatinga.

Nesta edição o Festival tem como tema “Ano Internacional das Leguminosas”, tema trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas(FAO), em todo o mundo. As leguminosas são fontes de proteínas para os animais, além de terem propriedades que podem contribuir para a fertilidade do solo. O bioma caatinga possui centenas de espécies com esta classificação e muitas dessas são medicinais ou forrageiras, utilizadas para a alimentação animal como: Umburana, Angico e Jatobá. As leguminosas são vegetações comuns em volta dos umbuzeiros e são peças importantes para a preservação do Bioma Caatinga. ..

Juazeiro vai realizar Festival de Teatro em homenagem a Wellington Monteclaro

Numa homenagem ao ator/diretor, professor de artes, e ex-gerente de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, Wellington Monteclaro, a Prefeitura de Juazeiro, através da SECJU, realiza o Iº Festival de Teatro “Wellington Monteclaro” no mês de julho. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 30 de maio.

De acordo com a SECJU, O Festival de Teatro “Wellington Monteclaro” consiste na realização de mostra competitiva de espetáculos teatrais, tendo como objetivos, fomentar as artes cênicas e promover o intercâmbio entre grupos artísticos e o público, além de destacar e divulgar novos talentos, promover atividades de formação e debates entre artistas e profissionais da área. São mais de 20 mil reais em prêmios...

Casa Nova realiza Iº Festival de Dança

Um grande evento para celebrar e incentivar o desenvolvimento da dança na cidade e região.  Essa é a definição do Iº Festival de Dança de Casa Nova que acontece neste sábado, 16, durante todo o dia, na Praça Gilson Viana, centro da cidade.
 
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, através da coordenação de Cultura e Turismo, vai apresentar competidores nas modalidades de Hip Hop, Afro e contemporâneo. Devem participar dançarinos dos Estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Paraíba e Ceará.
 
 O festival, de caráter regional, é mais uma inovação da gestão municipal que é exemplo de políticas públicas culturais no Vale do São Francisco. "O evento está no plano de cultura da nossa cidade. Já tínhamos realizado um festival de Hip Hop, mas ampliamos as modalidades e vamos fazer um grande evento", comenta Luciano Corrêa, coordenador de cultura.  
 
Os interessados em participar do Festival ainda podem realizar suas inscrições na sede da coordenação de cultura, no pátio de eventos, ou pelo e-mail [email protected]. ..

FILME "TRAVESSIA" ABRE O FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Começa hoje em Juazeiro a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano. Até o próximo domingo, dia 10/04, o Centro de Cultura João Gilberto será palco de uma programação variada, composta por oficina de capacitação e aperfeiçoamento para o mercado audiovisual, mesa redonda e filmes de curtas e longas metragens, com a maioria das sessões gratuita.

Abrindo oficialmente o festival, "Travessia", de João Gabriel, será exibido nesta sexta, às 19:00. O longa conta a história de desentendimentos entre o personagem Roberto, vivido pelo ator Chico Diaz, e seu filho Júlio, personagem do ator Caio Castro. Na trama, ambos buscam novos caminhos, movidos por seus próprios desejos. A produção executiva é assinada por Sylvia Abreu e Pauline Leite e o elenco traz ainda Camilla Camargo, Caco Monteiro e Cyria Coentro. Com ingressos a R$5,00 (cinco reais), o filme compõe a Mostra Atualidades, que divulga os últimos lançamentos do cinema baiano...

Sesc Petrolina abre inscrições para as oficinas da 9ª edição do Festival Aldeia Vale Dançar

Já estão abertas as inscrições para as oficinas da  Aldeia Vale Dançar - 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, que vai movimentar Petrolina e região de 19 a 30 deste mês. Os interessados devem procurar o Setor de Cultura do Sesc Petrolina, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e o valor da inscrição custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Para a clientela comerciária e seus dependentes as inscrições custam apenas R$ 10,00.

A primeira oficina de capacitação, Dança Contemporânea e seus assuntos, acontece no dia 22, das 9h às 13h, e será ministrada por Dudude Herrmann (Belo Horizonte). Entre os dias 23 e 24, três oficinas marcam a programação: Corpos Híbridos, com Juliana Manhães (Rio de Janeiro) – de 9h às 13h; Dança de Salão, com Geison Duarte (Petrolina) e Ballet Clássico, com Renata Camargo (Recife). Ainda no dia 24, Polyana Mattana ministra uma oficina de Tatuagem...

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Primeira cidade a receber a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, Juazeiro será palco de uma programação variada e intensa. O evento será realizado de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto. Filmes de curtas e longas metragens, oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual, debates e mesa redonda e formarão o cenário de encontros entre realizadores, pensadores, comunidade acadêmica e amantes do cinema baiano.

Sob o comando de Elson Rosário, durante as manhãs dos três dias de festival, será realizada a oficina de Produção de Elenco propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições custam R$50,00 (cinquenta reais) e podem ser feitas pelo site do evento...

FESTIVAL DE CINEMA BAIANO SERÁ REALIZADO EM JUAZEIRO

Festival de Cinema Baiano  chega remodelado em 2016. Sua sexta edição será itinerante, com escalas em três cidades do interior do estado: a primeira etapa será em Juazeiro, de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto; a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana, recebe o festival de 13 a 15 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim; o encerramento acontece de 09 a 11 de junho, em Itabuna, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Fazendo referência à frase icônica do poeta baiano Waly Salomão, o tema desta edição é "A linha da fronteira se rompeu". Para Edson Bastos, produtor executivo do festival, esse mote visa debater a realidade social em que estamos vivendo hoje. "Queremos propor nessa sexta edição, reflexões sobre o rompimento de fronteiras, sobretudo as fronteiras que limitam o nosso pensamento. E encontramos na poesia Câmera de Ecos, escrito por Waly, a frase ideal para representar as discussões que queremos propor", comentou Edson...

Petrolina terá um representante de peso no Festival Internacional de Percussão, Salvador

O evento acontece essa semana, entre os dias 26 e 28 de fevereiro e terá a participação do Produtor de Shows e eventos musicais, professor e instrutor de percussão,  Cleybson Barros de Souza, mais conhecido no contexto musical na região, como Cleybson Bolão.

O sonoplasta, professor e produtor musical nasceu na cidade de Olinda e se encantou pelo Vale do São Francisco, onde tem uma vasta lista de trabalhos realizados entre Juazeiro e Petrolina, que conceituam a região como um polo musical atuante, além de professor e idealizador de vários projetos musicais, Cleybson Bolão também produz instrumentos musicais a partir de material reciclável. Na bagagem do produto musical, entre outras ações,  a realização de    Oficina de percussão no IF Sertão ( oficina com materiais recicláveis na confecção de instrumentos percussivos e técnicas para toca los); oficina de percussão pela scfv em Uauá-Ba ( confecção de instrumentos percussivo com materiais recicláveis e manejo de como toca los); curso Prático de Percussão na APAE/Petrolina pela Sec. de Cultura e FUNDARPE – professor, instrutor e construção de instrumentos de percussão com utilização de materiais recicláveis e a participação em inúmeros shows e festivais como produtor musical e também, percussionista..

Começa na próxima sexta-feira a 8ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes em Petrolina

A exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão abre na próxima sexta-feira (22), a partir das 16h no Sesc Petrolina - PE, a programação da 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes.  As máscaras, inspiradas nas artes Kathakali, Commedia Dell Arte e tradições ritualísticas, dão as boas vindas ao público no Hall do Teatro Dona Amélia.

Depois, às 19h, na Biblioteca o convite é uma viagem pela literatura de cordel e a cantoria com o lançamento do livro Claranã, da poeta pernambucana Cida Pedrosa, seguido de um recital com poesias  da autora apresentado pelo grupo Pé Nu Palco. E concluindo a noite de abertura do festival, as cantoras Camila Yasmine e Carol Guimarães fazem a primeira apresentação do ano no Teatro Dona Amélia, às 21h, com o show Dolores Drinks, musical inspirado e ambientado em um bordel...