Foram encontrados 840 registros para a palavra: escolas

Geilson quer Programa de Combate e Conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas baianas

O jogo "Baleia Azul", muito discutido na imprensa, até mesmo em telenovela, infelizmente, ainda vem se espalhando e fazendo vítimas em alguns estados brasileiros. Semana passada, inclusive, a Polícia realizou apreensões e prendeu suspeitos da iniciativa criminosa. Para tentar conscientizar os jovens baianos dos malefícios causados por este tipo de jogo e similares, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou um projeto na ALBA que visa instituir o Programa de Combate e Conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia.

O programa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do jogo "Baleia Azul", além de orientar educadores, pais e responsáveis quanto à abordagem da questão na escola e no ambiente familiar. As ações deverão ser feitas através da inclusão da realização de palestras nas escolas, a confecção e exposição de cartazes, a veiculação de banners em sites dos estabelecimentos de ensino, a produção de uma cartilha digital e outras ações alertando para os riscos do jogo "Baleia Azul"...

SEDUC abre inscrições para as escolas que vão desfilar no dia 7 de Setembro em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) abriu inscrições para as escolas que vão participar do Desfile de 7 de Setembro, no período de 21 de julho a 04 de agosto, de segunda a sexta-feira em horário comercial, no prédio da secretaria localizado à rua Antônio Pedro, 139, Centro.

Na última sexta-feira (21) foi realizada a primeira reunião com os gestores e responsáveis das escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada, no auditório da SEDUC. A superintendente de Gestão da SEDUC, Renata Araújo explicou toda a logística e o regulamento do desfile, além de apresentar o tema deste ano. “Este foi o primeiro encontro com as escolas e a comissão organizadora para apresentar como vai funcionar o evento, as atribuições de todas as secretarias envolvidas, a programação e a logística do dia do desfile, além de apresentar o tema deste ano - A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga”, informou Renata...

Prefeitura entrega kits esportivos às escolas municipais de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da superintendência de Juventude entregou quinta-feira (13), os kits esportivos para os professores de educação física e gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. O kit é composto por bolas de handebol, vôlei, basquete, futebol, corda elástica, bambolês, entre outros itens que vão incrementar as aulas de educação física e incentivar ainda mais a prática esportiva nas escolas.

“Os professores têm conseguido resultados significativos, incentivando o esporte, melhorando assim a aprendizagem e descobrindo novos talentos. Os nossos atletas tiveram um desempenho maravilhoso nos Jogos Escolares deste ano, e agora vão competir em Salvador. Isso é fruto de um trabalho bem desenvolvido”, destacou Lucinete a secretária da SEDUC, Lucinete Alves...

Secretaria de Educação libera mais de R$ 1 milhão para manutenção das escolas de Petrolina

A Secretaria de Educação de Petrolina (seduc) liberou, no primeiro semestre do ano, R$ 1.030, 476,03 milhões para escolas da Rede municipal. O valor foi repassado por meio do Fundo de Desenvolvimento e Autonomia Financeira das Escolas (Fundafe), referente a primeira e segunda parcelas, além de dotações extras.

O dinheiro é destinado a pequenos reparos nas unidades de ensino, manutenção, reparos, e conservação da infraestrutura das instituições. A verba também pode ser utilizada para a compra de material de consumo e de bens permanentes, todas devem ser aprovadas pelo Conselho Escolar...

Alunos das escolas municipais de Juazeiro participam da 'Acolhida Divertida' após recesso escolar

O primeiro dia de aula, após o recesso escolar, foi marcado por várias atividades lúdicas com a 'Acolhida Divertida', nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. A alegria do reencontro entre colegas e educadores, após 15 dias de descanso, foi observada com a participação efetiva de todos nas oficinas realizadas nas unidades escolares.

Mais de 32 mil estudantes e profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) retomaram as atividades, marcando o início oficial do segundo semestre letivo nas 134 unidades que compõem a rede municipal, sob a gestão da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC)...

Começam as aulas do segundo semestre nas escolas estaduais

Mais de 901 mil estudantes das escolas estaduais retornaram, nesta segunda-feira (3), às aulas do segundo semestre letivo. Especialmente para os que estão concluindo o Ensino Médio, o foco agora é intensificar os estudos nesta reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os gestores e professores aproveitaram para destacar a importância da rotina de estudos também fora das salas de aula e no envolvimento dos estudantes em projetos de arte, cultura, esporte e Ciências, que ajudam a melhorar o desempenho escolar e promovem o protagonismo estudantil.

No período da manhã, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou os Colégios Estaduais Paulo Américo de Oliveira e Vitor Soares, nos bairros do Bonfim e da Ribeira, respectivamente. “A ideia de nossa visita no Paulo Américo é prestigiar algumas iniciativas adotadas pelo gestor da escola, no sentido de promover melhorias na escola. Já viemos nesta escola, detectamos os problemas e, agora, voltamos para ver as soluções dadas a partir da própria gestão escola”, disse o secretário, destacando as melhorias na área externa da unidade e na parte elétrica, que foi refeita; na revisão do telhado e na colocação de equipamentos de ar-condicionado.

O gestor do Colégio Estadual Paulo Américo, Ricardo Monteiro, falou sobre a importância do diálogo com o gestores da Secretaria. “A presença do secretário na ponta aproxima mais o órgão central da escola e é uma oportunidade de conhecer de perto a realidade dos colégios, o que tem trazido melhorias físicas e pedagógicas para a comunidade escolar”. A estudante Carla França, 17, 3º ano, também comemorou as novidades. “Achei bom o secretário vir aqui com os gestores da Secretaria. Gostei, também, da proposta de trazer cursos de empreendedorismo e melhorar a banda larga nas escolas”, disse.

No Colégio Vitor Soares, Pinheiro realizou uma reunião gerencial com o corpo de dirigentes da Secretaria, que pretende tornar uma rotina na rede. “Esta é uma prática que vamos adotar agora, de levar o nosso corpo de dirigentes para fazermos nossas reuniões gerenciais nas escolas, para que todos os dirigentes tenham acesso e ao mesmo tempo vejam a realidade na ponta, até para poder aumentar a sensibilidade na hora de tomar a decisão, deixar que a sensibilidade fale mais alto que os entraves burocráticos”, destacou.

Durante a visita no Vitor Soares, foi anunciada a instalação de um elevador na unidade escolar que é voltado para a Educação Inclusiva. O diretor do colégio, Ivan Soares, fala sobre a necessidade deste equipamento. “Nosso público alvo é formado por estudantes com múltiplas deficiências, como cegueira, autismo, dificuldade de locomoção, e o equipamento vai facilitar a locomoção desses estudantes, tornando a escola mais acessível”, comentou. 

Enem

No Colégio Estadual Bolívar Santana, no Centro Administrativo da Bahia, o volta às aulas para os estudantes foi de reencontros e expectativas sobre o futuro, como disse a estudante Vitória de Fátima Oliveira, 19, 3º ano. “Este semestre é decisivo, porque vamos enfrentar as provas do ENEM para tentar uma vaga no Ensino Superior, no curso de Psicologia. Temos que colocar em mente que precisamos estudar muito para ingressar na faculdade”. O colega Mateus Barbosa, que pretende cursar Medicina, também fala de suas expectativas. “Pretendo intensificar os estudos para entrar para uma faculdade”. João Vitor Colavolpe, 12 anos, vai cursar a 6ª série e pretende redobrar a atenção aos estudos daqui para frente. “Estudo em uma escola boa e depende de nós para que ela seja cada vez melhor. Os professores aqui são comprometidos e isso nos incentiva mais a estudar. Quero realizar o sonho de me tornar advogado, que foi o desejo do meu pai, mas para ele não foi possível”, revelou.

A coordenadora pedagógica Alcilane Santos destacou que neste mês começam as atividades relacionadas aos projetos estruturantes da Secretaria da Educação, a exemplo do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), do Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Tempos de Arte Literária (TAL). “Em agosto, realizaremos a nossa Feira de Ciências, quando os estudantes se envolvem totalmente nas atividades científicas-pedagógicas”. A vice-diretora, Rosa Vilas Boas, ressaltou, também, os Aulões do ENEM, o II Simulado do ENEM e as parcerias com as faculdades UNIFACS e a FTC.

No Colégio David Mendes Pereira, no bairro de São Marcos, os estudantes que vão concluir o 3º ano este ano também estão focados nas atividades ligadas ao Enem, como o projeto de aulões aos sábados chamado “Se Ligue no Enem”. “Pretendo fazer Engenharia Mecânica, por isto estou totalmente empenhada nos estudos”, conta Luiza Kalil, 18. A colega Ana Cecília de Jesus, 17, completa: “Temos que correr contra o tempo e aprofundar nos estudos”. A diretora Marília de Araújo reforçou: “As atividades deste semestre estão voltadas para o Enem. Inclusive, as provas das unidades são todas formatadas no estilo do exame”. ..

Parceria da UPB com Secretaria Segurança Pública visa implementar escolas militares no interior do estado

Em reunião nesta terça-feira (27), com comandante geral da Polícia Militar, o Coronel Anselmo Brandão, na Secretaria de Segurança da Bahia, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa,  Eures Ribeiro discutiu sobre a implementação  das escolas militares no interior do estado. A pauta da reunião foi a parceria entre os municípios com a policia militar utilizando o modelo de ensino proposto pelas escolas militares que apresentam aspectos diferenciados nas práticas pedagógicas das demais escolas da rede pública.

 "O custo para as prefeituras é baixo e teremos uma gestão pedagógica diferenciada. A estratégia é também diminuir o índice de violência nas escolas e nos municípios. O processo de educação é a base pra isso", defende Eures Ribeiro. O modelo de ensino proposto pelo Colégio da Polícia Militar tem sua qualidade reconhecida pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o Inep o Colégio da Polícia Militar está entre as melhores instituições de ensino da rede pública na Bahia. Os indicadores apontam os rendimentos dos alunos superiores aos de algumas escolas de rede privada. ..

Cisternas serão construídas em escolas municipais da zona rural de Petrolina

Escolas da Rede Municipal de Petrolina, localizadas na zona rural, vão ganhar cisternas para garantir à comunidade escolar o acesso à água em períodos de estiagem. A noticia foi anunciada nesta terça-feira (20) durante reunião realizada na Secretaria de Educação (Seduc).

Serão escolhidas 36 unidades da cidade para o projeto 'Cisternas nas Escolas'  que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiarido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.  A iniciativa é da Organização Não Governamental Articulação com Semiarido Brasileiro (ASA)...

Setor Social do SAAE leva Educação Ambiental para as escolas

A preservação do meio ambiente depende muito da forma de atuação das gerações presentes e futuras, e o que estão dispostas a fazer para diminuir o impacto ambiental das suas ações.Por esse motivo, a educação ambiental é de extrema importância e deve ser abordada nas escolas, para que todos os membros da sociedade desenvolvam uma consciência ambiental e tenham atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. Pensando nisso o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, através do Setor Social está proferindo nas escolas do município, palestras sobre educação sanitária e ambiental, construindo valores e ampliando conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente.

Nesta terça feira (20) as assistentes sociais Ester Soares Alves Arraes e Marileide Alves de Macedo estiveram na Escola Maria de Lourdes, no Bairro São Geraldo, distribuindo material educativo e mostrando, através de vídeos, ações de  sustentabilidade.  Durante o encontro com alunos do ensino fundamental as profissionais entregaram panfletos, cartilhas, sementes de girassol e coentro e falaram sobre a importância da coleta seletiva como ação permanente de preservação do meio...

Alunos das escolas municipais encerram semestre com muita animação nas festas juninas em Juazeiro

Alunos e professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino encerram o primeiro semestre do ano com muita alegria e animação nas comemorações das festas juninas, realizadas em todas as unidades escolares da sede e do interior, em Juazeiro. Considerada uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina, os festejos juninos transformam os municípios do Nordeste, neste período do ano, num grande arraial. Por esta razão, a festa de São João é bastante explorada no universo educacional, destacando-se como um importante objeto de estudo e conhecimento da cultura regional. As escolas de Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental estão realizando uma programação que envolve apresentações de quadrilhas, danças, comidas típicas e muito forró, com a participação dos estudantes, professores, familiares e a comunidade. Às vésperas do São João, os alunos terão alguns dias de folga, e o recesso escolar começa nesta quarta-feira (21) e vai até o dia 05 de julho.

De forma inovadora, a Escola Municipal Argemiro José da Cruz, realizou no último sábado (17), o Primeiro Sarau Nordestino, na quadra de esportes da comunidade, que contou com barracas juninas de comidas típicas, receitas culinárias, artesanato, cordel, além das apresentações da dança da fita, xaxado, da quadrilha junina "Forrozeira do Vale" e outras danças típicas. Outra novidade este ano, foram as apresentações da orquestra sinfônica da escola, uma parceria com a Escola de Música D´llucas, e do Grupo P1 Rappers...

Deputado propõe inclusão de alimentos orgânicos nas escolas públicas da Bahia

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Marcelino Galo (PT), apresentou projeto de lei nº 22.325/2017, na Assembleia Legislativa, em que propõe tornar obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Se aprovado, o projeto prevê a aquisição de alimentos orgânicos por meio de chamada pública de compra. E a prioridade vai ser para alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, conforme Lei Federal nº 11.326/2006. Galo defende a proposição afirmando que a utilização de agrotóxicos de forma indiscriminada tem causado graves problemas ambientais e à saúde pública.

"Pesquisas científicas comprovam os impactos dessas substâncias na vida de trabalhadores rurais, consumidores e demais seres vivos, revelando sua relação com doenças como câncer, disfunções neurológicas e má formação fetal. A Bahia deve atuar em conformidade com a opinião da comunidade científica nacional no sentido de estimular a transição agroecológica e o consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos", argumenta Galo, ressaltando o objetivo de proteger a saúde dos estudantes baianos com a oferta de alimentos livres de veneno nas escolas.  "Temos que assegurar alimentos saudáveis nas escolas públicas e garantir a preservação da saúde dos nossos estudantes", enfatiza o deputado, também autor do projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica...

CONSELHO TUTELAR DESENVOLVE AÇÕES DE ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS ACERCA DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

Na última semana, mais precisamente no dia 18 de maio, o Conselho Tutelar de Juazeiro proferiu palestras em escolas da cidade juntamente com profissionais do Cras do bairro Itaberaba alertando aos pais e Crianças e adolescentes acerca do Abuso e Exploração Sexual, mostrando a diferença sobre abuso e exploração.

Após as palestras nas escolas foi feito um trabalho de entrega de folhetos com orientações sobre o tema à população do bairro Itaberaba juntamente com crianças que são assistidas pelo Cras do mesmo bairro. Membros do Conselho Tutelar estiveram também no Cras Malhada da Areia palestrando sobre o mesmo tema. (As informações são de Sidinei - Conselheiro tutelar)..

SEDUC realiza palestra para gestores das escolas municipais no ‘Maio da Diversidade’

Dentro da programação da IV Edição do ‘Maio da Diversidade’, a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da Superintendência de Juventude, realiza nesta terça-feira (23), a palestra “Gênero e Sexualidade na Escola” para todos os gestores e coordenadores das escolas municipais. O evento será às 9h, no auditório da SEDUC.

A palestra será ministrada pelo Profº Emmanuel Victor Hugor, diretor do IFBA Juazeiro. A programação do Maio da Diversidade, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) continua durante todo o mês, com rodas de conversas, formações, fórum de saúde, sessão de cinema e feira de saúde...

Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que prevê mais segurança nas escolas tramita na Alba

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que cria a Companhia de Polícia Escolar e Comunitária – CPEC, destinada a garantir segurança no entorno das escolas, paz nas salas de aula e no interior das unidades escolares do Estado, além de fazer intercâmbio com outros órgãos e ONGs para ações de cidadania, através de cursos e palestras no âmbito educacional.

De acordo com o parlamentar, a instalação das bases comunitárias de segurança é uma ação que é vista com bons olhos pelas comunidades, servindo como uma extensão desse trabalho encampado pelo estado. “O índice de violência nas escolas do nosso estado é alto, além da depredação do patrimônio, dos roubos de equipamentos, máquinas e até da merenda dos nossos estudantes. Tudo isso sem contar nos enormes prejuízos aos professores, muitos agredidos, estressados, sob pressão”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...

SEDUC incentiva a criação de grêmio estudantil e fortalece o protagonismo juvenil nas escolas municipais

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC , através da superintendência de Juventude está realizando ações contínuas para orientar e incentivar os estudantes em torno da criação e funcionamento do Grêmio Estudantil, em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

Os gerentes de Juventude, Davi Stallone e Cláudio Fernandes iniciaram as visitas aos alunos das unidades escolares da rede. "O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes, na esfera da escola, permitindo que eles discutam, reflitam e fortaleçam diversas possibilidades de ação, tanto no ambiente da própria unidade de ensino como na comunidade, tornando-se ainda um importante espaço de aprendizagem, estímulo à participação, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos", explicou o gerente...

Projeto para evitar a evasão escolar é efetivado nas escolas municipais de Petrolina

'Nenhum a menos': esse é o projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Petrolina para combater a evasão escolar e elevar os índices de frequência nas unidades do município em todas as modalidades. Nesta semana, a secretária Executiva da pasta, Sônia Passos, em companhia da Tutora em Educação, Rosane Costa, e do vereador Elismar Gonçalves, visitou unidades escolares do distrito de Nova Descoberta e Projeto Bebedouro I e II, zona rural do município, para auxiliar as gestoras na efetivação do projeto.

Todas as unidades receberam um mural onde devem registrar a quantidade de infrequência no dia e, ao final da semana, apresentar um levantamento e criar estratégias para evitar a evasão. A gestora da escola José Ribeiro da Silva, Maria Lucília de Souza, destacou o trabalho desenvolvido para diminuir os números. "Temos uma parceria muito boa com os pais. Quando um aluno falta, vamos saber diretamente o que está ocorrendo e como podemos ajudar. Com isso, percebemos que a evasão é baixa", explica...

SEDUC aplica provas do SAEJ nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) vai aplicar nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ, em todas as escolas do município que trabalham com turmas de 1º a 9º ano. Cerca de 23 mil alunos, de 97 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino irão responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com a secretária da SEDUC, Lucinete Alves, os resultados obtidos com a aplicação desse instrumento, agregam importantes informações para a elaboração e aprimoramento de políticas públicas, além de fornecer para as escolas um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades dos alunos. "Este sistema, implantado pela SEDUC em 2009, oferece dados para uma análise ampla e precisa da Rede e fornece as informações necessárias para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino, e também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos", ressaltou Lucinete...

Sesau realiza campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses em escolas municipais

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realiza uma campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses. A ação tem a proposta de investigar se crianças entre 5 e 14 anos podem ter hanseníase, além de medicar os estudantes contra verminoses. A campanha é de âmbito nacional e conta com recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, esta é a terceira vez que o município executa a campanha. "As equipes de saúde da família vão até as escolas e entregam formulários, que devem ser preenchidos em casa pelos pais. Na ficha de autoimagem, os pais devem marcar se as crianças têm algum tipo de mancha na pele que não seja de nascença. Já no termo de recusa, os responsáveis devem autorizar que os alunos sejam medicados contra verminoses", explica...

Alunos de escolas municipais de Petrolina recebem reforço escolar

Com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem, os alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Petrolina terão ações de reforço escolar contínuo nas disciplinas de Português, Inglês e Espanhol. O projeto de extensão é uma realização do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (Numel), coordenado pela professora Stela Freire.

Os estudantes das escolas Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC), Nicolau Boscardin e Mãe Vitória estão recebendo o reforço através de aulas no contraturno. "Melhorar a qualidade do aprendizado, do ensino, com foco no estudo das línguas é nosso foco. Com esse auxílio, temos a certeza que teremos melhores resultados", comentou Maéve Melo, secretária de Educação do Município...

Governador garante reforma em escolas das regiões dos assentamentos do MST

Reformas e construções de escolas e quadras poliesportivas serão realizadas em assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST) na Bahia. A educação no campo é um dos itens da pauta discutida na quinta-feira (20), em reunião realizada na Governadoria, entre o governador Rui Costa, representantes do MST e os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, da Educação, Walter Pinheiro, e das Relações Institucionais, Josias Gomes. Além de educação, também foram discutidos abastecimento hídrico, infraestrutura e, principalmente, produção. 

Para o diretor do MST na Bahia, Evanildo Costa, a reunião mostra que o Governo do Estado continua aberto ao diálogo. "O secretário Walter Pinheiro esteve, na semana passada, em várias regiões, fazendo o levantamento das escolas que precisam ser ampliadas, das que precisam ser construídas e da necessidade de quadras poliesportivas. O governador garantiu, aqui, que as demandas em relação às escolas e de quadras serão atendidas". 

Segundo Evanildo, também foi discutido o fortalecimento das cadeias produtivas. "Nós já estamos implementando algumas, no caso do leite e do café, no sudoeste, na Chapada Diamantina e no extremo-sul. O governador também se comprometeu em ampliar cadeias produtivas em outras regiões, como o cacau, no sul e baixo sul, a fruticultura, no norte, e o café, no extremo sul. São questões importantes para ajudar a melhorar a vida das famílias que vivem nos assentamentos".

O secretário Jerônimo Rodrigues informou que a agenda está sendo discutida com o MST desde 2015. "São pautas estratégicas, como a educação, para garantir que no rural o conhecimento seja utilizado para a cidadania e para a produção e comercialização. A água e a infraestrutura também estão sendo desenvolvidas e, naturalmente, o MST traz a pauta da produção e da comercialização. A Secretaria de Desenvolvimento Rural foi criada para isto e, junto com a Secretaria de Relações Institucionais e a Casa Civil, dialogou com as demais secretarias, para definir as condições de atender as pautas mais estratégicas". 

O secretário destacou ainda que, desde o início desta agenda, em 2015, o MST obteve várias conquistas. "São equipamentos tecnológicos, a exemplo de tratores para preparação de solo e temos uma agenda em bom andamento de agroindústrias, por exemplo". Jerônimo também observou que, em plena crise econômica e institucional, o governador Rui Costa mantém o seu compromisso de início de governo, de dialogar sempre com os movimentos sociais. "O MST tem feito as caminhadas do interior até Salvador, e este período de abril e maio é quando eles vêm negociando a pauta e os outros estados não fazem isso com a mesma proeminência que o governador Rui Costa tem feito"...