Foram encontrados 4887 registros para a palavra: cin

Projeto itinerante de cinema Cine Trans Territorial acontece em Curaçá até o dia 15 de fevereiro

Após uma breve pausa para recarregar as baterias, o Projeto Cultural Cine Trans Territorial -  Ateliê Itinerante de Cinema – chega à Curaçá, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, promovendo uma série de práticas formativas e de mobilização junto a LGBTQIAPN+, e a população em geral, através de projeções de filmes na Praça Raul Coelho, e da promoção de oficinas gratuitas de cinema e audiovisual. Todas as obras que serão exibidas são dirigidas e/ou produzidas por pessoas LGBTQIAPN+.

Por meio do projeto, pessoas LGBTQIAPN+ podem se inscrever para participar de oficinas de cinema, que serão ministradas por multiprofissionais LGBTQIAPN+ do audiovisual da Bahia, e envolvem temáticas diversas sobre as principais técnicas de vídeo e áudio; manipulação de equipamentos; gravação, fotografia, produção, direção e edição de filmes. Participantes receberão certificado...

Comando de Policiamento da Região Norte lança Projeto Vacinação nos Quartéis

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), comandado pelo Coronel PM Valter Araújo, tendo em vista à aproximação do período momesco e de outras festas populares, lançou o Projeto "Vacinação nos Quartéis", para esse mês de fevereiro, ontem, quinta-feira (9), em todas as Unidades Operacionais subordinadas, conforme orientação do Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral, Coronel PM Coutinho.

O Projeto visa disponibilizar, através das Secretarias Municipais de Saúde, doses de vacinas contra COVID-19, Tétano e Hepatite B, nos Quarteis, a fim de facilitar a imunização dos Policiais Militares, visto que atuarão nas ruas com grande fluxo de pessoas...

Com broche do 'Zé Gotinha', Jerônimo leva apelo por vacinação em anúncio do Carnaval

Durante evento de anúncio das ações do Governo do Estado no Carnaval da Bahia, ontem quarta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância da vacinação, usando um broche com a figura do Zé Gotinha. O personagem foi criado pelo Ministério da Saúde no final da década de 1980 como símbolo para popularização da imunização.

O governador já determinou à Secretaria da Saúde do Estado que a ampliação da cobertura vacinal, em alinhamento com o Ministério da Saúde, é uma prioridade da gestão...

Abastecimento de água será interrompido em cinco bairros de Petrolina nesta quarta-feira (8)

O abastecimento de água será interrompido em cinco bairros de Petrolina, Sertão de Pernambuco, a partir 20h da quarta-feira (8) . De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) o fornecimento será suspenso para a execução de serviços de manutenção no reservatório que abastece essas localidades.

Ainda segundo a Compesa, a previsão é de que às 17h desta quinta-feira (09), a manutenção seja concluída e o abastecimento retomado gradativamente. Os bairros afetados são: Cohab IV, Cohab Massangano, Cohab V, Colina do Rio e Distrito Industrial.     ..

Covid-19: Bahia tem cerca de 6 milhões de pessoas com esquema vacinal incompleto ou não vacinadas

A Bahia tem 5.960.660 pessoas não vacinadas contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto até terça-feira (31), segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesab).

Mais de 12 milhões de pessoas com 12 anos ou mais fazem parte do público-alvo da imunização. Destes, de acordo com a Sesab, 995.420 (7,8%) estão com a 1ª dose em atraso e 902.861 (7,7%) não receberam a 2ª dose...

Bahia recebe doses da vacina Pfizer baby

A Bahia recebeu neste sábado 300 mil novas doses da vacina Pfizer baby. Este imunizante contra a Covid-19 é destinado ao público da faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos. As vacinas começam a ser distribuídas ainda hoje, conforme critério populacional.

Anteriormente havia sido entregue uma única remessa da Pfizer baby com 70 mil doses. Este lote chegou ao estado em 10 de novembro de 2022...

Bahia receberá nova remessa de vacinas Pfizer Baby e Pfizer pediátrica

A Bahia receberá novas doses das vacinas Pfizer Pediátrica e Pfizer baby. Os imunizantes contra a Covid-19 estão previstos para chegarem ao estado nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), respectivamente. Ao todo serão 50 mil doses da Pfizer pediátrica e 300 mil da Pfizer baby. 

A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, explica que assim que os lotes chegarem à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) serão organizados para a distribuição. "Utilizaremos o critério populacional para definir o quantitativo para cada município", pontua Vânia. De acordo com a coordenadora, a Sesab utilizará toda a sua capacidade logística para que os imunizantes sejam distribuídos o mais rápido possível. ..

Ministro da Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

O Ministério da Saúde divulgou esta semana o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a covid-19 na população com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas...

Prefeitura de Juazeiro chama atenção dos pais sobre importância da vacina BCG

O número de casos de tuberculose vem crescendo no Brasil e no mundo. Em 2021, cerca de 68 mil pessoas foram acometidas pela doença no país, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, alerta os papais e mamães sobre a importância de vacinar os bebês para prevenir a doença.

A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, geralmente, afeta os pulmões, mas também pode atingir os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada pode levar o paciente à morte...

Petrolina: Secretaria de Saúde disponibiliza 50 doses da vacina Pfizer Pediátrica  

Com o objetivo de reduzir as perdas das vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Petrolina passa a centralizar a aplicação das doses do imunizante Pfizer Pediátrica. A partir dessa segunda-feira (30), nas Unidades Básicas de Saúde Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e na Lorival Rodrigues, no Mandacaru, vão ser aplicadas 50 doses da vacina, para realização da segunda dose e dose de reforço nas crianças com 5 a 11 anos.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem buscar essas unidades das 8h às 12h e das 14h às 16h45, levando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.  ..

Prefeitura de Petrolina oferece vacinação e exames preventivos nesse final de semana

A Prefeitura de Petrolina vem montando várias estratégias para ampliar os serviços da atenção básica para a população. Nesse final de semana, a Secretaria de Saúde irá abrir duas Unidades Básicas de Saúde para realização de Exame Citológico (o exame preventivo, como é popularmente conhecido) e atualização da caderneta de vacinação.  

No sábado (28), a UBS Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, estará com a sala de vacina aberta para ofertar todos os imunizantes que compõe o calendário básico vacinal das 8h às 12h. Para se vacinar, basta comparecer a UBS com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. ..

DF: polícia conclui que dez pessoas foram mortas por causa de chácara

A Polícia Civil concluiu que quatro dos réus acusados de assassinar as dez pessoas de uma mesma família do Distrito Federal praticaram os crimes com a intenção de se apossar de uma chácara avaliada em cerca de R$ 2 milhões.

Segundo o delegado Ricardo Viana, responsável pelas investigações da maior chacina em número de vítimas da história do Distrito Federal, Gideon Batista de Menezes, 55 anos; Horácio Carlos Ferreira Barbosa, 49; Fabrício Silva Canhedo, 34; e Carlomam dos Santos Nogueira, 26, planejavam tomar posse do terreno, vendê-lo e dividir entre si o dinheiro obtido...

Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia

Feira de Santana possui mais de 200 mil pessoas com doses em atraso contra a Covid-19 e indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil. São elas: BCG, Tríplice Viral, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite e Hepatite A.

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais...

Sesab: Roberta Santana vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer a vacinação na Bahia

Em agenda na capital federal, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, deverá se reunir nesta sexta-feira (27) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontro, afirmou o órgão baiano, tem o objetivo de discutir a aplicação de recursos federais no estado, além de fortalecer a estratégia de vacinação, sobretudo com o envio de novas doses de imunizantes contra a Covid-19.

“A ministra tem ressaltado o comprometimento com a regularização do envio dos imunizantes contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a vacinação e a saúde de baianas e baianos”, disse a secretária...

Secretaria de Saúde de Petrolina reforça a importância de manter o cartão de vacinação atualizado

Hepatite, Febre Amarela, H1N1 e Tétano são algumas das doenças mais comuns que ainda circulam pelo país. Elas têm em comum a forma de serem prevenidas, que é através da vacinação, recurso indispensável para evitar doenças infecciosas.

A Secretaria de Saúde faz um alerta à população petrolinense, para que procure as Unidades Básicas do município para atualização da caderneta vacinal.  ..

Leitora denuncia falta de aplicador(a) de vacina no Posto de Saúde do bairro São Geraldo. Secretaria de Saúde responde

Leitora denuncia falta de aplicadora de vacina no Posto de Saúde São Geraldo. Secretaria de Saúde responde. Confira.

Bom dia, gostaria de denúnciar o posto do São Geraldo em Juazeiro, faz mais de 20 dias a pessoa que aplica vacina está de atestado, onde até hoje não colocaram uma pessoa para substituir a mesma, nós que precisamos nos vacinar, ficamos a merecer do descaso, vai no Posto do Angari, onde o mesmo que tem a parte dos frios das vacinas não tem vacinas, temos que nos deslocar para posto mais distante, dependendo de deslocamento. Uma vergonha, até quando o caos vai continuar imperando em Juazeiro? A gente se desloca do São Geraldo para o Santo Antônio, o postinho de lá. Precisamos de ajudar, a saúde tá um caos, onde precisamos nos vacinar contra covid ou qualquer outra, temos que sair de bairro em bairro, por que não tem uma pessoa para está na sala de vacina para substituir uma que está de atestado? Cadê o gerente? Cadê a secretaria de saúde? Nos ajude. Eu ando a pé. Mais de 20 dias marchando e nada. ..

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a Meningite C; ação vai até o dia 31 de Janeiro

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a meningite C para jovens e adultos a partir de 16 anos. A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.

A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 16 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, até o dia 31 de janeiro...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza dose de reforço da vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos cinco anos

Os pais já podem levar as crianças com idade entre cinco e onze anos de idade para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no município de Juazeiro. A vacina já vinha sendo aplicada em crianças a partir dos 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aguardava a chegada de mais doses para ampliar a vacinação para esta faixa etária.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, os casos de mortes ou de sequelas graves causadas pela Covid-19 em crianças justificam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado. "Dados do Ministério da Saúde apontam a soma de 1.449 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência da doença. Os pais precisam estar atentos e manter o cartão de vacinação em dia. Vacinar é um gesto de amor e cuidado", disse...

Associação Bahiana de Medicina chama a atenção para o "Janeiro Roxo"

No primeiro mês do ano é realizada a campanha "Janeiro Roxo", que visa conscientizar a população contra o estigma e o preconceito vinculados à hanseníase, uma doença crônica e infectocontagiosa. 
 
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade, afetando, principalmente, membros superiores, inferiores, podendo afetar a visão. Se não tratada no tempo oportuno, a doença pode levar à incapacidade permanente.
 
Na Bahia, segundo dados preliminares de 6 de janeiro de 2023, publicados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apenas em 2022, foram registrados 1.537 casos novos da doença. Deste total, 51 casos foram entre crianças menores de 15 anos. Já em 2021 foram notificados 1.520 casos novos, sendo que 43 foram em crianças e adolescentes. No período de 2013 a 2022 foram notificados 20.432 casos, destes 1.243 em crianças e adolescentes até 14 anos. 
 
Diante deste cenário, o ortopedista, Diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Jorge Jambeiro, ressalta a importância da campanha Janeiro Roxo, principalmente para chamar a atenção dos poderes públicos para a necessidade de mais investimentos para o controle da hanseníase e para reacender a discussão técnica e política sobre a problemática que envolve a doença. Outro ponto ressaltado pelo médico é o fato de a doença ainda ser vista com muito preconceito. 
 
"Esse é um período pontual para discutir e refletir sobre a Hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Momento de ampliar a discussão sobre as formas de contágio e reforçar que a Hanseníase tem cura e depende do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com informação qualificada, conseguiremos desconstruir o estigma e preservar os direitos do doente", destaca. 
 
Dr. Jambeiro também chama a atenção para o fato de que a doença, se tratada, não é transmitida e explica o sintoma.
 
"A única coisa que caracteriza a hanseníase é o distúrbio de sensibilidade. Logo, se uma determinada mancha for insensível ou tiver menos sensibilidade nesse local que outra região sem mancha, será hanseníase. Caso a sensibilidade seja normal, não é hanseníase. Ao perceber, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde. Isso deve ser feito também por pessoas da família que moram com o paciente ou que tiveram contato prolongado e próximo com ele, porque elas têm maior risco de adoecimento", explica. 
 
Ao contrário do que se imagina, a hanseníase não está presente apenas em locais mais carentes e sem saneamento básico, podendo ocorrer em todas as camadas da sociedade. É importante ressaltar que qualquer indivíduo pode ser acometido. 
 
Cirurgia - Dr. Jambeiro foi o responsável por realizar a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom), em 28 de agosto de 2018.
 
Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos, onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia. ..

Moradora do bairro São Geraldo não consegue vacinar a filha contra a covid-19. Sesau emite nota de esclarecimento

Moradora do bairro São Geraldo encaminhou mensagem via whatsapp à redação da Rede GN dizendo da dificuldade que está enfrentando desde o mês de dezembro para vacinar sua filha contra a covid-19. Confira:

Desde o mês de dezembro estou indo ao posto de saúde do São Geraldo tentando vacinar a minha filha de 4 anos com a primeira dose da vacina pra COVID-19, pois aproveitei as férias escolares porque durante as aulas ela estava constantemente gripada e não pode receber a vacina...