Foram encontrados 668 registros para a palavra: CIENCIA

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM PROGRAMAÇÃO EM JUAZEIRO

No período de 21 a 28 de agosto, é comemorado em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Em Juazeiro a programação foi aberta ontem, dia 22, e se estende até 26 de agosto com atividades em todas as escolas municipais.

Creuzenilda da Silva Lima, Gerente do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) participou do programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta segunda-feira (22) quando expligou que as atividades de inclusão são elaboradas e desenvolvidas de maneira diferente em cada instituição. “Elas podem ser gincanas, oficinas, brincadeiras e exibição de filmes sobre o tema, seguido de bate-papo com os alunos” disse Creuzenilda. A Semana acontece anualmente. Uma proposta do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) de Juazeiro...

Eventos em Petrolina marcam a Semana da Pessoa com Deficiência 2016

A Prefeitura de Petrolina confirmou à nossa equipe que entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorado em todo o Brasil a Semana da Pessoa com Deficiência. A data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em Petrolina, o tema deste ano é “São as batalhas diárias e a conscientização das diferenças que nos fazem campeões”, e a programação contará com palestras, passeios e práticas de esportes.

Segue a programação completa:..

PL exige a criação de Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência

O deputado estadual Adolfo Viana apresentou na Assembleia Legislativa,  Projeto de Lei (PL) que exige a criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência no Estado da Bahia. 

A iniciativa é da advogada, Erica Uderman, especializada na Lei Brasileira de Inclusão -LBI, que percebeu a carência de um estabelecimento que ofereça atendimento para essa parcela da população que apenas em Salvador, são mais de 600 mil. ..

Temer diz que revitalização dará eficiência à transposição do São Francisco

Ao lançar ontem (9) o Plano Novo Chico, o presidente interino Michel Temer disse que, sem a revitalização do São Francisco, as ações de transposição não teriam a eficiência desejada para a população que vive ao longo da bacia deste rio que percorre áreas do Nordeste e de Minas Gerais. Números apresentados pelo governo indicam que o projeto como um todo tem potencial para beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas, dos quais 400 mil são ribeirinhos da Bacia do São Francisco.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, ao dar andamento às obras de saneamento e de abastecimento, o governo beneficiará 217 municípios com investimentos da ordem de R$1,162 bilhão entre 2016 e 2019 – valor que não inclui as ações de proteção e recuperação de áreas de preservação permanente e da recuperação e controle de processos erosivos...

Univasf: I Congresso de Ciência dos Materiais terá início nesta quarta-feira no Campus Juazeiro (BA)

O I Congresso de Ciência dos Materiais (I CCMat) e a V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano serão realizados de 10 a 12 de agosto, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). O evento visa agregar pesquisadores da Univasf e de instituições locais com pesquisadores de todo o país, fortalecendo a pesquisa em materiais no Vale do São Francisco. As inscrições devem ser realizadas no site do congresso até quarta-feira (10). 

Promovido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o I CCMat tem como público alvo pesquisadores da temática, pós-graduandos e graduandos das diversas áreas do conhecimento, por ser uma área interdisciplinar, como ressalta o coordenador do evento, Helinando de Oliveira. “Queremos integrar os estudantes da Univasf e permitir que conheçam a temática interdisciplinar das ciências dos materiais”, observa. O evento contará com palestras, minicursos e sessões de pôsteres. 

A programação terá início na quarta-feira (10) pela manhã, a partir das 8h15, com o credenciamento dos participantes. Às 10h, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Helen Jamil Khoury irá proferir a palestra de abertura sobre o tema “Ciência dos Materiais e a Energia Nuclear: o desafio das pesquisas científicas”. À tarde, haverá palestra sobre “Introdução às aplicações da nanotecnologia no agronegócio”, a ser ministrada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Morsyleide de Freitas Rosa e a realização de minicursos. 

A solenidade oficial de abertura do I CCMat acontecerá às 18h, com a presença do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador do evento, Helinando Pequeno de Oliveira; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), Raquel Oliveira; e do chefe geral da Embrapa – Semiárido, Pedro Gama. Em seguida, o professor Helinando Oliveira apresentará palestra intitulada “Ciência dos Materiais no Vale do São Francisco: Histórico e Perspectivas”. A Orquestra da Univasf irá encerrar a cerimônia com uma apresentação musical. 

Durante o I CCMat, será realizada a V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, organizada pela Embrapa – Semiárido. A escola visa discutir a tecnologia voltada para a área agrícola. O I CCMat é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM) da Univasf, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM). 

“O congresso será uma ótima oportunidade para conhecer a infraestrutura que dispomos e os trabalhos em desenvolvimento em nossa Universidade, com o objetivo maior de promover a integração das pesquisas nessa área”, diz o professor Oliveira. A programação completa do evento encontra-se disponível no site. ..

O departamento de Ciências Humanas, Campus III UNEB está promovendo as aulas inaugurais do Mestrado e do Doutorado

A Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) fará uma conferência de abertura do semestre letivo 2016.2. O evento acontece nesta quarta-feira (03), às 8:30h, e vai discutir a CULTURA NA UNIVERSIDADE: a perspectiva da pragmática lexicultural.

O departamento também promoverá a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional –DINTER- no dia 04 (quinta-feira) às 16h com o professor da USP, Eneus Trindade Barreto Filho que vai debater a temática Consumo Cultural e Midiático. Os eventos acontecem no Auditório Multimídia e são gratuitos e abertos ao público interno e externo...

Governo inaugura Praça da Ciência em Nova Canaã

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) acabou de ultrapassar 50% da meta total do projeto Praças da Ciência, ao inaugurar mais uma unidade do equipamento, desta vez, em Nova Canaã, município da região Sudoeste da Bahia. O diretor de Inovação e Inclusão da Secti, Aderbal Meira Filho, entregou, no final da tarde deste sábado (30), a 21ª Praça instalada na Bahia à comunidade novacanaense, acompanhado de autoridades locais.

A Praça vai permitir que professores de Nova Canaã, dos ensinos Médio e Fundamental, transfiram ensinamentos e noções de ciência de uma maneira mais divertida, por intermédio dos oito brinquedos lúdico-científicos que compõem o equipamento: conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Embora seja, majoritariamente, voltada para professores e alunos, a Praça da Ciência pode ser usada, ainda, por líderes comunitários, tendo capacidade de beneficiar mais de 15 mil pessoas.

Para receber uma unidade do projeto, o município escolhe e cede, como contrapartida, o espaço, que precisa medir, minimamente, 18 metros quadrados e estar na vizinhança de escolas. As cidades de Muritiba, Mulungu do Morro, Caém, Maetinga, Caetité, Irecê, América Dourada, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Jitaúna, Condeúba, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco e Juazeiro já possuem uma unidade do equipamento, com exceção de Juazeiro, que conta com duas Praças. 

“Nos últimos meses aceleramos, consideravelmente, o ritmo de entregas e essa velocidade tende a ser mantida, nos aproximando, ainda mais, do alcance total do objetivo do projeto, que é 40 praças inauguradas”, lembrou Aderbal.

Capacitação

Durante a quinta edição do Secti na Área, evento realizado na última quarta-feira (27), foi firmado o compromisso de que educadores da rede estadual e dos 20 municípios que já abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento. A capacitação é fruto de uma parceria com o Instituto Anísio Teixeira. “Uma cartilha para ser distribuída entre os educadores será confeccionada, a fim de fortalecer a educação científica nas escolas”, completa a coordenadora do programa Ciência na Escola, da SEC, Shirley Costa. ..

Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas.

As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...

Univasf seleciona professores para atuarem nas Licenciaturas em Ciências Sociais e História do Pronera

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu hoje (18) inscrições para o processo seletivo simplificado para professores que atuarão no Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera). As vagas são destinadas às Licenciaturas em Ciências Sociais e História, e as inscrições podem ser realizadas até dia 22 de julho.

São disponibilizadas 12 vagas para cada curso. Entre os requisitos para concorrer às vagas para a Licenciatura em Sociais, está ser professor efetivo ou substituto da Univasf. Já para a Licenciatura em História, podem participar do processo seletivo professores efetivos ou temporários de instituições públicas de ensino superior. Os docentes poderão inscrever-se em mais de uma disciplina, desde que em etapas diferentes. 

As inscrições são realizadas na Diretoria de Extensão (Direx), 1º andar do bloco administrativo, Prédio da Reitoria, Campus Petrolina Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos necessários para realizar a inscrição são a Ficha de Inscrição (Disponível nos Editais, links abaixo); cópia do documento de identificação oficial com foto que contenha CPF; cópia do título de pós-graduação ou a vinculação em programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado; comprovante de vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES) em que trabalha, currículo lattes e comprovação dos títulos a serem pontuados, na sequência do barema (Disponível nos Editais). 

Os processos seletivos são compostos por análise curricular que vale 100 pontos. O resultado final do processo para a Licenciatura em História será divulgado no dia 27 de julho e para Ciências Sociais será publicado no dia 29. As aulas dos cursos serão ministradas no Espaço Plural, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, bairro Malhada da Areia, Juazeiro (BA). O pagamento será realizado através de bolsa, com hora-aula no valor de R$ 44,00. Mais informações através do e-mail [email protected].

 edital nº 10. PROEX Seleção para História
 edital nº 11. PROEX Seleção para Ciências Sociais
..

Artigo: A ineficiência da Ouvidoria da Câmara de Juazeiro-BA

Você conhece o papel de uma Ouvidoria Pública? O que ela representa para nós cidadãs e cidadãos brasileiros? De acordo com o atual Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, a extinta Controladoria Geral da União (CGU), uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados (Fonte: http://www.cgu.gov.br/assuntos/ouvidoria).

No município de Juazeiro, dentre os órgãos públicos existentes, tenho conhecimento da Ouvidoria Municipal de Saúde, disponibilizada pela Secretaria de Saúde do município, cujo objetivo é garantir um atendimento acolhedor ao cidadão e possui a finalidade de oferecer um espaço para os usuários tirarem as dúvidas, fazerem suas reclamações, solicitações, e sugestões à assistência oferecida na Rede Municipal (Fonte: http://juazeiroba.com.br/ouvidoria/)...

MEC libera R$ 568 mi extras para bolsas de pós-graduação e Ciências sem Fronteiras

O Ministério da Educação autorizou a liberação de R$ 568,3 milhões extras para a Capes pagar bolsas de pós-graduação e do programa Ciências sem Fronteiras. De acordo com a Folha, para o CsF há aporte de R$ 136 milhões, para beneficiar 7,9 mil bolsistas. O anúncio foi feito após relatos de que o governo estaria cortando bolsas no exterior por falta de orçamento. De acordo com a Capes, a atual gestão liberou em menos de dois meses mais de R$ 1 bilhão para a agência arcar com bolsistas no exterior e no Brasil. ..

Secretaria de Educação da Bahia e Ifba vão dinamizar ensino de ciências nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vão trabalhar, de forma conjunta, para dinamizar o ensino das ciências nas escolas rede estadual de ensino. Com este objetivo, o governador Rui Costa recebeu em seu gabinete, na noite de quarta-feira (7), o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, que esteve acompanhado pelo corpo técnico do instituto.

De acordo com o secretário, a participação do Ifba será no âmbito do programa Educar para Transformar com o objetivo de tornar mais atrativo o ensino das ciências em sala de aula. "Assim como estamos fazendo com as universidades estaduais e federais presentes na Bahia, estamos consolidando a participação do Ifba nas ações e projetos da secretaria. Vamos conversar também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, outra instituição que pode agregar muito para o ensino dentro da sala de aula"...

Eleitor com deficiência tem até esta segunda (04) para informar juiz sobre restrições

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial tem até amanhã (4) para comunicar ao juiz eleitoral suas restrições e necessidades. A partir da comunicação, que deve ser feita por escrito, a Justiça Eleitoral busca providenciar as adaptações adequadas para garantir que ele vote nas eleições de outubro.

Os procedimentos para atender o público com necessidades especiais estão previstos em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das determinações é que os locais de votação tenham fácil acesso, com estacionamento próximo. Há também a possibilidade de que o eleitor seja acompanhado por uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral...

Junta Médica Especial do Detran atende pessoas com deficiência em Paulo Afonso

Para melhorar a mobilidade de cidadãos com limitações físicas, a Coordenação de Saúde do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza, nestes sábado e domingo (2 e 3), atendimento da Junta Médica Especial, no Polo de Paulo Afonso (Vale do São Francisco), para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação beneficia também moradores de Euclides da Cunha, Jacobina e Senhor do Bonfim.

O objetivo da ação é oferecer mais comodidade aos condutores com deficiência que vivem no interior do estado, evitando o deslocamento para Salvador. Durante o atendimento, é necessário apresentar a carteira de identidade (RG) e relatórios médicos atualizados, com informações detalhadas da patologia, para viabilizar a perícia.

A Junta Médica Especial obedece aos mesmos critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e segue o que determina a Resolução 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O nosso esforço é para garantir a mobilidade dos cidadãos, o direito de ir e vir, satisfazendo as suas necessidades de saúde, trabalho e lazer”, disse a coordenadora de Saúde do Detran, Isis Nunes Medeiros. ..

Gerente da Educação participa do programa Geraldo José e explica funcionamento das Praças da Ciência em Juazeiro

Durante sessão na Câmara de Vereadores, nesta semana, a vereadora Valdeci Alves –Neguinha da Santa Casa- fez um pronunciamento criticando o funcionamento da Praça da Ciência situada na Avenida Flaviano Guimarães. Segundo a edil, os moradores da localidade não estavam tendo acesso aos equipamentos da praça.

Com o intuito de esclarecer a população sobre a utilização das Praças da Ciência situadas na Avenida Flaviano Guimarães e no bairro Dom José Rodrigues, o programa Geraldo José, desta quarta-feira (22), entrevistou a gerente da Secretária de Educação de Juazeiro, Geórgia Borges...

Deputado Roberto Carlos entrega mais uma Praça da Ciência, desta vez, no município de Catu

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, entregou junto ao prefeito de Catu, Geranilson Dantas Requião, representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia – Secti, vereadores e a população, mais uma Praça de Ciência para o Estado. Desta vez, no município de Catu.

De acordo com o parlamentar, este projeto tem como premissa disseminar a prática da ciência para jovens baianos, através de brincadeiras simples, contando com oito brinquedos lúdicos-científicos para os jovens baianos...

Alunos da Escola Crenildes Brandão visitam Praça da Ciência em Juazeiro

Duas Praças da Ciência foram inauguradas na semana passada pelo prefeito Isaac Carvalho e a que está localizada na Avenida Flaviano Guimarães recebeu nesta terça-feira (08), a visita de um grupo de alunos, professores e da coordenadora da Escola Municipal Crenildes Luiz Brandão.

Os estudantes do 4º e 5º ano ficaram encantados com os brinquedos projetados para aprendizagem dos princípios básicos da física, matemática e outras ciências. "É muito interessante tudo aqui, principalmente a bicicleta geradora. Você pedala e gera energia para ligar o rádio e acender a lâmpada da bicicleta", explicou a aluna, Jaclene de Souza. Já a estudante Jamile Maçal ficou surpresa com o brinquedo da concha. "Você fala neste buraquinho, o som se espalha na concha e a minha colega lá do outro lado me ouve perfeitamente, a gente consegue conversar com toda essa distância. Não imaginava que isso fosse possível", indagou a estudante...

BAHIA: Governo propõe ampliação de benefícios para jovens aprendizes e pessoas com deficiência

Um projeto de lei que está sendo encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa nos próximos dias institui uma série de condições para concessão e manutenção de benefícios ou incentivos fiscais. De acordo com o projeto, as empresas contempladas terão de observar normas relacionadas ao trabalho decente e à legislação que trata das cotas para pessoas portadoras de deficiência e jovens aprendizes, além de depositar no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) o equivalente a 10% do valor do benefício ou incentivo.

As normas de trabalho decente foram instituídas pela Lei Estadual 11.479, de 1º de julho de 2009, e incluem o combate à discriminação de raça, gênero, orientação sexual e religiosa, trabalho infantil e trabalho escravo. De acordo com o projeto, a prática do trabalho decente e a garantia de cumprimento das cotas para pessoas com deficiência e aprendizes integram as políticas públicas do Governo do Estado com vistas a "garantir condições de vida digna ao cidadão"...

Prefeito Isaac Carvalho inaugura duas Praças da Ciência em Juazeiro

A Avenida Flaviano Guimarães esteve em festa na última sexta-feira (03), no 'Toda Sexta tem Obra', com a inauguração da Praça da Ciência. O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade entregaram a população duas praças, a outra instalada no bairro Dom José Rodrigues, que irão promover o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, de forma gratuita e com a orientação de monitores.

"Este equipamento é muito importante para popularizar a ciência nos espaços públicos, e despertar nas crianças e nos jovens o interesse por conhecimento em tecnologia e inovação. Gostaria de agradecer ao Governador Rui Costa e ao deputado estadual Roberto Carlos que viabilizaram para que Juazeiro fosse contemplado com duas praças, que contribuirá mais ainda para a Educação do município", ressaltou o prefeito Isaac...

Reitoria da Univasf emite nota pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), primeira instituição implantada a partir de 2004 no exitoso processo de interiorização das Universidades Federais pelo país, vem tornar pública a sua preocupação à recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações. 

Esta ação representa um retrocesso colossal e uma afronta ao trabalho de ícones da ciência nacional, como José Leite Lopes e tantos outros que lutaram por um órgão que apoiasse o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta voltada ao florescer da soberania nacional. 

Ainda mais grave passa a ser a extinção do MCTI, se focarmos na fragilidade das instituições jovens implantadas no interior do Brasil. Os diversos programas instituídos pelo CNPq e FINEP têm apoiado de maneira fundamental o crescimento dos grupos de pesquisa e pós-graduação destas instituições. Os INCTs, programas de apoio a grupos de excelência, grupos emergentes e jovens doutores, são fundamentais para garantir a fixação de bons pesquisadores nestas regiões e a consolidação da cultura de pesquisa. 

Qualquer retrocesso na política de incentivo à pesquisa no país pode ser o estopim de uma avalanche de insucessos futuros na política de interiorização das Universidades no Brasil. Por isso e pelo respeito às gerações do passado e aos futuros cientistas que o interior pode formar, reforçamos o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reitoria Univasf ..