Polícia garante tranquilidade no Réveillon de Salvador
Realizada na Praça Cairu, na Cidade Baixa, a festa que atraiu cerca de 600 mil pessoas teve o policiamento realizado pelos efetivos das polícias Militar, Civil e dos Bombeiros, além de câmeras de monitoramento fixas e móveis, gerenciadas de um moderno caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estacionado na frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Entre os dias 28 de dezembro e 1ºde janeiro quatro pessoas foram presas - duas por lesão corporal, uma por tráfico de drogas e uma por furto.
Tropas especializadas, como os batalhões de Choque, de Policiamento de Eventos (Bepe) e de Policiamento Turístico (Beptur), e a 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento da área, atuaram na parte interna do evento.
Já a Polícia Civil teve o reforço das equipes de investigação nas delegacias territoriais dos Dendezeiros (3ª DT) e Barris (1ª DT), além de um posto instalado no local do evento. No entorno da festa houve cinco pontos de abordagens, onde os acessos foram isolados com tapumes e gradis. Tropas motorizadas do Esquadrão Águia e equipes da Operação Gêmeos, da Polícia Montada, das Rondas Especiais e do Grupamento Aéreo deram apoio nas vistorias e blitzes.
“Mostramos em mais uma oportunidade que a polícia baiana tem a eficiência [para] dar segurança em locais com milhares de pessoas aglomeradas. Nosso planejamento para as festas populares foi montado com antecedência e esses eventos nos permitem corrigir os detalhes para que, no Carnaval, tudo funcione bem como nos anos anteriores”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.