Foram encontrados 175 registros para a palavra: utis

Direitos de crianças com autismo ao BPC-LOAS é tema de roda de conversa realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Os direitos e requisitos para a concessão do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi o tema de uma roda de conversa promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (15) no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris)...

Prefeitura de Juazeiro promove roda de conversa sobre BPC-LOAS para crianças autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizará uma roda de conversa sobre os direitos de crianças portadoras do Espectro Autista (TEA) ao Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS). O encontro acontecerá na próxima quinta-feira (15), às 9h, no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris).

A palestra será realizada em parceria com advogada previdenciária Renata Alencar que mediará o encontro. "Convidamos a todos os pais para participar e conhecer os direitos dos seus filhos portadores de TEA. As crianças podem ter acesso a até um salário mínimo e este valor pode ajudar muito no orçamento das famílias. O evento é aberto para todos, inclusive, para os responsáveis por crianças que não são acompanhadas pelo Cerpris", disse a gerente do Cerpris, Verônica Pesqueira...

Escola de Juazeiro realiza café junino inclusivo para estudantes com autismo

Contando com o apoio e parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, realizou nesta terça-feira (13), um café junino inclusivo com o tema: 'Festa da Colheita AEE', reunindo os estudantes da unidade de ensino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), familiares e comunidade escolar, para celebrar os festejos alusivos ao São João, comemorado anualmente no dia 24 de junho.

Com muita comida e diversão, os estudantes participaram da atividade que, além de recreativa, contou com uma proposta pedagógica, estimulando o exercício do reconhecimento dos valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, para resolver situações simples do cotidiano por meio da venda dos alimentos ofertados na ocasião, através da utilização de cédulas de dinheiro ilustrativo...

Através do Transforma Petrolina, Empresa do Bem realiza ação de conscientização ao autismo

Conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)  é uma estratégia  para construir  uma sociedade mais inclusiva  e  garantir que todas as pessoas com TEA tenham  seus direitos assegurados. Para apoiar  o papel de quem luta incansavelmente por essa causa, a empresa socialmente responsável Arte  e Corte, através do Transforma Petrolina, realizou uma ação voluntária em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela  Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco.

A atividade reuniu a diretora da AAMAVASF, Rose Rodrigues , a  proprietária da Arte  Corte,  Márcia Borges e a coordenadora do Selo Social Empresa do Bem, Wérica Aléxia. Os 100 chaveiros e a caixa de armazenamento  doadas no encontro entre instituição e iniciativa privada foram desenvolvidos, personalizados e  confeccionados em MDF pela Empresa do Bem  para serem destinados aos familiares e comunidade geral a fim de difundir  informações , enfrentar os preconceitos e promover reflexões sobre o tema...

Artigo - Autismo e TDAH na escola: como garantir educação inclusiva para crianças neurodivergentes

De especialista em especialista, exame após exame, uma pessoa neurodivergente pode levar anos até chegar a um diagnóstico preciso. Transtornos como o autismo (TEA) ou o déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), embora comuns, só passaram a receber atenção da sociedade há poucos anos, o que faz com que muitos convivam com essas condições sem ter conhecimento.

Entender o diagnóstico e pesquisar sobre ele é uma das formas de oferecer mais qualidade de vida a quem o recebe - e a escola é responsável direta por boa parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA ou TDAH...

Abril Azul: liga esportiva da UniFTC realiza I Encontro com o TEA

No mês de conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Associação Atlética Acadêmica Platônica do curso de Psicologia da UniFTC, em Petrolina, promoveu neste sábado (22), no auditório da instituição, o I Encontro com o TEA. 

O evento, aberto a estudantes e profissionais, reuniu autoridades no assunto, como a psicopedagoga e mãe de autista, Janille Carvalho Nobre, a neuropsicopedagoga e pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA, Marinalva Gama e o autista ativista, estudante de Direito, Renan Fonseca. ..

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro se manifesta sobre situação de desrespeito com jovem autista

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (CMPD) expressa indignação ao incidente ocorrido na unidade Cinemark, Juá Garden Shopping, no último domingo (09), quando um jovem autista teve seus direitos desrespeitados. O adolescente, de 18 anos, passou por constrangimento ao ser barrado na entrada do cinema, pois sua carteira do autista, direito assegurado em Lei, não foi aceita pelo funcionário do estabelecimento.

O CMPD reitera que a Lei Federal nº 12.764/2012 determina que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Além disso, o Decreto nº 8.537/2015 regulamenta o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos por jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência...

Com programação informativa e marcada por muita emoção, escola da rede municipal de ensino de Juazeiro celebra o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, realizou nesta quinta-feira (13), uma programação com o tema: 'Mais Informação, menos preconceito'.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e teve como objetivo evidenciar as potencialidades da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo comunidade escolar, familiares e convidados em um momento marcado por muita sensibilização, informação e emoção...

Prefeitura de Petrolina garante assistência aos mais de mil estudantes com Autismo da rede de ensino

No mês de conscientização do Autismo, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ressalta o esforço para assegurar um trabalho humanizado e uma educação especial/inclusiva de qualidade para a promoção de políticas públicas aos 1.100 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede municipal.

Em sala de aula, por exemplo, esses alunos são acompanhados diariamente pelo assistente educacional, que é o profissional de apoio escolar. Eles estão sempre buscando alternativas que potencializem o desenvolvimento na aprendizagem dos discentes e garantam a autonomia indispensável dentro de suas diferentes necessidades. ..

Gestão Suzana Ramos encaminha projeto de lei que institui a criação de carteirinha para pessoas com Espectro Autista

Na semana que se comemora o Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, a Prefeitura de Juazeiro encaminhou um projeto de lei que dispõe sobre a criação de uma carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O texto encontra-se protocolado na Câmara Municipal de Juazeiro para análise das comissões competentes da casa. ..

Com o tema 'Mais Informação, menos preconceito', Espaço Humanizar realiza ações nas escolas e órgãos municipais na semana da conscientização do Autismo

02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para marcar esta data, o Espaço Humanizar, integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (SEDUC), está com uma programação de intervenções expositivas nas escolas e também nos órgãos municipais.

Com o tema 'Mais Informação, menos preconceito', a ação "Dialogando e compartilhando ideias: Um caminho em construção", tem o objetivo de promover o conhecimento, oferecendo visibilidade e mais informações sobre as questões que envolvem os estudantes com autismo no processo de ensino/aprendizagem, nas escolas da rede municipal de ensino. ..

Abril Azul: monumentos de Petrolina recebem iluminação especial no Mês de Conscientização do Autismo

Ao longo do mês de abril, a cor azul ganhará destaque através da iluminação pública dos principais monumentos na cidade de Petrolina. A intervenção faz parte das ações previstas para Mês de Conscientização do Autismo. Desde a entrada da cidade pela Ponte Presidente Dutra, até o Monumento do Centenário, petrolinenses e turistas poderão admirar o colorido dos locais em destaque.  

A iluminação especial pode ser vista no Viaduto dos Barranqueiros, Monumento do Centenário, Cruzeiro da Concha Acústica, no prédio da Prefeitura de Petrolina e também a ponte que liga Petrolina a vizinha cidade de Juazeiro-BA.  ..

Abril Azul: "Diagnóstico do autismo é realizado de forma multidisciplinar", destaca fonoaudióloga da Secretaria de Saúde de Juazeiro

O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido por TEA, é um distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por fragilidades comportamentais, comunicativas e sociais.

A fonoaudióloga especialista em ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada) que está como diretora do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Verônica Pesqueira, explica que o diagnóstico é, em sua maior parte, observacional e realizado por equipe multidisciplinar, a partir de características com base nos marcos do desenvolvimento infantil...

Artigo - Empatia: o que não fazer com crianças autistas

A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou a data de 2 de abril, em 2007, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O dia e o mês têm como intuito levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando assim diminuir discriminação e preconceito. 

Se você convive ou mesmo se não é próximo de uma criança com TEA é importante saber quais comportamentos e condutas não devem ser feitos com elas...

Prefeitura de Juazeiro promove programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em razão disso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), estará promovendo atividades alusivas à data nos dias 3, 4 e 12 de abril.

A programação desenvolvida por meio do Centro de Atendimento Psicossocial - Espaço Humanizar/NAPSI, tem como público alvo famílias de estudantes com autismo da rede municipal de ensino e vai contar com roda de conversa sobre o tema: “Dialogando e compartilhando ideias: Um caminho em construção”...

Univasf promove Seminário Virtual “Autismo no Ensino Superior – Qual o papel docente?”

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf irá realizar o Seminário Virtual “Autismo no Ensino Superior – Qual o papel docente?” no dia 18 de abril às 17h. O evento é direcionado aos docentes da Univasf e tem como intuito abordar a temática de forma prática. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o início do evento.

Os docentes interessados devem se inscrever pelo formulário on-line (clique aqui). O link de transmissão será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição. Durante o seminário, serão abordados os dados obtidos numa pesquisa feita na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que faz um levantamento das estratégias adotadas na universidade para inclusão do autista no ensino superior; e o livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior”...

Abertas em Juazeiro pré-matrículas para alunos novatos com deficiência, autismo e altas habilidades

Inicia nesta segunda-feira (09), o período de pré-matrículas para alunos novatos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, referente ao ano letivo 2023, na rede municipal de ensino de Juazeiro.

O cadastro de pré-matrícula deve ser realizado pelo responsável legal do estudante por meio do portal da educação do município, através do endereço eletrônico: https://matricula.juazeiro.ba.gov.br/, sendo necessário indicar a unidade escolar e turno para a qual deseja a vaga...

Pernambuco institui carteira de identificação para pessoas com autismo

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (16.12), decreto que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A medida, em consonância com a Lei Federal 13.977/2020, tem o objetivo de garantir prioridade a pessoas autistas no atendimento e no acesso a serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social...

Em parceria com a Prefeitura de Juazeiro Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco promoverá roda de conversa com responsáveis e cuidadores de estudantes com autismo

A Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá promover uma roda de conversa com responsáveis e cuidadores de estudantes da rede municipal de ensino, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no próximo sábado (03), a partir das 14h, no auditório da Seduc.

A iniciativa contará com momentos de dinâmicas e espaço de escuta, por meio de um bate papo informal, que trará o compartilhamento de informações, vivências e aprendizados adquiridos na trajetória de responsáveis, cuidadores e educadores de pessoas com TEA...

Cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem de autismo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde garantam cobertura para qualquer tratamento nacionalmente reconhecido e considerado adequado por médicos, nos casos de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA) e outros transtornos globais do desenvolvimento (CID F84).

 Devido a processos e decisões judiciais recentes, a ANS decidiu explicitar a questão, com a inclusão do seguinte texto em uma nova resolução normativa (539/2022):..