Foram encontrados 68 registros para a palavra: saudavel

O poder das plantas medicinais no cultivo da agricultura familiar

Semear, regar e colher. Aos 67 anos estes são os principais verbos da vida de Francisca Zuza dos Santos. Nascida no Crato, Ceará, devota de Padre Cícero do Juazeiro do Norte, a agricultora diz que há 25 anos trabalho na Horta de Plantas Mediciais em Petrolina, no bairro Areia Branca. 

Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade, de acordo, com dona Francisca torna a vida mais prazerosa. Ela revela que muitos dizem que "o trabalho valoriza o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais, assim como as detentoras desses saberes, por meio da construção coletiva de conhecimentos sobre o manejo agroecológico."..

Alimentação: uma aliada na prevenção contra o câncer de mama

A prevenção é um dos fatores primordiais contra o câncer de mama que vem sendo lembrado no mês do Outubro Rosa. Porém, o oncologista Diego Fernandes, explica que além dos exames de rotina, o hábito alimentar saudável é necessário tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença. Segundo ele, cerca de 20% dos casos são provocados por conta da má alimentação.
 
“As pessoas devem abusar de frutas, leguminosas, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, como salame, refrigerantes e fast food. Quem está em tratamento ou se curou, também tem que cuidar da alimentação, deve evitar o consumo de açúcar, pois tem chance maior do câncer voltar”, alerta. ..

Coletivo de Rua promoverá em Petrolina discussão sobre alimentos orgânicos e democratização

Será realizada nesta quarta-feira (25), a 5ª Edição do Coletivo na Rua com a temática “Alimentos orgânicos e a democratização da vida saudável – Comer Também é um Ato Político!”. A plenária popular nesta edição está sendo elaborada junto a setores estratégicos de produção e pesquisa sobre os alimentos orgânicos a fim de identificar as demandas acerca de políticas públicas que visem à democratização dos orgânicos. A 5ª edição do Coletivo na Rua acontece a partir das 16h, na Tenda II do Parque Josepha Coelho, com parceria da Associação de Produtores de Orgânicos de Vale do São Francisco (Aprovasf).  ..

Petrolina: Médico especialista em qualidade de vida dá dicas para envelhecimento saudável

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 75 anos (IBGE 2016), homens e mulheres têm se preocupado cada vez mais com a possibilidade de um envelhecimento saudável. Alimentação correta, prática regular de atividade física e uma mente longe de estresses são apenas algumas dicas para uma velhice vivaz, segundo o médico Jacques Waisman. 

Segundo Waisman, beber água e possuir um sono de qualidade são outros fatores essenciais para manutenção de uma vida longeva. Na alimentação, ele recomenda evitar itens ricos em açúcar, como refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e os que possuem gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans, como batata frita de pacote ou de fast-food, biscoitos recheados, pipoca de micro-ondas e sorvete. Na contramão da indicação de superalimentos estrangeiros, ele sugere adicionar ao cardápio do dia-a-dia o abacate, ovos, óleo de coco, couve, cacau e chocolate amargo (veja, ao final na matéria, box com propriedades de cada alimento)...

A força dos ventos: energia eólica supera a de outras usinas no Nordeste

Reservatórios de água em níveis críticos, o Nordeste brasileiro está vivendo de vento. Desde abril, a energia eólica, produzida pela capacidade dos ventos em girar gigantes aerogeradores, é a principal fonte de geração naquele subsistema, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

A produção de energia eólica no Brasil está batendo recorde atrás de recorde, principalmente no Nordeste. Os bons ventos nunca foram tão bem aproveitados. O Brasil tem 457 parques eólicos, 80% deles estão no Nordeste. Juntos, eles têm capacidade de produzir 11,4 gigawatts de energia eólica. É o equivalente a uma usina de Belo Monte. Esses recordes seguidos de produção de energia a partir dos ventos têm duas explicações. Primeiro, porque novos parques eólicos estão sendo colocados em operação. ..

UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para um envelhecimento saudável

Próximo ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) dá dicas para um envelhecimento saudável, que pode ser alcançado através da promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros fatores. 

Não há fórmula do sucesso, mas alguns fatores combinados podem contribuir para esse tão sonhado envelhecimento saudável. Dicas básicas: tenha uma vida ativa; coma alimentos saudáveis; mantenha o cérebro em funcionamento; cultive seus relacionamentos; durma o suficiente; reduza o estresse; controle e cuide da sua saúde; pratique a prevenção e tenha envolvimento com a comunidade. ..

Feira de produtos orgânicos de Juazeiro é aberta e acontecerá toda quinta-feira

A Feira de Orgânicos do Vale foi aberta ontem quinta-feira (28), na Praça Santiago Maior, centro de Juazeiro em espaço dedicado à comercialização de frutas, verduras e hortaliças orgânicas. Com periodicidade semanal (todas as quintas-feiras) das 16h às 20h a Feira é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, em parceria com a Associação de Produtores de Orgânicos do João Paulo II e a Associação de Produtores e Produtores de Orgânicos de Vale do São Francisco (APROVASF).

Para a presidente da Associação de Produtores de Orgânicos do João Paulo II, Jovita Pereira da Silva, a feira já é um sucesso. “O público está comprando e consumindo bem os produtos aqui apresentados. Os produtores presentes estão felizes e satisfeitos com o número de consumidores que visita o espaço. Uma grande felicidade para todos nós”, disse. Vale salientar, que o espaço conta com barracas padronizadas que ocupa um espaço físico de 3m² e está de acordo com as normas de produção e comercialização de produtos orgânicos...

A cada 40 segundos, uma pessoa morre vítima de doença cardiovascular no Brasil

Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a situação não é diferente. A média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos; a duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram 240 mil mortes por problemas cardíacos.Para alertar a sociedade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove nesta sexta-feira, 29, Dia Mundial do Coração, a campanha Movidos pelo coração...

Produtores de Juazeiro ansiosos para início da Feira Orgânica do Vale do São Francisco

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), a Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II e a Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF) promovem a partir do dia 28 de Setembro a Feira de Orgânicos do Vale, no município de Juazeiro. A abertura oficial acontece às 16h, na Praça Cordeiro de Miranda, em Juazeiro. Com apoio da Certificadora ABC Orgânicos, IRPAA, CAR, STRJ e UNINASSAU a feira terá periodicidade semanal – todas as quintas-feiras, da 16h às 20h.

Para dona Jovita da Silva, presidente da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II, a concretização da feira é um grande avanço para os produtores de orgânicos da região. “Todos os membros da nossa associação hoje possuem a certificação e a feira irá possibilitar a comercialização de forma organizada, legal e periódica dos nossos produtos, bem como oportunizar aos produtores não certificados, a certificação acessível, através da ABC Orgânicos. Essa é uma grande conquista para o nosso setor”, informou...

Poluição ambiental causa morte de 1,7 milhão de crianças por ano no mundo

Mais de uma em cada quatro mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo são atribuídas a ambientes considerados insalubres. Todos os anos, riscos ambientais – como poluição do ar, água não tratada, falta de saneamento e higiene inadequada – tomam a vida de 1,7 milhão de crianças nessa faixa etária. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo Herdando um Mundo Sustentável: Atlas sobre a Saúde das Crianças e o Meio Ambiente (tradução livre) revela que grande parte das causas mais comuns de morte entre crianças com idade entre um mês e 5 anos – diarreia, malária e pneumonia – pode ser prevenida por meio de intervenções já conhecidas para reduzir riscos ambientais, como o acesso à água tratada...

Prefeitura Petrolina envia nota esclarecendo denúncias de falta de estrutura do Parque Josepha Coelho

A prefeitura de Petrolina enviou nota ao blog em resposta aos leitores que denunciaram a falta de estrutura do Parque Josepha Coelho e reportagem publicada hoje pela manhã.

Confira:..

Exposição de produtos orgânicos foi destaque durante Recanto Madre Paulina Solidário

O recanto Madre Paulina, localizado em Petrolina, realizou neste final de semana o 3º Recanto Solidário. O evento ofereceu gratuitamente serviços voltados à saúde. Foram garantidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento terapêutico, avaliação fisioterapêutica e avaliação do movimento (quadril e joelho), pilates para dores crônicas, além de massagem terapêutica, massagem facial-rejuvenescimento, massagem sacrocraniana, massagem do-in, reiki, terapia ortomolecular, psicanálise, acupuntura, entre outros serviços.

Um dos destaques do Recanto Solidário 2017 foi a exposição da Associação das Produtoras e Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco.  A presidente da associação, Alzira Santana, diz que o momento é de muita expectativa devido o avanço e desenvolvimento tecnológico que as famílias de agricultores conseguiram nos últimos anos. Alzira revela ainda que o objetivo é do setor de orgânicos crescer cerca de 20% em 2017. "As notícias são muito boas. O mercado brasileiro de alimentos orgânicos está crescendo, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável. Aqui na região já temos uma produção razoável de frutas e legumes", disse Alzira...

Produção de alimentos orgânicos foi tema de discussão no IF-Sertão

Toda produção orgânica precisa ter um certificado que garanta que ela foi realmente produzida sem o uso de agrotóxicos ou adubos sintéticos. Uma segurança para os consumidores e que vem sendo perseguida por agricultores familiares de Petrolina, no interior de Pernambuco. 

Entender como funciona o selo, as regulamentações governamentais e o mercado consumidor é o objetivo dos produtores de orgânicos da cidade, participaram de uma palestra no Instituto Federal (IF Sertão PE), no bairro Jardim São Paulo, para receberem orientações técnicas sobre a produção orgânica local, estadual e nacional, de auditores do Ministério da Agricultura (Mapa) e professores do instituto. A palestra partiu de reivindicação feita pelo Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf)...

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SERÁ TEMA DE PROGRAMA AO VIVO NO FACEBOOK

Após quase dois meses em recesso, o Portal ZAP ao vivo está de volta com sua nova temporada hoje, 11, a partir das 11 da manhã. O webprograma, que tem apresentação de Carol Barros, vai debater sobre o tema alimentação saudável. 

Nos estúdios, a apresentadora vai receber a Nutricionista Munique Barreto e a empresária Flávia Guilera, que tem uma empresa voltada para a produção de alimentos funcionais, a Tudo Light. Os internautas poderão mandar suas dúvidas durante a transmissão ao vivo, deixando seus comentários na live. ..

Projeto Crescer Saudável realiza formação para gestores escolares

Dando continuidade ao 'Crescer Saudável', os gestores das unidades escolares receberam, nesta semana, uma formação. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação, Prefeitura de Petrolina, Instituto Inmed Brasil e a Fundação Monsanto, na implantação de um programa permanente de acompanhamento nutricional e de criação de hortas voltadas para pré-escolas públicas.

As 127 unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Nova Semente, estão recebendo orientação periódica sobre bons hábitos alimentares. Pela manhã, a formação foi conduzida pelas nutricionistas do Instituto. No período da tarde, as gestoras recebiam de técnicos agrícolas orientações práticas de como plantar, cultivar e colher nas hortas...

Lançamento do programa Crescer Saudável em Petrolina

No dia 15 de março, quarta-feira, acontecerá o lançamento do programa Crescer Saudável, que tem como principal objetivo incentivar hábitos alimentares saudáveis de longo prazo, tanto em escolas como em casas. Para tanto, eles implantarão hortas em 125 pré-escolas, além de fornecer educação nutricional para crianças e recursos para mães, professores, merendeiras e profissionais de saúde.

Monsanto Fund, em parceria com o INMED, se comprometeram a investir US$ 3 milhões ao longo de três anos para melhorar a nutrição e o acesso a alimentos saudáveis para mães e crianças no Brasil. O programa deverá beneficiar mais de 58.000 pessoas em Petrolina, incluindo 33.000 crianças, com idades entre seis meses a cinco anos de idade...

Secretaria de Saúde de Juazeiro é parceira da Estação Saúde

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), é parceira da TV São Francisco na realização da 4ª edição da Estação Saúde. O evento vai acontecer durante quatro sábados, começando no dia 11 desta semana, a partir das 17h30, na Orla 2 de Juazeiro.

De acordo com a assessora de planejamento da Sesau, Ianni de Almeida, o apoio da Secretaria será através da disponibilização de profissionais. "Professores de Educação Física e nutricionistas do Nasf estarão no local dando orientações acerca da importância de ter uma alimentação saudável e da prática regular de atividades físicas", explica...

Professor da Univasf orienta como iniciar atividades físicas de forma saudável

No inicio de ano, geralmente, as pessoas propõem metas para suas vidas. As resoluções de Ano Novo tem objetivo de tornar melhor o período que se inicia. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de manter e cumprir tais promessas. Começar a praticar alguma atividade física está entre as principais metas para 2017. Para ajudar a permanecer nesse propósito, e de forma saudável, o professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Sérgio Rodrigues Moreira, ensina como iniciar exercícios físicos corretamente. 

Segundo Moreira, se livrar do sedentarismo é importante, pois traz benefícios cardiovasculares, neuromusculares, metabólicos e cognitivos, aumentando a resistência do praticante e diminuindo as taxas de colesterol, além de melhorar o humor. Saber do seu atual estado físico para suportar a demanda da atividade a ser realizada é o primeiro passo para começar a se exercitar com saúde. “Para isso, uma avaliação específica com um profissional da área de educação física se faz necessário", observa o professor. 

Caso seja sedentário, uma avaliação médica prévia também é recomendada, para averiguar se não apresenta nenhuma contra indicação para se iniciar um programa de exercícios físicos. De acordo com Moreira, devem ser levadas em conta as necessidades de cada um. “As necessidades, anseios e vontades, mas, sobretudo, o atual estado físico e emocional para aquele tipo de exercício são fatores importantes a serem considerados”, ressalta. 

As atividades mais recomendadas para iniciantes são aeróbicas, como caminhar, andar de bicicleta e correr, e anaeróbias, como natação e hidroginástica, bem como atividades de flexibilidade. A escolha das roupas, calçados e acessórios, que serão utilizados no exercício, é importante e depende do esporte e/ou atividade que irá realizar. Exemplos: um tênis, calção que seja apropriado para corrida, uma luva apropriada para musculação, uma calça apropriada para uma luta, etc. 

Muitas pessoas iniciam um exercício e com o tempo acabam desistindo. Por isso, é necessário escolher uma modalidade que dê prazer ao praticante. Além disso, conscientizar da importância do exercício físico, enquanto promotor da saúde geral, é fundamental para manter o ritmo e continuar se exercitando por muito tempo. “A cada minuto gasto com atividade física, são muitos reais que não serão gastos com doença, bem como aumento na expectativa de vida saudável”, finaliza Moreira.  ..

Pesquisa indica que alimentação do Nova Semente é balanceada e saudável

A equipe de nutricionistas, que atua no programa Nova Semente, realizou no período de setembro a novembro de 2016 uma pesquisa nutricional com 2.100 crianças de ambos os sexos, entre 4 a 6 anos, para avaliar peso, altura, perímetro cefálico e IMC (Índice de Massa Corporal) dos assistidos pelo programa.

O resultado da pesquisa indicou que a alimentação oferecida pelo Programa Nova Semente, além de ser balanceada e saudável, atende as necessidades nutricionais dessas crianças já que 75% delas estão com peso adequado para sua idade e 70% estão com peso adequado para sua altura, consequentemente um total de 79% de crianças evoluíram positivamente seu estado nutricional apresentando seu IMC para idade adequado. Constatou-se também que as crianças que aderiram ao programa mais precocemente tiveram seu ganho em peso e altura menos afetados por uma alimentação inadequada. Além disso se observou a mudança dos hábitos alimentares dessas crianças pelo fato de realizarem 5 refeições diárias na unidades escolar elas levam para seu convívio domiciliar este hábito saudável que por sua vez contagia toda a família.  ..

Petrolina: Projeto Desacelera Ação Saudável - momento de interação de pais e filhos

O Ação Saudável Desacelera, que acontecerá no parque Josefa Coelho, neste sábado, dia 12 de novembro, no período de 8h as 11h, é um evento de envolvimento das famílias e comunidade escolar na busca de qualidade de vida na abordagem dos aspectos comuns no cotidiano relativos à promoção de mais saúde, como esportes, alimentação e cultura.

 A ideia é criar um espaço de tempo onde pais e filhos e escola possam interagir na promoção de hábitos mais saudáveis, ocasionando assim uma mudança de comportamento das famílias. Tudo isso ao ar livre e com a participação de parceiros que trabalhem na promoção e valorização da qualidade de vida...