Foram encontrados 42 registros para a palavra: mosquito Aedes

Compesa reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa inicia na próxima segunda-feira (18), a capacitação de leituristas que irão fortalecer as equipes no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte do Estado. Eles irão aprender a identificar focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre como eliminá-los. Serão duas turmas com 80 participantes cada. O treinamento acontecerá no auditório do Pró-Criança, na Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo. A primeira turma terá início a partir das 8h30 e a segunda às 14h, cuja capacitação será ministrada por Osvaldo Barbosa, da Secretaria de Saúde do Estado.

Para coordenar as medidas de combate ao Aedes Aegypti, a Compesa criou o comitê interno que é constituído por representantes de quatro diretorias: a Regional do Interior, Regional Metropolitana, Mercado e Atendimento e Articulação e Meio Ambiente e por dois técnicos especializados em monitoramento das Secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão.O comitê, presidido pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, atua em conformidade com o comitê estadual para o monitoramento emergencial do enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, no qual a Compesa é representada por seu presidente, Roberto Tavares...

Bahia lança aplicativo para mapear focos do mosquito Aedes aegypti

 
A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora. 
 
A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. 
 
O aplicativo está disponível para download na Google Play e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito. 
 
“Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário. 
..