Com tecnologia inédita no município, Prefeitura de Petrolina realiza mapeamento da estrutura de vias que vão ser recapeadas
Se o programa de pavimentação, duplicação e recapeamento de vias, Petrolina CRESCE, já era o maior da história do município, agora ele pode ser reconhecido como o que utilizou a tecnologia mais avançada em suas ações. Já trabalha na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, conhecida como ‘Estrada da Banana’, o Falling Weight Deflectometer (FWD). O equipamento é utilizado para simular o efeito da passagem de um veículo nas condições de tráfego reais. Com isso, é possível medir a deformação vertical que ocorre no pavimento e ter subsídios técnicos para avaliar as condições da estrutura da via, mesmo daquelas superfícies que estão sob o asfalto.
Um computador processa os dados e estes servem de base para a análise estrutural em projetos de pavimento, a fim de obter informações sobre a condição do pavimento, identificação de camadas com problemas estruturais, cálculo das propriedades elásticas das camadas (módulo de resiliência), vida remanescente do pavimento existente, além da análise dos módulos de subleito, sub-base, base e revestimento. ..