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Detran prepara nova Escola de Trânsito para retomar cursos e campanhas educativas

Após suspender os cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ( Eptran), por recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público (MP), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retomará os cursos gratuitos para a primeira habilitação categoria B (carros) e capacitação de condutores, que seguirão um novo modelo, em cumprimento à legislação.

Em setembro, o Detran vai abrir a licitação na modalidade pregão eletrônico para selecionar uma autoescola que será parceira do órgão, na oferta das aulas e provas para três mil candidatos a condutores que possuem o laudo de inscrição na Eptran. A habilitação gratuita estará disponível também para 100 alunas da Escola de Eletricistas para Mulheres, uma iniciativa da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), que conta com o apoio do Governo do Estado...

Petrolina dá início às campanhas de combate ao trabalho infantil

Nessa época do ano, as ruas de Petrolina ficam lotadas, pois além do tradicional Dia dos Namorados, os preparativos para o Melhor São João do País movimenta a rotina dos petrolinenses. Mas, o Dia 12 de Junho, é também o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E em alusão à data a Prefeitura de Petrolina promoveu na manhã desta quarta-feira (12) na Praça do Bambuzinho, a campanha "De mãos dadas contra o trabalho infantil", que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração do trabalho infantil.

Durante toda a manhã, 25 crianças, entre 5 e 7 anos, da Escola Municipal Professora Maroquinha participaram de brincadeiras de roda, oficinas de pintura e contação de histórias, além disso, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Educação realizaram abordagem corpo a corpo com a população e panfletagem nos semáforos, para lembrar que "Criança não trabalha, criança dá trabalho"...

Bandeiras sumidas das campanhas de Odacy e Dulcicleide são encontradas em depósito da Prefeitura de Petrolina

Cerca de 40 bandeiras das campanhas de deputado federal de Odacy Amorim e deputada estadual de Dulcicleide Amorim, ambos do PT que estavam sumidas desde a semana passada, foram encontradas nesta tarde terça, 25, num depósito da Prefeitura. Conforme a coordenação jurídica das campanhas, antes do sumiço, as bandeiras estavam na quinta-feira, 20, instaladas numa área próxima ao novo trecho da Orla de Petrolina, inaugurado na semana passada, mas despareceram 'misteriosamente' no dia seguinte, feriado de 21 de Setembro, sem nenhuma explicação. 

Integrantes da coordenação das referidas campanhas, consultaram o secretário de Infraestrutura do município, Frederico Rocha e a pessoa responsável pela empresa que realizou a obra. Ambos informaram que não sabiam do paradeiro das bandeiras, quando nesta tarde todas foram localizadas num depósito municipal, próximo ao Matadouro. ..

Campanhas políticas enfrentam um problema comum: o desgaste e a rejeição dos políticos em todos os estratos eleitorais

Na última sexta-feira, Etelvino Neto, 62 anos, organizava informalmente o trânsito de veículos na minúscula e principal rua de Periperi, um bairro sem maiores atrações na periferia da capital baiana. Em mais alguns minutos, o candidato Zé Ronaldo ao governo da Bahia e o prefeito ACM Netto, ambos do DEM, chegariam para uma caminhada de pouco mais de 500 metros na região. Etelvino estava ali havia pelo menos três horas. Responsável pela segurança do evento daquela manhã de sol inclemente, ele trabalha com campanhas desde que se entende por gente.

“Você pode ter a melhor equipe na internet, mas é no corpo a corpo que a eleição ganha vida”, afirma o homem, que diz ser contratado pelo DEM para a tarefa de estudar as vias e fazer com que o cortejo tenha começo, meio e fim...

Sebrae apoia campanhas do Dia das Mães no comércio de Juazeiro

O Dia da Mães no comércio de Juazeiro reuniu uma série de atividades para atrair o consumidor para as compras na segunda melhor data do ano para o setor de varejo. Além de descontos especiais nas lojas, as áreas comerciais da Rua da 28, Travessa Benjamin Constant e Calçadão da Conselheiro Saraiva ofereceram uma vasta programação para os clientes, tais como serviços de beleza e saúde, sorteio de brindes e de vale compras, estrutura de alimentação, parque infantil e muitas homenagens às mães através de shows musicais e teatro de rua.

"A semana foi de bastante movimentação na rua. Conseguimos visibilidade na mídia e aumentar o volume de vendas no período. Os resultados da campanha foram bem satisfatórios. Os empresários precisam se manter unidos para intensificar as ações nas próximas campanhas e fortalecer ainda mais o comércio local", disse a empresária Silvia Regina Oliveira, da Rua da 28...

Pesquisa aponta que ações de comunicação nas redes sociais trazem mais resultados do que campanhas tradicionais

Antenadas às mudanças tecnológicas e aos novos modelos de negócio que as plataformas digitais proporcionam, muitas empresas enxergaram a oportunidade de se relacionarem diretamente com seus públicos-alvo e utilizarem estratégias digitais para alavancarem seus negócios. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 35% dos empresários utilizam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas.

"As novas tecnologias abriram uma gama de oportunidades na forma de oferecer e vender produtos, prospectar e fidelizar clientes. Em um cenário dinâmico e com um consumidor cada vez mais exigente, acompanhar as mudanças tecnológicas não é mais um diferencial sobre a concorrência; se tornou uma questão de sobrevivência de mercado, inclusive para o pequeno empreendedor", afirma presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. "Estas novas estratégias digitais devem estar presentes no planejamento das empresas, sejam micro ou grandes negócios"...

Campanhas arrecadam doações para desabrigados em Bodocó

Orgãos públicos e empresas privadas estão organizando várias campanhas no Sertão de Pernambuco para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. O objetivo é beneficiar mais de 800 pessoas que ficaram desalojas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco.

As fortes chuvas na região desde a madrugada da sexta-feira (13) encheram riachos e açudes que invadiram inúmeras casas. Essas famílias estão sendo encaminhadas para creches e escolas da cidade. Estão sendo arrecadados alimentos, água mineral, roupas, sapatos e brinquedos...

Relator no Supremo quer limitar autofinanciamento para campanhas eleitorais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli vai apresentar parecer contrário ao autofinanciamento das campanhas por parte dos candidatos. Toffoli é que tenta reverter na Corte a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo a qual candidatos podem custear integralmente suas campanhas, com dinheiro do próprio bolso, até o limite previsto para cada cargo. O assunto, polêmico, será analisado pelo plenário do Supremo, a quem cabe a palavra final, antes do prazo estipulado para o registro das candidaturas, até 15 de agosto. A reportagem apurou que a tendência da Corte, até o momento, é manter o entendimento favorável à regra que permite ao concorrente usar o limite de 10% de sua renda para cobrir os gastos na eleição. A norma também é aplicada para doações de pessoas físicas. A resolução do TSE, no entanto, abriu caminho para que candidatos com mais recursos levem vantagem. Os postulantes à Presidência da República, por exemplo, podem gastar até R$ 70 milhões. Ao governo, R$ 21 milhões, e à Câmara dos Deputados, até R$ 2,5 milhões. O limite para o autofinanciamento foi um dos principais pontos de divergência na votação da reforma política pelo Congresso. Embora o relator da proposta, Vicente Cândido (PT-SP), tivesse incluído barreiras para este tipo de doação, o trecho foi suprimido no texto final. Com isso, cada candidato poderia doar até 10% do rendimento bruto do ano anterior. O presidente Michel Temer (PMDB) chegou a vetar as alterações feitas no Senado, mas o Congresso derrubou, deixando dúvidas sobra qual regra valeria. Na prática, o limite de despesas para campanhas havia sido proposto na Câmara para evitar que candidatos ricos fossem beneficiados. Além do PSB, a Rede também questiona no STF o autofinanciamento irrestrito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. ..

Carnaval será de combate ao trabalho infantil para o Ministério do Trabalho

A alegria do Carnaval tomou conta do país e o Ministério do Trabalho (MTb) colocou o bloco do combate ao trabalho infantil na rua. As superintendências regionais, principalmente nos estados onde a festa é grande e atrai multidões, intensificaram a fiscalização e as campanhas de conscientização. Em vários locais, há ações programadas para enfrentar o problema.

No Brasil, o trabalho é proibido até os 16 anos. Dos 16 aos 18 é permitido desde que não ocorra no horário da noite, sobretudo das 22h às 5h, não seja insalubre ou perigoso e não faça parte da Lista TIP (Trabalho Infantil Perigoso), onde estão relacionadas as piores formas do trabalho infantil. E é aqui que entram as atividades relacionadas ao Carnaval, que ocorrem em locais muitas vezes impróprios para crianças e adolescentes, em horários inadequados e em situações que expõem a juventude a perigos...

Espaço do Leitor: A Prefeitura de Juazeiro e os gastos com campanhas publicitárias – Ano 2017

Após questionar os gastos com propaganda oriundos do Gabinete do Prefeito do município de Juazeiro-BA, depois do primeiro trimestre de 2017, (em abril/2017 foi publicado um texto sobre as despesas com propaganda (link aqui), compartilho novamente com toda a população juazeirense, principalmente, com nossos(as) representantes da Câmara Municipal de Juazeiro, minha indignação com os gastos excessivos direcionados à publicidade e propaganda por parte do Governo Municipal.

De acordo com o Plano Plurianual do município de Juazeiro-BA (2018-2021), Lei nº 2.732/2017, publicado no Diário Oficial do município, Edição 1.133 – Ano 5, de 28 de dezembro de 2017, entre as subfunções de Governo está a Comunicação Social, para a qual é destinada o valor de R$ 8.664.000,00 (oito milhões, seiscentos e sessenta e quatro mil reais), o que corresponde a uma média de R$ 2.166.000,00 (dois milhões, cento e sessenta e seis mil reais) por ano. Diante desses números, nos questionamos: quanto será gasto somente com campanhas publicitárias? Será que haverá espaço para campanhas educativas além de marketing?

Vale ressaltar que em 2017, o Gabinete do Prefeito gastou (nada mais nada menos!) R$ 1.448.519,54, cerca de 1,5 milhão de reais com criação, veiculação de campanhas publicitárias, sendo que deste total, 400 mil foi gasto no período de outubro a dezembro de 2017 com uma empresa localizada em Recife-PE...

Saúde e educação perdem R$ 472 milhões para campanhas

O fundo eleitoral bilionário criado para bancar as campanhas políticas com recursos públicos retirou R$ 472,3 milhões originalmente destinados pelos parlamentares para educação e saúde neste ano. Deputados federais e senadores, quando aprovaram a destinação de verbas para as eleições, haviam prometido poupar as duas áreas sociais de perdas.

Levantamento feito pelo Estado mostra que o fundo receberá R$ 121,8 milhões remanejados da educação e R$ 350,5 milhões da saúde. O valor corresponde à transferência de dinheiro das emendas de bancadas – que seria destinado a esses setores – para gastos com as campanhas eleitorais deste ano...

Tecnologia muda estratégia de comunicação em campanhas eleitorais

A Era Digital viabiliza novos métodos de persuasão. Agora, não é mais preciso repetir uma mentira mil vezes para que pareça verdade, como defendia o propagandista nazista Joseph Goebbels. Com a ajuda da big data (grande conjunto de dados armazenados), candidatos podem aferir desejos íntimos de cada pessoa, oferecer mensagens personalizadas e adotar os formatos que mais lhe atraem. Tudo isso em escala industrial.

O uso desse tipo de técnica chamou a atenção durante a campanha eleitoral norte-americana. No Brasil, a utilização da big data por políticos está só começando. Responsável pela campanha virtual de Donald Trump, a empresa Cambridge Analytica já está em atividade também no Brasil, onde firmou parceria com a CA Ponte. Entre os serviços oferecidos, estão, segundo o site da empresa, pesquisa de mercado, para descobrir “como a sua audiência pensa e se comporta”; integração de database para centralizar “seus diferentes bancos de dados para trazer muito mais valor a eles”; data analytics, que permite conhecer “profundamente a sua audiência”; segmentação da audiência, a fim de prever “segmentos da população com maior afinidade com a sua campanha” e comunicação segmentada, desenvolvendo “campanhas multi-canais para engajar segmentos prioritários”...

73ª CIPM CELEBRA SUCESSO EM DUAS CAMPANHAS SOLIDÁRIAS DE NATAL

Na última semana, a 73ª CIPM, entregou vários donativos arrecadados em duas campanhas solidárias realizadas pela Unidade. A Campanha em Prol do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, idealizada pela Cap PM Maridésia Lopes entregou alimentos, roupas, produtos de higiene e brinquedos, numa pequena solenidade onde estiverem presentes o Comandante da 73ª CIPM, Maj PM Eduardo Almeida Cunha, Oficiais, Praças, funcionários e pacientes do Sanatório.

A outra campanha contemplou muitas crianças de alguns bairros carentes que abrangem a Unidade, com a doação de brinquedos, levando a alegria para os pequenos que fizeram a festa. O comandante agradece a parceria com a sociedade civil e com a imprensa e reitera o compromisso de continuar servindo à comunidade com outras ações solidárias...

PSB vai ao STF para defender limite de autofinanciamento em campanhas eleitorais

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar que candidatos mais ricos tenham vantagens sobre os adversários com menos recursos durante a campanha eleitoral. Pelas regras vigentes, o candidato poderá financiar até 100% da própria campanha, dentro do limite estipulado para cada cargo. No caso do presidente da República esse valor é de R$ 70 milhões, e no de governador de R$ 21 milhões nos estados com mais de 20 milhões de eleitores.

Quanto mais dinheiro um candidato tem mais ele investe na própria campanha e, como consequência, mais chances terá de vencer a disputa eleitoral, alega o partido na Adin nº 5.821. “Isso transforma as disputas eleitorais em verdadeiro leilão, situação na qual vence quem pode pagar mais”, afirma o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. A proposta de reforma política aprovada no Congresso eliminava o autofinanciamento de campanha, previsto na Lei 13.165 de 2015, mas um veto do presidente Michel Temer garantiu a vantagem para os candidatos mais ricos...

Campanhas fazem alerta para prevenção do câncer de próstata

O Outubro Rosa ainda não finalizou as ações em prol da prevenção do câncer de mama, mas parte dos profissionais  de saúde já se prepara para as atividades do Novembro Azul. A campanha Novembro Azul terá início amanhã, 01 novembro em toda Bahia como Novembro, para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença deve atingir 78.800 homens neste ano no país. O urologista Sheldon Perrone de Menezes salienta que o fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da patologia é a idade, além de histórico familiar e etnia (negros são mais propensos).
Para ele, o preconceito que existe com exame de toque e a cultura de homem não ir ao médico dificultam os avanços para a prevenção da doença...

Odebrecht usou 'caixa três' para financiar campanhas eleitorais

A Odebrecht usou empresas laranjas para fazer doações a políticos, durante as campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Segundo os próprios executivos da empresa, em depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF), durante as investigações da operação Lava Jato, a prática foi utilizada para não estourar o teto estabelecido por lei para doações e ainda para evitar cobranças de políticos preteridos. No chamado caixa três, a Odebrecht usou duas empresas, a Praiamar e a Leyroz, ambas distribuidoras do grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava, para direcionar R$ 5,5 milhões a 28 candidatos.

Um deles, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), admitiu ser um dos beneficiados com o caixa três. "Eu declarei, foi tudo por dentro. Não sei por qual motivo a Odebrecht não quis dar o dinheiro e passou para outras duas empresas. Acho que havia muita pressão na época e ela não queria aparecer muito", diz Heráclito. "Na verdade a empresa [Odebrecht] me fez uma doação e apareceu por meio dessas duas empresas", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que nega conhecer a Praiamar e a Leyroz, segundo informações da Folha de S. Paulo...

DETRAN-PE lança campanhas institucionais e educativas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades – Secid/Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, preparou duas campanhas, uma educativa e outra institucional. A primeira escolheu o "Bode Gaiato" como personagem principal, tendo em vista que ele ocupa um espaço de destaque entre os influenciadores digitais assumindo em suas publicações, muitas vezes, a função de fomentar discussões sobre o papel do individuo na sociedade, buscando incitar a participação e manifestação individual e coletiva relacionada a temas político-sociais, utilizando-se do componente humor.

Já a segunda, que começou a ser veiculada ontem, 22, mostra as ações desenvolvidas pelo Órgão por meio das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, além da Operação Lei Seca, alertando os condutores, ciclistas e pedestres sobre o respeito a vida.  ..

Palocci era a ‘ponte’ entre governo e empreiteiros para ‘alimentar’ campanhas, diz delator

O ex-líder do governo da presidente cassada Dilma Rousseff (PT) no Senado, Delcídio Amaral, afirmou em novo depoimento prestado à força-tarefa da Operação Lava Jato que o Antonio Palocci era a “ponte” com os empresários e tinha como prioridade “alimentar” as campanhas. “Antonio Palocci tinha uma tarefa bem determinada: fazer a ponte entre o governo e os empresários, alimentar as estruturas de poder (as campanhas). Era era a prioridade de Antonio Palocci”, afirmou Delcídio, em depoimento prestado no último dia 11. O ex-ministro tinha “interlocutores qualificados e ‘certeiros’, sabendo ao certo quem eram as pessoas com quem deveria discutir cada assunto, sem ampliar demasiadamente as conversas” dentro do governo, afirmou Delcídio. O termo complementar integra a denúncia apresentada na sexta-feira, 28, pelo Ministério Público Federal contra Palocci. O ex-ministro da Fazenda (governo Luiz Inácio Lula da Silva) e Casa Civil (Dilma) foi preso pela Lava Jato no dia 26, alvo da 35ª fase batizada de Operação Omertà.

Ele é acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Homem forte do PT no governo e nas campanhas de Lula e Dilma, Palocci é acusado na ação de ser o principal contato da Odebrecht – que negocia delação premiada com a Lava Jato – com negócios da União. Além de defender interesses da empreiteira em contratos na Petrobrás, ele teria defendido ilegalmente a aprovação de medidas no Congresso quando foi deputado federal...

Presidentes de partidos denunciam atuação do tráfico de drogas nas campanhas do interior

A proibição do financiamento empresarial de campanha pode ter aberto um precedente perigoso, na avaliação de nomes da política baiana. Os presidentes do PSD, senador Otto Alencar, e do PT, Everaldo da Anunciação, notaram a atuação do tráfico de drogas nas campanhas no interior do estado. “Em diversas cidades você via figuras ocultas interferindo no processo eleitoral. Diversas cidades você via esses atores se relacionando com pessoas conservadoras nas eleições”, denunciou Everaldo, sem citar nomes. Otto também preferiu não dizer o nome das cidades, mas deixou escapar que um candidato da Região Metropolitana de Salvador chegou até a posar em uma foto com o líder do tráfico de drogas da região. “Vimos em alguns municípios da Bahia a interferência clara do comando do tráfico, entrando como investimento para fazer prefeito e retirar o investimento da prefeitura”, reforçou. Neste domingo (2), o governador Rui Costa (PT) chegou a dizer em entrevista que o vácuo causado pela proibição da doação empresarial foi ocupado pelo tráfico de drogas, pelo jogo do bicho e pelos agiotas.  ..

Primeira eleição sem financiamento de empresas levou para as ruas campanhas mais enxutas

De acordo com dados do Repositório de Dados Eleitorais, da Justiça Eleitoral, no Brasil, foram arrecadados mais de R$ 5,5 bilhões para as eleições de 2016 pelas novas regras. Destes, quase R$ 3 bilhões dos diretórios partidários e R$ 1,3 bilhão dos próprios candidatos...