Foram encontrados 87 registros para a palavra: Câncer de mama

De Mãe para Filha: Genética Fitness reduz risco de câncer de mama

Exercícios físicos já são velhos aliados no combate de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, e agora contra câncer de mama. Estudo recente do Instituto Nacional do Câncer apontou que a prática de exercícios reduz as chances de desenvolver 26 tipos de câncer, entre eles o de mama.

Outra pesquisa porém, foi além. Liderado pelo Memorial Sloan Ketterin Cancer Centre (NY), Universidade do Colorado e Universidade de Michigan, um estudo constatou que filhas de mulheres que mantém uma rotina de exercícios recebem uma contribuição genética que evita o surgimento de tumores malignos na mama.

Para o estudo foram usadas famílias de ratos, separadas em dois grupos: fêmeas geradas por mães com alto desempenho nas esteiras de exercícios e fêmeas provenientes de mães com baixo desempenho aeróbico. Nos dois casos, os núcleos de filhotes avaliados não foram inseridos a uma rotina de exercícios e ao atingir a puberdade foram expostos a componentes químicos que potencialmente são reconhecidos como causadores da doença.



O resultado foi que os filhotes gerados por mães com menor desempenho em atividades físicas tinham quatro vezes mais propensão a desenvolver câncer de mama e, com o surgimento da doença, também tiveram maior número de tumores.

Mas como desenvolver uma “genética fitness”?

A prática de exercícios físicos provoca alteração nas células e segundo o educador físico e escritor do livro Corpo Saudável, Qualidade de Vida Marcelo Santana, para adquirir esse ganho não apenas para si como para as gerações futuras é preciso encontrar a modalidade que mais se adequa e começar. “Os benefícios da atividade física não dependem de nível de treino, apesar da maioria das pessoa ser corrida, inserir a prática em 20, 30 minutos do dia já traz grandes mudanças no corpo e na saúde”, garante.

De acordo com o profissional descobertas como essa reforçam a importância de cuidar do corpo para além da estética. “Acredito que daqui um tempo todas as pessoas vão sair de uma consulta de rotina como a recomendação da prática de algum tipo de exercício físico”, aponta.

Marcelo Santana recomenda que para as mulheres que ainda não tem o hábito de praticar exercícios, é bom começar com exercícios aeróbios como corrida. “Além disso, uma pessoa nova na academia já pode com orientação profissional, realizar educativos de agachamento, supino e leg press, por exemplo”...

Nutricionista fala sobre a importância da alimentação na prevenção ao câncer de mama

Durante todo o mês de outubro acontece a campanha “Outubro Rosa”, dedicada à conscientização e combate do câncer de mama. A doença em 2016 foi a causa de 16.069 mortes de mulheres no país e dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que as estimativas para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos. A doença, no entanto, tem mais relação com hábitos de vida, como o sedentarismo, alimentação cheia de ultra processados e consumo de álcool do que fatores genéticos segundo os especialistas.

O nutricionista Dr. Leone Gonçalves afirma que com mudanças na alimentação e nos hábitos é possível reduzir a incidência da doença em mulheres: “Hábitos saudáveis, principalmente na alimentação, possuem um papel de extrema importância para a prevenção da doença. O consumo exagerado de carnes gordurosas, alimentos ultra processados, defumados e ricos em gorduras saturadas e trans oferecem um grande risco para o aparecimento do câncer, em média 30% dos casos, segundo aponta a literatura médica”.

Prevenção ao Câncer através da alimentação

O Dr. Leone aponta que alguns grupos alimentares têm o potencial de ajudar na prevenção do câncer: “alimentos fonte de ácidos graxos polinsaturado (ômega 3 e linoléico conjugado), vitaminas A, C, E, assim como folato e selênio têm o potencial de prevenir o câncer. Alimentos chamados fitoquímicos, como frutas, vegetais, grãos integrais também parecem atuar na prevenção e controle desta patologia”.

Alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer de mama

O especialista cita estudos realizado pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, que listam alguns alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama quando consumidos regularmente.

Cenoura:  O estudo aponta que devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres, o risco de contrair câncer reduz em até 17%.
Romã: segundo o estudo, o elagitanino, presente na romã inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosas.
Brócolis, couve-flor e o repolho: o sulforano, presente no brócolis e vegetais de folha verde escura, pode combater as células cancerígenas do organismo
Framboesa e amora: segundo o estudo possuem fitonutrientes anti-cancerígenos que desaceleram o crescimento de células pré-malignas.
Peixes de águas profundas: o ômega 3, presente em animais de águas profundas salgada, como salmão e sardinha, atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores...

SESAU promove manhã de acolhimento a mulheres, em alusão a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

A sala de espera da Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU ganhou uma nova cor, na manhã desta terça-feira - o rosa. Quem passou por lá, recebeu informações sobre o câncer de mama, e ainda orientações de como se prevenir fazendo o autoexame. A ação faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa da SESAU, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social no controle do câncer de mama.

De acordo com a Superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, esse acolhimento foi pensado para conscientizar as mulheres que freqüentam e buscam os serviços da SESAU. “O intuito de todos que estão aqui participando dessa ação, foi impactar e demonstrar a importância que tem esse momento na vida das mulheres. Precisamos nos conhecer como mulher, nos tocar, aprender técnicas simples de conhecer o corpo e saber de fato, como é que está a saúde”, frisou...

OUTUBRO ROSA: MONUMENTO EM EXU, PERNAMBUCO ADOTA O TOM DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Na terra de Barbara de Alencar, mulher revolucionária e do Rei do Baião Luiz Gonzaga, a cor rosa ilumina um dos monumentos no centro da cidade, como parte das ações preventivas contra o câncer de mama. A Prefeitura de Exu, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação da Saúde da Mulher realiza ao longo do mês de outubro, a Campanha de Prevenção contra o Câncer de Mama. 

Além do Monumento do Rei do Baião Luiz Gonzaga na cor rosa, a "Campanha Se Toca, Mulher" traz o exemplo vitorioso da primeira dama do município, Joanisa Belém, mulher jovem e guerreira, que chama a atenção de todas as mulheres, jovens para a conscientização do autocuidado, destacando que a prevenção é o melhor caminho para combater o câncer...

Secretaria de Gestão de Pessoas promove ação de prevenção ao Câncer de Mama

Quem procurou a Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro na sexta-feira (04) encontrou um clima diferente. A SEGESP se vestiu de rosa e recebeu a equipe do Instituto Avon para alertar as servidoras sobre a importância prevenção do câncer de mama.

Durante a ação, a equipe distribuiu panfletos, orientou as servidoras e realizou o agendamento de exames. “Nós agradecemos muito esse convite do município, porque o nosso maior objetivo é orientar as mulheres e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, contou Carmem Lúcia Mendes, que é voluntária do Instituto Avon...

Rastreamento do Câncer de Mama chega à Mucuri nesta segunda-feira (23)

Começa nesta segunda-feira, dia 23, em Mucuri (Região de Teixeira de Freitas), a estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 09 de outubro, a unidade móvel estará nesse município para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, a realizarem exames de mamografia. 

A unidade móvel ficará estacionada na Praça Olhy Zepherino Kock. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até às 18 horas. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Mucuri, 2.030 mulheres estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é considerada como a mais vulnerável e propensa para o aparecimento do câncer de mama...

Governador Rui Costa inaugura Policlínica, entrega novas ambulâncias e unidade móvel de rastreamento do Câncer de Mama em Juazeiro

Durante solenidade na manhã desta terça-feira (30) com a presença do governador Rui Costa foi entregue a Policlínica Regional de Juazeiro que vai beneficiar cerca de 530 mil moradores de 10 municípios da região. O consórcio é formado por Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, que terão direito a consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

A policlínica também oferecerá diversos exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, ,histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia...

MORRE EM JUAZEIRO A DEFICIENTE VISUAL QUE REALIZAVA TRATAMENTO CONTRA UM CÂNCER DE MAMA

A deficiente visual, diabética e que realizava tratamento contra um câncer de mama em Salvador, a juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos, moradora da rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias, faleceu ontem pela manhã (12), vítima de insuficiência respiratória.

Segundo familiares, Luciene faleceu em decorrência de uma metástase generalizada, ainda em razão de uma neoplasia maligna. Nos últimos meses, Lucine e familiares reclamaram das dificuldades para dar andamento ao tratamento em Salvador. O velório está ocorrendo na residência de Luciene à rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias. O sepultamento ocorrerá logo mais às 17 horas...

Rodelas e Glória recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama

Os municípios de Rodelas e Glória, da região de saúde de Paulo Afonso, recebem a partir de sábado (11), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Unidades móveis estarão nas localidades, para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, realizando exames de mamografia.

Em Rodelas, o atendimento será feito até o dia 14 de maio, com a unidade móvel estacionada na Avenida Manoel Moura s/n, ao lado da Prefeitura Municipal, tendo como meta atender a 409 mulheres. Já em Glória, a meta é atender 889 mulheres até o próximo dia 17 de maio. Neste município, a unidade móvel ficará estacionada na Avenida Idalício Farias, s/n, Quadra Santo Antônio. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento...

Paulo Afonso e Jeremoabo recebem a Estratégia de Rastreamento do Câncer de Mama

Os municípios de Paulo Afonso e Jeremoabo, da região de saúde de Paulo Afonso recebem a partir de segunda-feira (22), a Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Unidades móveis estarão nas localidades, para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, realizando exames de mamografia.

Em Paulo Afonso, o atendimento será feito até o dia 9 de maio, com a unidade móvel estacionada no Ginásio de Esporte Luís Eduardo Magalhães, tendo como meta atender a 2.100 mulheres. Já em Jeremoabo, a meta também é atender 2.100 mulheres até o próximo dia 9 de maio. Neste município, a unidade móvel ficará estacionada na Praça do Forró, próximo ao |Centro Médico Dr. Fausto de Aguiar Cardoso. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município...

Estudo relaciona 12% das mortes por câncer de mama ao sedentarismo

Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – cerca de 12% – poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.

Segundo o ministério, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio no organismo, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A pasta destacou que a atividade física, por sua vez, diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormonas sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias...

Prefeitura intensifica combate ao câncer de mama durante o 'Outubro Rosa' em Petrolina

O mês de combate ao câncer de mama - conhecido como 'Outubro Rosa' - chegou, e com ele, uma programação especial da prefeitura de Petrolina que visa conscientizar sobre a prevenção ao câncer mais frequente em mulheres. As ações serão desenvolvidas pelas equipes das unidades de saúde do município, que farão palestras, rodas de conversa, exames preventivos (papanicolau), testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorena Ferraz, os eventos irão destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são grandes. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas e procurem cuidar da saúde. Com os eventos nas unidades, temos o objetivo de chegar a um número maior de mulheres da comunidade, então, convidamos a todas a participar das ações que são momentos de esclarecimento", diz...

JUAZEIRO: PACIENTE QUE LUTA CONTRA CÂNCER DE MAMA RECLAMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Deficiente visual, diabética e realizando tratamento contra um câncer de mama em Salvador a juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos, moradora da rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias, procurou a nossa reportagem para desabafar a sua insatisfação contra a Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente contra a Casa Abrigo na capital baiana que recebe os pacientes do TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

“Dia 26 de março fiz a última consulta em Salvador e a médica botou o retorno agora para setembro, mas eu teria que realizar o exame em junho no Aristides Maltez, cheguei na Secretaria de Saúde e eles não liberaram a passagem e disseram que eu tinha que fazer o exame aqui. Fiz, não sei nem se a médica vai aceitar, vou perder o retorno porque colocaram uma moça lá para marcar as consultas e ela alega que não está conseguindo e dizem que só tem vaga em outubro” explicou a denunciante...

MASTOLOGISTA DO IMIP FALA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES ABAIXO DOS 40 ANOS

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve um aumento de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em entrevista recente ao programa Bom Dia Pernambuco, da Globo, a coordenadora do serviço de Mastologia do IMIP, doutora Isabel Pereira, explicou que um dos principais problemas para o enfrentamento à doença é de que ainda não é possível saber o que causa o câncer de mama.

"Na verdade, não se sabe a causa, mas a gente sabe que 6% dos cânceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. E talvez essa porcentagem seja ainda maior", alertou a especialista, acrescentando que o aumento de pesquisas na área busca entender justamente o que causa a doença. ..

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega a Itapé

Começa nesta sexta-feira (15) em Itapé, Região de Itabuna, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Programa itinerante da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) vai realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de Câncer de mama, em 636 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município.

A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, estará estacionada na Praça Fenelon Santos, nas proximidades do Posto Central, no período de 15 a 20 deste mês. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até 18h...

Câncer de Mama: Ivete Sangalo lança mais uma campanha para as mulheres do Vale do São Francisco

Para ajudar as mulheres do Vale de São Francisco, a cantora Ivete Sangalo lançou mais uma campanha de combate ao Câncer de Mama. Ela fala sobre o Hospital do Amor que tem o seu apoio na região, além do trabalho da Carreta que circula nas cidades da região Norte da Bahia. Veja o vídeo:

..

Unidade móvel do Hospital da Mulher inicia rastreamento de câncer de mama e útero no interior

A unidade móvel do Hospital da Mulher iniciou, ontem, quinta-feira (21), atendimento de rastreamento de câncer de mama e de útero, no município de Jequié. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e vai percorrer todo o território estadual atendendo mulheres de 25 a 64 anos para a realização do preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos para a realização de mamografia.

Em Jequié, a unidade móvel está estacionada na Praça da Matriz, onde vai atender a população em dois períodos. O primeiro, iniiciado ontem e vai até sábado (23). Depois, prestará o serviço entre os dias 26 e 29.  Os pacientes devem se dirigir ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. ..

V GERES trata de prevenção ao Câncer de Mama com aula de zumba para servidoras

"Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!" - Este era o bordão de um personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que incentivava as atividades físicas e outros hábitos saudáveis para se viver bem. Os anos passaram, mas o recado ainda é o mesmo. 

Nesta segunda-feira (30), a V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, através do Núcleo de Atenção à Saúde, realizou uma Manhã Fitness para suas servidoras, como parte da programação de encerramento da Campanha Mundial Outubro Rosa, ressaltando assim a importância da prevenção através de atividades físicas para o combate ao câncer de Mama e de Colo do Útero.

Com oito meses de gravidez, a professora fitness da Academia Duo, Viviane Félix, colocou mais de 20 participantes para dançar zumba e transpirar, em uma atividade divertida e saudável, que contou com representantes de outros municípios, a exemplo de Iati e Lajedo. Depois da atividade, salada de frutas fresquinhas e água para refrescar as atletas do dia. ..

Solidariedade e combate ao câncer de mama marcam a Corrida Outubro em Casa Nova

Realizada na manhã deste domingo, dia 29 de outubro, na região central do município de Casa Nova, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa cumpriu dupla missão: conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero e ajudar a Casa do Oleiro, instituição que realiza a reabilitação de dependentes químicos, com a doação de alimentos. 

Os cerca de 300 participantes, divididos entre homens e mulheres nas modalidades corrida e caminhada, percorreram cinco quilômetros pelas ruas centrais de Casa Nova. Cada inscrito assegurou a destinação de um quilo de alimento para a Casa do Oleiro. O evento, em sua primeira edição, é uma realização de Tum Produções e do grupo Bonecas de Ferro. ..

Alimentação: uma aliada na prevenção contra o câncer de mama

A prevenção é um dos fatores primordiais contra o câncer de mama que vem sendo lembrado no mês do Outubro Rosa. Porém, o oncologista Diego Fernandes, explica que além dos exames de rotina, o hábito alimentar saudável é necessário tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença. Segundo ele, cerca de 20% dos casos são provocados por conta da má alimentação.
 
“As pessoas devem abusar de frutas, leguminosas, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, como salame, refrigerantes e fast food. Quem está em tratamento ou se curou, também tem que cuidar da alimentação, deve evitar o consumo de açúcar, pois tem chance maior do câncer voltar”, alerta. ..