Foram encontrados 421 registros para a palavra: Lixo

Coleta de lixo domiciliar será suspensa no feriado de São João em Petrolina

A Prefeitura orienta os petrolinenses para a suspensão da coleta de lixo domiciliar nesse sábado (24), feriado de São João. Como previsto no calendário anual de atividades de limpeza urbana estabelecido pela gestão municipal, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta-Feira da Paixão e São João.   

A medida é adotada para evitar acidentes com as equipes, bem como, danos ao patrimônio público, por conta das fogueiras juninas. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) orienta que os moradores não descartem o lixo doméstico ao longo do sábado (24), evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material pelas vias. ..

Prefeitura de Petrolina alerta para suspensão da coleta de lixo no domingo (21) 

Prefeitura de Petrolina pede a compreensão dos munícipes para a suspensão da coleta de lixo em todos os bairros da cidade neste domingo (21). A data é uma exceção no cronograma anual da coleta de lixo domiciliar que, até então, só é interrompido em três datas predefinidas durante todo o ano. A mudança se deu em virtude das comemorações do Dia do Gari celebrado na última terça-feira (16), mas somente no domingo poderá ser festejado. 

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) orienta aos moradores que não descartem o lixo doméstico nesse dia, evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material.   ..

Cronograma de coleta de lixo em bairros de Petrolina sofre mudança

A Prefeitura de Petrolina informa que, a partir desta semana, os turnos da coleta de lixo nos bairros Antônio Cassimiro e Vila Eulália seguirão um novo cronograma de atividades. A mudança não afetou a ordem dos dias de passagem do caminhão de lixo, no entanto, os moradores precisam ficar atentos para os novos horários da coleta.

Após os ajustes no cronograma do serviço municipal, a programação ficou da seguinte forma:..

1º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia 

 O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/Ba) junto com o Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis da Bahia - (MNCR/Ba) e apoio do Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Governo do Estado da Bahia realizarão o 1º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia integrantes de associações, cooperativas e autônomos que atuam nas ruas e lixões, que fazem parte do FLC-Ba, nos dias 05 e 06 de maio de 2023, em Salvador – BA. 

O evento tem como objetivo apresentar e discutir junto ao Governo do Estado da Bahia as demandas de ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado. A expectativa do encontro é contar a participação de dezenas de associações e cooperativas, além de catadores/as que ainda trabalham nas ruas e lixões. De acordo com dados do FLC-BA e do Programa Recicle Já Bahia, em relação ao perfil desses profissionais, cerca de 52,8% são homens e 49,8% são mulheres...

Moradores do Castelo Branco reclamam da falta da coleta de lixo. Saae responde

Moradores da Rua 2 quadra A bairro Castelo Branco entraram em contato com a redação da Rede GN para reclamar da empresa que faz a coleta de lixo na cidade.

Segundo os denunciantes o carro coletor de lixo esteve na rua fez a coleta de apenas parte das residências...

Fim dos lixões a céu aberto em Pernambuco, o segundo estado da Bacia do São Francisco a atingir meta que se encerra em 2024

No final do mês de março, o estado de Pernambuco conseguiu encerrar todos os lixões a céu aberto no seu território, ou seja, 184 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha já destinam os resíduos coletados a aterros sanitários licenciados. A informação foi confirmada no último dia 20 de março pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que desde 2014 vem realizando ações de monitoramento e encerramento dos lixões em parceria com o Ministério Público do Estado e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).

Em 2014, quando o acompanhamento iniciou, 155 (84%) das 184 cidades pernambucanas descartavam os resíduos de maneira irregular e somente 29 (16%) utilizavam aterros sanitários. Agora, após zerar essa atividade, além de monitorar para que os lixões não retornem, trabalho que será feito pela CPRH, a próxima etapa é ampliar a quantidade de aterros sanitários, promover a sustentabilidade nos locais e a inclusão social dos catadores, com a capacitação dos profissionais. Atualmente, Pernambuco tem 23 aterros licenciados em operação, e 14 pedidos de licenciamento ambiental para aterros sanitários estão sendo analisados pela CPRH. Entre os pedidos em análise, dois são para ampliação de aterros existentes e 12 se tratam de estudos para a criação de novos aterros...

Prefeitura alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado da Paixão de Cristo em Petrolina  

Seguindo o cronograma anual de atividades da coleta de lixo domiciliar, nessa sexta-feira (7), feriado da Paixão de Cristo, a Prefeitura de Petrolina alerta à população para suspensão temporária do serviço.

Ao longo do ano, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta Feira da Paixão e São João.  ..

Após quase 10 anos, Tribunal de Contas de Pernambuco anuncia fim dos lixões no estado

Em março de 2023, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) anunciou o fechamento de todos os lixões no estado. Nos últimos meses, os dez municípios que ainda utilizavam lixões passaram a destinar seus resíduos sólidos urbanos para aterros sanitários.

O resultado é fruto de trabalho de vários anos do próprio TCE-PE, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e o governo do estado...

Contêiner de lixo instalado pela Prefeitura de Juazeiro é alvo de vandalismo no Residencial São Francisco

Um contêiner de lixo instalado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), no Residencial São Francisco, foi alvo de vandalismo nesta quinta-feira (23). A caixa coletora foi queimada.

O SAAE possui contêineres de lixo instalados em diversos pontos estratégicos da cidade, na sede e no interior, com o intuito de abrigar sacolas grandes de lixo urbano e facilitar o trabalho dos garis. O contêiner foi retirado do local e segue para restauração...

Descarte incorreto de lixo prejudica drenagem de canais em dias de chuva em Petrolina

A semana chuvosa em Petrolina reforça, mais uma vez, o alerta feito pela gestão municipal sobre o descarte incorreto de lixos e entulhos em canais de águas pluviais da cidade. Somente no início desta semana, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) retiraram dezenas de móveis e objetos de dentro do canal que corta o bairro Rio Corrente, na zona oeste. Infelizmente, mesmo com todas ações educativas e o trabalho regular de limpeza dos canais, esse não é um caso isolado no município.  

"Esse descarte irregular prejudica diretamente o processo de drenagem do fluxo das águas de chuva. É um verdadeiro absurdo o que vimos no bairro Rio Corrente! E, mais uma vez, volto a dizer: precisamos da conscientização das pessoas para que o trabalho da prefeitura seja mais efetivo", ressalta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.  ..

Agrovale doa resíduos sólidos e beneficia famílias de catadores de lixo de Juazeiro - BA

A doação de mais de 20 toneladas de resíduos sólidos (plásticos, papel, papelão e eletrônicos), vai fazer a diferença, neste mês de março, para 12 famílias de catadores de lixo de Juazeiro - BA.

A Agrovale, maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, assinou o termo de doação, na manhã desta terça-feira (14), juntamente com a Cooperfitz - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e representantes do SAAE, entidade que vai responder com a gestão da utilização dos resíduos junto à cooperativa...

Leitora denuncia agressão ao rio São Francisco. Lixo de limpeza barcos é jogado nas águas do Velho Chico

Olá Tudo bem? Diante a curiosidade e preocupação de uma cidadã que quer ver o Rio São Francisco vivo, afinal nossa vida depende dele. 

Aqui no ponto das barcas é comum ver o pessoal fazendo as reformas nos barcos, utilizando todo tipo de instrumento e matéria prima. Após serviço todo mundo pode constatar o que é deixado para traz de lixo, sem qualquer preocupação em cuidar da fonte de sua sobrevivência e do seu sustento. ..

Para combater despejo irregular de lixo, prefeitura de Petrolina cerca área no bairro Dom Malan

A prática recorrente de descarte irregular de lixo pode ocasionar uma série de problemas ambientais e de convívio social nas comunidades. Em Petrolina, a prefeitura municipal tem aumentado a fiscalização para combater esse tipo de situação.

Além de fiscalizar, a gestão tem realizado ações de limpeza e implantação de proteções em áreas de despejo clandestino de resíduos.   ..

Receita Federal apreende lixo hospitalar em contêiner no Porto de Suape

Um contêiner contendo 14,8 toneladas de lixo hospitalar saiu de Portugal e foi apreendido pela Alfândega da Receita Federal no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Equipo (dispositivos utilizados para administrar as medicações endovenosas), mangueiras e bolsas para sangue, entre outros objetos, estavam no contêiner.

A Receita Federal realiza um trabalho de análise de riscos em todas as cargas que circulam pelo Porto de Suape e esse contêiner foi apontado como suspeito. A carga foi declarada pelo importador como "polímeros de cloreto de vinila" mas na verdade eram mangueiras, bolsas para sangue e outros resíduos sólidos hospitalares...

Após recolher 32 toneladas de lixo durante Carnaval, Bloco da Limpeza Pública encerra festejos em Petrolina

Após quatro dias intensos de trabalho para garantir o conforto dos foliões, nesta Quarta-feira de Cinzas (22) foi o momento da equipe de limpeza pública de Petrolina festejar.

O Bloco da Limpeza saiu às ruas da cidade, embalados ao som de frevo, limpando e organizado os polos da festa. Este ano, um esquema de serviços públicos foi montado com a participação de cerca de 70 profissionais, possibilitando a retirada de mais de 30 toneladas de lixo das ruas.  ..

Prefeitura de Petrolina orienta moradores sobre coleta de lixo no feriado de carnaval

Por se tratar de um serviço considerado essencial e indispensável, o cronograma da coleta de lixo domiciliar não sofrerá alterações na terça-feira de carnaval, dia 21.

Os moradores devem seguir a rotina normal, respeitando os horários de passagem das equipes de coleta previsto para cada comunidade. ..

Aeroporto de Petrolina reforça alerta à comunidade sobre risco do descarte irregular de lixo para as operações aeroportuárias

Para garantir a segurança operacional, sobretudo nos momentos de pouso e decolagem, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Petrolina (PNZ), reforça o pedido de colaboração da população que mora nas proximidades do local. O descarte irregular de resíduos nas imediações do aeroporto pode atrair aves para a região e provocar colisões com as aeronaves. Para evitar que incidentes como este aconteçam, o Aeroporto de Petrolina segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária.

“Além de ocorrências envolvendo os aviões, o descarte de lixo nas ruas próximas ao aeroporto prejudica o meio ambiente e contribui para a proliferação de doenças. Desde que assumiu a gestão do Aeroporto de Petrolina, em março do ano passado, a CCR trabalha para garantir cada vez mais a segurança das operações nos aeroportos que administra e realiza ações de vistorias preventivas ao redor do perímetro do local. Mas precisamos também do apoio da comunidade para que não jogue lixo nas ruas”, ressalta Jamerson Vasconcelos, gerente de PNZ...

AMMA alerta sobre riscos de queimadas e descarte irregular de lixo em Petrolina

A queima de lixo doméstico praticado por algumas pessoas como forma de dar fim ao entulho é uma prática criminosa e prejudicial ao meio ambiente, além de causar danos à saúde pública com a fumaça.  A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, nesta semana já registrou duas denúncias em áreas distintas da cidade em relação a queimadas.  

"Infelizmente, muita gente tem o hábito criminoso de colocar fogo em lixo. Reforçamos que essa não é a maneira correta de destinação para o lixo de qualquer espécie; a população pode e deve denunciar para que possamos evitar que essa atitude se propague. É tipificado como crime ambiental e a pessoa flagrada colocando fogo em lixo pode ser conduzido pela Patrulha Ambiental. Além disso, há multas pela realização dessa prática. Lamentavelmente a equipe tem que flagrar o responsável para que sejam tomadas as devidas providências", destacou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda. ..

Prefeitura de Petrolina divulga esquema de coleta de lixo durante o feriado

A população deve ficar atenta para o descarte de lixo nos próximos dias em Petrolina. É que excepcionalmente neste domingo, 1º de janeiro, o serviço da coleta de lixo domiciliar será suspenso na cidade. A pausa já faz parte do calendário anual de atividades do setor de limpeza pública. Visando evitar transtornos, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) orienta que os moradores não descartem o lixo doméstico nesse dia, evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material. Na segunda-feira (2), as atividades voltam à normalidade em alguns pontos da cidade, de acordo com o cronograma de cada bairro.

Para evitar acidentes e preservar a segurança das equipes, a gestão municipal orienta também que os moradores tenham cuidado ao acomodar de forma adequada alguns materiais como vidro, palitos de espetinhos e outros. É recomendável não deixar soltos esses objetos pontiagudos e cortantes a fim de evitarmos acidentes com os colaboradores que fazem a coleta...

Morador denuncia ausência de coleta de lixo no Novo Encontro, em Juazeiro

Um morador da Rua bela Vista, no bairro Novo Encontro, em Juazeiro, de prenome Sergio, encaminhou denúncia à redação e espalhou vídeo nas redes sociais, denunciando a ausência de coleta de lixo na comunidade, que, segundo ele, estaria completamente abandonada no quesito limpeza pública.

Em vídeo, o morador mostra um monte de lixo sobre o Canal da Vila Jacaré e assume que ele mesmo jogou lá: “Olha, tá vendo aqui, esse lixo está todo sobre o canal mas não foi outra coisa não, foi eu que joguei porque nas portas está enchendo de rato, porque tem gente vindo de outras comunidades e jogando na porta dos outros, então tá enchendo de ratos dentro de casa e esse lixo aqui fui eu que joguei pra ver se a prefeitura toma providências, porque eu não quero esse lixo na minha porta não”, declarou...