Foram encontrados 5716 registros para a palavra: saúde

DAVI LIMA PEDE CELERIDADE EM PROCESSO NA JUSTIÇA FEDERAL CONTRA A SAÚDE DE JUAZEIRO

O comunitário Davi Lima de Souza esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (04) para reclamar sobre a qualidade da água distribuída em Juazeiro. “É impressionante, na coleta de lixo altamente deficitária, montanhas de lixo nas ruas, esgotos a céu aberto, proliferação de insetos, muriçocas atormentando o povo, muitos se queixam de disenteria, dores de barriga etc. Confesso que fui surpreendido no último dia 16 quando minha esposa me apresentou dois cálices de água da torneira aqui no Residencial Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro. Essa água foi colhida pela manhã, deixamos decantar e no dia seguinte fizemos as fotos. Urge providências imediatas das autoridades do município antes que as epidemias se instalem causando danos irreparáveis a sociedade. Vocês sabem o que é barrilha? Perguntem ao SAAE o que é barrilha e vocês vão ver que a população está sofrendo é por causa das impurezas oriundas da água nova no Rio São Francisco cujo tratamento não está sendo adequado” declarou Davi.

Em seguida, o Assessor de Imprensa do SAAE, Antônio Pedro, participou por telefone e explicou que diferente do que foi denunciado a autarquia municipal tem laboratório próprio e contratou outro laboratório particular para atestar que a água distribuída aos munícipes está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. “Nós fazemos testes de qualidade da água de duas em duas horas e os resultados comprovam a qualidade da água levada às residências juazeirenses" esclareceu Antônio Pedro...

Prefeitura de Casa Nova vai entregar duas escolas e uma unidade de Saúde no inicio da semana

O inicio da próxima semana em Casa Nova será repleto de novidades. A prefeitura municipal vai entregar à comunidade mais três equipamentos públicos - duas escolas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
 
Depois de inaugurar a reconstrução das unidades Tia Cotinha, Pingo e Gente, Eulália Passos e José Dias, a prefeitura de Casa Nova vai entregar nas comunidades do Riachinho II, na Serra da Pimenta, e no Entrocamento duas unidades educacionais totalmente reconstruídas.
 
Na Serra da Pimenta, a solenidade de entrega da escola José Hermelino Santos será neste domingo, 6, a partir das 18h.  A unidade teve sua sala de aula, cantina e banheiro totalmente reconstruídos, além da manutenção da rede hidráulica e elétrica.  A Escola Edeltrudes Libório Passos, no Entrocamento, terá a sua inauguração na quarta-feira, 9, 18h. A unidade ganhou novo piso, pintura, reforma das salas, cantina e banheiros. As duas escolas vão receber mobiliários novos, espaço de leitura e ambientação pedagógica.
 
No distrito de Bom Bom, a comunidade vai receber totalmente ampliado e reformado a Unidade Básica de Saúde César Ribeiro dos Santos na segunda-feira, 7, a partir das 18h.  A UBS vai acolher em um espaço mais confortável a população local com novas salas, espaços comuns, consultórios, instalações elétricas, hidráulicas, forro e pintura.   A comunidade conta na unidade com o atendimento médico, odontológico e de enfermagem.
 
O prefeito Wilson Cota destaca as ações realizadas. "Estamos entregando as obras que o povo precisa e vem muito mais por ai. Convido a toda população para prestigiar esse novo momento que estamos instalando em Casa Nova. Investir em Saúde e Educação é investir no futuro", comenta. ..

Petrolina: Bebês com microcefalia são acompanhados pela Secretaria de Saúde

Os bebês com microcefalia residentes em Petrolina passaram, nesta quinta-feira (03), por mais uma sessão de atendimento multiprofissional oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde.  A consulta, realizada por uma neurofisioterapeuta e uma psicóloga, teve como objetivo estimular as crianças e acolher a família.

Durante o atendimento, os bebês passaram por exercícios de estímulo sensorial para o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras. Já os pais participaram de uma palestra sobre a importância da família na estimulação precoce dos bebês com microcefalia, ministrada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)...

SECRETARIA DE SAÚDE PROMETE ENVIAR EQUIPES AOS LOCAIS ONDE A POPULAÇÃO TEME FOCOS DE DENGUE

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o setor de vigilância do município irá enviar uma equipe de endemias aos locais das denúncias para realizar o combate aos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria dispõe do número (74) 9 9198-3057 para denúncias e pedidos de vistoria nas residências para troca de informações através do aplicativo What's App. Quem não tiver acesso ao What's App, pode entrar em contato também através do Disk denúncia 74 3612-3763.  A secretaria pede a colaboração de todos no combate ao mosquito...

Prefeitura de Juazeiro atende comunidade do Quidé na oitava edição da Caravana da Saúde

A Caravana da Saúde desembarcou nesta quarta-feira, 2, no bairro Quidé. Logo nas primeiras horas do dia, a Unidade de Saúde do bairro ficou lotada pela comunidade que aguardava ansiosa pela prestações dos serviços que incluem diversas especialidades. Maria Antônia, de 70 anos, é moradora da Rua da Alegria, e agradeceu ao governo municipal pela iniciativa. “Nunca vi uma Caravana da Saúde em meu bairro, essa gestão está fazendo a diferença tanto na educação, como na saúde. Muito bom o atendimento aqui”, comentou a aposentada.

A Secretaria de Saúde registrou cerca de 400 atendimentos. O programa que teve inicio em janeiro deste ano já ultrapassa os três mil atendimentos. O prefeito Isaac Carvalho afirmou que o grande objetivo do programa é reestruturar o setor de saúde de Juazeiro e acabar com as filas de espera das UBS. “A Caravana faz parte do projeto de reestruturação que o governo tem para o sistema de saúde de Juazeiro. Nossa proposta é equacionar a maior parte desse passivo de cirurgias, exames, consultas e manter a saúde estruturada para que essa fila não se forme novamente”, argumentou o prefeito. ..

Petrolina: Secretaria de Saúde instala Unidade de Saúde no bairro Terras do Sul

A partir desta terça-feira (01) os moradores Terras do Sul passaram a contar com uma Unidade de Saúde no próprio bairro. A comunidade era atendida pelos profissionais do AME Leonor Eliza, no Dom Avelar.

"A população atendida pela AME cresceu bastante nos últimos anos, então vimos a necessidade de estabelecer uma Unidade de Saúde que atendesse somente os moradores do Terras do Sul. Estamos felizes, pois é mais uma conquista para o nosso povo", afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Secretaria de Saúde e SESC Petrolina lançam programa com Unidade Móvel Odontológica

Visando ampliar a oferta de procedimentos odontológicos, a Secretaria de Saúde de Petrolina firmou parceria com o SESC para implantação do consultório itinerante - OdontoSesc. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (29) na Unidade de Saúde Beatriz Luz, na Cohab VI.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, frisou a importância de proporcionar o melhor à população. "Ao longo da gestão Julio Lossio reestruturamos a Saúde Bucal do município, adquirimos 27 novos consultórios odontológicos, para nossas Unidades de Saúde; alem de duas Unidades Móveis, e, agora, teremos a unidade OdontoSesc que vem agregar valor ao atendimento já prestado aos nossos usuários"...

Bairro Quidé recebe na próxima quarta-feira a Caravana da Saúde

A oitava edição do projeto Caravana da Saúde será realizada, na próxima quarta-feira (02), na Unidade Básica de Saúde do bairro Quidé.  O atendimento será das 8h às 14h.

A comunidade local terá a disposição os seguintes serviços: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, nutricionista, clínico geral, exame eletrocardiograma, fonoaudióloga, coleta de exames laboratoriais e de verminoses...

Secretaria de Saúde acompanha reforma da Unidade de Saúde de Ponta da Serra em Petrolina

Neste sábado (27) a secretária de Saúde, Lucia Giesta, e a coordenadora de Manutenção, Raquel Correia, visitaram a comunidade de Ponta da Serra, zona rural de Petrolina, para acompanhar a obra de reforma da Unidade de Saúde.

O espaço está sendo reestruturado para melhor atender os moradores. "Nossa equipe está empenhada trabalhando todos os dias, inclusive aos sábados, para entregar o quanto antes a Unidade reformada. O prédio estava com alguns problemas no forro, rede elétrica, hidráulica, mas tudo isso está sendo resolvido", afirmou a secretária...

Petrolina: Secretária de Saúde visita canteiro de obras da sede do Cerest

Acompanhada de sua equipe, a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, visitou, nesta sexta-feira (26), o canteiro de obras da nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Antônio Cassimiro.

Faltando apenas alguns ajustes para a conclusão da obra, o espaço deve ser inaugurado na primeira quinzena de março. "A gestão Julio Lossio vem investindo de modo significativo tanto na construção como na reforma de equipamentos públicos de saúde e o Cerest, pela primeira vez, terá uma sede própria em Petrolina. Nós estamos muito felizes por essa conquista. Nosso objetivo é que as pessoas sejam sempre bem acolhidas e recebidas por nossa equipe com dignidade e respeito", disse Lucia Giesta...

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza testes rápidos de HIV na Funase

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina (CTA) realizou 46 testes rápidos para HIV em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e orientou os funcionários assistir o menor portador de alguma doença transmitida sexualmente.

"É importante que as pessoas se sensibilizem cada vez mais para o uso consciente da camisinha. Relação sexual desprotegida é risco para contrair qualquer doença, inclusive, a AIDS. Esse ano já temos 5 casos de AIDS e 12 de HIV", alertou a coordenadora do Espaço Vida, Raquel Costa...

Minstério da Saúde anuncia liberação de R$ 300 mil para compra de repelentes para gestantes

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quinta (25) no Senado, a transferência ao Ministério de Desenvolvimento Social de R$ 300 milhões para a compra de repelentes, que serão distribuídos para gestantes atendidas pelo Bolsa Família. A estratégia tem como objetivo reduzir o risco de casos de zika entre grávidas e, consequentemente, de nascimento de bebês com microcefalia. Embora não haja uma afirmação categórica de organismos internacionais de saúde, para o governo brasileiro está certa a relação entre o aumento de casos da má-formação com a transmissão vertical do vírus. O anúncio foi feito durante uma sessão realizada no Plenário do Senado Federal para discutir a microcefalia e o zika no País. Castro se referiu ao momento pelo qual o País passa como um dos mais difíceis da saúde pública brasileira e mundial. "Não é à toa que a última vez que o Brasil havia declarado emergência pública foi em 1917, com a gripe espanhola", disse o ministro. 

Castro voltou a afirmar que a tarefa de se combater o mosquito não cabe apenas ao governo federal. "O mosquito não tem filiação partidária. A responsabilidade é de todos brasileiros e de toda humanidade", completou. Ele ressaltou a necessidade do trabalho do poder municipal, da sociedade civil e chegou a sugerir que pessoas "inspecionem seus vizinhos" em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Questionado sobre os gastos com vigilância, Castro fez uma comparação com o que foi investido na área durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. De acordo com ele, entre 1995 e 2002, foram aplicados R$ 20,63 bilhões. Durante o governo Lula, foram investidos R$ 44,1 bilhões e nos 5 anos da presidente Dilma, R$ 53 bilhões. "Todos reconhecemos que não é suficiente. Precisamos de mais", concluiu. Mais uma vez, o ministro praticamente descartou a possibilidade da incorporação da vacina contra dengue, produzida pela Sanofi Pasteur na rede pública de saúde. Ele observou que o imunizante, que já recebeu aval da Anvisa para comercialização no Brasil, é caro, tem de ser aplicado em três doses e, sobretudo, não é indicado para um público alvo considerado essencial pelo governo: crianças e idosos. "Na vacina da dengue, as crianças abaixo de 10 anos e os mais idosos são prioridade. E essa vacina não presta para isso", completou. Castro apontou ainda o problema de a vacina ter eficácia distinta, de acordo com o subtipo do vírus da dengue. O único ponto positivo citado pelo ministro foi a possibilidade de a vacina reduzir o porcentual de casos graves e de internação de pacientes. Apesar de tantas restrições, o ministro afirmou que a decisão sobre a incorporação da vacina da dengue no SUS ainda não está tomada. "Isso precisa de uma análise mais detalhada", completou. Não há prazo para essa decisão ser tomada...

Petrolina: Unidade de Saúde do Loteamento Recife terá mais uma equipe Saúde da Família

A partir do dia 01 de março as comunidades atendidas pela Unidade de Saúde do Loteamento Recife contará com uma nova equipe de Saúde da Família. A secretária de Saúde, Lucia Giesta, informou nesta quinta-feira (25) a novidade aos profissionais da unidade e usuários.

"O objetivo da gestão Julio Lossio é sempre melhorar a assistência para população. A nova equipe, formada por médico e enfermeiro, auxiliará os demais profissionais, otimizando o fluxo de atendimento e ampliando número de consultas médicas e de enfermagem", afirmou Lucia...

Novos programas da Secretaria de Saúde de Petrolina são apresentados aos membros do CMS

Ontem (25), durante reunião do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS), a equipe da Secretaria de Saúde apresentou três novos programas: Anjo da Guarda, Aniversário Saudável e Paz no Trânsito. Os programas visam reduzir as principais causas de mortalidade no município. "Hoje, as causas externas, doenças circulatórias e neoplasias são as principais causas de óbito, em Petrolina. E, diante disso, os programas vêm para modificar essa realidade", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

O Anjo da Guarda dará maior assistência às gestantes e bebês durante o pré-natal e pós-parto também; o Aniversário Saudável propõe um check-up baseado em 5 eixos – hipertensão, diabetes, câncer de mama, colo de útero e próstata -. Já o programa Paz no Trânsito visa reduzir o número de acidentes de trânsito através da conscientização...

Secretaria de Saúde define cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Médico para março

Ao todo, 13 localidades do interior de Petrolina receberão visita da Unidade Móvel de Atendimento Médico em março. O ciclo de atendimento começa no dia 01/03 na comunidade Volta da Carolina, em Uruás.

Durante as visitas são realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessária. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe, a partir das 8h do dia programado..

Sétima edição da Caravana da Saúde atende cerca de 400 pessoas e reforça o combate a dengue no bairro Antônio Guilhermino

A sétima edição da Caravana da Saúde registrou cerca de 400 atendimentos nesta quarta-feira (24), no bairro Antônio Guilhermino. Além das consultas médicas e a realização de exames, Agentes de Endemias promoveram um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no bairro. A equipe de endemias visitou cerca de 70 casas, informando à população sobre os perigos representados pelo mosquito e a eliminação dos focos de proliferação.

O secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, ressaltou que a gestão está ampliando cada vez mais os atendimentos a população na Caravana e que o governo não está medindo esforços para combater o Aedes aegypti. “Eliminar o mosquito é uma das prioridades do governo municipal. Além de ofertar saúde, estamos trabalhando nas ações de prevenção e eliminação dos possíveis focos do mosquito da dengue”, ressaltou Pedra...

Secretaria da Saúde de Juazeiro e Núcleo Regional de Saúde do Norte investigam oito casos suspeitos de microcefalia em Juazeiro

Com o objetivo de traçar metas para diagnóstico e assistência à saúde nos casos de bebês nascidos com microcefalia, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde e o Núcleo Regional de Saúde do Norte‏ se reuniram na tarde da última terça-feira (23), na 15ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) em Juazeiro para discutir a linha de cuidado para as crianças nascidas com microcefalia, assim como o fluxo e o protocolo assistencial.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Norte, Lizandra Amin, e teve a participação de representantes da Maternidade Municipal de Juazeiro, da Vigilância, Educação Permanente, Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), Regulação e gestores da Secretaria Municipal de Saúde...

Secretaria de Saúde de Juazeiro e Hospital Regional realizam mutirão de pequenas cirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Regional de Juazeiro informam que nesta sexta-feira (26) e sábado (27) será realizado um Mutirão de Pequenas Cirurgias (cistos epidérmicos, verrugas, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, exérese de unha, etc), no ambulatório do hospital.  

Serão realizadas 100 cirurgias por dia. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar o ambulatório do hospital, portando Guia do SUS, Cartão SUS e documento RG...

Bairro Antônio Guilhermino receberá nesta quarta-feira (24) a Caravana da Saúde

A sétima edição do programa Caravana da Saúde, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde será na próxima quarta-feira, 24, no bairro Antonio Guilhermino. 

O programa criado com a proposta de dar celeridade ao grande volume de consultas e exames demandados pela população oferece diversas especialidades: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, fonoaudióloga, nutricionista cirurgião geral, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais. A população pode buscar a Unidade de Saúde do bairro neste dia 24, das 8h às 14h...

Convênios reforçam saúde e educação no município de Teofilândia

O governador Rui Costa entregou, sábado (20), durante visita à cidade de Teofilândia, no Território do Sisal, uma unidade de saúde no povoado de Limeira, reformada com R$ 185 mil de recursos estaduais, além de obras realizadas com recursos federais – uma creche com capacidade para 120 crianças, uma quadra poliesportiva, um Centro de Saúde da Família e uma Unidade de Saúde Municipal. 

Durante a inauguração das três unidades de saúde, o governador destacou a importância dos consórcios municipais. “Nós já estamos começando a construir cinco policlínicas, por meio dos consórcios municipais de saúde - em Teixeira de Freitas, Jequié, Guanambi, Irecê e Paulo Afonso. Eu espero que aqui seja o sexto, para o povo já sair do médico com o pedido de exame que poderá ser feito rapidamente, sem precisar viajar até quase mil quilômetros para isso”. O prefeito de Teofilândia, Adriano Araújo, elogiou as parcerias. “Nós estamos em um momento de dificuldade e isso tornou a parceria fundamental para o município. O desenvolvimento, nesse momento, só é possível com estes tipos de parcerias, inclusive, muitas vezes, envolvendo os três eixos: união, estado e municípios. Hoje aqui é a prova de que este diagnóstico está correto”

Educação

Na entrega da creche, Rui informou que a instituição faz parte do Plano Nacional para levar educação infantil a todos os brasileiros. “O programa foi lançado pela presidente Dilma, que disponibilizou seis mil creches para as prefeituras contratarem, construírem e entregarem para a população. Aqui na Bahia, eu participo das inaugurações dessas creches do governo federal, porque a educação é o que transforma um país e tem que começar desde que as crianças são pequenas”.

Ainda na cidade, o governador visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva, e falou sobre o programa Educar para Transformar. “A educação não se realiza na secretaria, mas nas escolas. Eu já visitei 152 escolas em toda a Bahia, para conhecer a realidade das salas de aula. E as escolas estaduais não têm só problemas, têm muita coisa boa e bonita acontecendo, tem arte, tem jovem escrevendo livro”. Rui fez um pedido para a população. “Ninguém faz tudo sozinho. Educação é a tarefa da união de um povo com seu governante. Quero pedir ajuda de vocês para as escolas e creches. Aqui tem muito comércio, tem médico, engenheiro. Colaborem, ensinem nas escolas, tirem um tempo da sua vida para reforçar a educação. Nós vamos estar transformando a vida dessas pessoas”.

O estudante Gabriel Flerence está no segundo ano do colégio e levou reivindicações para o governador. “É uma iniciativa importante, ele está priorizando a educação, que é o futuro do nosso país. Espero que ele atenda nossos pedidos, pois são importantes para a nossa escola”. “A visita foi maravilhosa, estou com 34 anos no Estado e é a primeira vez que vejo um governador no colégio. Foi uma grande honra e estou muito feliz. Ele ouviu os alunos, pais, professores, alunos com necessidades especiais, ele deixou todo mundo com um sorriso no rosto”, destacou a diretora da escola, Lucênia Reis.

Agricultura familiar

Neste sábado, também foram entregues, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dez veículos que auxiliarão na produção de agricultores familiares dos municípios de Teofilândia, Valente, Ichu, Serrinha, Feira de Santana e Retirolândia. Rui também visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva.

Rui lembrou que a Bahia é o estado brasileiro que tem mais gente vivendo da agricultura familiar. “São 700 mil famílias, ou seja, mais de 2,8 milhões de pessoas sobrevivendo da agricultura familiar. Se nós melhorarmos a vida dessas pessoas, a vida nas cidades também vai melhorar”. Rui afirmou que é por isso que o Estado está investindo no segmento. “Aqueles caminhões e carros são para transportar alimentos perecíveis, porque o caminhão é frigorífico, e os carros pequenos são para assistência técnica. Quando a gente aplica tecnologia e técnica, a gente melhora a renda do agricultor. Com a melhora da renda, os agricultores vão gastar no comércio, então vamos gerar mais empregos nas cidades. É a roda da economia girando favoravelmente”.

Eleneide Alves Cordeiro é representante de uma central de cooperativas que atende a 40 instituições e recebeu as chaves do caminhão baú. “Serão cerca de dez mil pessoas beneficiadas. Com este caminhão nós vamos fazer a logística do que é produzido pela agricultura familiar e pela economia solidária, já que nós participamos das chamadas públicas na Bahia”.  ..