Foram encontrados 559 registros para a palavra: desenvolvimento

PC do B debate desenvolvimento da região norte durante encontro em Juazeiro

Na última sexta-feira (18), militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) de Juazeiro realizaram um encontro, no Raporte Hotel, para discutir os novos rumos do partido e a promoção de políticas públicas para os municípios do norte do estado da Bahia. 

A reunião contou com a participação de todas as direções municipais do PC do B, da região, candidatos a prefeitos e vereadores eleitos e não eleitos e presidentes dos partidos das cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Casa Nova, Uauá, Andorinha, Curaçá, Itiúba, Remanso, Pilão Arcado, Chorrochó, Sobradinho e Campo Alegre de Lourdes. Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Zó e Bobô, o ex-presidente estadual do PC do B e deputado federal, Daniel Almeida, e o presidente estadual do PC do B, Davidson Magalhães. ..

Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Local é tema de workshop em Petrolina

Evento vai reunir agricultores, gestores educacionais e representantes de órgãos federais

A Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco vai realizar na próxima quinta (3) o Workshop de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local, a partir das 9h, no Centro de Convenções de Petrolina...

Reunião do CMDRS discute projetos que beneficiam comunidades rurais de Juazeiro

Foi realizada nesta quarta-feira (26), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Na ocasião foi apresentado pelo representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Teófilo Neto de Santana um projeto sobre Produção Sustentável de Forragens Irrigadas para o Sertão do São Francisco.

Segundo ele, inicialmente serão implantadas em seis municípios da região, unidades de forragem, com culturas variadas, em pequenas áreas irrigadas. "O objetivo do projeto é complementar a alimentação animal, ajudando os pequenos produtores da região. Iremos aproveitar os pontos de água já existentes e proporcionar uma variedade de forragens, como o sorgo, leucena, milho, palma forrageira dentre outros. Queremos uma participação mais ativa da prefeitura e discutir com o Conselho o local a ser implantado, a estratégia e a dinâmica do projeto", explicou Teófilo...

Seminário de Desenvolvimento Territorial chega ao Sertão do São Francisco

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, na próxima terça-feira (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco). ..

Integração Nacional busca apoio de investidores para impulsionar o desenvolvimento regional

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, apresentou oportunidades de investimento em projetos de desenvolvimento regional ao vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Xian Zhu, nesta quinta-feira (20). A intenção é sensibilizar a direção do Banco dos BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - para financiar esses projetos, que geram renda e reduzem as desigualdades regionais.

O NBD é um banco de desenvolvimento multilateral que pode financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável tanto do setor público como do setor privado.

Ao apresentar ações e programas executados pela Pasta, Helder Barbalho explicou que o Ministério é responsável pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e que vê possibilidade de construção de sinergias entre os recursos dos Fundos e do NBD...

Seminário de Desenvolvimento Territorial chega ao Sertão do São Francisco

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, na próxima terça-feira (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco). 

O evento é liderado pela coordenadora de projetos do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), a socióloga Tânia Zapata, especialista em Desenvolvimento Humano. A ideia é construir redes colaborativas, com o olhar atento para a riqueza dos recursos e o empreendedorismo da população local, ajudando na construção de uma visão de continuidade de projetos estratégicos...

Rui destaca parceria do Governo com prefeitos eleitos para o desenvolvimento da Bahia

O governador Rui Costa parabenizou os prefeitos eleitos neste domingo (2) e destacou a importância da parceria dos Municípios com o Governo para o desenvolvimento da Bahia. “Independentemente dos resultados, continuarei sendo o governador de toda a Bahia, portanto estarei sempre aberto a novas parcerias com os prefeitos eleitos. Seguirei em ritmo acelerado de trabalho em todo o estado”, afirmou o governador. 

“O que interessa a partir de agora é desenvolver os projetos que têm como objetivo melhorar a vida dos baianos que mais precisam. Juntos, Governo e Prefeituras podem garantir a realização desses projetos, gerando emprego e renda em todos os municípios”, acrescentou o governador, que ainda está avaliando o novo quadro político da Bahia após o pleito deste domingo. ..

Em reunião com comerciantes, Anisio Viana apresenta proposta para o desenvolvimento econômico de Casa Nova

Atendendo a um convite da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Casa Nova (ACIACN) o candidato a prefeito Anisio Viana (PSDB) participou de uma roda de debates com comerciantes para apresentar propostas que contemplem as demandas dos empresários locais. A reunião aconteceu na sede da Associação terça-feira, 27. “Vamos ser parceiro dos comerciantes locais, pois entendemos que desenvolver o comércio local é fundamental para o andamento da cidade. Uma das nossas ações será valorizar os empresários, priorizando os fornecedores locais nas demandas da prefeitura como clausula de licitação”, comentou Anisio Viana.

Anisio Viana também apresentou como proposta o ‘CASA NOVA CRED’. Todo servidor público municipal terá um cartão de crédito com limite pré-definido para comprar só no comércio local. “Para o comerciante poder aceitar o cartão, terá que ser associado a ACIACN. Com essa proposta queremos que o dinheiro circule aqui em nossa cidade”, explicou. Além das propostas diretamente voltadas para o setor empresarial, Anisio pontuou as propostas relativas a educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente e juventude. “Uma cidade bem planejada e administrada, onde a população tem seus direitos respeitados é bom para todo mundo, inclusive para o comercio”, comentou...

Sobradinho ultrapassa meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que Sobradinho alcançou o seu maior índice de qualidade na educação básica no que diz respeito ao Ensino Fundamental II, de acordo com o histórico disponível no site da instituição. O Ideb é calculado a partir de dados relacionados a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, realizado anualmente,  e médias de desempenho em avaliações como a Prova Brasil.

Segundo os dados do Ideb, Sobradinho superou, inclusive, a meta estabelecida pelo órgão, alcançando a média 4.1 em 2015. O Cálculo é divulgado a cada dois anos, considerando a qualidade da educação fornecida pelo município...

Bahia apresenta evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A rede estadual de ensino público da Bahia apresentou evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado ontem (08) pelo Ministério da Educação. A medição é realizada a cada dois anos. O ensino fundamental - anos iniciais passou de 4,0 em 2013, para 4,3 em 2015. O crescimento também ocorreu nos anos finais do ensino fundamental, passando de 3,1 para 3,2 em 2015. No ensino médio, o índice também apresentou melhora: passou de 2,8 para 2,9 em 2015.

Através do programa Educar Para Transformar, lançado em 2015, o Governo da Bahia vem preparando as bases para um salto de qualidade na próxima aferição do Ideb, que será em 2017. O programa tem ações de formação de professores, fortalecimento da relação com os municípios com foco na alfabetização de crianças de até oito anos de idade, fortalecimento do protagonismo estudantil e linhas de ações para tornar mais atrativo o ensino das ciências em sala de aula, com o desenvolvimento da Feira de Ciências da Bahia (Feciba) e o Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC), que realiza oficinas e cursos nas diversas áreas de conhecimento. Mais informações no site da Secretaria da Educação. ..

Odacy afirma em debate da CDL/Sindilojas que seu governo vai devolver a geração de empregos e o desenvolvimento econômico à Petrolina

Em seis blocos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e o Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas), promoveram o debate com os candidatos a prefeito. O evento ocorreu no auditório do Senac local na noite desta segunda-feira, 5. O debate foi mais uma oportunidade do candidato a prefeito, deputado estadual Odacy Amorim, PT, apresentar suas propostas para voltar a governar Petrolina, desta vez para o fortalecimento lojista e o desenvolvimento econômico do município.

"Fizemos muito pelo segmento lojista e pelo desenvolvimento econômico de nossa cidade e governei apenas dois anos. Aproveito esse momento para mostrar que temos compromisso com lojistas e comerciantes e ainda com o desenvolvimento de Petrolina. Nossa proposta é incentivar o empreendedorismo para fortalecer o emprego, oportunidades para esses jovens que estão trabalhando na campanha, mas que precisam de oportunidades depois de 2 de outubro. A criação de quatro shoppings a céu aberto na cidade e uma nova Ceasa, unindo a área irrigada à zona urbana, onde também incentivarei os distritos industriais compactos, estão no modelo que iremos implantar", disse Odacy...

ANDERSON DA ILUMINAÇÃO AFIRMA: "VEREADOR MEDEIROS É CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE JUAZEIRO"

Em resposta ao vereador José Carlos Medeiros, em publicação neste blog, o vereador Anderson da Iluminação esclarece que: Diferente do que alega José Carlos Medeiros, a prefeitura de Juazeiro em nenhum momento afirmou ser proprietária da obra do calçadão da Rua Conselheiro Saraiva. Em todos os anúncios feitos pela gestão do prefeito Isaac Carvalho, foi claramente divulgado que a obra se trata de uma parceria público-privada. O que essa gestão fez foi corrigir um erro que já vinha se arrastando na Justiça há mais de 10 anos, erro esse cometido por gestões passadas em que se disputava a área do Terminal Rodoviário Urbano. O município já havia perdido duas ações de Usucapião e a Justiça já havia determinado a expedição do Imposto de Transferência de Bens Intervivos (ITBI).

Para que essa perda não prejudicasse comerciantes, empresários e próprio município, a Procuradoria Geral do Município entrou com processo de negociação, intermediada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde foi envolvida de maneira ampla uma discussão com o empresário - suposto dono da área, em conjunto com a Associação de Camelôs do Camelódromo 2 de Julho, além dos empresários das áreas a serem beneficiadas com a intervenção. Baseado nisso, depois de um longo tempo de negociação, foi possível chegar a uma decisão que foi positiva para todos os envolvidos...

Espaço do Leitor: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação responde denúncia de leitor

Nesta segunda-feira (08), o Blog Geraldo José postou uma denúncia das moradoras Tarciane e Tatiane referente a falta de pavimentação na Rua Anísio José da Silva, no bairro Jardim Vitória, em Juazeiro.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEDUH, através de nota informou ao Blog  que dentro do projeto de pavimentação que atualmente está sendo executado não só no bairro Jardim Vitória, mas também nos bairros João XXIII e João Paulo II, a complementação da pavimentação em paralelo da Rua Anisio José da Silva deve ser executada em breve dentro do cronograma das obras. O projeto em andamento beneficia um total de 14 ruas no bairro Jardim Vitória, sendo que a Rua Gilvan Alexandre de Sá já foi pavimentada e entregue a comunidade. Atualmente a Rua Agricio de Brito está em obra. ..

LEITORES FAZEM APELO AO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO DE JUAZEIRO

Ilmo Sr. Jorge Barbosa,

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação...

Rui recebe presidente do Fundo de Desenvolvimento Agrícola, que financia R$ 100 milhões destinados ao Pró-Semiárido

Após retornar nesta quinta-feira (21) pela manhã da viagem ao município de Uauá, onde inaugura, em companhia do governador Rui Costa, a Agroindústria de Processamento de Frutas da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), financiada com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o presidente do FIDA, Dr. Kanayo F. Nwanze, se reúne, às 17h, na sala de reuniões, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com o governador Rui Costa.

O presidente do FIDA, Kanayo Nwanze, e o diretor para a América Latina e Caribe, Joaquim Losano, estão na Bahia desde terça-feira (19) para uma visita oficial de dois dias a comunidades rurais que receberam investimentos do acordo nomeado Pró-Semiárido. O Projeto está sendo executado na Bahia por meio de empréstimo entre o Governo da Bahia e o FIDA, com investimentos da ordem de U$ 100 milhões, voltados à erradicação da pobreza na região do semiárido baiano. Os recursos serão aplicados em assistência técnica, insumos produtivos ajustados para o semiárido e transformação da produção...

Remanso terá prioridade nos investimentos que impulsionam o desenvolvimento

Em Juazeiro, nesta segunda-feira (11/07), para participar do ato de lançamento da pré-candidatura a prefeito de Paulo Bonfim e da recepção ao Presidente Lula, o advogado Marcos Palmeira, filiado ao PC do B em Remanso, aproveitou a oportunidade para conversar com o Governador da Bahia, Rui Costa sobre a necessidade de priorizar investimentos que levem desenvolvimento ao município.

Conhecedor do Programa Pró Semiárido, com recursos estimados em 350 milhões para serem aplicados nos municípios do semiárido baiano, Palmeira levou sua preocupação ao governador quanto ao município de Remanso: “Por descaso, Remanso há mais de dez anos está inadimplente e obter recursos do governo estadual e federal é impossível através da prefeitura. O projeto Pró-Semiárido será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da CAR. Sem a interferência política de grupos que sempre direcionam suas ações para o benefício dos amigos. O governador nos garantiu que, a partir do ano que vem, a prefeitura de Remanso terá participação efetiva nas decisões de aplicação dos recursos”...

Em Juazeiro, Lula participa de ato pelo desenvolvimento do semiárido

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feria (11) do Bahia Mais Forte, organizado pelo governo baiano na cidade de Juazeiro. O ato reuniu movimentos sociais, gestores públicos e a população local no lançamento de uma série de ações para o desenvolvimento rural do semiárido. O evento aconteceu na Orla 2, ao lado do barco Saldanha Marinho, conhecido como Vaporzinho, e contou com a presença do governador Rui Costa e do ex-governador Jaques Wagner, do prefeito Isaac Carvalho, do senador Otto Alencar, além de prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores e outros gestores públicos. O evento foi aberto e teve a presença de mais de duas mil pessoas.

Lula começou sua fala comemorando a notícia de que, mesmo com a maior seca dos últimos tempos no Nordeste, nenhuma criança morreu de fome como acontecia antes. "Quando eu era criança, a 200 metros da minha casa tinha um lugar de enterrar pagão, que eram as criancinhas que morriam antes de ser batizadas". O ex-presidente lembrou que deu muitas palestras pelo mundo contando como o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU. "Eu dizia: se você quer acabar com a fome do seu país, não tem outro jeito: você precisa incluir o pobre no orçamento. Seria impossível esse país chegar onde chegou se não fossem vocês"...

Autorizadas ações que somam R$ 1,3 bilhão para desenvolvimento rural

Fortalecer a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento e modernização das atividades no campo, e combater a pobreza em dezenas de municípios do semiárido baiano. Com esses objetivos, um conjunto de ações do Programa Bahia Mais Forte foi lançado pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (11), em Juazeiro, no norte da Bahia. Programas como o Pró-Semiárido, Garantia Safra da Agricultura Familiar e Plano Safra tiveram a execução autorizada pelo governador, que ainda entregou máquinas agrícolas e assinou convênios do Bahia Produtiva. Somados, os investimentos e créditos das ações passam de R$ 1,3 bilhão. O evento foi realizado na Orla II de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, com a presença de secretários de estado, autoridades políticas e representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. 

Na ocasião, Rui ressaltou a importância do programa de grande porte que alcançará milhares de baianos. "Este é um investimento estruturante para aumentar a produção da agricultura. A ideia é que a melhor solução para a pobreza é a produtividade no campo, o emprego, para melhorar a vida daqueles que com muito sacrifício produzem no semiárido baiano", afirmou. O Pró-Semiárido terá investimentos de cerca de R$ 350 milhões, beneficiando 70 mil famílias de 32 municípios baianos que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos objetivos do programa, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), é combater a pobreza, promovendo otimização, capacidade de organização e gestão no campo, com geração de renda nas atividades agropecuárias. Os recursos serão provenientes de empréstimo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). A construção de agroindústrias, sistemas de abastecimento de água, formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva estão entre as ações previstas no Pró-Semiárido.

Plano Safra e Garantia Safra

Também beneficiando pequenos produtores, o governador assinou o acordo de cooperação para execução de metas do Plano Safra da Agricultura Familiar, com mais de R$ 700 milhões em crédito destinado à Bahia, disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta edição, o programa vai permitir financiamentos com redução de juros e ampliação de recursos para assistência técnica. O terceiro programa na área que recebeu autorização no evento foi o Garantia Safra 16/17. Rui assinou o decreto governamental de adesão ao programa, que espera atingir 345 mil agricultores. Terão acesso ao benefício aqueles que estiverem regularizados e não tenham renda superior a 1,5 salário mínimo por mês.

Bahia Produtiva

Incluso no Bahia Mais Forte, o programa Bahia Produtiva, gerido pela SDR/CAR, também levará recursos para a região. Rui autorizou a celebração de convênios com 28 projetos selecionados no Território Sertão do São Francisco. Ao todo, 1,2 mil famílias que participam de associações e cooperativas nas cadeias produtivas da apicultura, caprinocultura, pesca e socioambientais, serão beneficiadas com investimento de R$ 5 milhões. Ao lado do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, o governador anunciou os valores disponibilizados pela pasta para apoio à agricultura familiar. No período de julho de 2016 a junho de 2017, serão aplicados R$ 130 milhões em uma série de projetos e programas como o PAA Leite, PAA Alimentos e o Restaurante Popular.

Modernização no campo

Além das autorizações de programas e anúncios, foram entregues dez tratores com implementos agrícolas, beneficiando os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Ponto Novo, Cansanção, Monte Santo, Quijingue e Miguel Calmon, e 20 conjuntos de máquinas forrageiras a entidades da Agricultura Familiar do Território do Rio São Francisco. No mesmo evento, 211 agricultores familiares de nove localidades da região foram beneficiados com a entrega de títulos de domínio de terra. 

Boas notícias para o baiano que vive do campo, como Francisco Brandão, presidente da Associação Comunitária e Agropastoril de Curaçá. "É muito bom que essas máquinas cheguem para todos nós. Hoje, os governos estão olhando para as classes mais baixas. Se lembrarmos do passado, o que nós temos hoje é muito diferente. No momento certo, quando a chuva chegar, nós vamos ter como preparar a terra para nosso cultivo", afirma o agricultor. Em parceria com a SJDHDS, a SDR ainda comemorou no município a marca de 30 mil ações das tecnologias sociais de água e 340 mil ações de abastecimento humano executadas em toda a Bahia...

Arco Norte: complementação logística para fortalecer o desenvolvimento regional

O aperfeiçoamento da infraestrutura do Arco Norte vai estimular e promover o desenvolvimento regional a partir da integração logística, geração de emprego e renda na região. A importância dessa rota pelos estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, até a Bahia foi discutida nest sexta-feira (24) por representantes de governos e da iniciativa privada, em Santarém (PA).

Com aportes de mais de R$ 13 bilhões em financiamentos para a indústria e cerca de R$ 11 milhões em cadeias produtivas nos estados do Arco Norte, o Ministério da Integração Nacional tem interesse em estimular a combinação de diferentes modais logísticos para o escoamento da produção...

Programa Pró Semiárido será apresentado em Juazeiro

Nos dia 15 e 16 deste mês acontecerá, em Juazeiro, a apresentação do programa Pró Semiárido pelo Colegiado Territorial Sertão do São Francisco (CODETER). Durante o evento, que será realizado no SETAF, a partir das 8h30, será feita a discussão e qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e das câmaras temáticas.

O Pró Semiárido é um programa da secretaria de Desenvolvimento Rural numa cooperação com outras entidades. Ao todo 32 municípios serão atendidos na Bahia, sendo que nove estão localizados no Norte do Estado. O programa vai realizar um trabalho de assistência técnica com duração de 5 anos...