Foram encontrados 5791 registros para a palavra: saud

Não há casos suspeitos, nem confirmados de Febre Amarela em Casa Nova: informa Secretaria de Saúde do Município.

Considerando o risco de ocorrência de casos de Febre Amarela Silvestre e/ou Urbana, bem como as notas informativas nº 02 e 03, repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova-BA informa que não há, até o presente momento, casos humanos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela na cidade. A secretaria informa ainda que as ações têm sido as descritas a seguir:

Sensibilização das equipes de saúde da atenção básica e hospitalar para notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela;..

AMA e Sesau planejam ações para a saúde dos trabalhadores e usuários do Mercado do Produtor

O Diretor-Executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, Antônio Vargas Filho esteve nesta quinta-feira (26), reunido com o Secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim para discutir ações de melhorias na saúde dos usuários e trabalhadores do Mercado do Produtor. A proposta discutida entre os gestores é firmar parceria para promover saúde e prevenção a todos os permissionários e frequentadores do entreposto através de ações educativas, campanhas de vacinação, campanhas periódicas a exemplo do Novembro Azul, Dezembro Vermelho, entre outras.

A direção da AMA também está se reunindo com demais secretarias adjuntas para firmar parceria mais ampla levando melhores condições de trabalho para as feiras e mercados de Juazeiro. “É um momento extremamente importante de diálogo com as secretarias para um trabalho em conjunto. Atividades como esta aproxima a população do serviço, trazendo o atendimento para o ambiente de trabalho. Como também é de grande relevância as parcerias firmadas para que a ação se concretize de forma exitosa. Agradeço desde já o engajamento das secretarias em contribuir conosco,” disse..

Secretaria de Saúde de Juazeiro paga incentivo financeiro a agentes de endemias

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa aos agentes de combates às endemias que o incentivo financeiro complementar estará disponível na folha do mês de janeiro. O bônus é garantido pela Lei Municipal Nº 2.588/2015, que institui o pagamento de um bônus para qualificação das ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, essa é uma forma de valorizar os profissionais da categoria. “É mais um elemento no conjunto de ações que nós estamos dispondo no combate ao mosquito no município”, declara...

Programa Caravana da Saúde realiza 132 atendimentos na comunidade do Alagadiço

A Caravana da Saúde levou, nesta quarta-feira (25), especialistas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alagadiço. Na 52ª edição do programa, 132 atendimentos foram realizados nas áreas de Clínica Geral, Ortopedia, Cardiologia e Odontologia. Também foram incluídos a realização de exames laboratoriais e de eletrocardiogramas. A aposentada Telma de Souza (72) foi uma das pacientes beneficiadas. Ela realizou um eletrocardiograma e fez uma consulta com o clínico geral. Para Telma, a Caravana da Saúde é um acerto da gestão municipal. “É um programa muito importante e que beneficia muita gente, levando atendimento para a população mais carente”, elogia.

A proposta da Caravana é reduzir as demandas reprimidas existentes nas unidades de saúde do município. Para isso, a estratégia utilizada é a de levar determinadas especialidades médicas para as localidades e dar celeridade a essas pendências. O programa existe há um ano e, desde então, mais de 17 mil atendimentos já foram realizados...

Sento-Sé: Ana Passos participa de duas reuniões com o Secretário de Saúde do Estado

Nesta terça-feira, 24, a Prefeita Ana Passos, o Secretário de Administração, Juvenilson Passos e o Secretário de Saúde, LuizRezende, participaram de duas reuniões com Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em Salvador. A primeira foi o Encontro Estadual sobre combate à febre amarela, envolvendo os municípios que estão em área de riscos. A posterior, a gestora solicitou do estado ajuda para reestruturar o hospital do município.

O encontro sobre Febre Amarela foi realizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) no auditório da Secretária de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA). Estavam presentes na reunião o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, deputados estaduais, prefeitos, secretários de saúde e profissionais da área da saúde. ..

Após cirurgia, Marisa Letícia está na UTI em estado de saúde grave

A ex-primeira dama Marisa Letícia está internada da UTI e seu estado de saúde é considerado grave. Nesta terça-feira (24), a mulher do ex-presidente Lula passou por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Segundo o G1, mesmo que a cirurgia tenha sido bem-sucedida, o quadro ainda é bastante delicado. Marisa Letícia segue internada e as próximas 24 horas serão decisivas. Médicos informaram que ela está sedada e respira com a ajuda de aparelhos...

Plínio Amorim apresenta superintendentes da Sesau ao Conselho Municipal de Saúde

O secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, apresentou a nova equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde (Sesau) para representantes do Conselho Municipal de Saúde. O encontro foi realizado nesta terça-feira (24), no distrito de Carnaíba do Sertão, com a proposta de integrar os grupos e de esclarecer possíveis dúvidas sobre o funcionamento da Secretaria e das atribuições do Conselho. A vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, também participou da reunião.

O secretário dialogou sobre os princípios da administração pública, o funcionamento da Sesau e destacou a importância do trabalho em equipe. “Estou me cercando de profissionais competentes e acredito que juntos teremos grandes avanços na qualidade do serviço de saúde de Juazeiro”, afirma Plínio...

Ultrassonografias serão realizadas no Centro de Saúde de Curaçá

Na tarde de hoje, dia (23), a saúde de Curaçá deu mais um importante passo com a realização de Ultrassonografias que visam atender homens e mulheres que precisam desse tipo de procedimento.

Os exames serão realizados no Centro de Saúde às segundas e quartas-feiras, pela a Dra. Joice Emanuela Sento Sé Espínola Costa. “Na segunda-feira serão realizadas as ultrassonografias   abdômen total, de próstata pélvica, obstetra de 2º e 3º semestre e de vias urinárias. E na quarta será a vez das ultrassons transvaginais, obstetra de 1º semestre e pélvica”. Contou Regina Aurélia, Enfermeira...

Agente Comunitária de Saúde desenvolve projeto "Primeiro Passo Para a Saúde" com apoio do Sinserp

O Sindicato dos Servidores Municipais (SINSERP) de Juazeiro está realizando o projeto Primeiro Passo para a Saúde. Os servidores e também a comunidade estão recebendo serviços de promoção a saúde como aulas de dança, zumba, hidroginástica, acompanhamento nutricional, psicológico, entre outros. O projeto acontece no Clube do SINSERP e é gratuito.

O presidente do SINSERP, Cícero Sales, participou do programa Geraldo José desta segunda-feira (23) e deu mais detalhes sobre o projeto. “Nós temos também o compromisso com o social. Temos 44 pessoas inscritas e precisamos do apoio dos amigos para tocarmos esse projeto. Os trabalhadores e a população não pagam nada. É um projeto muito importante. Estamos agregando muitas atividades que irão promover o bem-estar dos servidores e da população”, afirmou...

Programa Caravana da Saúde realiza atendimentos no bairro Alagadiço

A comunidade do bairro Alagadiço, em Juazeiro, receberá a Caravana da Saúde nesta quarta-feira (25), das 08h às 14h. As especialidades que serão levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) localidade são: Clínica Geral, Ortopedia, Cardiologia e Odontologia, além de serem realizados exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

O programa foi criado há um ano pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o objetivo de reduzir a demanda reprimida nas Unidades de Saúde da Família no município. Para isso, médicos especializados realizam atendimentos nos bairros e, de acordo com a superintendente de Atenção Primária a Saúde, Rosa Miguelino, desde então, mais de 17 mil atendimentos já foram realizados...

Bahia: Estratégia de controle da febre amarela será discutida com prefeitos

Desde a semana passada, 67 municípios do oeste, sudoeste e extremo sul baiano intensificaram a vacinação contra a febre amarela. A recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que levou em conta a situação da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia.

Para reforçar e debater estratégias para controle da febre amarela e para imunização de toda a população desses 67 municípios, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde se reunirão com prefeitos e secretários municipais de saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (24), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Dos 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Xique-Xique.

Os demais 22 apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista. ..

Equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza reunião com Conselho Municipal de Saúde

Nesta terça-feira (24), representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estarão reunidos com o Conselho Municipal de Saúde no distrito de Carnaíba, das 08h30 às 17h, com intuito de informar aos conselheiros acerca da estrutura organizacional da Sesau e de aproximá-los o da gestão municipal.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, na ocasião também será feita a leitura do regimento interno do Conselho Municipal de Saúde.  “A gente pretende orientar os conselheiros em relação às suas atribuições, além de fomentar a participação no controle social do SUS”, explica o secretário.

O Conselho Municipal conta com 20 membros titulares e o mesmo número de suplentes. Segundo o presidente do órgão, Roque Carneiro, a reunião ajudará também a traçar as metas de 2017. “Além de conhecer a nova equipe de superintendentes, apresentaremos os pontos mais críticos que identificamos nas unidades do município”, informa...

Secretaria de Saúde de Juazeiro intensifica trabalho de combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde de Juazeiro intensificou as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Na última sexta-feira (20), a equipe de endemias esteve em locais que podem ter focos para a reprodução do mosquito, realizando um trabalho educativo com a distribuição de panfletos, além da aplicação de larvicidas e da realização do trabalho perifocal, que utiliza inseticidas para eliminar o mosquito adulto. A ação faz parte da campanha "Toda sexta sem mosquito".

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o trabalho segue até a última semana de julho, quando se encerra o período crítico para proliferação do mosquito. "Estamos visitando pontos estratégicos da cidade como borracharias e locais onde há sucata acumulada, pneus e carros velhos entulhados e, por isso, é provável que tenham muitos depósitos para a acumulação de água", explica...

Alex da Piatã acredita que consórcios de Saúde vão descentralizar atendimentos e melhorar gestão do setor

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), classificou como "revolucionária" a medida do governo do Estado em criar consórcios regionais de saúde entre as prefeituras baianas para melhorar o atendimento do setor a população. 

Os colegiados, para o deputado, ajudarão a desafogar os grandes centros urbanos, como Salvador, por exemplo, nos atendimentos complexos. "Vai ser a grande revolução da saúde no Estado. Vai servir de exemplo para o País. Vai significar a descentralização da Saúde, pois vai tirar o atendimento de média e alta complexidade dos grandes centros e vai equipar o interior para isso. Esse ato reduz muito os custos de saúde pública, aumenta a deficiência e diminui muito também o sofrimento da população carente que precisa se descolar", disse. ..

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia autorizou mais 180 AIHs para Campo Alegre de Lourdes

O Prefeito Dr. Enilson Marcelo (PCdoB) em audiência com o Secretário de Saúde Dr. Fabio Vilas Boas, denunciou as precárias condições em que se encontra todo sistema da saúde de Campo Alegre de Lourdes, salientando ainda que recebeu o Hospital Municipal sem condições de atendimento ao público. O Secretário entendendo a necessidade ampliou as AIHs (Autorização de Internação Hospitalar) para o município de 80 para 260, isso possibilitará o aumento de verbas, consequentemente um melhor atendimento a população. Essa foi mais uma grande conquista da nova gestão. ..

Farmacêutico do HU-Univasf alerta sobre os riscos da automedicação

A automedicação é um hábito bastante comum entre os brasileiros. Dores de cabeça, febre, entre outros problemas, são tratados com doses de “remedinhos” indicados por parentes ou amigos sem qualquer orientação médica. O que pouca gente sabe é dos riscos que essa prática pode trazer à saúde.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), a maior parte dos casos de intoxicação é causada por medicamentos ou envenenamento por produtos químicos...

Secretário de Saúde visita unidades de atendimento da zona rural de Curaçá

Nos dias 18 e 19 de janeiro o Secretário de Saúde Gilberto Libório e equipe visitaram as Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Curaçá. Com o intuito de realizar um diagnóstico dos espaços, traçar metas e estratégias para a melhoria dos serviços públicos de saúde, constatou-se que além dos problemas relacionados com a estrutura dos prédios, falta de médicos e profissionais de enfermagem, por exemplo, as estradas que dão acesso a esses locais estão bastantes danificadas.

“Através de um bom trabalho em equipe, com ética, responsabilidade e empenho com que assumimos nossas funções para com a saúde do município, já estamos vendo importantes resultados. Falta muito, mas com a contribuição de todos os profissionais da saúde, estamos certos que faremos o melhor para as pessoas que tanto precisam do serviço público de saúde”, destacou o secretário...

Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirma morte de 23 pessoas por febre amarela

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a morte de 23 pessoas por febre amarela nesta quinta-feira (19). O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, informou que esse é o maior surto já registrado no Estado. De acordo com o G1, a secretaria relatou a existência de 206 casos notificados da doença. Destes, 34 foram confirmados. As 23 mortes ocorreram nos municípios de Ladainha (7), Ipanema (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), São Sebastião do Maranhão (2), Itambacuri (2), Frei Gaspar (1), Poté (1), Setubinha (1) e Teófilo Otoni (1). "Com base nessa informação e nas investigações de prontuário e de outras informações laboratoriais, foi realizada uma revisão em todos os 206 casos que foram publicados até a data de ontem (18)", afirmou Said. O subsecretário explicou ainda que nenhum dos casos notificados foi descartado e 172 estão sob investigação. Ele ressalta que os números divulgados nesta quinta-feira (19) superam o surto ocorrido entre 1999 e 2000, na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste. "A partir do momento em que esses dados são registrados no sistema, é o maior surto de febre amarela em Minas Gerais", destacou. Diante desse quadro, Said afirmou que vai pedir apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para combater a febre amarela. ..

Zó e prefeitos da região norte da Bahia pleiteiam melhorias para o sistema de saúde

Nesta quinta-feira (19) o deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado dos  prefeitos  Enilson Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), Humberto Ramos (Chorrochó) e Lindomar Dantas (Uauá), participou de uma audiência, em Salvador, com o secretário de saúde do estado Fábio Vilas Boas e parte da equipe técnica da SESAB.

Na oportunidade,  Zó apresentou um panorama do sistema de saúde nesses municípios e Solicitou um suporte maior da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia...

V GERES reúne coordenadores em saúde de 21 municípios do Agreste

Coordenadores de Saúde dos 21 municípios que compõem a V GERES - Gerência Regional de Saúde, estiveram reunidos na quarta-feira (18), no auditório da UPE-Universidade de Pernambuco, para acompanhar a apresentação de cada coordenação da regional, e iniciar um trabalho articulado junto ao órgão gestor e demais municípios.

"É um novo ciclo de gestões municipais, em muitos casos com novos profissionais, e nosso encontro serve para apresentar a GERES, com suas coordenações, as políticas públicas desenvolvidas no âmbito da saúde, e as pessoas que integram o quadro regional por área de atuação, e não podemos perder tempo, pois as atividades são cotidianas e precisam de agilidade e disposição." - destacou a gestora da V GERES, Catarina Tenório.

Estiveram fazendo apresentações as coordenações de Atenção à Saúde (Janaína Ramos), Vigilância em Saúde (Conceição Santana), Planejamento e Regulação (Fátima Godoy), Mãe Coruja (Izeni Pimentel), Ensino e Serviço (Lílian Sampaio), Apoio às famílias com casos de Microcefalia (Joseane Alves) e Vigilância Sanitária (Manoel Luiz).

Na terça-feira (17), o encontro foi com os próprios secretários municipais de saúde, que participaram do acolhimento, com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, no primeiro encontro regional junto à V GERES, no auditório da Funasa, em Garanhuns, município-sede da gerência regional. ..