Foram encontrados 818 registros para a palavra: violencia

Em mês de conscientização, prefeitura alerta petrolinenses para registro de casos de violência contra idosos

A violência contra a pessoa idosa é uma das frentes de combate da Prefeitura de Petrolina. Além de maus-tratos físicos, a violência pode se manifestar também de maneira psicológica, sexual ou ainda sob forma de negligência familiar ou abandono. Demarcando o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, este 15 de junho serve de alerta para a população registrar denúncias ao ter conhecimento desses casos. 

Ao comparar a quantidade de denúncias efetuadas de janeiro a maio deste ano com a do ano passado, é possível notar uma redução nos números. Em 2019, foram 131 registros; ao passo que em 2020, foram 62. Apesar dessa redução, observando os meses de isolamento, foi possível constatar, em relação aos dois primeiros meses do ano, um aumento de mais de 100% de registros. Por isso, o combate precisa continuar acontecendo. ..

Direitos Humanos: Vítimas de violência doméstica poderão fazer denúncia em farmácias

Uma campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pretende incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Pela campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que será lançada nesta quarta (10), basta mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima.  ..

Papa condena racismo e violência nos EUA e pede reconciliação nacional

O papa Francisco quebrou seu silêncio nesta quarta-feira (3) sobre os protestos nos Estados Unidos (EUA), dizendo que ninguém pode "fechar os olhos ao racismo e à exclusão", ao mesmo tempo em que condenou a violência como "autodestrutiva e derrotista".

Francisco, que dedicou toda a seção em inglês de sua audiência pública semanal à situação nos EUA, implorou a Deus pela reconciliação nacional e pela paz. Ele chamou a morte de George Floyd de trágica e disse estar orando por ele e por todos aqueles que foram mortos como resultado do "pecado do racismo"...

Guarda Civil de Petrolina recebe 16 novos veículos para combate à violência

A estrutura da Guarda Civil Municipal ganhou um reforço de impacto para o enfrentamento à violência no Sertão. Uma frota com 16 veículos Jeep Renegade chegou a Petrolina nesta quinta (21). Os automóveis foram doados pelo Governo Federal para auxiliar a prefeitura na política municipal de segurança pública.

Para a aquisição dos veículos, o Ministério da Justiça investiu R$ 1 milhão. Os automóveis Renegade são 1.8, flex, equipados com câmbio automático e 4 portas. Dessa frota, 3 veículos serão destinados para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e os demais para atividades como patrulhamento na orla e entorno de escolas municipais. ..

Maio Laranja: prefeitura conscientiza petrolinenses sobre mês do combate à violência sexual infantil

Através da campanha nacional 'Maio Laranja', diversas entidades dedicam-se ao combate contra a violência sexual infantil. E neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Petrolina acendeu o alerta a toda a população sobre a necessidade de somar esforços entre sociedade civil e poder público para proteger essas vítimas. 

É necessário estar atento a mudanças bruscas de comportamento, crises de choro ou de agressividade, ou mesmo uma quietude incomum nos pequenos; estes podem ser alguns dos sinais que indicam que algo não está certo. Além disso, em meio ao isolamento, o uso da internet por essas crianças está ainda maior e com isso há uma exposição a conteúdos impróprios e uma vulnerabilidade a possíveis violadores. Por isso, a prefeitura reforça a necessidade de monitorar de perto esse acesso. ..

LGBTIs vivem acirramento de violência familiar em isolamento social

A crise global causada pelo novo coronavírus "está exacerbando as dificuldades da população LGBTI", reconheceu a Organização das Nações Unidas (ONU) em um comunicado divulgado em abril. 

A ONU explicou na época que essa minoria "muitas vezes encontra discriminação e estigmatização ao buscar serviços de saúde, e é mais vulnerável à violência e outras violações dos direitos humanos"...

Araripina fará debate digital sobre combate à violência contra a mulher

Em tempos de isolamento social, o debate sobre a violência contra a mulher ganha ainda mais importância uma vez que os casos não param de crescer e é necessária a conscientização social para enfrentar este tema.

Sem poder realizar eventos presenciais, a Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Executiva da Mulher realiza no dia 21 de maio o I Encontro Digital do Araripe no combate à violência contra a mulher...

SEDES reforça a importância das denúncias de violência contra a mulher durante o período de quarentena em Juazeiro

Na atual conjuntura de prevenção e combate à Covid-19, alguns serviços essenciais estão mantidos e um deles é o de atendimento à mulher em situação de violência.

Dessa forma a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), reforça a importância da denúncia destes casos e a permanência das atividades referentes à proteção das mulheres no município...

Violência doméstica: CNJ cria grupo para frear aumento dos casos na quarentena

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um grupo de trabalho para elaborar sugestões de medidas emergenciais para prevenir ou frear a violência em situação doméstica.

A medida foi tomada após a confirmação do aumento dos casos registrados contra a mulher durante o isolamento social, determinado como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus e da Covid-19. Veja a íntegra da Portaria nº 70/2020...

Confinamento: violência contra idosos aumenta mais de 100% em Petrolina e prefeitura reforça ações preventivas

Em meio à pandemia que acontece em todo o mundo, a população idosa de Petrolina além de fazer parte do grupo de risco para contaminação da doença, sofre com um outro perigo: a violência intrafamiliar.

Um levantamento de dados realizado pela prefeitura demonstra que, após medidas de isolamento social, houve um aumento no número de vítimas de algum tipo de violência ou abandono...

Corpo de mulher é encontrado em Juazeiro-BA com sinais de violência

Informações policiais dão conta de que mais um homicídio foi registrado em Juazeiro, no Norte da Bahia.  Segundo populares, na manhã deste sábado (25) o corpo de uma mulher foi localizado em uma estrada vicinal próximo às dependências de uma grande empresa sucroalcooleira.

Segunda estas informações o corpo do sexo feminino foi encontrado com marcas de violência. Ainda não se sabe a motivação e nem a autoria do crime...

Confinamento: violência contra idosos aumenta mais de 100% em Petrolina e prefeitura reforça ações preventivas

Em meio à pandemia que acontece em todo o mundo, a população idosa de Petrolina além de fazer parte do grupo de risco para contaminação da doença, sofre com um outro perigo: a violência intrafamiliar. Um levantamento de dados realizado pela prefeitura demonstra que, após medidas de isolamento social, houve um aumento no número de vítimas de algum tipo de violência ou abandono. A prefeitura pede que a população esteja atenta para denunciar possíveis casos e orienta sobre como proceder nessas situações. 

Através do levantamento, é possível fazer uma comparação entre os meses de janeiro e fevereiro com março e abril. Os dados constatam um aumento de mais de 100% em denúncias após fevereiro, quando foram tomadas as medidas de isolamento social no município; sendo em março o maior pico de registros. Desde então, foram 9 vítimas de violência física, sexual ou psicológica e 16 de negligência ou abandono, totalizando 25 casos. Os números mostram ainda que a mulher segue sendo a principal vítima, correspondendo a pouco mais da metade dos casos. ..

Isolamento social acende alerta para violência contra idosos e prefeitura informa como denunciar

Não há dúvidas que o distanciamento social é uma das medidas mais eficientes para evitar a contaminação pelo coronavírus. A medida é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelos governantes, para reduzir a curva de contaminação e minimizar a sobrecarga no sistema de saúde gerado pela pandemia.

Os idosos estão no principal grupo de risco da doença e devem ficar em casa, porém, isso pode significar também exposição à violência. A Prefeitura de Petrolina alerta que os canais de denúncia continuam funcionando em tempo integral...

Justiça reforça divulgação de canais para denunciar violência doméstica

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou aos tribunais de todo o país que divulguem, em seus canais de comunicação, os telefones e e-mails de contato de serviços públicos para denúncia de casos de violência doméstica.

Por telefone, whatsapp, e-mail ou mesmo presencialmente, é possível denunciar agressões e receber proteção do Estado, mesmo no período emergencial de saúde provocada pelo novo coronavírus...

Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina emite nota de repúdio contra violência policial

A comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Petrolina encaminhou nota a RedeGN expressando seu repúdio aos atos de violência policial relatados por um casal de comerciantes do bairro Vila Eulália na vizinha cidade.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Petrolina é presidida pelo Vereador Professor Gilmar Santos. Confira a íntegra da nota:..

Petrolina: Canais para denúncias de violência contra mulher continuam funcionando durante período de confinamento

A recomendação é ficar em casa para salvar vidas, ao evitar a contaminação pela Covid-19, mas para muitas mulheres isso pode significar mais tempo com seu agressor.

Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina reforça que os canais para denunciar os casos de violência contra mulher são considerados serviços essenciais e continuam funcionando...

Secretaria da Mulher em Pernambuco divulga serviços às mulheres vítimas de violência

A Secretaria da Mulher de Pernambuco está atenta ao aumento dos casos de violência contra as mulheres por conta do confinamento durante a pandemia do Covid-19.

O nosso comitê de crise informa que a rede de serviços do Estado e municípios esta atendendo às mulheres na Região Metropolitana e no Interior...

Equipe da Diretoria de Mulheres de Juazeiro participa de palestra sobre violência contra a mulher

A equipe da Diretoria de Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), participou nesta segunda-feira (09), de palestra realizada no Hospital Regional de Juazeiro.

Com a presença de funcionárias da instituição, a roda de conversa discutiu assuntos relacionados à violência contra as mulheres, por meio do debate acerca das redes de atendimento, protocolos de encaminhamento e atuação no acolhimento às vítimas...

Carnaval em Pernambuco valoriza a campanha de não violência: Ela Brinca Como Quer

O Trio da Secretaria da Mulher de Pernambuco desfilou no Galo da Madrugada, com a campanha Ela Brinca Como Quer, levando mensagens de não violência às mulheres. Uma multidão seguiu o trio cantando com Cristina Amaral, Clara Neves, Andreza Formiga e Edilza Aires.

Ao som de marchinhas como:  em mulher não se bate nem com uma flor, cala boca menino, Eva, bandeira branca, alma sebosa e muito mais. Assim, o trio se misturou a mulheres e homens marcando a presença forte do trabalho de prevenção do Governo de Pernambuco para que todas as pernambucanas e mulheres que estão no Estado brinquem como querem e com segurança...

Mulheres levam mensagem de combate à violência de gênero durante o Carnaval de Petrolina

O abre alas do Carnaval de Petrolina, neste sábado (22), levou uma mensagem de reflexão para a população. Às 19h, o bloco "Quem disse que a gente não vinha?" foi às ruas e alertou para o combate à violência conta mulher, com cartazes e distribuição de panfletos. A folia foi animada pela Orquestra Baque Virado e contou com o apoio da prefeitura.

Esta foi a 11ª edição do bloco na cidade. Todo ano que pode, a assistente social Ana Cláudia Souza participa da folia. "A gente celebra a vida das mulheres e mostramos que representamos o empoderamento, fazendo um papel importante na sociedade", afirma...