Foram encontrados 452 registros para a palavra: movimento

Circuito de Vôlei de Areia movimentou o bairro João Paulo II no final de semana

Os moradores e atletas prestigiaram neste domingo (22), o II Circuito de Vôlei de Areia, realizado na Arena João Paulo II. O campeonato, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, contou com a participação de 12 duplas femininas e 16 duplas masculinas.

No feminino, a dupla vencedora foi Ariane Barreto da Silva e Fabiana Capim da Silva, e no masculino, Eddie Gregory Silva dos Santos e Sangelo Alan Dantas do Nascimento. De acordo com o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, o Circuito é composto por quatro etapas. "Este é o segundo ano que realizamos o Circuito de Vôlei de Areia, estamos na primeira etapa da competição. É gratificante incentivar a prática do esporte no nosso município, realizando campeonatos em várias modalidades. Juazeiro tem muitos atletas praticantes e apaixonados pelo vôlei, então resolvemos incentivar ainda mais este esporte com a realização do Circuito. Quero agradecer a participação de todas as duplas e parabenizar os vencedores", concluiu Gilberto...

MOVIMENTO ANTIMANICOMIAL EM JUAZEIRO

O psicopedagogo, ator e palhaço Nilton Miranda iniciou mais uma campanha em favor do Sanatório Nossa Senhora de Fátima de Juazeiro. Diz o pedagogo em mensagem ao Blog:

#sanatóriopermanecedepé. Eu, sou contra a luta antimanicomial, o Sanatório, não pode fechar, tem progresso na melhoria dos Pacientes e avanços positivos, pois na prática existem: - Registros adequados dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos - Pacientes conhecendo pelos nomes os profissionais - Atividades de ressocialização - Atividades extra hospitalar - Reuniões com familiares, orientando sobre diagnóstico, tratamento, alta hospitalar e continuidade do tratamento - Atendimento individual e em grupo - Avaliações médico, psicológica e social - Visitas diárias - Cardápio diferenciado para hipertensos, diabéticos e outros - Pacientes bem cuidados, limpos e vestidos - Registro de evolução diária pelos técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar - Prontuário único para cada paciente com anamnese - Capacitação em saúde mental para funcionários e toda comunidade - Amor na família Sanatório Nossa Senhora de Fátima.

Desde já agradecemos seu apoio...

Ato com presença de movimentos sociais de luta pela terra marca a posse do novo superintendente do Incra em PE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Regional Recife (SR-03) realiza, nesta segunda-feira (09), às 10h, um Ato para marcar a posse do seu novo superintendente, Edilázio Wanderley Filho, e para apresentar uma Agenda Positiva de Trabalho. Apesar de a nomeação ter ocorrido na última terça-feira (03), e de o gestor já ter realizado uma série de atividades na sede do Instituto, a solenidade será um momento importante para que os Movimentos Sociais de Luta pela Terra possam conhecer a sua proposta de atuação para os próximos meses, na perspectiva de fortalecer o processo de reforma agrária no estado.

Natural de Águas Belas, o novo gestor é advogado, com militância junto aos Movimentos Sociais e Sindical.  “O nosso principal objetivo é a desconcentração fundiária, a qualificação das iniciativas do Instituto que visam ao desenvolvimento sustentável dos assentamentos e à promoção da igualdade social, assegurando uma maior qualidade de vida para as famílias assentadas. Para isso é fundamental uma maior interação entre as políticas públicas e as necessidades dessas famílias”, destaca. ..

MOVIMENTO VEM PRA RUA INTERDITA PONTE PRESIDENTE DUTRA. VEJA O VÍDEO

Membros do Movimento Vem Pra Rua, em Juazeiro, cumpriram o que prometeram e estão interditando nesse momento os dois lados da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra...

Incra/BA atende movimentos sociais para tratar de obtenção de terras

Duas fazendas serão vistoriadas no Extremo Sul da Bahia pelo Incra para aquisição por meio do Decreto 433/92, que permite ao Instituto obter áreas consideradas de interesse social e que não se enquadram no perfil da desapropriação. 

A decisão foi tomada nessa quarta-feira (16), numa reunião com representantes do Movimento dos Trabalhadores Independentes (MTI). O Instituto recebeu a informação de que proprietários rurais no Extremo Sul estão interessados em comercializar suas terras com o Incra. 

A iniciativa irá beneficiar os trabalhadores rurais do MTI, que, segundo lideranças, possui uma demanda de 400 famílias a serem assentadas no estado. 

O superintendente regional Luiz Gugé esclareceu que o primeiro passo será convidar os proprietários para apresentarem as documentações necessárias dos imóveis rurais para análise. "Após essa etapa, realizaremos as vistorias", acrescentou Gugé. 

O líder do MTI, Wedson Souza, contou que está com boas expectativas para conseguir assentar as 400 famílias. "Precisamos de terra para o avanço da agricultura familiar na reforma agrária", enfatizou Souza. ..

MOVIMENTO VEM PRA RUA MANIFESTA APOIO AO JUIZ SÉRGIO MORO EM JUAZEIRO E PROMETE INTERDITAR A PONTE PRESIDENTE DUTRA

O Movimento Vem Pra Rua, em Juazeiro, enviou e-mail ao Blog, convidando a sociedade juazeirense para Ato Simbólico de apoio ao Juiz Federal Sérgio Moro, que ganhou notoriedade nacional por comandar o julgamento dos crimes identificados na Operação Lava Jato, a investigação do maior caso de corrupção já apurado no Brasil.

No e-mail, a entidade informa que vai interditar a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que une as cidades de Juazeiro e Petrolina, mas não é clara quanto ao tempo de duração da interdição. O manifesto ocorrerá exatamente às 19 horas, horário de pico, pois a pretensão dos organizadores é chamar à atenção para o ato  na cidade...

Caminhada de combate ao Aedes aegypti movimentou manhã de sábado em Petrolina

Uma caminhada educativa de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, movimentou as principais ruas do bairro Quilômetro 2, em Petrolina na manhã deste sábado (27). A iniciativa, coordenada pela Unidade do Sest Senat de Petrolina, começou logo cedo com um grupo de mais de 150 pessoas, entre funcionários e voluntários, visitando cada uma das famílias do bairro.

Em cada casa visitada e a cada pessoa abordada nas ruas, os integrantes da caminhada distribuíam panfletos, adesivos e davam orientações para vencer este mosquito que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o diretor da Unidade do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti, a ordem é uma só: recolher todo tipo de lixo, inclusive aqueles utensílios que possam se transformar em criadouros do mosquito. “Combater o Aedes aegypti se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson deflagrou esta campanha através do Sest Senat em todo país”...

Movimentos sociais e comunidades religiosas reforçam combate ao Aedes

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conta agora com o apoio de movimentos sociais e fiéis das religiões de matriz africana, espíritas, católicos e evangélicos, que estão colocando a fé e o trabalho coletivo e individual a favor da saúde dos baianos. Atendendo à convocação do governador Rui Costa, lideranças religiosas e representantes dos movimentos se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e conheceram as ações que podem ser desenvolvidas em suas comunidades para evitar a proliferação do inseto.
 
O evento contou com apresentações dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas Boas, e da Comunicação, André Curvelo, sobre as formas de disseminação do mosquito, as doenças, as maneiras de se combater e prevenir e também de acionar o Estado. Na ocasião, Rui ressaltou a importância do envolvimento de cada cidadão na mobilização e no combate ao mosquito. "Cada entidade tem boletins, páginas nas redes sociais, carros de som, e eu acho que nós temos que nos engajar nisso. Se nós queremos preservar a vida e a saúde dos nossos fiéis, trabalhadores, moradores, temos que participar desse mutirão".  
 
O governador lembrou que o mosquito não se desloca mais de 200 metros do local onde nasceu e que 80% das pessoas que contraíram uma das três doenças foram contaminadas em sua própria residência. "A contaminação vai vir da nossa casa ou da do vizinho. Então, cada um de nós tem que ter a tarefa de atuar no combate e na prevenção. O mosquito precisa de água limpa e calor para se reproduzir, portanto, o convite aqui é para que cada um, no seu segmento, na sua base social, entre na campanha".
 
De acordo com Rui, o Estado está investindo em novas tecnologias para combater o Aedes, como a biofábrica Moscamed, em Juazeiro, que produz mosquitos modificados geneticamente e que, ao se reproduzirem, formam gerações estéreis. "Nós já estamos fazendo testes com mosquitos em Jacobina e Juazeiro, com resultados positivos. Nos lugares onde eles foram soltos, a população de mosquito reduziu em até 80%. Agora estamos procurando apoio do governo federal para produzir este mosquito em larga escala e distribuí-lo pelos lugares onde há os principais focos".
 
Aprovação e mobilização
 
A líder religiosa do candomblé Makota Valdina afirmou que essa convocação por segmentos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nós somos negros, temos características próprias, somos diversos. Não viemos somente de um lugar, mas de várias culturas, então temos normas, tradições diferenciadas. Eu acho que a gente pode, por meio da Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade], trabalhar por bairro, por região, colaborando com essa campanha. A mensagem é que água para nós é vida, temos que cultivar a água viva, e não a água que cria mosquito para matar”.
 
O pastor Luís Fernando Ferreira disse que é um momento em que todos estão de braços dados por um objetivo. “A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com seus 2,4 mil templos e 180 mil membros, está usando as redes sociais, todos os eventos, para divulgar o combate ao mosquito. Essa convocação do governador Rui Costa é muito boa porque já tínhamos a iniciativa própria e, com a parceria com o Governo, teremos mais material e ferramentas para levar aos nossos membros, que vão levar a campanha para as comunidades”. 
 
Representante do Sindicato dos Agentes Comunitários (Sindacs), Aldenílson Rangel aprovou a mobilização e ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde na ação em toda a Bahia, pedindo a valorização da profissão. “Essa mobilização é muito importante. Nós já estamos mobilizados e nos reunindo com diversos outros órgãos para fazer uma campanha em todo o estado”. O padre José Carlos Silva disse que o Aedes é um problema que afeta a todos, independente do segmento. “É preciso que todos se juntem para combater o mosquito e tomem consciência, procurando, na própria casa, os focos do Aedes aegypti. É preciso que cada um pense não apenas em si, mas também na vida do outro, que é muito importante".
..

Movimento “Faxina no Velho Chico” reuniu estudantes e colaboradores em Juazeiro

O mutirão também contou com o repente do poeta Valdir Lemos que homenageou a iniciativa das estudantes. 

O movimento em defesa das margens do Rio São Francisco, “Faxina no Velho Chico”, realizado neste fim de semana em Juazeiro, mobilizou estudantes na faixa de seus 14 a 17 anos, amigos e colaboradores, sensíveis à causa ambiental, deflagrada por 5 colegas de escola, que resolveram partir para uma tarefa cidadã, oferecendo à cidade e ao seu maior patrimônio, o seus serviços e tempo...

Estudantes de Juazeiro realizam movimento em favor do Rio São Francisco

A mobilização conta com mutirão de limpeza e campanha de conscientização na cidade      

As estudantes de escola pública Gabriella Amaral, (14 anos); Maria Helena Carvalho, (15 anos); Melâne Pereira, (16 anos), e as irmãs Débora e Deise Souza, (16 anos) de bairros de Juazeiro, partiram para uma tarefa cuja ideia não é nova, mas a ação é importante e deve ser sempre renovada na cidade. Segundo as organizadoras, o movimento que pretende envolver a sociedade, para uma ação de limpeza e conscientização sobre a preservação das margens do Rio São Francisco, deve contar com “o apoio de todo mundo”...

MOVIMENTO ESPÍRITA DE LUTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO: DESENCARNA ROMÁRIO MENEZES.

Raimundo Fernandes Filho do Movimento Espírita do São Francisco acabar de informar ao Blog que faleceu na madrugada desta quinta-feira (14) Romário Menezes, palestrante e escritor espírita “que espalhou muita luz e sabedoria entre nós. Que Jesus o receba amorosamente. Nossas vibrações ao irmão” declarou Raimundo.

Romário no ano de 2015 apresentou grave problema renal e veio a óbito em razão das conseqüências desse quadro que se agravou nos últimos meses. O corpo está sendo velado no espaço do SAF em Petrolina e o sepultamento ocorrerá amanhã às 10:30h, no cemitério central da vizinha cidade...

Ocupação do Movimento Sem Teto sofre com estragos causados pela chuva

A ocupação " Povo Sem Medo", localizada na estrada Velha do aeroporto,  organizada pelo Movimento Sem Teto-Democrático e De Lutas (MSTB-DL), realiza campanha de doação de "Lonas de Plástico", lençóis e colchões devido os estragos provocados pela chuva que cai na capital baiana desde segunda-feira (4). Os barracos da ocupação que  foram levantados com madeirites, piaçava  e folha de coqueiro estão passando por sufoco com as forte chuvas de Salvador.  

 A ocupação possui cerca de mil famílias cadastradas e estão prestes a perder os barracos por falta de infraestrutura no local. Crianças, mães, gestantes e idosos estão, no momento, em situação de risco e vulnerabilidade social. As famílias da ocupação estão sem conseguir dormir e nem realizar as tarefas cotidianas por causa do quadro de alagamento e possibilidade de perderem os Barracos que forma levantados.   ..