Foram encontrados 488 registros para a palavra: emprego

Desemprego deve ser maior em 2017

Em 2016, o número de desempregados no Brasil subiu em mais de 2 milhões, equivalendo a cerca de 12 milhões de pessoas. E, de acordo com reportagem do G1, o cenário para 2017 não é nada animador. A publicação conversou com analistas que explicam que, no próximo ano, o mercado só deve melhorar depois da primeira metade. Antes disso, a taxa de desemprego deve subir ainda mais.  

Isso porque, para eles, 2017 vai marcar o ano em que a economia vai se estabilizar e, dessa forma, apenas mais para frente é que vai haver a aceleração nas contratações. "No final do ano as empresas costumam contratar mais. Então não dá para dizer que o desemprego está estável. Se considerarmos o ajuste sazonal, continua subindo", diz ao G1 o economista Luiz Castelli, da GO Associados.  ..

Programa Primeiro Emprego reconvoca 786 beneficiários; veja lista

Os técnicos de nível médio formados pela rede estadual de educação profissional em 2015 têm mais uma chance de serem beneficiados pelo programa Primeiro Emprego, lançado pelo governador em novembro. Os 786 egressos (ver lista) que foram convocados pelo Diário Oficial do Estado de 24 de novembro de 2016, edição Nº 22.062, para se apresentarem aos postos do Sinebahia e que  ainda não o fizeram, devem comparecer até o próximo dia 30 de dezembro. É preciso levar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Veja aqui a lista dos postos do Sinebahia.

O Sinebahia verificará, segundo a lei, a elegibilidade do egresso às vagas existentes e, caso haja compatibilidade, entregará carta de encaminhamento para emprego, o que acontecerá após os exames médicos e verificação documental pelas entidades contratantes. O contrato de trabalho é de dois anos para atuar em órgãos públicos do Estado, analisando processos de trabalho e propondo inovações, ao tempo em que adquire a primeira experiência profissional na sua área de formação...

Em oito anos de gestão, Juazeiro se destaca na atração de grandes investimentos e na geração de emprego e renda

Em 2009 o prefeito Isaac Carvalho criou uma assessoria de planejamento com o objetivo de desenvolver a economia municipal. A missão atribuída à Secretaria de Desenvolvimento Econômica e Turismo/Sedetur foi clara: criar políticas de atração e manutenção de empresas, além de gerar de empregos, ocupação e renda.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, a atual gestão da Prefeitura de Juazeiro/PMJ encontrou o município economicamente desestruturado. “A matriz da nossa economia foi e é o agronegócio, mas costumo dizer que Juazeiro colocava todos os ovos em uma cesta só e não procurava diversificar. Percebendo isso, elaboramos uma política de atração de indústrias e de empresas de serviço, setores que até então passavam por um momento de estagnação”, afirma...

Petróleo e gás: senador Fernando Bezerra apela por geração de empregos e matriz energética renovável

Nesta quarta-feira (14), o senador Fernando Bezerra Coelho fez um apelo a dois especialistas sabatinados, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), à diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dirigindo-se a Décio Fabrício Oddone da Costa – indicado à ANP por Fernando Bezerra – e também a Felipe Kury, o senador defendeu que os dois especialistas atuem em duas principais agendas: geração de empregos e ampliação das energias renováveis.

“O setor de petróleo e gás tem grande importância e influência na economia, na indústria nacional”, observou. “Por isso, é fundamental que a agência desenvolva medidas voltadas a uma matriz enérgica mais limpa e diversificada, que garanta um ambiente facilitado ao mercado e à indústria, geradores de empregos”, destacou o senador, ao apoiar o aumento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol de segunda geração e o bioquerosene. “O Brasil precisa caminhar para uma economia de baixo carbono, com menos emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou Fernando Bezerra, que também sugeriu a renovação do parque térmico brasileiro: “pode ser adaptado para o consumo de gás natural”...

Desemprego eleva abertura de novas empresas nos últimos 6 anos, diz Serasa

O número de empresas abertas entre janeiro e setembro deste ano aumentou 1,3%, somando 1.542.967 de novas companhias. Foi a maior quantidade já registrada desde 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Apesar de ter atingido um recorde no período, em setembro último comparado a igual mês do ano passado, houve retração de 6% com o surgimento de 162,9 mil empresas.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, o crescimento do desemprego é que está estimulando o empreendedorismo. “Pessoas que perderam seus empregos estão abrindo novas empresas visando alguma renda dadas as dificuldades econômicas atuais”, diz a nota técnica da Serasa...

OPORTUNIDADE: PARCEIRA DO BLOG, A KASATEK ESTÁ SELECIONANDO CURRÍCULOS

A Kasatek, empresa parceira do Blog Geraldo José que atua no fornecimento de internet via fibra ótica localizada em Juazeiro, está selecionando currículos para o seguinte cargo:

  •  Instalador e Reparador de Redes;

Estão sendo oferecidas 3 vagas e os interessados devem ter Habilitação AB - Carro e Moto...

Bahia: Programa Primeiro Emprego já tem adesão de 96 empresas

Até novembro deste ano, 96 empresas já aderiram ao termo de adesão ao Programa Primeiro Emprego - criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e lançado esta semana pelo governador Rui Costa -, gerando um total de 1.567 novas vagas de Menor Aprendiz, Estágio e Primeiro Emprego. "A SDE tem obtido o apoio das empresas contempladas com benefícios fiscais na adesão do programa. Nosso intuito é estimular a capacitação técnico e profissional do estudante para o seu desenvolvimento", afirma o secretário Jorge Hereda.

A Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi uma das empresas a aderir ao termo em fevereiro passado, quando assinou protocolo com o Governo para ampliação da sua unidade industrial em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na época, o diretor-presidente, Fábio Marcel Fossen, se disse animado com a conversa com o governador sobre a educação como ferramenta indutora do desenvolvimento. "Minha formação foi em escola técnica e sei da importância do estágio e do primeiro emprego. Por isso, assinamos, com muito prazer, nossa adesão ao programa estadual de estágio e estímulo ao primeiro emprego de jovens estudantes de cursos profissionalizantes. A nossa companhia vai se engajar totalmente neste programa".

A Indústria Plástica Conquista, em Vitória da Conquista (sudoeste), que deve entrar em operação no início do ano, também aderiu ao termo e já está em fase de identificação dos estudantes. A Engeflex, localizada no mesmo município e integrante do mesmo grupo, emprega 12 menores aprendizes. Valdevino Souza, diretor das duas empresas, diz que o programa dá oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho de forma organizada.

Quando alguém vai procurar emprego, afirma Souza, "as empresas cobram experiência. Mas se ninguém empregar, isso nunca vai existir. Além da experiência do primeiro emprego, o jovem adquire experiência técnica e profissional. Ele aprende como atuar na empresa, a se portar, e passa a entender as leis trabalhistas, seus deveres e direitos".

O Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, também conhecido como Programa Primeiro Emprego, foi instituído pela Lei Estadual nº 13.459 de 10 de dezembro de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 16.761 de 07 de junho de 2016, sendo regido pelos princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos estabelecidos por esta mesma lei. Seu objetivo é promover uma maior articulação entre a escola e o mundo do trabalho. ..

Prefeitura de Juazeiro contesta declarações de ex-candidato a vereador quanto a geração de empregos em 2015

Nesta manhã o Blog publicou o relato do economista e candidato a vereador no último pleito Carlos Alberto, popular Cacá, que reiterava a informação de que diferente do que a administração municipal propaga, Juazeiro não foi campeã na geração de emprego em 2015. Veja Aqui.

Em contato com a nossa redação, através de nota, a Prefeitura de Juazeiro negou a afirmação feita por Carlos Alberto e disse que "Tudo que foi publicado e divulgado no que se refere à geração de empregos na cidade teve como única e exclusiva fonte de informação o Ministério do Trabalho, através do Caged – Cadastro Geral de Empregos". Em nota a Prefeitura Municipal disse ainda que "oposição insiste em colocar a cidade para baixo". Confira a nota na íntegra a seguir!..

ECONOMISTA REITERA QUE JUAZEIRO NÃO FOI CAMPEÃ NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM 2015

Em contato com o Blog o economista e candidato a vereador no último pleito Carlos Alberto, popular Cacá, reiterou a informação de que diferente do que a administração municipal propaga Juazeiro não foi campeã na geração de emprego em 2015.

A variação de admissão e demissão de janeiro à dezembro de 2015 registrou um saldo negativo de 1.544 vagas ano passado. Segundo Cacá, os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)...

Na Fieb, Rui anuncia novos investimentos para a Bahia: "nossa obsessão é gerar emprego"

A capacidade de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, mesmo em tempo de crises econômica e política, garantindo o desenvolvimento baiano, foi o destaque da palestra 'Desenvolvimento Econômico da Bahia', realizada pelo governador Rui Costa para representantes de diversos segmentos industriais, nesta quinta-feira (24), na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador. Na ocasião, Rui anunciou o lançamento do Programa Primeiro Emprego no próximo dia 30. "Vamos contratar nove mil jovens para, em todas as áreas do estado, ocuparem contratos temporários de dois anos, onde terão a primeira experiência profissional", disse. 

Ele ainda lembrou que diversos contratos já estão assinados com empresas privadas. "E quero convidar todos para abraçar este programa. A única exigência que fazemos é que a seleção seja feita a partir da média de nota dos últimos três anos desses alunos. Nós vamos divulgar o rankeamento da escola pública a partir do primeiro ano do ensino médio. Isso deve ser um estímulo à dedicação. Devemos contratar 4,5 mil alunos no ano que vem e mais 4,5 mil em 2018"...

Desemprego vai a 11,8% e país tem 12 milhões de desocupados

A taxa de desocupação cresceu 0,5 ponto percentual ao passar de 11,3% para 11,8%, entre o trimestre encerrado em junho (abril, maio e junho) e o encerrado em setembro (julho, agosto e setembro) deste ano. Com o resultado, a população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do trimestre encerrado em setembro indicam, em contrapartida, uma ligeira melhora no salário real pago ao trabalhador, embora ele ainda esteja abaixo do valor pago em igual trimestre de 2015...

Desemprego sobe para 11,8% e atinge 12 milhões de pessoas, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), subiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30). Nos três meses anteriores, a taxa estava em 11,2%, e já era a maior da série histórica.

A pesquisa aponta 12 milhões de pessoas desocupadas no país, população classificada assim por ter procurado emprego sem encontrar. Em relação a março, abril e maio, a população desempregada de junho, julho e agosto aumentou em 583 mil pessoas, ou 5,1%...

Fábrica de calçados em Amargosa vai gerar novos empregos

O segmento de Calçados e Componentes deve ser responsável por 1.450 novos empregos diretos na Bahia. A previsão é que deste total, 300 novas vagas sejam criadas, inicialmente, a partir da instalação de uma fábrica do Grupo Ferracini no município de Amargosa, no centro-sul baiano. As tratativas entre o governo estadual e a empresa, uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil, foram formalizadas na tarde desta segunda-feira (26), na Governadoria, com a assinatura de um protocolo de intenções pelo governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e representantes da empresa. O acordo prevê um investimento da Ferracini de R$ 12 milhões na região, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

"É um investimento importante porque vai conseguir resgatar uma série de trabalhadores que, com a crise, perderam o emprego. O Governo do Estado tem feito um esforço grande para trazer empresas para esse setor, que já emprega cerca de 27 mil pessoas na Bahia", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Hereda.

O investimento total no setor de calçados em território baiano deve chegar a R$ 19,5 milhões, levando em conta o protocolo firmado nesta segunda-feira (26) e os já assinados com as marcas Ferracini, Susana Santos e Nádia Talina. As duas últimas vão instalar fábrica em Itapetinga e ampliar negócios em Serrinha, respectivamente.

A nova unidade será a primeira fábrica da Ferracini no Nordeste e deve ser instalada em um galpão utilizado no passado por outra empresa de calçados. Segundo o diretor industrial da empresa, Carlos Antônio Oliveira, a escolha da Bahia foi estratégica para os negócios. Segundo o gestor, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo baiano, por meio da SDE, bem como a concessão de uso remunerado dos galpões existentes em Amargosa, são interessantes, quando levados em conta com a facilitação da logística de distribuição das mercadorias.

"Já havíamos cogitado outros estados do Nordeste, mas a Bahia é um dos mais próximos da nossa sede em Franca, no interior de São Paulo. São cerca de 1,5 mil quilômetros de distância. É muito mais vantajoso do que outros lugares, com dois mil ou mais quilômetros de distância. Além disso, o governo baiano nos dá condições adequadas de produção com galpões já instalados em um município culturalmente preparado para o mercado calçadista", explica Oliveira. 

Fundada em 1984 na cidade de Franca, no interior de São Paulo, a Ferracini possui atualmente dois mil empregados distribuídos em três fábricas. Tradicional indústria no mercado calçadista brasileiro, a empresa produz diariamente cerca de 9.200 itens, entre calçados e acessórios vendidos no Brasil e exportados para mais de 40 países. 

Outros protocolos

De janeiro a setembro de 2016, o Governo do Estado assinou 76 protocolos de intenção, com investimentos da ordem de R$ 7,2 bilhões e a criação de 7,8 mil empregos. Deste total, 51 empresas serão implantadas e 25 ampliadas. O interior baiano será contemplado com 70% dos protocolos, que representam um investimento de R$ 6,1 bilhões e uma geração de 4,7 mil empregos. ..

País fecha quase 40 mil vagas formais em agosto, mas desemprego desacelera

Em agosto, 33.953 vagas formais foram fechadas no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (23) pelo Ministério do Trabalho. Trata-se do 17° resultado negativo consecutivo. No entanto, a queda no emprego desacelerou na comparação com agosto de 2015, quando foram fechados 86.543 postos formais, 64,5% a mais do que no mês passado.

No acumulado do ano, o Caged contabiliza 651.288 vagas fechadas. O resultado é o pior para o período desde o início da série histórica, em 2002...

Em visita à Maniçoba e Pinhões, Charles Leão declara prioridade no saneamento básico, saúde e geração de emprego e renda

Durante visita a comunidade de Alto, comunidade de Vila Santa Inês, na região de Maniçoba, zona rural de Juazeiro neste sábado (17), o candidato à Prefeitura pela Coligação 'Juazeiro no Coração',  Charles Leão (PPS) declarou que irá "priorizar as ações de saneamento básico  unidas com as ações de saúde e proteção ambiental"...

UTILIDADE PÙBLICA: VAGA DE EMPREGO EM JUAZEIRO

Cargo: professor de biologia (ensino médio)

Requisitos: experiência anterior na área e licenciatura na área de atuação..

Portal Mais Emprego disponibiliza quase 22 mil vagas em todo o país

Todos os dias, a trabalhadora Raquel Borges Lima, 24 anos, entra no site do Portal Mais Emprego do governo federal para ver quais as vagas disponíveis naquele dia. Se surge alguma para vendedora na região onde mora, em Luziânia, estado de Goiás, imediatamente vai a uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) se apresentar como candidata. E as vagas surgem quase todos os dias, em todo o Brasil – somente hoje (16) há quase 22 mil postos de trabalho abertos e informados no portal. “Eu procuro ver se a vaga é perto da minha casa e na área que eu tenho experiência. Se for, me apresento. Se não der hoje, volto amanhã. Tem que ir tentando até conseguir”, aconselha Raquel.

As vagas do Portal Mais Emprego são oferecidas por empresas da iniciativa privada e informadas ao Sine, que as disponibiliza na internet. Qualquer trabalhador pode tentar concorrer a uma delas. Basta fazer um cadastro, que pode ser diretamente no portal ou pessoalmente em uma agência do Sine. Se ele tiver o perfil exigido pelo empregador, conseguirá uma entrevista para concorrer ao posto...

Odacy afirma em debate da CDL/Sindilojas que seu governo vai devolver a geração de empregos e o desenvolvimento econômico à Petrolina

Em seis blocos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e o Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas), promoveram o debate com os candidatos a prefeito. O evento ocorreu no auditório do Senac local na noite desta segunda-feira, 5. O debate foi mais uma oportunidade do candidato a prefeito, deputado estadual Odacy Amorim, PT, apresentar suas propostas para voltar a governar Petrolina, desta vez para o fortalecimento lojista e o desenvolvimento econômico do município.

"Fizemos muito pelo segmento lojista e pelo desenvolvimento econômico de nossa cidade e governei apenas dois anos. Aproveito esse momento para mostrar que temos compromisso com lojistas e comerciantes e ainda com o desenvolvimento de Petrolina. Nossa proposta é incentivar o empreendedorismo para fortalecer o emprego, oportunidades para esses jovens que estão trabalhando na campanha, mas que precisam de oportunidades depois de 2 de outubro. A criação de quatro shoppings a céu aberto na cidade e uma nova Ceasa, unindo a área irrigada à zona urbana, onde também incentivarei os distritos industriais compactos, estão no modelo que iremos implantar", disse Odacy...

Aleluia diz que prioridade é gerar empregos no país

"O povo não quer saber de plebiscito, mas de empregos", afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) ao ser questionado em entrevista à Rádio Cruzeiro, na manhã desta sexta-feira (02), sobre a proposta da ex-presidente Dilma Rousseff de consultar a população para a realização de novas eleições.

Para Aleluia, a prioridade do governo Temer no enfrentamento da crise econômica deve ser reduzir as despesas públicas e não aumentar salários já altos de certas carreiras do serviço público. "Precisamos equilibrar as finanças do governo, diminuir a inflação, não elevar tributos e criar condições para a geração de empregos, o maior drama da população"...

Desemprego sobe para 11,6% e atinge 11,8 milhões de pessoas

Em todo o país, a taxa de desemprego fechou o trimestre  encerrado em julho último em 11,6%, subindo 0,4 ponto percentual em relação ao percentual do trimestre imediatamente anterior - de fevereiro a abril - que foi de 11,2%.

A informação consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012...