Foram encontrados 45023 registros para a palavra: pe

Relatório com ataques à Lava Jato está entre documentos encontrados pela PF

Entre os documentos apreendidos na casa do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio, a Polícia Federal encontrou um relatório no qual são feitas críticas à linha de investigação da força-tarefa da Operação Lava Jato. Segundo o texto, o Ministério Público Federal está equivocado em atribuir às construtoras a organização do cartel para fraudar contratos com a Petrobras, e aponta o governo, os políticos e os partidos como "origem" e "objetivo central" do esquema de corrupção que se instalou na estatal. As argumentações contidas no documento, que é apócrifo, indicam qual deve ser a linha de argumentação dos diretores da construtora, entre eles o presidente afastado e preso desde 19 de junho de 2015 Marcelo Bahia Odebrecht, no acordo de colaboração premiada que pretendem oferecer ao Ministério Público Federal. A intenção dos principais dirigentes da Odebrecht de colaborar com a Justiça foi anunciada nesta semana. O acordo, no entanto, nem começou a ser discutido. Os procuradores da força tarefa já deixaram expresso que querem informações consistentes, não teorias. O texto foi encontrado pela Polícia Federal nas buscas da 23.ª fase, a Acarajé, que teve como alvo principal o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. O relatório, de oito páginas, estava junto com uma série de documentos que estavam na casa de Benedicto Barbosa, entre eles a longa planilha que relacionava nomes de quase três centenas de políticos de 24 partidos ao lado de valores. A "superplanilha", como está sendo chamada a lista nos bastidores do poder, é a maior relação de políticos e partidos associada a pagamentos de uma empreiteira capturada pela Lava Jato desde o início da operação, há dois anos. O documento inicia afirmando que as opiniões do Ministério Publico no seu site sobre Operação Lava Jato correspondem a uma "distorção da realidade". "O MP atribui organização do esquema de corrupção às empreiteiras, não ao governo, tratando financiamento de partidos políticos como uma consequência, não como origem objetivo central do esquema de corrupção. No entanto, seria necessário aprofundar as investigações antes de, apressada superficialmente, contar mentiras no site", diz o texto. Na interpretação, o Ministério Público adota esta linha de não denunciar prioritariamente os políticos com mandatos, especialmente os dos partidos da base aliada do governo, porque isso poderia alterar a alçada jurídica das investigações, transferindo a competência para instâncias superiores, onde, segundo o documento, "vai dar em pizza". A Odebrecht foi procurada para esclarecer e comentar o documento mas não se manifestou. ..

Excesso de chuvas provoca alta nos alimentos, aponta pesquisa

As chuvas dos últimos dois meses foi motivo de alegria e esperança para o sertanejo, mas o excesso delas nas principais regiões produtoras de alimentos provocou alta nos preços dos itens que compõem a cesta básica. A informação é de um levantamento realizado mensalmente pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Dentre os produtos que tiveram aumento de preços, o feijão e o leite refletem as consequências do excesso de chuvas, o que também alterou o valor dos seus derivados, a exemplo da margarina. Outro item que teve um forte aumento e refletiu na inflação foi o açúcar. A elevação do preço do produto ocorreu devido a um movimento que privilegia a produção do etanol ao invés do açúcar. Como consequência, o item apresentou menor disponibilidade, o que fez o seu valor aumentar...

MEC amplia ações do Pacto Nacional pela Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) alterou três programas  para garantir a alfabetização de crianças e jovens no ensino fundamental. A portaria - que cria o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - amplia as ações do pacto e define diretrizes gerais. Ela foi publicada na quarta-feira (23) no Diário Oficial da União. Em parceria com instituições de ensino superior e os sistemas públicos de ensino dos estados, Distrito Federal e municípios, o MEC apoiará a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental em escolas rurais e urbanas. As redes de ensino serão responsáveis pelo desenvolvimento das atividades e resultados do programa.

Com a parceria, o MEC busca reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente nos demais anos do ensino fundamental, diminuir a distorção idade-série na Educação Básica e contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores que atuam na alfabetização de alunos do ensino fundamental. O pacto trabalha também para uma melhor formação dos professores das escolas das redes de ensino participantes das ações. E visa, também, conceder bolsas de estudo a coordenadores estaduais, regionais e locais do pacto, aos orientadores de estudo e aos professores das redes públicas participantes da Formação Continuada...

País desperdiça 36,4% da água disponível, diz ministério

No Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. Ele participou hoje (24) de seminário promovido pela pasta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão de recursos hídricos e subsidiar ações e políticas públicas no setor.

De acordo com informações do ministério, esse desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, devido a encanamentos velhos, por exemplo. Essas perdas acontecem antes mesmo de a água chegar às casas das pessoas...

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

Detran-BA entra com liminar para suspender exame toxicológico no estado

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deu entrada na Justiça, na última quarta-feira (23), em ação declaratória e condenatória contra a União, com pedido de liminar para a suspensão no estado da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, desde o dia 2 de março. O Detran aponta ilegalidade, ineficiência e o alto custo do exame, como fatores determinantes para a suspensão da medida. A falta de laboratórios que fazem o chamado “ teste do cabelo” e o impacto da resolução nas atividades de caminhoneiros e motoristas de ônibus também foram levados em conta na ação.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, participou na quarta-feira da reunião ordinária do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, onde a judicialização da resolução foi discutida. “ Os Detrans de todo o país foram unânimes em pedir a suspensão do exame toxicológico, mas o Contran e o Denatran estão inflexíveis. Outros estados já tinham entrado com a ação, e não restou outra alternativa para a Bahia, a não ser acionar a Justiça para não compactuar com ilegalidades, não comprometer a eficiência dos serviços e evitar processos por danos morais e materiais contra o órgão, já que os condutores atingidos se sentem prejudicados”, justificou o diretor...

Vagas para professor substituto na Facape

Oportunidade para os professores da região: a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para mais um processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores. Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (28). As vagas são para os docentes das áreas de Direito do Trabalho e Língua Portuguesa.  

As inscrições devem ser feitas no site da Facape (http://www.facape.br, opção ‘Concursos’) ou diretamente no link http://sistemas.facape.br:8080/concursos O valor do investimento é de R$ 100 e pode ser pago na rede bancária ou na tesouraria da faculdade, que funciona das 8h às 12h e das 15h às 21h. Após o pagamento da taxa, o candidato deve comparecer na Central de Atendimento ao Discente (CAD) da autarquia, nos dias 28 e 29, com o comprovante do boleto bancário e a documentação exigida no edital...

Espaço do Leitor: Moradores do bairro Dom José Rodrigues clamam por limpeza do Campo de Futebol

Olá Geraldo,

A Associação de Moradores já enviou o ofício preciso para limparem o campo que fica na frente do bairro Dom José Rodrigues. O presidente do bairro já foi até a Prefeitura falar sobre o descaso que acontece com os moradores do Dom José Rodrigues em relação ao pedido de LIMPEZA do campo. Passam máquinas em outros campos de bairros vizinhos, mas ainda nada de passar as máquinas de limpeza no campo do bairro Dom José Rodrigues. Queremos que o responsável por dar a ordem para limpeza do campo se pronuncie em relação a todo esse descaso...

Prefeito participa de abertura de seminário em Petrolina

Quarta-feira (23) o Prefeito de Petrolina Julio Lossio participou do Seminário de Orientação Sobre Registro Empresarial promovido pela Junta Comercial de Pernambuco. O evento teve como meta facilitar o trabalho dos usuários do serviço. 

Petrolina é a terceira cidade a receber o evento que será encerrado na capital, Recife onde foi iniciado o ciclo de eventos, também realizado na cidade de Araripina."Temos um serviço em expansão e por isso precisamos capacitar e apresentar nossos serviços que têm a proposta de se tornar ainda mais ágil, facilitando a vida dos usuários. Petrolina é uma cidade em franco desenvolvimento e que tem os maiores números de abertura de empresa; por isso parabenizamos ao prefeito Julio Lossio e sua equipe pela organização e integração da rede SIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios)", disse a Presidente da Junta Comercial, Teresinha Nunes.

De acordo com dados apresentados na abertura do evento, a Jucepe registrou em 2015 a abertura de 2.836 empresas, e em 2016 já foram abertas 3.654 empresas na cidade de Petrolina. Por isso, as palestras ministradas pela equipe da Jucepe esclareceu, durante o encontro, dúvidas de empresários, contadores e estudantes de áreas afins, sobre a documentação necessária para a abertura de empresas, alteração e fechamento.

"O importante para as pessoas é encontrar nos órgãos competentes processos simplificados, que facilitem a vida de quem quer e decidiu empreender, por isso criamos a agência do empreendedor em Petrolina e tantas outras ferramentas que ajudem as pessoas a se tornarem donas do seu próprio negócio e consequentemente fazer o dinheiro circular na cidade. A Jucepe está de parabéns pela iniciativa que vai capacitar os profissionais para oferecer o suporte que as pessoas precisam", ressaltou o Prefeito Julio Lossio.

O seminário que contou com a presença ainda do vice-prefeito da cidade Guilherme Coelho, do chefe da unidade regional da Jucepe em Petrolina, Marcos Alexandre da Silva , do Presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio. entre outras autoridades, aconteceu no auditório da Facape. ..

Confira a programação religiosa para esta Sexta-Feira da Paixão em Juazeiro e Petrolina

Nesta sexta-feira (25), a comunidade católica amanheceu o dia participando da Via Sacra que teve início no Santuário Nossa Senhora das Grotas. Às 15h acontecerá o Terço da Misericordia na Catedral e às 18h será celebrada a Paixão de Jesus Cristo e a procissão do Senhor Morto. A programação da Semana Santa continuará no sábado (26) às 06h com a Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora e às 19h30 Vigília Pascal. No Domingo de Páscoa será celebrada a Missa Solene Pascal às 9h e às 19h30.

Em Petrolina, a programação teve início nesta sexta-feira às 5h da manhã com a Procissão do Encontro, onde os homens saíram da Igreja Catedral conduzindo a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saíram da igreja Matriz levando a imagem de Nossa Senhora das Dores. As atividades do dia encerram com a Celebração da Paixão do Senhor, às 16h30, na Catedral, seguida por procissão pela Ruas Pacífico da Luz, Coronel Amorim e Avenida Souza Filho. A programação da Semana Santa terminará em Petrolina com celebrações no sábado (26), com cerimônias às 6h e às 20h, na Catedral, e no Domingo de Páscoa, dia 28, com missas solenes na Capela São José, às 7h30, na Igreja Matriz, às 7h30, e na Igreja Catedral, em três horários, às 9h, às 17h e às 19h30...

SESI/PE ensina receitas práticas e baratas para Páscoa

Apesar da crise, é possível fazer um almoço de Páscoa saboroso e sem gastar muito. Anote as dicas do SESI/PE e garanta uma refeição saudável e com receitas práticas para você passar seu feriadão com a família e os amigos e não na cozinha. “A ideia é mostrar que as pessoas podem preservar as tradições da data, como o consumo de peixes, com opções de pratos de baixo custo, nutritivo e sem perder o sabor”, afirma a nutricionista da entidade, Lídia Bandeira. Leia abaixo as receitas e confira no vídeo (aqui) como prepará-las.

Essas e outras dicas estão à disposição do público através de orientação nutricional personalizada que a equipe do SESI/PE oferece para crianças, jovens e adultos, na Região Metropolitana do Recife. Além de ensinar como obter uma boa forma, sem passar fome e com um cardápio de dar água na boca, as nutricionistas do SESI também ensinam como evitar ou controlar doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.  ..

Prefeitura de Sobradinho distribui peixe e garante a tradição da semana santa na mesa dos sertanejos

Cinco mil quilos de peixe foram doados hoje pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que garantiu o principal alimento da semana santa as pessoas cadastradas nos programas sociais, comprovadamente, de baixa renda. Ontem os agentes de saúde distribuíram as fichas para os cadastrados, e durante toda manhã de hoje, as equipes da assistência social fizeram a entrega de dois quilos do pescado para cada pessoa cadastrada num espaço que fica ao lado da prefeitura.

Os piscicultores que forneceram o produto, ficaram satisfeitos com esta ação da Prefeitura, que fomenta o segmento da pesca no município. "Esta iniciativa da prefeitura é muito importante para nós e para as famílias beneficiadas que não podem comprar, mas também vão poder ter seu peixe no almoço da semana santa", afirmou o piscicultor José Rodrigues , mais conhecido como "Zé Caveira"...

Petrolina: Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo nessa sexta-feira (25)

A Secretaria de Infraestrutura de Petrolina comunica a todos que hoje, dia 25 de março, Sexta-feira Santa, não haverá coleta de lixo na cidade, nos bairros, residenciais, ruas, avenidas e trecho que acontecem regulamente toda sexta-feira, só voltará a ter coleta na segunda-feira (28).

"Pedimos a colaboração e ajuda da população no sentido que não coloquem seus lixos para fora nesta sexta-feira. Deixem guardado e só volte a colocar para ser coletado todo lixo na segunda-feira" explicou a nota da Prefeitura de Petrolina em nota ao Blog...

38° espetáculo "A Crucificação" acontece hoje em Petrolina

Acontecerá logo mais às 20h30 o 38° espetáculo "A Crucificação" na Concha Acústica, Praça Dom Malan, em Petrolina.

O espetáculo terá início com as cenas da “Tentação de Cristo”, “Convocação dos Apóstolos” e “Sermão da Montanha” e seguirá acompanhando os últimos passos de Cristo, incluindo momentos importantes, como a “Última Ceia”, o “Fórum de Pilatos” e o “Calvário”. As novidades para esta edição são novos atores, trilha sonora, locações, iluminação cênica, sonorização e figurinos, além de cenas ampliadas. A montagem tem duração aproximada de duas horas...

Maior honraria do município é outorgada ao chefe da Jucepe em Petrolina

O Prefeito Julio Lossio concedeu dia passado (23) ao Chefe da Unidade Regional da Jucepe em Petrolina, Marcos Alexandre da Silva, a Medalha Senador Nilo Coelho, maior honraria do município outorgada a pessoas de notória contribuição com o desenvolvimento da cidade.

A solenidade aconteceu durante o Seminário de Orientação Sobre Registro Empresarial promovido pela Junta Comercial de Pernambuco realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O chefe da Junta em Petrolina nasceu na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, a cerca de 190 km de distância da capital pernambucana, Recife e veio para Petrolina em 1966 aos 16 anos com a família. ..

Com base em pesquisas, Dilma deve ir mais às ruas para defender seu mandato

A presidente Dilma Rousseff deve ir às ruas para encabeçar uma campanha em defesa da legalidade de seu mandato. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, pesquisas indicam que ela precisa sair mais às ruas para fazer o embate político e também mostrar que o governo está de pé, por meio de inaugurações e entregas de obras. As consultas demonstraram que a população reage de forma positiva quando a presidente faz aparições públicas. Nesta terça (22), durante pronunciamento que fez em Brasília, ela já sinalizou a necessidade de fazer campanha pela legalidade, comparando ao período em que Leonel Brizola esteve na clandestinidade, após o golpe militar de 1964. ..

MULHER É PRESA POR MANDADO DE PRISÃO EM PETROLINA

Na data (23/03), por volta das 20h00, após levantamento e monitoramento das equipes do MALHAS DA LEI e NIS-4 do 5° BPM, com apoio da ROCAM/5° BPM, foi dado fiel cumprimento ao MANDADO de PRISÃO em desfavor da pessoa de nome JANILIANE DE OLIVEIRA DIAS, Vulgo "BARBIE", 27 anos, natural de Petrolina-PE e residente no bairro Santa Luzia em Petrolina. A mesma foi detida ao sair de sua residência, onde estava seguindo para o Residencial Vivendas, nesta cidade.

O motivo, por ser decretada sua Prisão Preventiva, onde a mesma está envolvida no assalto a uma Casa Lotérica de Petrolina, no ano de 2014. Tendo como comparsa o assaltante conhecido como "ALEQUINHO", que se encontra preso na PDEG...

The Guardian: Dilma diz que impeachment pode causar cicatrizes duradouras

A presidente Dilma Rousseff insistiu que não renunciará ao cargo e reafirmou que não há justificativa para o processo de impeachment. Em entrevista a jornalistas estrangeiros, a presidente disse ainda que retirá-la do cargo pode gerar "cicatrizes duradouras" para a democracia brasileira, segundo o jornal britânico "The Guardian".

Dilma reafirmou que se "mantém firme" no cargo e que a paz reinará no Brasil durante a realização da Olimpíada no Rio. Na entrevista de 90 minutos a veículos de comunicação estrangeiros, a presidente disse que é uma mulher forte e não há motivos para sair do cargo. "Por que eles querem que eu renuncie? Porque eu sou uma mulher fraca? Eu não sou", disse a presidente, segundo o jornal britânico.

A presidente acusou a oposição de não aceitar a derrota apertada nas eleições de 2014 e, desde então, trabalhar pelo "quanto pior melhor" com a sabotagem da agenda legislativa apresentada pelo Executivo, fato que tem "afundado o País", cita a reportagem. Dilma criticou ainda "métodos fascistas" usados por alguns nomes da oposição. ..

Auditório fica lotado para seminário da Jucepe sobre registro empresarial

Empresários, estudantes e profissionais da área de Ciências Contábeis participaram, na tarde desta quarta-feira (23), de um evento que teve como proposta orientar sobre o registro empresarial. O evento foi organizado pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e teve o apoio da autarquia.

Estiveram presentes o prefeito Julio Lossio; o presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o diretor executivo da instituição, Romério Galvão; o vice-prefeito Guilherme Coelho; a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes; além de representantes do Sebrae e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE). Na oportunidade, o prefeito Julio Lossio concedeu a Medalha Senador Nilo Coelho ao chefe da unidade regional da Jucepe, Marcos Alexandre da Silva...

Todas as doações recebidas pelo PCdoB foram legais

A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, emitiu nota, nesta quarta-feira (23), sobre a divulgação pela imprensa de documentos apreendidos na empresa Odebrecht, durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. Na lista estão relacionados os nomes de mais de 200 políticos. A deputada reitera que todas as doações recebidas pelo Partido e suas lideranças, nas diversas campanhas eleitorais realizadas até agora, foram legais e estão devidamente registradas nas prestações de contas.

O deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB na Bahia, também enviou declaração à imprensa afirmando que os valores recebidos aconteceram de forma legal. "Em relação à Lista da Odebrecht, esclareço que todas as doações da minha campanha foram legais e estão na prestação de contas declarada ao TRE. Fora disso, é especulação", afirmou Daniel...