Foram encontrados 2711 registros para a palavra: escola

Escolas de Petrolina recebem grafites de alunos sobre a importância da alimentação saudável 

Os muros das Escolas Municipais Nossa Senhora Aparecida, em Rajada, e professora Eliete Araújo, localizada no bairro Maria Auxiliadora, receberam esta semana o colorido dos grafites inspirados nos desenhos vencedores dos alunos que participaram do projeto Arte nos Muros. A ação é uma iniciativa cultural que tem a parceria da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), patrocínio da Bayer e realização da Flamingo Comunicação. Unindo arte, educação e responsabilidade social, as ilustrações expressam a visão e criatividade dos jovens sobre a importância da alimentação saudável e de nutrir-se com qualidade, além de traduzir os sabores dos alimentos, numa variada paleta de cores vivas usadas nos grafites.  

Na primeira etapa do projeto, os professores participaram de uma oficina para conhecer a história do grafite e sobre o tema que inspirou as obras dos alunos do 6º ao 9º ano. Na segunda etapa, os docentes aplicaram o conteúdo e os estudantes produziram as ilustrações temáticas, que foram submetidas ao voto popular e ao voto da comissão julgadora. A terceira etapa foi o Dia do Grafite, acompanhado de um workshop e uma ação de grafitagem nos muros das escolas. Para finalizar a ação, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros serão apresentadas ao público em uma exposição, previstas para o mês de novembro. ..

Gestão Suzana Ramos segue com obras de requalificação de escolas e leva mais desenvolvimento para Itamotinga

Após mais de 20 anos de abandono, sem receber requalificações, a Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva, localizada na sede do distrito de Itamotinga, passou a ser mais uma unidade educacional inserida no novo padrão de qualidade escolar da gestão Suzana Ramos. Com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, realizado com recursos próprios, a unidade de ensino teve 80% de sua estrutura demolida para correção de irregularidades topográficas. Em estágio avançado, a obra tem 1.337,21m² de área construída, com previsão de conclusão para o mês de agosto.

"Eu sou uma grande entusiasta e incentivadora da educação como instrumento de transformação. Por acreditar nesse poder transformador, tenho trabalhado inesgotavelmente para garantir que a população de Juazeiro conte com uma educação de excelência, oferecendo espaços de ensino humanizados e totalmente estruturados para uma aprendizagem de excelência. Meu sentimento é de realização e motivação para continuar seguindo com o desenvolvimento do nosso município", compartilhou a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos. ..

Estudante da rede municipal de Juazeiro cai de ônibus escolar e é atropelada pelo veículo

Uma estudante do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães, unidade educação localizada no bairro Castelo Branco, foi vítima de um atropelamento na tarde desta segunda-feira (24).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada na região das adjacências ao Condomínio Residencial Juazeiro II, no bairro Itaberaba, em Juazeiro...

Estão abertos os JEEPS 2023, Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas de Sobradinho

Durante a última sexta feira (21), aconteceu no Ginásio de Esportes Francisco das Chagas Nery, a solenidade de abertura dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas de Sobradinho - JEEPS edição 2023.

A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações que saíram do CES em direção ao ginásio de esportes, onde aconteceram as apresentações dos atletas de cada escola...

CPT inicia nova turma da Escola de Formação da Juventude Rural

Cerca de 100 jovens de comunidades localizadas na Borda do Lago de Sobradinho em Sento Sé (BA) participaram da 1ª Etapa da Escola de Formação da Juventude Rural, realizada no domingo (16).

Organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro com o apoio da Comissão Todos pela Vida, o encontro aconteceu no Colégio Dom Pedro I, na comunidade Aldeia, e teve como tema "Identidade e Cultura"...

Escola municipal de Juazeiro promove roda de conversa sobre educação inclusiva

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gentil Damásio Nascimento, em Juazeiro, realizou nesta sexta-feira (21), uma roda de conversa sobre educação inclusiva.

O encontro, que aconteceu na unidade escolar, teve como público-alvo mães de alunos com deficiência, além de auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e auxiliares de sala...

Escolas municipais terão horários diferenciados nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), divulgou nesta sexta-feira (21), o funcionamento das escolas da rede municipal de ensino nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminina.

A mudança no horário de funcionamento das escolas municipais segue as determinações do Decreto Nº626/2023, publicado no Diário Oficial do Município (Doem), nesta quinta-feira (20), estabelecendo alteração no horário de expediente das repartições públicas municipais em decorrência da realização da competição esportiva...

Gestão Suzana Ramos investe e adquire frota de transporte escolar inclusiva

Reafirmando ações de compromisso com políticas públicas inclusivas, a gestão Suzana acaba de investir em novos avanços, e adquire uma frota de 12 veículos para realização do transporte escolar, que garantem mais cidadania e dignidade para os alunos com deficiência da rede municipal de ensino. 

Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), os novos investimentos no avanço da educação municipal, inclui doze veículos seminovos e adaptados, sendo duas vans e dez ônibus, equipados com plataforma elevatória, padronizados e com toda segurança necessária e exigida pela legislação para o transporte escolar, além de lugares para cadeirantes...

Escola de Idiomas: Prefeitura de Juazeiro inicia matrículas para cursos no dia 1° de agosto

A Escola de Idiomas da Prefeitura de Juazeiro iniciará no dia 1° de agosto, o período de matrículas para o segundo semestre letivo, nos cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos são voltados para alunos da rede municipal, matriculados entre o 4º e 8º ano, servidores, e professores que atuam na Educação municipal.

O período de matrículas será realizado entre os dias 01 e 04 de agosto. As matrículas são realizadas presencialmente na sede da Escola de idiomas, localizada na Praça da Bandeira, nº 16, no Centro da cidade, das 08h às 20h, de segunda a sexta-feira...

TV Escola Web Juazeiro lançará novo conteúdo nesta sexta-feira valorizando a identidade regional

Com sua programação exclusiva e especial, a TV Escola Web Juazeiro vai disponibilizar, nesta sexta-feira (21), o primeiro episódio da série 'Bruxa Gertrudes', uma personagem cheia de virtudes e apaixonada pela cidade de Juazeiro. Trazendo informações, diversão e muitas curiosidades sobre o município, a série é produzida com finalidade pedagógica, de forma lúdica para o público de todas as idades e vai comprovar que as bruxas podem ser do bem.

O canal TV Escola Web Juazeiro é uma plataforma mantida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com programação disponível no endereço eletrônico: tvescola.juazeiro.ba.gov.br...

Manifestação de estudantes abre canal de diálogo com Seduc sobre garantia do Transporte Escolar em Juazeiro

Após protesto em defesa do transporte escolar em Juazeiro realizado por estudantes secundaristas no último dia 12 de julho, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) recebeu uma comissão em duas reuniões, sendo uma no dia do ato, outra na tarde desta terça (18).

Nesta última, o secretário Wank Medrado recebeu dos/das estudantes um documento que aponta a evolução histórica do acesso ao transporte escolar no município, bem como cita que este também tem sido um problema permanente ao longo dos anos letivos, em todas as gestões...

Estudantes de Juazeiro avançam para etapa estadual dos jogos escolares

Estudantes de Juazeiro participaram da fase interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), realizada neste final de semana. A cidade, que sediou a competição, contou com a participação de 58 estudantes da rede municipal de ensino e um total 195 atletas, nas provas de tênis de mesa, futsal, handebol e voleibol masculino e feminino, basquete feminino, natação e atletismo.

O evento definiu os estudantes que irão participar da etapa estadual da competição, em Salvador, a partir do dia 27. Participaram da seletiva, atletas de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de Juazeiro, Paulo Afonso, Irecê, Jacobina e Senhor do Bonfim. O projeto tem como objetivo fomentar prática da atividade física e descobrir novos talentos esportivos na comunidade escolar..

Gestão Suzana Ramos avança em obras de requalificação e ampliação de escolas e otimiza o desenvolvimento na Educação de Juazeiro

Com uma gestão que prova compromisso com o setor, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem consolidado um modelo de Educação inédito na sede e interior do município, por meio de um novo tempo de trabalho, realizado com recursos próprios.

Após quase 30 anos de abandono, desde sua fundação, a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Valdete Bispo Gama Serafim, localizada em Massaroca, está passando por uma grande obra de requalificação e ampliação com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão...

Curaçá: Escola Maria Júlia, com nova Quadra Poliesportiva é entregue na comunidade do Ferrete

A prefeitura de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação, entregou na noite da última sexta feira (14), mais uma escola completamente reformada e ampliada.

A Escola Municipal Maria Júlia, na comunidade do Ferrete, ganhou salas amplas e climatizadas, sala de professor, secretaria, cantina, pátio e banheiros. ..

Juazeiro 145 anos: Estudantes da Escola Municipal Estação do Saber participam de tour histórico pela cidade

Os estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (14).

Os alunos embarcaram em uma aventura pela Orla de Juazeiro para conhecer algumas das lendas e histórias que povoam o imaginário dos moradores da cidade, como o Nego D'água, Nossa Senhora da Rapadura e a Mãe D'água...

MPF é contra padrão estético e de comportamento das escolas militares

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação para proibir colégios militares e cívico-militares de impor regras sobre aparência e comportamento dos estudantes com base em preceitos militares que não tenham influência na qualidade do ensino, como as que determinam como devem ser tratados cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem ou a forma de se vestir. O órgão reivindica ainda que esses colégios sejam proibidos de punir alunos com a justificativa da aparência.

Os colégios militares determinam, por exemplo, que "cabelos volumosos serão usados curtos ou presos", enquanto os cabelos curtos podem ser soltos, o que representa, segundo o MPF, racismo institucional com as pessoas pretas e pardas, de cabelos crespos e cacheados. A ação ressalta que a valorização do cabelo afro é uma expressão de luta e faz parte da redefinição da identidade negra...

“Se cada estado quiser criar, que crie”, diz Lula sobre escolas cívico-militares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (14), que “não é obrigação” do Ministério da Educação (MEC) cuidar de escolas cívico-militares, mas que os estados têm autonomia para decidir sobre o assunto. Segundo informações da CNN, a declaração foi dada durante a cerimônia de sanção do novo programa Mais Médicos.

“Ainda ontem o Camilo [Santana, ministro da Educação] anunciou o fim do ensino cívico-militar, porque não é obrigação do MEC cuidar disso. Se cada estado quiser criar, que crie, se cada estado quiser continuar pagando, que continue, mas o MEC tem que garantir a educação civil, igual para todo e qualquer filho de brasileiro ou brasileira. Então acreditem que o país mudou”, disse Lula...

Jogos Escolares da Bahia será realizado entre os dias 14 e 16 de julho

O Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco – NTE 10 realizará, entre os dias 14 e 16 de julho, os JOGOS ESCOLARES DA BAHIA – JEB fase Interterritorial. O projeto tem como objetivo fomentar a cultura corporal no currículo da educação física, bem como, descobrir novos talentos esportivos na comunidade escolar. Neste ano, os estudantes terão a oportunidade de participar das seguintes modalidades esportivas: Atletismo, Tênis de mesa, Badminton, Judô, Natação, Futsal, Handebol,Basquete, vôlei de quadra e vôlei de dupla, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

A etapa contará com a participação  de estudantes e professores dos NTEs 01 Irece, 16 Jacobina, 24 Paulo Afonso, 25 Senhor do Bonfim e 10 Juazeiro, com participação de escolas das redes municipal, estadual e privada...

Representatividade: Sindsemp orienta sobre carga horária dos professores de escolas integrais

Em uma reunião esclarecedora realizada na quarta-feira (12) na sede da entidade, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, acompanhada pelo advogado do Sindsemp, Leonardo Aragão, esclareceram pontos importantes acerca da carga horária dos professores das escolas de tempo integral do Município.

A categoria compareceu maciçamente e expôs suas dúvidas, compartilhando a realidade de cada local de trabalho. Entre os pontos mais citados estavam a distribuição do tempo e os intervalos previstos na jornada de trabalho desses servidores. A substituição dos professores faltosos também foi apontada como um gargalo importante...

Fim das escolas cívico-militares repercute entre estudantes e escolas

O Ministério da Educação (MEC) começou, esta semana, o processo de extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão, que impacta cerca de 200 escolas nas cinco regiões do país, foi comemorada e criticada. Para alguns, o modelo precisa ser extinto e não está em conformidade com o papel da escola pública. Para outros, o modelo gera resultados e deve ser mantido.

Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a medida é uma vitória, pois o modelo cívico-militar é “um modelo de escola que acaba privando os estudantes de ter liberdade de expressão”. Para a presidenta da entidade, Jade Beatriz, o modelo “não apoia a formação do pensamento crítico e acaba excluindo uma parcela dos estudantes”...