Foram encontrados 555 registros para a palavra: música

Cultura: Fundação Joaquim Nabuco tem o maior acervo de músicas do Nordeste

Interpretações originais de Luiz Gonzaga, Manoel G. Barreto e Jackson do Pandeiro, gravações de histórias da época de Agamenon Magalhães e discursos de Miguel Arraes, ambos ex-governadores de Pernambuco. Essas são algumas das obras que compõem a maior coleção fonográfica do Nordeste – e uma das maiores do Brasil –, pertencente ao acervo sonoro da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

As produções abrangem diferentes contextos históricos, tendências e estilos musicais. São aproximadamente 11 coleções de suportes de diversas épocas, divididos em discos de 78 rotações, gravados de 1902 até a década de 1960; LPs, que compõem uma coleção de discos de 33 rotações; compactos, de sete rotações; fitas cassetes, fitas rolos, partituras e arranjos. ..

Um curso superior de música urgente na "Univasf" em Juazeiro!

O músico, compositor e atual Superintendente de Cultura e Turismo do Município, Maurício Dias, conhecido popularmente como Mauriçola, enviou e-mail ao Blog informando que vai pedir o apoio do prefeito Paulo Bonfim para reivindicar, junto ao Ministério da Educação, um curso superior de música, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus de Juazeiro (BA). Veja:

Utópico & Ufanista... um quântico   de não - um tanto de sim... serei eu até fim?..

Sobradinho: "Papo, Mulher e Música", reuniu mulheres e suas histórias de luta e superação

"Papo, Mulher e Música", um momento de reflexão e troca de experiências reuniu mulheres de Sobradinho e convidadas que integram o movimento feministas da região. A arquibancada das quadras poliesportivas ficaram lotadas por um público que prestigiou o evento, em homenagem as mulheres promovido pela Prefeitura de Sobradinho e que propôs uma roda de conversas, onde as mulheres compartilharam suas histórias de vida e socializaram informações importantes sobre a Lei Maria da Penha, Violência Doméstica e igualdade de gêneros. Mulheres de idades, profissões, religiões e classes sociais diferentes, dividiram a mesma "dor e delícia de ser mulher", contando suas histórias de vida e o processo de superação.

Entre as convidadas da roda de conversa, mediada pela jornalista Sibelle Fonseca, assessora de comunicação da gestão municipal, estavam Célia Regina Carvalho, ativista do Movimento de Mulheres e assessora de políticas de públicas da Prefeitura de Juazeiro; Rosineide Motta, Delegada da Mulher; Neide poetisa, pedreira, carpinteira, marceneira e poetisa, vítima de violência doméstica; Luana Rodrigues, Diretora de Diversidade do Município da Secretaria de Assistência, Mulher e Diversidade de Juazeiro, Secretária Geral da Unegro e membro da Direção Estadual da União Brasileira das Mulheres; Emanuela Fonseca, Assistente Social; Isabel Coelho, vereadora em Sobradinho; Socorro Oliveira, empresária; Elizinda de Sena, representando os movimentos sociais do município; Rosália Bitencourt, costureira; Dona Severina Maria dos Santos, aposentada, do grupo da Terceira Idade de Sobradinho; Mariazinha de Souza, agente comunitária de saúde; Aimy Sandriny de Macedo, advogada da Assistência Social; Lucia Helena de Miranda, Assistente Social; Maria Aparecida Luna, professora da rede municipal; Maria de Lurdes da Conceição, cantora e compositora e Verônica Maria de Carvalho, poetisa de Sobradinho...

Muita música boa no Portal Zap Ao Vivo desta semana

Uma das bandas que mais cresceu no cenário pop da região estará no Portal Zap Ao vivo desta semana. Soda Solta, que faturou por dois anos seguidos o Prêmio Zap como Melhor Banda de Pop/Rock/Reggae, está vivendo um momento muito especial de sua história.

Sob o comando do talentoso Peu Bandeira, o grupo estará no programa comandado por Carol Barros e levará até você, os hits que marcam os shows da banda por onde passam. O programa irá ao ar a partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 8. Para assistir tudo e não perder nada, entre no www.portalzap.com.br ou em nossas redes sociais. Fique ligado!..

45 anos sem Pixinguinha, o gênio que deixou dezenas de músicas, como 'Carinhoso'

Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou Pixinguinha, foi autor de dezenas de valsas, sambas, choros e polcas. Compôs orquestrações para cinema, teatro e circo, além de arranjos para intérpretes famosos, entre os quais Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos e mestre do chorinho, Pixinguinha desde pequeno dedicou-se à música. 

Aprendeu a tocar cavaquinho com os irmãos e aos 11 anos já dominava o instrumento. Seu pai, um excelente flautista, também foi mais um dos mestres que Pixinguinha teve, e o menino acompanhava as rodas de chorinho dentro de casa...

Dupla sertaneja Jorge e Mateus grava música do compositor Manuca Almeida

Acaba de ser lançado em todas as plataformas musicais o novo CD da dupla Jorge e Mateus e nele a música Menina Maluquinha do poeta e compositor Manuca Almeida com os parceiros Zeider Pires, Ivo Mozart, Tato Cruz e Marcelo Mira. Manuca sabia da gravação do CD que tinha previsão de lançamento para outubro, mas teve a data adiada porque a dupla resolveu lançar também um DVD “TERRA SEM CEP” e estava muito feliz. A dupla Jorge e Mateus hoje é considerada uma das maiores do gênero sertanejo. “Terra Sem CEP” é o oitavo DVD da dupla e tem lançamento pela AudioMix Records e Som Livre. ..

“A Bahia é o território livre da música, ninguém tem preconceito contra qualquer gênero”, disse Luiz Caldas

A constante renovação da música brasileira é acompanhada de perto há 50 anos por VEJA. A reportagem da revista semana passada mostra as novas caras do frevo, popular gênero musical de Pernambuco que completa 111 anos em 2018, é a continuação de uma observação constante da revista sobre os estilos musicais mais populares do país. A revista também destacou Luiz Caldas.

A edição 2568 destaca músicos como César Michiles, líder de uma orquestra que colocou a flauta no frevo e vem ajudando a a subverter a lógica do estilo, outros “revolucionários” ganharam espaço em nossos textos. Um deles foi Nélson Ferreira, que em 7 de março de 1973, 50 anos após gravar seu primeiro frevo, deu entrevista a VEJA na qual explicou um pouco da história do gênero que ajudou a difundir com suas inúmeras composições...

Luiz Gonzaga e a diversidade musical presente no carnaval

Luiz Gonzaga e o carnaval. Na década dos anos 80 Luiz Gonzaga foi homenageado pela Escola de Samba Vermelho e Ouro. No samba-enredo ele participou da gravação cantando e puxando sanfona. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantou o ritmo musical Frevo. Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes. "Quer ir mais eu vambora, vambora vambora"...

Luiz Gonzaga ainda gravou "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba-Lourenço Fonseca Barbosa, tocando o frevo "Ao mestre com carinho" , este genial pernambucano criador da canção "Maria Betânia". Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira,  mistura sanfona e instrumentos metais. Grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trioeletrizado junto com as guitarra do Trioelétrico, gravou a música Instrumento Bom. ..

Jorge Vercillo critica cena musical brasileira: 'Nível baixíssimo'

O cantor Jorge Vercillo esteve no centro de críticas e elogios depois de publicar um desabafo no Facebook no qual discorre sobre o "nível baixíssimo de música" consumido pelos brasileiros. Nesta segunda-feira (5), ele compartilhou um texto supostamente assinado pelo jornalista Arnaldo Jabor que ironiza a música Que tiro foi esse?, da carioca Jojo Toddynho: "Que tiro foi esse? Que acertou os tímpanos do nosso povo fazendo-os ouvir lixo achando que é música", diz um trecho .

Em sequência, o artista escreveu uma publicação com a intenção de "explicar melhor", na qual afirma que "a responsabilidade desse nível baixíssimo de música é em grande parte do público". "Na verdade, hoje muitas pessoas não estão dando a menor importância pra música. Elas vão às festas pra beber e ou arrumar alguém para ficar, namorar etc... Sinto que parte delas perdeu o ouvido harmônico musical e perdeu também o universo simbólico, a capacidade de interpretação de texto pra alcançar uma letra mais elaborada", disse o autor de Ela une todas as coisas e Que nem maré. ..

BELL MARQUES LANÇA MÚSICA E SE PREPARA PARA BATER RECORDE NO CARNAVAL

Bell Marques lançou, neste fim de semana, a música A Patroa Pirou, sua aposta para o Carnaval 2018. A canção está disponível para download no SuaMúsica.Com e no YouTube (https://youtu.be/Tx8PeNZ41iI) e vai agitar as mais de 40 horas de música que o cantor promete cumprir em apenas seis dias de folia. O artista será o único a tocar todos os dias de Carnaval, de quinta a terça. Como se não fosse suficiente, em três dias fará shows em camarotes após o percurso de 6 horas da Barra a Ondina, na capital baiana. Após a Quarta-feira de Cinzas, Bell, atualmente com 65 anos, ainda faz shows em Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (BH), finalizando com dois shows no Rio de Janeiro (RJ), no dia do Desfile das Campeãs.

NOVA TECNOLOGIA – Além de se superar a cada ano, o cantor ainda cria espaços para inovações no Carnaval de Salvador. Em 2018, o bloco Vumbora – que Bell Marques criou em 2014 para lançar sua carreira solo – sai com um chip de segurança no abadá. O sistema permitirá averiguar, no meio do circuito, se os abadás são verdadeiros ou falsos. A falsificação das camisas que dão acesso às cordas do bloco tornou-se um problema nos últimos anos e o cantor busca inibir a atitude criminosa com a instalação dos chips...

Semivelhos lança música nova sobre o Rio São Francisco, intitulada "Vai Chover"

(Foto: Habib Musser) 

Faixa, composta como súplica de quem mora no sertão e sofre com a seca, não tem refrão e nem verso repetido ..

QUAL É A MUSICA DO CARNAVAL?

Será mesmo que o "carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou "? como dizia um frevo de Caetano Veloso nos anos 70 ( o diabo com d minúsculo no dia D) Ou ainda uma luta do "Santo Guerreiro contra o dragão da maldade " do mito da civilização atlântica " Glauber Rocha? "Deus e o Diabo na terra do Sol"! O bem e o mal no cortejo, no cordão umbilical do carnaval.

"Minha carne é de carnaval" tinha uma atmosfera romântica que podia terminar ou não, com um beijo de carmim e cinzas que durava o tempo do Sol nascer na quarta. O coração em profusão de saudade cheirando "loló" ""rodhoro" ,"colombina ", batia no "click " da paixão feita para acabar. Nós, os humanóides, "fomos feitos para acabar ".E o carnaval "acabou chorare" , cada ano a música fica pior! Música? Não existe mais música de carnaval no país do escambau" é lixo cultural pra todo lado é miséria musical idiossincrática. E o Castelo tenebroso da política suja em Brasília , e o poder judiciário anunciando o "juízo final " é tudo carnaval! Sem marchinhas do tempo de Getúlio, Juscelino e Jânio. Na ditadura o carnaval era " eu te amo meu Brasil, eu e  te amo" PQP!..

Crato: VI Festival de Música Cordas Ágio tem início sábado (27) na Vila da Música

Surgido em 2012, no Distrito do Belmonte, município do Crato – Ceará, o Festival de Música Cordas Ágio chega à sua sexta edição em 2018, com programação marcada por atividades formativas e apresentações musicais entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro, na Vila da Música, na cidade do Crato. 

Criando um verdadeiro ambiente de fruição e formação musical durante dez dias, o festival traz shows shows de Jefferson Gonçalves e Beto Lemos; Zabumbeiros Cariris, Daniel Peixoto, André Magalhães, entres outros. Durante o evento acontece também o Encontro de Regional de Regentes das Macrorregiões dos Inhamuns, Centro Sul e Cariri e o Encontro Ceará Música. A realização do Festival de Música Cordas Ágio é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), do Instituto Dragão do Mar, Vila da Música e da Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). Confira abaixo a programação...

ARQUIVO MEMÓRIA MUSICAL DO CARNAVAL DE JUAZEIRO. HELP!

Em 1998/1999, durante o governo do Prof. Rivas, Ivete Sangalo, Margareth Menezes e músicos do trio Elétrico Armandinho Dodo & Osmar  gravaram junto comigo, no estúdio do maestro Luizinho Assís, na Pituba em Salvador, uma música em homenagem a Dodo & Osmar para o carnaval de Juazeiro: Juazeiro você em primeiro lugar. .. Viva Dôdo & Osmar... era o refrão.

Foram replicados apenas 10 cds(naquela época gravar  em cd era coisa rara) para divulgação na imprensa. Eu fiquei com um e depois coloquei no computador. Mudança pra lá e pra cá o cd sumiu e agora fui formatar o computador e até o backup sumiu também!!..

Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de março de Barro Vermelho promoverá festa beneficente

Festa Beneficente com 'Amigos do Forró acontecerá no próximo domingo (7) de janeiro. A festa tem o é parte do Projeto 'Revitalização da Banda Filarmônica 15 de marco', de Barro Vermelho, Curaçá-BA. O Evento se dará no Clube de Sargentos de Juazeiro, a partir das 16h, tendo como atração a Banda Amigos do Forró. A entrada custará 10 reais e toda a renda, de acordo com os organizadores, será revestida ao Projeto.

O Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de Março' é um planejamento feito por um grupo de pessoas ligadas ao Distrito de Barro Vermelho em Curaçá-BA. Visa dar continuidade a essa Banda que foi fundada há 100 anos. ..

Raul Seixas: o pai do Rock, o místico, o contestador, o gênio

Em homenagem a um dos maiores representantes da contracultura brasileira, que completará em 2019, 30 anos de morte, o jornalista e escritor baiano Tiago Bittencourt escreveu a maior biografia já feita sobre Raul Seixas, que deixou um legado composto por 17 discos lançados em 26 anos de carreira e ficou conhecido como Pai do Rock Brasileiro. O livro O Raul Que Me Contaram – A História do Maluco Beleza, possui entrevistas diversas em estilo ping-pong, curiosidades inéditas, histórico da época e apanhado do legado do artista, além de outros quesitos. 

Tiago, que foi apresentador, repórter e produtor em veículos como TV Record (BA), TV Educativa (BA) e Rádio Transamérica (BA e DF) faz sua estreia na literatura após elaborar um programa de cunho documental sobre a vida do Maluco Beleza. O projeto fez parte do Caminhos da Reportagem, lançado em 2015 na TV Brasil.  "No programa não pudemos mostrar nem 10% do que foi apurado, descoberto, visto e sentido. Foram mais de nove dias de viagens e encontros com fãs e pessoas próximas de Raul, e tanto aconteceu por trás das câmeras e antes delas serem ligadas. O livro mostra imensuravelmente mais do que pôde ser visto pelo público", conta o autor. "Tem depoimentos muitos cruéis e verdadeiros que nunca foram contados, além de apurações a mais que foram feitas durante a época de passar cada fato para as palavras escritas", exclama o repórter. ..

Cumprindo promessa, família serve chope e música em velório de homem

Para cumprir a promessa de não se despedir com lágrimas do patriarca da família, os parentes do mecânico João Ferrari, que morreu aos 70 anos, decidiram fazer uma festa com um barril de chope e moda de viola tocando durante todo o velório do homem na cidade de Cascavel, interior do Paraná. “Ele e meu pai estavam bebendo um dia e prometeram que não queriam nada triste, que ninguém ficasse chorando, quando partissem. Meu pai providenciou na hora”, contou o neto do mecânico, João Victor, em entrevista ao jornal carioca Extra.

O idoso tinha acabado de se recuperar de uma pneumonia e teve como causa da morte uma parada cardíaca. Segundo Victor, os parentes ficaram a princípio acanhados com a situação, mas logo concordaram em fazer homenagem ao morto. “Erguemos os copos perto do meu avô, fizemos um brinde e uma oração”, comentou. As fotos da celebração foram divulgadas por uma página de comédia da cidade e logo ganharam centenas de comentários e compartilhamentos, a grande maioria a favor da festa. “Quem foi que disse que em velório tem que chorar somente?”, afirmou um dos internautas...

Festival Ser Tão em Serra Talhada terá Targino Gondim, Santana, Maciel Melo e Luizinho de Serra

Acontece de 27 a 31 de dezembro, na Estação do Forró e no Pátio da Feira, o Festival Ser Tão, em Serra Talhada. O evento vai homenagear os artistas Santanna e Luizinho de Serra. O festival faz parte da programação oficial do Natal serra-talhadense “Um Natal de Amor no Coração do Sertão” e vai reunir 32 atrações da música popular brasileira. Além dos homenageados, se apresentarão nomes como Maciel Melo, Targino Gondim, Cezzinha, Irah Caldeira, Trio Nordestino, André Rio, Almir Rouche, Assisão, Rafael Moura e João Donato. ..

Programação do Pontes Flutuantes começa na próxima semana em Juazeiro e Petrolina

O projeto Pontes Flutuantes traz para Petrolina e Juazeiro, na próxima semana, dois grandes nomes do teatro mundial: o diretor teatral Eugênio Barba e a atriz Julia Varley, ambos integrantes do Odin Teatret, sediado na Dinamarca. Os artistas chegam à região para participar do projeto Pontes Flutuantes – diálogos para cena, nos dias 12 e 13 de dezembro. Uma iniciativa da Cia Biruta de Teatro, que propõe o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre artistas locais e grupos de teatro do Brasil e do mundo.
 
A programação inclui a palestra-demonstração "Pensar através das ações", a demonstração-espetáculo e a oficina "O Eco do Silêncio", que vão acontecer nas dependências do Sesc, em Petrolina, e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Para participar do Pontes Flutuantes, basta realizar a sua inscrição, através do endereço eletrônico: [email protected].

Todas as atividades fazem parte de um roteiro mundial apresentado pelos artistas e condensam um pouco da trajetória deles ao longo de 50 anos de teatro. "Eles vão trazer o conhecimento e a forma como eles construíram esse teatro e esse pensamento sobre o teatro contemporâneo e o teatro antropológico. E nós vamos poder apreender isso em uma exposição que é ao mesmo tempo teórica e prática, porque eles trazem um paralelo entre a reflexão, o estudo, a pesquisa e a prática, a vivência empírica do ator e da atriz. É uma formação completa", conta Cristiane Crispim, uma das organizadoras do evento.
 
Em sua primeira edição, o projeto surge com o objetivo de celebrar o fazer teatro e aproximar os diversos pensamentos acerca da autonomia do teatro como arte e como área de conhecimento e expressão dos modos de organização coletiva ao redor do planeta. A discussão visa proporcionar a troca de experiências entre os convidados e grupos de teatro locais, a partir do debate de questões como as semelhanças e diferenças entre o teatro que se faz no Vale do São Francisco e no resto do mundo.
 
"Eugênio Barba é o criador do conceito de Antropologia Teatral e um dos maiores pensadores do teatro contemporâneo. Apesar de já ter visitado o Brasil em várias ocasiões, essa é a primeira vez que ele compartilha o seu conhecimento no interior do Nordeste. Isso possibilita o contato de artistas que não estão nas capitais com os grandes mestres. Eles ganham a oportunidade de se alimentar dessa experiência e a nossa cena teatral é que acaba se fortalecendo", relata o diretor teatral, ator e dramaturgo, Antônio Veronaldo, que também é responsável pela organização do projeto e já teve a oportunidade de encontrar Eugênio Barba...

Cantata Natalina emociona o público com apresentações de teatro, dança de inclusão e muita música no Vaporzinho

Mais de 400 crianças da Rede Municipal de Ensino participaram da terceira Cantata Natalina – É Natal: Tempo de Esperança e levaram muita emoção para um público de mais de mil pessoas, nesta quinta-feira (07), no Vaporzinho, na Orla 2 de Juazeiro.

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da família e do deputado estadual, Crisóstomo Lima, prestigiou o evento e se emocionou em vários momentos, a exemplo da surpresa da participação da primeira dama, Nelma Bomfim, no espetáculo. “Parabenizo a toda organização por este lindo presente à população de Juazeiro que mais uma vez levou a verdadeira mensagem do Natal para as pessoas. Este é o modo de mostrar como temos trabalhado por uma Educação de qualidade para as nossas crianças. Os alunos da Rede Municipal de Ensino deixaram o coração de cada juazeirense um sentimento especial, uma mensagem de amor e esperança”, declarou...