Foram encontrados 532 registros para a palavra: construção

Primeira mulher mestre de obras da Bahia luta pela inserção do gênero na Construção Civil

Lugar de mulher é onde ela quiser, e várias representantes baianas do gênero feminino são bons exemplos disso. Maria do Amparo Xavier, 62 anos, é um deles. Filha de um pequeno povoado de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, ficou conhecida por ser a primeira mestre de obras da Bahia e, atualmente, dá palestras e luta pela inserção das mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente, na Construção Civil. 

Muito pobre, passou a infância dentro de uma casa de palha e, conta que, "assim que viu um lar construído com vários tijolinhos", teve a certeza de que passaria a vida entre vigas e concretos, erguendo edificações e fazendo história. "Nunca foi fácil para a mulher estar inserida na Construção Civil, pois se trata de um trabalho tipicamente masculino. Mas, tratando-se desse segmento, posso falar que conheço tudo, seja na construção leve ou pesada".

A carreira começou aos 14 anos, varrendo um canteiro um canteiro de obras. Com muita luta, suor e perseverança Maria foi subindo de posição - servente, carpinteira, pedreira e armadora - até chegar a comandar importantes obras, como empregada de grandes construtoras. No início dos anos 90, liderou inúmeros homens nas intervenções que requalificaram a Praça Dois de Julho, conhecida pelos soteropolitanos como 'Praça do Campo Grande'. "Eu fui a encarregada de toda a reforma da praça, uma obra maravilhosa, que na época gerou uma repercussão enorme. Eu era única mulher na obra. Cada cantinho dessa praça tem um pouquinho de mim", diz orgulhosa. 

Outra importante obra chefiada por Maria, que contou com uma equipe de mais de dois mil homens, foi a urbanização, em 1998, do Dique do Tororó, um dos equipamentos públicos mais significativos de Salvador. "Foi uma obra bem complicada, por conta do pouco espaço e das pistas laterais, e bastante fiscalizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado [Conder]. Fizemos toda a requalificação, a limpeza total das águas, construímos toda a área de lazer e hoje dá orgulho de ver esse espaço, assim, lindo e freqüentado assiduamente por turistas e soteropolitanos". 

Com o que aprendeu e, posteriormente, conquistou, Maria foi capaz de trazer a mãe e os irmãos - o pai já havia falecido - para a capital baiana. A profissional assegura que não foi fácil decidir trabalhar apenas com homens, mas soube quebrar esse tabu usando do perfeccionismo e prezando pela manutenção de um clima agradável no canteiro de obras. "Não basta ser chefe. Tem que saber ser líder. Ao desempenhar esse papel, automaticamente, se aprende a trabalhar, respeitando o outro e sendo respeitada". ..

Começam hoje (23), em Petrolina, as plenárias para construção da plataforma da classe trabalhadora

A CUT e os movimentos sociais em Pernambuco assumem mais uma vez o desafio da construção da plataforma da classe trabalhadora. Nesta sexta-feira, 23 de março, começa uma série de plenárias regionais, com o objetivo discutir com a sociedade as propostas que irão fazer parte do documento que será apresentado aos(as) candidatos(as) pernambucanos(nas) que concorrerão às eleições em 2018. A atividade será realizada, a partir das 09h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), localizado à Av. Pres. Tancredo Neves, s/n - Vila Moco, com um debate sobre "Saúde do Trabalhador". O evento vai contar   com as participações da secretária de saúde do trabalhador da CUT Nacional, Madalena Silva e do médico de família e professor da Universidade Federa do Vale do São Francisco (Univasf), Aristóteles Cardona Junior.

 De acordo com o presidente da CUT de Pernambuco, Carlos Veras, o ano de 2018 será desafiador e decisivo para a sociedade brasileira. " Precisamos mudar a correlação de forças no que se refere à representação parlamentar, em âmbitos municipal, estadual e federal. As forças reacionárias possuem o domínio em todas essas esferas, impondo uma agenda de retrocessos e de retirada de direitos, nunca vista antes na história da república", argumentou.

Veras destacou que serão realizadas nove plenárias regionais e uma plenária estadual, onde será feita a conclusão do documento para ser apresentado aos(as) candidatos(as). "Só aqueles(as) que assumirem o compromisso de usar o mandato parlamentar a serviço dos interesses coletivos do povo, deverão contar com o voto do trabalhador e da trabalhadora", enfatizou o líder sindical. ..

SEDUR PROMETE APRESENTAR PROPOSTA AO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES PARA CONSTRUÇÃO DE PASSARELA NA BR-407

Nesta segunda-feira (19) o leitor Jefferson Lima encaminhou vídeos ao Blog relatando a situação de perigo na travessia da BR-407, imediações do Shopping de Juazeiro (Veja aqui). Ele pediu ação das autoridades municipais no sentido de construir uma passarela, em resposta a Sedur (Secretaria de Orbas e Desenvolvimento Urbano) enviou a seguinte nota: “A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/ Sedur informa que sua equipe técnica  composta por engenheiros e arquitetos apresentará proposta ao Ministério dos Transportes, órgão responsável pela execução da obra da Travessia Urbana em Juazeiro, a fim de que seja inserida a passarela na área do Jua Guarden Shopping que trará maior segurança e mobilidade a população”. ..

CSTT deu início à construção do ponto de ônibus da Lagoa de Calu

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) iniciou neste final de semana a construção do ponto de ônibus ao lado do Parque Lagoa de Calu. Por se tratar de uma BR, a Companhia precisava da liberação do DNIT para instalar um ponto no local. Com a proibição do órgão federal, a CSTT teve que procurar alternativas.

 O diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, solicitou ao secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, que a equipe de engenharia elaborasse um projeto estrutural de um ponto de ônibus elevado, fora dos limites da BR...

Juazeiro: Câmara aprova doação de terreno ao Estado para construção da Delegacia da Mulher

A Câmara de Juazeiro votou na noite desta segunda-feira (05), o Projeto de Lei Nº 3.395/2018 autorizando o Poder Executivo Municipal doar um terreno ao Governo do Estado da Bahia; com objetivo de que, através da Secretaria de Segurança Pública, seja construída a sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

A vereadora Neguinha da Santa Casa (MDB), foi ao plenário falar sobre o Projeto e a solenidade de assinatura que aconteceu na manhã desta segunda. “No mês de maio temos a Semana Internacional da Mulher e hoje, nós mulheres e homens também, tivemos a satisfação de estar no Paço Municipal quando o nosso prefeito, Paulo Bomfim, assinou a doação de um terreno para o Governo do Estado para construção da nossa Deam”, pontuou. ..

Prefeito Paulo Bomfim assina projeto de Lei de doação de terreno para construção da sede própria da DEAM

Uma cerimônia bastante prestigiada marcou a assinatura do Projeto de Lei que doa um terreno para a construção da sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Juazeiro. O evento, que fez parte da programação do “Março Mulher”, contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim, da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, da delegada titular da DEAM, Michele Castro, da delegada regional da Polícia Civil, Lígia Nunes, vereadores, equipe de governo e diversas autoridades da área.

As DEAMs são unidades especializadas da Polícia Civil que realizam entre outras coisas, ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e sexual contra mulheres. Atuando há 11 anos no município, a sede própria da DEAM vem para fortalecer ainda mais a atuação e dar mais conforto e humanização durante o atendimento. “O município é um ponto chave na construção dessa rede de proteção à mulher e a DEAM é uma grande parceira do município. A sede própria trará um espaço muito mais adequado para o atendimento às mulheres da cidade”, declarou a secretária Cida Gama...

Jaques Wagner em coletiva nega ter recebido propina na construção da Fonte Nova

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner negou ter recebido propina no valor de R$ 82 milhões por meio do superfaturamento do contrato de demolição e reconstrução da Arena Fonte Nova. Em pronunciamento feito à imprensa na tarde desta segunda-feira (26) em Salvador, ele acusou a Polícia Federal de não compreender o caso e garantiu nunca ter recebido ou solicitado pagamentos indevidos em sua vida pública. ”Acusações são infundadas e só servem para gerar manchete de jornal” rebate Jaques Wagner. O ex-governador afirmou ainda que o investimento para a construção da Fonte Nova foi um dos menores do Brasil.

Veja o vídeo:..

CEVASF E GRUPO ANJO AMIGO REALIZAM FEIJOADA PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE EQUOTERAPIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

O projeto de implantação do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF) está cada dia mais próximo de se tornar realidade. Com a obra em andamento na área do 3° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) da Polícia Militar da Bahia o Grupo Anjo Amigo que abraçou a campanha em prol da construção da sua sede, resolveu organizar uma feijoada que acontecerá no próximo dia 11, no Clube de Campo dos Cabos e Soldado, tendo como atrações Fábio Raueny, Mateus do Acordeon e Almir do Buqueirão.

Eliane Oliveira e Alex Santos, membros do Grupo Anjo Amigo, acompanhados do Major PM José Non, estiveram no Programa Geraldo José convidando a sociedade sanfranciscana a participar do evento que visa arrecadar recursos para continuidade dos serviços...

Via Bahia e ANTT são condenadas por atrasos na construção de postos de pesagem na BR-116

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), a Justiça Federal condenou a Via Bahia Concessionária de Rodovias S/A e a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) por inadimplência e atrasos na construção de Postos de Pesagem Fixos (PPFs) na BR-116 – entre Feira de Santana (BA) e a divisa da Bahia com Minas Gerais. Caso as determinações da sentença não sejam cumpridas, a Via Bahia está sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 5 mil.

De acordo com a ação ajuizada pelo MPF, o contrato de concessão firmado pela Via Bahia com a União, por intermédio da ANTT, em 3 de setembro de 2009, ainda não havia sido cumprido no final do ano passado. O projeto de reforma de três PPFs na BR-116 foi modificado e estabelecia a implantação de quatro novos postos de pesagem. No entanto, as rés permaneceram, durante oito anos, fazendo estudos de localização e projetos para a instalação dos PPFs, e não concretizaram as obras...

CONCRETIZE JR SE CONSOLIDA NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Os estudantes da Univasf, futuros engenheiros civis, Lucas Sodré, Natan Leite e Leonardo Fernandes participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (15) com objetivo de levar ao conhecimento da sociedade sanfranciscana, da existência no âmbito da universidade, da empresa Concretize Jr. Que além de ser uma Empresa Júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de membros-estudantes que dela fazem parte, por meio da vivência empresarial. 

Segundo Lucas Sodré, a empresa que foi constituída há seis anos por cinco estudantes de engenharia se transformou num espaço para “soluções mais criativas e inovadoras que são implementadas com certa facilidade, onde se desenvolve vários aspectos empreendedores, gestão de pessoas e qualidade e conhecimento técnico em gestão empresarial. São os conhecidos projetos democráticos”. ..

Construção de Subestação da Celpe causa nova polêmica em Petrolina

A construção de uma subestação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em Petrolina, foi interditada na quinta-feira 08. A instalação elétrica estava sendo construída no bairro Vila Mocó, Zona Central da cidade. De acordo com a Prefeitura, os principais motivos da interdição são a ausência de licença ambiental e pendências com a retirada do licenciamento de construção.

A ação foi aprovada após uma reunião entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e representantes da Celpe...

Ministério Público de Petrolina interdita obra de construção da subestação da Celpe

Os moradores do Condomínio Rio Pardo, Edifício Juliana e Edifício Soraya, localizados na Vila Mocó, em Petrolina, em contato com este Blog afirmam que protocolarm através do Ministério Público, denúncia sobre a instalação de Subestação da Celpe.  De acordo com os moradores, "não existe estudos para o impacto local para a instalação de uma estação de energia em área residencial e a maior preocupação são com os possíveis danos que podem causar a saúde.”

A denúncia é que construção contraria o Plano Diretor do Município aprovado na Câmara dos Vereadores e mais ainda, de acordo com eles, "a Celpe deve respeitar as leis Federais, estaduais e municipais para implantação de estação de energia e são enormes os impactos ambientais causados por essa estação". A promotora Rosane Moreira, determinou a paralisação da obra. Até o momento a Celpe não se manifestou sobre o caso para esclarecer as denúncias...

O VOTO, ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO OU DESCONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE?

O voto foi a principal mudança ocorrida no nosso processo de evolução política, e dos gregos herdamos um legado que misturou o poder do povo e das elites. Da modernidade surgem demandas sociais que de certa maneira foram ouvidas por líderes despóticos que para ficar no poder massacravam as oposições, acreditando ser essa a forma ideal de manutenção e perpetuação do seu poder. É evidente que no decorrer da evolução das sociedades e do apogeu do liberalismo democrático, essa participação se acentua com a instituição do voto universal, mesmo que restrito ao universo masculinos. A partir do séc. XIX, muitas mudanças oriunda do modelo industrial, cientificista e capitalista, impulsionaram a sociedade, fazendo surgir novas demandas de caráter universal como o voto para todos, a necessidade de educação e saúde de qualidade.

Muita coisa se construiu ou desconstruiu na sociedade, novas ideologias apareceram promovendo ora a humanização ou desumanização do ser humano em um processo de alienação que legitimou muitos líderes populistas, tiranos que mascarados de líderes democráticos impuseram seu modelo de ética que legitimados por políticas populares aparelharam a sociedade desde a imprensa até os clubes de serviços, ao invés de comprometer-se com a liberdade, acorrentam em “grilhões mentais”, mentes e corações. Essa instituição popular, o voto, fortaleceu as oligarquias (famílias ou grupos que só pensa em seu projeto de poder), que com certas práticas, como a compra do voto, aguçam o individualismo ou melhor dizer a lei do murici, “cada um só pensa em sí”. Sobre isso destaco nesse processo, o desvirtuamento do papel do voto seja ele no âmbito, federal, estadual ou municipal onde prefeitos e políticos usando daquela máxima “todo homem tem um preço”, desvirtuam a importância do voto e do seu papel como instrumento modelador de uma sociedade mais justa e eficiente. Assim, sugiro então a leitura do Livro “um país sem excelências e mordomias” de Claudia Walim, lá leitor, você encontrará uma experiência fenomenal, de um povo que acreditou no papel da educação como elemento chave para discutir com a sociedade o que é democracia, voto, corrupção e poder...

Prefeito de Andorinha conquista recursos para iniciar construção da Praça da Feira

O prefeito de Andorinha Renato Brandão, assinou na última semana, convênio com o governador Rui Costa para construção da Praça da Feira, no centro da cidade. A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em Salvador. Na oportunidade, o governador assinou diversos convênios nas áreas de saúde e infraestrutura urbana para diversos município da Bahia, totalizando R$ 25 milhões em investimentos. 

A Praça da Feira é um antigo sonho da população andorinhense e um compromisso de campanha do prefeito Renato Brandão. Inicialmente os recursos são direcionados para a primeira etapa da obra, que inclui cobertura e construção de quiosques. O convênio disponibiliza recursos na ordem de R$ 600 mil. ..

Governo divulga licitação para a construção de policlínicas de Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Jacobina

O Diário Oficial do Estado de hoje (6), publicou o aviso de Licitação para construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos – Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina. O Governo do Estado dá mais um passo para o alcance da meta proposta, que é chegar ao final do ano com 17 policlínicas já construídas ou em construção. Já estão em funcionamento as policlínicas de Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi. Ainda nesse semestre serão inauguradas as unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas.

Com a implantação das Policlínicas Regionais, Governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. Para o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um destaque na iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos...

Construção de creche reforça educação infantil na zona Leste de Petrolina

As comunidades da Vila Vitória, Henrique Leite e Idalino Bezerra serão beneficiadas com uma nova creche. Na noite da última sexta-feira (02), o prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para essa região. A creche será erguida na Rua Sétimo Céu, no Henrique Leite,  com capacidade de atender 150 crianças a partir do ano que vem.

A solenidade teve a presença do senador Fernando Bezerra, do ministro Fernando Filho, vereadores e grande participação dos moradores da localidade. Durante o anúncio, o prefeito ressaltou a importância da ampliação das vagas na educação infantil realizada desde o início da gestão. "Fizemos um amplo trabalho de reestruturação nas creches de Petrolina. Foram mais de quatro mil vagas criadas desde o ano passado e agora estamos iniciando um novo momento. Este é apenas um de dez novos CMEI que serão construídos ao longo do ano com mais de R$ 20 milhões em investimento junto com o Governo Federal", enumerou Miguel.

A creche do Henrique Leite ocupará um terreno de 3 mil metros quadrados, seguindo o modelo pró-infância exigido pelo Ministério da Educação. O CMEI contará com salas pedagógicas, de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais, área administrativa, anfiteatro e parque infantil. As obras já começam na próxima semana e devem ser entregues num prazo de dez meses. Além dessa, a Prefeitura já iniciou a construção de uma creche no Rio Corrente. Outras oito estão programadas para receber obras ainda este semestre...

Prefeitura remove construção irregular em área pública de Petrolina

Uma construção que estava sendo erguida sem qualquer autorização da Prefeitura de Petrolina foi demolida na manhã desta quinta-feira (01). O quiosque estava localizado dentro da área de um campo de futebol na comunidade ribeirinha de Porto da Ilha. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) já haviam notificado o dono da construção de que o local se tratava de uma área pública, só que mesmo assim ele insistiu em dar continuidade à obra onde o Município pretende instalar um equipamento público de lazer. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Petrolina, que garantiu a segurança da operação. 

A situação irregular se enquadra no artigo 48 do Código de Posturas do Município de Petrolina, instituído pela Lei 10/83 que diz os quiosques “só podem funcionar em vias e logradouros públicos quando ocuparem exclusivamente os logradouros que lhes forem destinados pela Prefeitura”. A denúncia de irregularidade partiu de moradores da comunidade de Porto da Ilha e chegou até a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas através da Ouvidoria Municipal. ..

Miguel Coelho dá ordem de serviço para construção de creche em Petrolina

Com uma alta demanda por vagas para creche, o bairro do Antonio Cassimiro ganhará um reforço na educação das crianças da região. O prefeito Miguel Coelho assinou uma ordem de serviço, nesta sexta (26), para a construção de um novo Centro de Educação Infantil (CMEI) para a comunidade. As obras já começam na próxima semana e vão assegurar mais 250 vagas para os moradores da localidade.

A creche será erguida próximo à Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACOSAP). Com 1500 metros quadrados, o novo CMEI contará com refeitório, fraldários, parquinho, sala de amamentação, solários, cozinha entre outras estruturas recomendadas pelo Ministério da Educação. A obra deve levar dez meses, portanto, o centro já atenderá a comunidade do Antonio Cassimiro no próximo ano.


Durante o anúncio das obras, o prefeito Miguel Coelho lembrou que a gestão municipal aumentou em 4 mil o número de vagas na educação infantil. O gestor ainda garantiu que a creche será apenas uma de várias ações para melhorar a infraestrutura da comunidade. "O Antonio Cassimiro precisa de muita coisa ainda. Vamos também investir em pavimentação, saneamento, lazer e outras necessidades que a população precisa e esperou por tantos anos. O novo CMEI representa, então, um novo momento para esse bairro", destacou o prefeito.

O CMEI do Antonio Cassimiro receberá investimento de R$ 1,8 milhão numa parceria da Prefeitura de Petrolina com o Ministério da Educação. Além desse, outros nove centros serão construídos na capital do São Francisco a partir desse convênio com o MEC...

Indústria da construção começa 2018 mais otimista

A indústria da construção fechou 2017 com redução da atividade e do emprego. Mas as quedas foram inferiores às registradas em dezembro dos anos anteriores. O índice de nível de atividade ficou em 44,9 pontos e o de número de empregados foi de 43 pontos em dezembro do ano passado. No mesmo mês de 2016, o indicador do nível de atividade foi de 37,9 pontos e o de emprego de 36 pontos, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira, 26 de janeiro. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo de 50 pontos mostram queda da produção e do emprego em relação ao mês anterior.

O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI) subiu para 57,2 pontos em janeiro, o maior nível desde fevereiro de 2013. Além disso, os indicadores de expectativa cresceram pelo segundo mês consecutivo em janeiro e estão acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. Isso mostra que os empresários esperam o aumento do nível de atividade, de novos empreendimentos e serviços, de compra de insumos e matérias-primas e de número de empregados nos próximos seis meses...

Condenação de LULA: “Nossa indignação impulsiona o nosso protagonismo na construção de nossa história”, diz direção da Fetape

Perplexos assistimos, em mais este dia que mancha a história do nosso país, a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A condenação do ex-presidente Lula simboliza mais um ataque a nossa democracia, numa tentativa clara de jogá-la no abismo. Uma vitória da direita conservadora e mais um golpe aos direitos da nossa gente, só que, desta vez, buscando impedir que o povo possa escolher em quem votar para a presidência da república, a partir de sua decisão sobre o que deseja para o Brasil.

Reafirmamos o nosso compromisso com a com a democracia e com a defesa do ex-presidente Lula, homem que tirou o nordestino, os trabalhadores e trabalhadoras rurais e os mais pobres da situação de invisibilidade. A nossa luta ocorrerá dia após dia, pois as ameaças são constantes. Não adormeceremos um só minuto, pois não suportamos mais a usurpação de nossos direitos. A população sonha com "outro Brasil possível", mas diferentes instituições, que deveriam respaldar essa caminhada por um amanhã mais justo, infelizmente, têm contribuido para um presente aterrorizador, estabelecendo reformas, que retiram direitos historicamente conquistados por trabalhadores e trabalhadoras, e condenando cidadãos, sem provas, num conjunto de violações aos direitos individuais e coletivos...