Foram encontrados 469 registros para a palavra: idoso

Petrolina: Idosos são beneficiados com doação de alimentos

Os idosos do Cantinho do Conhecimento, instituição de acolhimento de Petrolina, foram beneficiados com 200 quilos de alimentos doados pela Faculdade Uninassau Petrolina, através do projeto Pós Social.

Durante a visita o diretor de Pós-Graduação do Ser Educacional e idealizador do projeto, Tibério Praxar, destacou a implantação de um espaço para oficinas. "A ideia é que seja implantado um espaço para produção de artefatos, confeccionados pelos idosos, e comercializados, gerando renda para o Cantinho do Aconchego", contou...

75º PRENDE HOMEM POR AGRESSÃO A IDOSO EM JUAZEIRO

Ontem, 16, Policiais Militares de serviço na 75ª CIPM "Base Sertão", receberam uma ligação telefônica informando que no Mandacaru I um elemento havia agredido fisicamente um idoso.

Diante da situação a guarnição do 2º-Pel./RP/9.7512 deslocou para verificar a denuncia e ao chegarem ao local, foram procurados por uma senhora que informou que seu irmão a teria agredido fisicamente, e após o fato o acusado fugiu. Foram efetuadas rondas no local sem sucesso, e que diante das lesões apresentadas pela vítima, a mesma foi conduzida para DP para prestar queixa e que após realização do Exame de corpo de delito foi liberada. ..

MP recomenda que Prefeitura de Petrolina adote medidas para garantir atendimento prioritário para idosos

 Através da Promotoria de Justiça da Cidadania de Petrolina, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Secretaria de Saúde da cidade realize políticas públicas para garantir o atendimento prioritário para idosos com mais de 80 anos. O documento foi expedido após chegar ao conhecimento da Promotoria de que a Lei nº 13.4662017, que trata sobre o tema, não estaria sendo respeitada.

O MPPE orientou que, nesses locais, fossem preservados lugares preferenciais em filas e que um guichê de caixa fique exclusivo para o atendimento aos idosos. Além disso, senhas com numeração apropriada ao atendimento preferencial e divulgação da prioridade estabelecida pela lei no interior dos postos de saúde e hospitais...

Prazo para idosos e pessoas com deficiência se inscreverem no CAD Único termina em dezembro

Idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), têm até dezembro para inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) lembra que a inclusão é obrigatória e aqueles que ainda não possuem cadastro devem procurar o CRAS de seu território ou a Casa do Bolsa Família com antecedência para regularização. A obrigatoriedade serve tanto para a manutenção como para requerimento do benefício.

A determinação é do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e possibilitará que a administração tenha mais informações sobre a realidade socioeconômica dos beneficiários, requerentes e suas famílias. A inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico permitirá a identificação das demandas desse público para a inclusão nos serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas...

Idoso que sumiu depois de incêndio em casarões em Salvador é encontrado morto nos escombros dos imóveis

O idoso de 85 anos que sumiu após um incêndio atingir três casarões, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, foi encontrado morto nos escombros dos imóveis, na noite de ontem terça-feira (4), após 25h de buscas. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

A vítima, identificada como José Hunaldo Moura de Carvalho, era proprietário de uma serraria e estava no local no momento em que o fogo atingiu os casarões. O idoso foi a única vítima do incêndio. Ele deixa uma filha de 15 anos...

Inscrição CadÚnico - Idosos e pessoas com deficiência

Os idosos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até dezembro deste ano para efetuarem a inscrição no cadastro único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico. Caso não o façam, terão o benefício suspenso no ano vindouro.

O Ministério de Desenvolvimento Social orienta os municípios fazerem a busca ativa dos beneficiários e tem enviado relatório sobre a situação com dados de cada município para direcionar a ação de cadastramento...

Leitora denuncia o não cumprimento da Lei que garante o direito a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos

Este blog recebeu uma denúncia feita pela senhora Maria Sabina dos Anjos sobre o direito a gratuidade no transporte público inetrmunicipal.

Confiram:..

Prefeitura de Petrolina tenta localizar familiares de idoso do Mato Grosso

Um idoso morador da cidade de Querência (MT) está à procura da sua família, em Petrolina. A forma encontrada por Antônio Modesto Pereira para localizar seus parentes na cidade sertaneja, foi pedir ajuda ao Centro de Referência da Assistência Social  (CRAS). Segundo ele, a última informação que obteve, foi que seus filhos estariam morando na cidade de Petrolina. Através de uma parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, as equipes de assistência social das duas cidades estão empenhadas em promover esse reencontro.

O senhor Antônio Modesto Pereira, nascido em 15/01/1948, saiu de Pernambuco em meados do ano de 1982 e foi morar em Campo Grande-MS. Ele conta que morava com os filhos no bairro da Vila Eduardo, em Petrolina. Filho de Joaquim Modesto Pereira e Isabel Raimunda da Conceição (já falecidos), o idoso está à procura de seus quatros filhos: ..

Prefeitura realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na manhã desta sexta-feira (15), no centro da cidade, uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, dentro do projeto ‘Envelhecer com Dignidade’. Usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e equipe técnica dos CRAS distribuíram panfletos e passaram pelos calçadões do centro chamando a atenção da população para a importância do tema através de muita música.

Ao longo da semana os usuários dos serviços desenvolvidos nos cinco CRAS do município participaram de atividades com o objetivo de promover a autonomia e garantir os direitos da pessoa idosa. Na manhã de hoje, os idosos saíram de seus bairros para chamar a atenção das pessoas nas ruas...

Ações com grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcam Semana do Idoso em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) está realizando desde o início da semana diversas atividades educativas e lúdicas alusivas à Semana do Idoso e ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, lembrado no dia 15 de junho. As atividades fazem parte do projeto ‘Envelhecer com Dignidade’ e envolve participantes de todas as faixas etárias dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos cinco CRAS do município.

O objetivo do projeto segundo os idealizadores é promover a autonomia e a garantir os direitos da pessoa idosa trazendo mais participantes para dentro dos serviços. Atualmente em Juazeiro são 15 Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem idosos. Os núcleos funcionam através dos CRAS que possuem equipes referenciadas com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais...

Idosos terão espaço especial para curtir São João de Petrolina

Os idosos também terão a oportunidade de curtir o São João de Petrolina com mais comodidade. É que, a partir dessa quinta-feira (13), a prefeitura inicia as inscrições para o ‘Camarote da Pessoa Idosa’. Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de junho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 8h às 13h, na sede da Secretaria Executiva de Atenção à Pessoa Idosa - SEAPI, localizada na Rua Sizernando Nunes de Amorim, 30 – Vila Eduardo, na Vila Mocó e, também, na sede do Conselho Municipal da Pessoa Idosa - CMPI, localizado na Rua das Laranjeiras, nº 77, Centro. ..

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que a partir de dezembro de 2018 será obrigatória a inclusão de idosos e pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais. Assim, aqueles que ainda não possuem cadastro devem procurar o CRAS de seu território ou a Casa do Bolsa Família com antecedência para regularização. A obrigatoriedade serve tanto para a manutenção como para requerimento desse benefício.

A determinação é do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e possibilitará que a administração tenha mais informações sobre a realidade socioeconômica dos beneficiários, requerentes e suas famílias. A inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico permitirá a identificação das demandas desse público para a inclusão nos serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas. 

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operacionalizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS. Para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.

Quem não se inscrever no CadÚnico dentro do prazo estabelecido terá o benefício cancelado a partir de janeiro de 2019, tanto idosos como pessoas com deficiência beneficiárias do BPC. O processo de suspensão do benefício será feito nos moldes estabelecidos por legislação específica, que compreende, por exemplo, a emissão de carta registrada com aviso de recebimento, a ser conduzido pelo INSS, responsável pela gestão do BPC. "É importante que o responsável pela família procure os CRAS ou a casa do bolsa família com antecedência para realizar o procedimento exigido e evitar a suspensão do benefício. Lembramos que para isso é obrigatório o CPF de todos os membros da família", lembrou a gerente do Programa Bolsa Família em Juazeiro, Virgínia Duarte.

Os CRAS em Juazeiro ficam localizados nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II, Quidé e Malhada da Areia. Já a Casa do Bolsa Família está situada à Praça da Misericórdia, centro. Abaixo segue lista de beneficiários que ainda não fizeram a inscrição no CadÚnico...

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que a partir de dezembro de 2018 será obrigatória a inclusão de idosos e pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais. Assim, aqueles que ainda não possuem cadastro devem procurar o CRAS de seu território ou a Casa do Bolsa Família com antecedência para regularização. A obrigatoriedade serve tanto para a manutenção como para requerimento desse benefício.

A determinação é do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e possibilitará que a administração tenha mais informações sobre a realidade socioeconômica dos beneficiários, requerentes e suas famílias. A inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico permitirá a identificação das demandas desse público para a inclusão nos serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas. 

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operacionalizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS. Para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.

Quem não se inscrever no CadÚnico dentro do prazo estabelecido terá o benefício cancelado a partir de janeiro de 2019, tanto idosos como pessoas com deficiência beneficiárias do BPC. O processo de suspensão do benefício será feito nos moldes estabelecidos por legislação específica, que compreende, por exemplo, a emissão de carta registrada com aviso de recebimento, a ser conduzido pelo INSS, responsável pela gestão do BPC. “É importante que o responsável pela família procure os CRAS ou a casa do bolsa família com antecedência para realizar o procedimento exigido e evitar a suspensão do benefício. Lembramos que para isso é obrigatório o CPF de todos os membros da família”, lembrou a gerente do Programa Bolsa Família em Juazeiro, Virgínia Duarte.

Os CRAS em Juazeiro ficam localizados nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II, Quidé e Malhada da Areia. Já a Casa do Bolsa Família está situada à Praça da Misericórdia, centro. Abaixo segue lista de beneficiários que ainda não fizeram a inscrição no CadÚnico...

SECRETÁRIA DE SAÚDE INFORMA QUE MESMO COM DECISÃO JUDICIAL MANTÉM INSUMOS PARA IDOSO EM JUAZEIRO

Ontem (04) o Blog Geraldo José postou decisão da Justiça da Bahia isentando a prefeitura de Juazeiro da responsabilidade de pagar os gastos com fraldas geriátricas e com alimentação de idoso na cidade (Veja aqui). Em contato com a Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro, esta por meio de nota, explicou que mesmo com a decisão judicial fornece os insumos necessários ao Senhor Jildomar Gomes Barbosa. Confira:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a decisão tomada não foi isentando o custeio do município para com as necessidades do Senhor Jildomar Gomes Barbosa, e sim com a ordem judicial liminar que intimou os gestores municipais (secretária de saúde e Prefeito) bloqueando o ativo financeiro nas contas pessoais dos mesmos. Com relação à determinação de penalidade na pessoa física, a mesma não tem amparo legal à ordem impugnada, uma vez que deve ser resguardado o patrimônio pessoal dos gestores públicos com relação ao cumprimento de obrigações impostas à Pessoa jurídica de Direito Público. Com isso, requereu-se a atribuição do efeito suspensório ao recurso e, ao final, a reforma da decisão agravada. A Secretaria Municipal de Saúde continua fornecendo os insumos necessários para o Senhor Jildomar Gomes Barbosa, o mesmo necessita de 54 litros de leite para sua dieta e as fraldas geriátricas”..

Juazeiro: Decisão retira responsabilidade de prefeitura em custear idoso

Uma sentença da desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi derrubou uma liminar que responsabilizou a prefeitura de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, de cobrir os gastos de um idoso. A decisão, publicada nesta segunda-feira (4), tira a obrigação da prefeitura de pagar os gastos com fraldas geriátricas e com alimentação do idoso. Antes, através do Ministério Público do Estado (MP-BA), Jildomar Barbosa tinha conseguido o direito de receber os itens pela prefeitura.

Segundo o MP, Barbosa precisava de “cuidados ininterruptos e alimentação especial” após ser acometido por um acidente de trânsito em novembro de 2011 um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em data posterior. Na argumentação, a prefeitura se posicionou afirmando que a medida anteriormente tomada não “tinha amparo legal” e que não pode se responsabilizar pela omissão do Município à época...

Programa Vovô Amigo estimula interação entre idosos e crianças em Petrolina

Os ensaios do programa 'Vovô Amigo' estão movimentando a rotina dos idosos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social(CRAS) e dos Centros de Convivência de Idosos(CCIs), ambos equipamentos públicos da cidade de Petrolina. Os grupos de idosos estão preparando apresentações que abordam histórias desde lendas do Velho Chico, fábulas até clássicos da literatura infantil. 

O programa, lançado em 2017, incentiva o protagonismo da terceira idade a partir da interação com o público infantil através da dramatização de histórias. "Estimulamos o desenvolvimento de habilidades artísticas, corporais e intelectuais dos idosos, além disso, as apresentações direcionadas às crianças abrem cena a uma linda interação de respeito entre gerações", afirma Lara Secchi Coelho, primeira-dama do município e idealizadora do projeto. As crianças da rede municipal de ensino de Petrolina, matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), podem esperar por momentos de muitas surpresas e diversão com as visitas do "Vovô Amigo"...

Através da contação de histórias programa estimula interação entre idosos e crianças em Petrolina

Os ensaios do programa ‘Vovô Amigo’ estão movimentando a rotina dos idosos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social(CRAS) e dos Centros de Convivência de Idosos(CCIs), ambos equipamentos públicos da cidade de Petrolina. Os grupos de idosos estão preparando apresentações que abordam histórias desde lendas do Velho Chico, fábulas até clássicos da literatura infantil.  

O programa, lançado em 2017, incentiva o protagonismo da terceira idade a partir da interação com o público infantil através da dramatização de histórias. “Estimulamos o desenvolvimento de habilidades artísticas, corporais e intelectuais dos idosos, além disso, as apresentações direcionadas às crianças abrem cena a uma linda interação de respeito entre gerações”, afirma Lara Secchi Coelho, primeira-dama do município e idealizadora do projeto. As crianças da rede municipal de ensino de Petrolina, matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), podem esperar por momentos de muitas surpresas e diversão com as visitas do “Vovô Amigo”...

Curaçá: Grupo dos Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participa de chá em homenagem ao dia das mães

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), realizou na noite desta terça feira (22), um chá em comemoração ao dia das mães. Durante o momento foram declaradas poesias e mensagens em homenagem às mães e as avôs ali presentes.

A atração musical ficou por conta de Fernandinho Ferreira, contando ainda com um chá variado de bolos, tortas, petiscos e derivados. "Resolvemos comemorar o dia das mães hoje, em respeito ao luto de integrantes que fazem parte do grupo. Esperamos aqui parabenizar essas mães e guerreiras que fazem parte do serviço de convivência e que muitos nos orgulha", destacou Celso Junior, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social. ..

Idosos a partir de 60 anos buscam gratuidade nos transportes urbanos

A regra de gratuidade para idosos é a de mais de 65 anos. Diversas associações e entidades da sociedade civil buscam alterar essa regra, principalmente no Nordeste, onde a perspectiva de vida dos mais carentes mal chega aos 71 anos.

Na tarde desta segunda-feira a AAOMJ – Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município de Juazeiro, representada pelo Presidente Professor João Regis; a Associação dos Moradores de Lago do Salitre, através de sua Presidente Erenice Costa da Silva; Luzinete Pedrina de Sena, representando a Associação dos Moradores do Rodeadouro; José Nilton Rodrigues da Cruz da Associação de Moradores da Malhada da Areia e diversos outros representantes de associações e entidades, estiveram com o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri para solicitarem alteração da idade mínima para a gratuidade no transporte urbano...

RONDESP NORTE PRENDE IDOSO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM JUAZEIRO

No último dia 08, equipes da RONDESP Norte faziam ronda de rotina no bairro Morada do Rio em Juazeiro quando avistaram um grupo de jovens próximo a um senhor de idade. O idoso ao perceber a aproximação da viatura tentou fugir da abordagem policial dispensando uma sacola de cor verde contendo no seu interior o seguinte material: 14 (quatorze) "dolões" de uma erva seca tipo maconha; 01 (uma) garrafa plástica contendo sementes aparentemente da planta cannabis sativa (maconha); 01 (uma) porção da mesma erva tipo maconha.

Ao ser questionado sobre o entorpecente encontrado em seu poder, o idoso disse que estava traficando drogas porque se encontrava desempregado. Ele informou que estava vendendo droga para um traficante que mora no centro de Juazeiro. Sobre seu endereço, o idoso declarou que seria morador de rua. Contudo, durante sua apresentação na delegacia, as equipes tomaram conhecimento que o idoso residia na rua Zero, do bairro Lomanto Junior...