Foram encontrados 695 registros para a palavra: cidades

Secretário diz que taxa de internação por Covid-19 aumentou em todas as cidades da Bahia: ‘Isso está muito ligado ao processo eleitoral’

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que as taxas de internação no interior do estado estão aumentando e associou o crescimento às aglomerações em comícios e passeatas eleitorais. Sem citar cidades, ele afirmou que os prefeitos frearam as notificações da Covid-19 por temerem efeitos políticos.

"Dezenas de municípios estão se recusando a testar a população, com medo de aparecerem casos e isso ter impacto eleitoral. Isso é extremamente grave. Nós estamos ficando no pé de vários municípios. Estamos oferecendo uma capacidade de testagem próxima a cinco mil exames por dia no Lacen [Laboratório Central], e estamos processando menos da metade", afirmou Vilas-Boas...

Município do interior de Pernambuco lidera lista de cidades com mais eleitores do que habitantes

A cidade de Cumaru tem 15.335 mil eleitores resgitrados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém o município do Agreste pernambucano só possui 10.192 moradores, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade lidera, em números absolutos, um levantamento, realizado pelo G1, dos municípios com mais eleitores do que habitantes do Brasil. 

A diferença entre eleitores e moradores é de 5.143 pessoas. A prefeita da cidade, Mariana Medeiros (PP), afirma que essa diferença é culpa de um erro no Censo de 2000, que, segundo ela, apontou uma quantidade maior de moradores do que existia na época. ..

Bahia tem 28 cidades com mais eleitores que habitantes; Maetinga é a segunda do país com a maior diferença proporcional

O número de cidades brasileiras com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as últimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municípios nesta situação. Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

A Bahia tem 28 cidades com mais eleitores que habitantes. É o que mostra um levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)...

Governo de Pernambuco amplia horário de serviços de alimentação a partir desta quinta-feira para cidades que avançam à Etapa 9

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), a autorização para ampliação do horário de funcionamento dos serviços de alimentação, a partir desta quinta-feira (24), nas cidades que avançam para a Etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19.

São as cidades da Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo. Dessa forma, os estabelecimentos poderão funcionar duas horas a mais, das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada para 70%. Assim, a distância obrigatória entre as mesas passa para 1 metro...

Eleições 2020: Lista dos municípios com possibilidade de segundo turno tem 3 cidades baianas e 5 pernambucanas, incluindo Petrolina

- Feira e Conquista, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco, integram o time de cidades com mais de 200 mil eleitores - 

Apenas 95 municípios no Brasil podem ter disputa eleitoral para prefeito decidida em segundo turno, numa lista que inclui apenas 3 municípios na Bahia e 6 em Pernambuco.

No Nordeste aparecem Maceió (AL), São Luiz (MA) Teresina (PI) e Aracajú (SE) como únicas do seus estados que podem decidir em segundo turno, enquanto o Ceará entra na lista com duas cidades, a capital Fortaleza e Caucaia.

Na Bahia Salvador puxa a fila com 1. 897.098 eleitores, seguido por Feira de Santana, com 400.549 e Vitória da Conquista com 231.176 eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro...

Roberto Cabrini é demitido do SBT. Matérias de muita repercussão em cidades da região foram feitas por ele

A demissão do conceituado jornalista Roberto Cabrini tornou-se pública nesta segunda-feira (21) conforme informação repassada por blogs ligados ao setor de comunicação. O SBT não desmentiu a notícia e informou apenas que não vai comentar o caso.
Roberto Cabrini, de 59 anos, estava a 11 na emissora e ainda não há informação sobre quem o substituirá e qual programa ocupará a grade no horário do Conexão Repórter.

Procurado o SBT também não confirmou se outras demissões estão agendadas, mas uma delas já estaria definida: a jornalista Rachel Sheherazade não terá contrato, que se encerra no final deste mês, renovado...

EDUCAÇÃO DE DORMENTES CONQUISTA O PRIMEIRO LUGAR NO IDEB ENTRE AS CIDADES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Dormentes é mais uma vez destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação brasileira. O município pernambucano obteve as melhores notas do Vale do São Francisco, nos anos iniciais e finais e está entre as dez melhores médias de Pernambuco.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dormentes conquistou nota 6,4 nos anos iniciais e 5,7 nos anos finais, superando a média nacional de 4,2.

Com as notas, Dormentes garantiu o primeiro lugar no ranking das melhores notas do Vale do São Francisco, além de ser a única cidade do sertão do São Francisco a ocupar o ranking das dez melhores médias de Pernambuco.

As excelentes notas são resultado do investimento municipal, com capacitação dos profissionais da educação, formação continuada dos professores, reestruturação de escolas e outras ações importantes. "Estamos muito felizes com resultados tão positivos, continuamos com as melhores notas da região, fruto de investimento em estrutura, programas e de profissionais qualificados e dedicados. Nossa secretaria, nossas equipes e nossos estudantes estão de parabéns por, mais uma vez, mostrar que Dormentes tem a melhor educação do Sertão do São Francisco e está entre as dez melhores do Estado", comemorou a prefeita, Josimara Cavalcanti.
 ..

Pesquisa aponta que a maior incidência de novos casos não é mais nas capitais e sim no interior, Juazeiro do Ceará é destaque

A quarta fase do maior estudo epidemiológico sobre o coronavírus no Brasil mostrou desaceleração no contágio. Os pesquisadores estiveram em 133 cidades de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal, e fizeram o teste rápido. Esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus e se desenvolveu anticorpos.

Em todas as etapas do estudo, são aplicados 33.250 testes. Na etapa anterior, em junho, 963 pessoas tiveram resultado positivo. Na pesquisa do fim de agosto, o número caiu para 418...

Rio São Francisco: Barragem de Sobradinho opera com cerca de 70% de capacidade do volume útil

Cinquenta e três cidades baianas tiveram a situação de emergência declarada por conta da seca. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do Estado (Sudec). Na contramão desse cenário, por causa das chuvas, o reservatório do Sobradinho, que fica no norte da Bahia, está operando com 71,2% da capacidade total, conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A situação no norte é positiva porque choveu de forma significativa esse ano, o que ajudou na produção agrícola em parte do norte baiano e também a aumentar o nível do reservatório...

Polícia Federal realiza operação em três cidades contra irregularidades no combate à Covid-19

A Polícia Federal de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Desumano com o objetivo de apurar supostas irregularidades em Contratação de Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciamento de serviços de saúde pelas Prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, com recursos provenientes do SUS para ações de combate à Covid-19.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, sendo 16 no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes e um em Olinda, além de um mandado de prisão temporária para o empresário Paulo Magnus.  ..

Juazeiro avança e continua com o maior Ideb entre as cidades com mais de 100 mil habitantes da Bahia

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), mostra que o município de Juazeiro avançou e continua com o melhor índice entre as cidades acima de 100 mil habitantes do Estado, ficando à frente da capital baiana.

Juazeiro ultrapassou a meta do Ministério da Educação – MEC para 2021 que é de 4.9, e alcançou 5.7 nas séries iniciais. O indicador é produzido a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental assim como para o ensino médio e calculado a partir de dois componentes: taxa de aprovação das escolas e médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português...

Quatro cidades do extremo sul da Bahia ‘zeram’ número de pacientes ativos com Covid-19

As cidades de Itapebi, Itagimirim, Lajedão e Prado, todas do extremo sul da Bahia, zeraram o número de casos de pacientes com o novo coronavírus ativo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelas secretarias de saúde dos municípios.

Segundo a Secretaria de Saúde de Prado, a cidade tem 383 casos confirmados. Destes, 378 pessoas se recuperaram e cinco morreram...

Juazeiro e Petrolina se destacam com altos índices de nascidos de mães adolescentes entre as cidades do interior

Nas margens do rio São Francisco em que nasceu a beleza, como cantou Jorge de Altinho em "Petrolina Juazeiro", também nascem 4 bebês por dia de mães crianças e adolescentes. Entre 2017 e 2019 as cidades pernambucana e baiana separadas pelo Velho Chico, e que dão nome à música, registraram 5.214 nascidos vivos gestados por meninas com idade entre 10 e 19 anos.

Os números constam em um levantamento solicitado pelo Bahia Notícias à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Juazeiro chama atenção entre os 417 municípios baianos nos registros de nascidos de mães nessa faixa etária. A média é de pelo menos 20% do total registrado na cidade ao considerar as mães de todas as idades. ..

Após terremotos, sismógrafos são instalados em cidades da Bahia

Uma equipe do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou a instalar sismógrafos em sete cidades baianas que registraram terremotos nos últimos dias. O objetivo é que os equipamentos monitorem novos casos de abalos no estado e reúnam dados sobre eles.

Os sismógrafos serão instalados em Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas e Ubaíra...

Bahia tem mais cinco cidades com transporte intermunicipal suspenso

Brejolândia, Gavião, Jussiape, Lajedo do Tabocal e Serra Dourada terão o transporte suspenso a partir de quarta-feira (2). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (1º).

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans...

Mais quatro cidades baianas têm transporte intermunicipal suspenso

Barra da Estiva, Ipupiara, Ribeirão do Largo e Tabocas do Brejo Velho terão o transporte suspenso a partir de sexta-feira (28). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (27).

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans...

Três cidades do Brasil podem ter atingido imunidade coletiva contra a covid-19, diz pesquisa

Cientistas afirmam que alguns lugares do mundo, incluindo cidades e estados do Brasil, dão sinais de que podem ter alcançado a chamada imunidade coletiva ou de rebanho contra o novo coronavírus, de acordo com pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia. Isso acontece quando o vírus não consegue mais continuar a se propagar com força porque não há pessoas vulneráveis em número suficiente para sustentar uma epidemia.

No Brasil, os cientistas afirmam que o Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo têm indícios de que alcançaram o limiar de casos, embora o risco de contaminação pela covid-19 permaneça alto...

Covid-19: Na próxima quinta-feira (20), governo de Pernambuco vai anunciar avanços ou recuos no plano de convivência nas cidades do sertão

Entre os dias 9 e 15 de agosto, correspondentes à semana passada, Pernambuco registrou aumento de 1,9% de casos graves do novo coronavírus, em relação ao período anterior (2 a 8 de agosto).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o foco de preocupação continua sendo as regiões de Araripina e Ouricuri, no Sertão. O comportamento dos próximos dias será crucial para determinar avanços ou recuos...

O Caixa Mais Brasil realizou no final de semana sua 68ª edição nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Curaçá (BA)

A equipe coordenada pelo presidente da #CAIXA, Pedro Guimarães, participou de intensa agenda na região, que começou na sexta-feira (14), com entregas de chaves de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, em Petrolina.

Na cidade, o presidente Pedro também recebeu o Título de Cidadão Petrolinense pela atuação à frente da operação de pagamento do Auxílio Emergencial...

Sem rios como o "Velho Chico", cidades no deserto de Mojave nos EUA investiram em cassinos para prosperar


Foto: Ney Vital

A região do Vale do São Francisco pode se dizer abençoada pelo grande rio que deu nome à localidade. Como em vários outros cantos do Brasil e do mundo, o rio deu condições à região para que ela prosperasse economicamente, atraindo pessoas de vários cantos do nordeste para ali tentar a vida. A consequência desse fluxo é que a região do Vale é hoje uma das maiores regiões fruticultoras da América Latina, produzindo desde acerolas até uvas (e vinhos) que são comercializados para outros cantos do planeta.

Mas uma mera olhada no resto do mapa nordestino mostra que as condições do Vale não se reproduzem para o resto do semiárido brasileiro. Toda a “luta” pela transposição do rio São Francisco, que parece estar chegando perto da sua conclusão em tempos mais recentes, é prova de que as condições naturais precisam ser melhoradas e/ou ajustadas a fim de dar condições mais propícias para que certas localidades possam florescer...