Foram encontrados 35 registros para a palavra: sementes

Dormentes: Agricultores comemoram chegada de sementes de milho e sorgo

Em Dormentes, às chuvas estão chegando e trazendo esperanças aos agricultores que agora tem mais um motivo para comemorar. O Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e em parceria com a Prefeitura Municipal, entregou para o município, mais de 20 toneladas de sementes de milho e sorgo. 

A ação faz parte do programa Campo Novo, que durante a solenidade de entrega contou com a presença do presidente do IPA, Odacy Amorim. "Dormentes está recebendo uma quantidade maior de grãos este ano, são 3 toneladas de sorgo e 17 toneladas de milho que chegam no momento certo para fortalecer a agricultura local", explicou. A prefeita Josimara Cavalcanti, prestigiou a entrega, ao lado dos secretários e vereadores. "Agradecemos muito o apoio do Governo do Estado e do IPA. É um programa maravilhoso que contribui para o fortalecimento do homem e da mulher do campo. E vindo assim, no início do período chuvoso é perfeito". agradeceu Josimara. ..

Governo de Pernambuco entrega sementes de milho e sorgo a agricultores do Sertão do estado

O Governo de Pernambuco deu início, nesta quinta-feira (16), no município de Custódia, à distribuição de sementes do Programa Campo Novo aos agricultores dos 56 municípios do Sertão Pernambucano. Ao todo serão distribuídas 530 toneladas de sementes, sendo 445 toneladas de milho e 85 toneladas de sorgo forrageiro, que chegarão aos agricultores exatamente na quadra chuvosa da região, que vai de dezembro a março. Cerca de 75 mil famílias de agricultores serão beneficiadas.  

Com investimento global de R$ 1,9 milhão, as sementes distribuídas sob a coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), vão permitir o cultivo de 22.250 hectares de milho, com uma produção estimada de 225 mil toneladas, e 16.500 hectares de sorgo, com uma produção que pode chegar a 530 mil toneladas de massa verde (forragem) para alimentação animal...

Prefeitura coleta sementes para produzir novas mudas para Viveiro Municipal de Petrolina

Arborizar Petrolina e torná-la, cada vez mais verde, possibilitando um ambiente mais limpo e um clima mais equilibrado é um dos principais objetivos do ‘Nossa Árvore’, projeto da prefeitura que vem promovendo plantios desde o início da gestão na cidade. E, para ampliar ainda mais a variedade e a produção de novas mudas, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) deu início às expedições para a coleta de novas sementes nativas esta semana.

Essa primeira expedição foi realizada dentro da área de preservação do 72 Bimtz, em parceria com o exército, o IBAMA e voluntários civis e biólogos. O intuito é que essas sementes sejam utilizadas para produção de mudas para o próximo ano, quando serão então disponibilizadas para a população, seja para a distribuição para moradores plantarem em suas ruas; para realização de corredores verdes pela cidade; para escolas e outros fins.  ..

 "RAIZ E SEMENTE DA HISTÓRIA": 80 ANOS DO MASSACRE DE PAU DE COLHER

Na sombra lateral de sua casa, em meio ao sertão nordestino, Seu Militão Rodrigues da Silva pega a bengala improvisada e desenha um círculo no chão de terra. Ao lado da esfera, sinaliza com algumas batidas que ali era o local onde estava a metralhadora, amarrada a uma árvore e apontada para o acampamento. O episódio ao qual se refere, com memórias tão vivas, mesmo próximo de completar 90 anos de idade, é o massacre de cerca de mil pessoas da comunidade de Pau de Colher, ocorrido em janeiro de 1938.

Sobrevivente, Seu Militão é testemunha de um capítulo de horror da história brasileira, marcado pela violência brutal do Estado, na época sob a Ditadura Vargas, e que até hoje reverbera em traumas e preconceitos. Há 80 anos, o arraial, localizado a 98 km da sede do município Casa Nova (BA), na divisa com os estados de Piauí e Pernambuco, chegou a reunir aproximadamente quatro mil pessoas, população maior do que a própria sede do município e cidades vizinhas, a exemplo de Petrolina (PE) e Remanso (BA)...

Banco de Sementes Crioulas de Casa Nova é referência em Simpósio sobre a Caatinga

Pesquisadores, estudantes e agricultores familiares relacionados à vida na Caatinga participam, até esta sexta-feira (03), do II Simpósio do Bioma Caatinga - SIBIC, que acontece nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA). O evento busca promover o intercâmbio de informações e fomentar a articulação de diferentes atores, de variadas áreas do conhecimento, para debater e compreender melhor a dinâmica dos processos ecológicos da Caatinga e discutir o uso e manejo adequados dos recursos naturais, de forma que possam minimizar e reverter a degradação do bioma e aproveitar o seu potencial.

O simpósio, que ocorre juntamente com o VI Workshop de Sementes e Mudas  da Caatinga, é uma promoção da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), em parceria com a  Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Univasf, com o apoio de diversas organizações públicas e da sociedade civil organizada. ..

Produção de sementes e mudas da Caatinga é tema de evento em Juazeiro-BA

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa uma área equivalente a 11% do território nacional e 70% do Nordeste brasileiro. Sua biodiversidade sustenta atividades econômicas voltadas para a agricultura, pecuária e para fins e industriais, como farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. Mas sua intensa degradação ameaça algumas espécies nativas, tornando fundamental a produção de sementes e mudas para a preservação e o reflorestamento.       

Pensando nisso, a Embrapa realiza, entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, o VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga. O evento acontece simultaneamente ao II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA...

Conselho aprova nome de produtores beneficiados pelo Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes

Foi realizada na segunda-feira (11), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para apresentação do resultado preliminar da coleta de dados do Censo Agro 2017 de Juazeiro e aprovação dos agricultores beneficiados com mudas de palmas forrageiras que integram o Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes do Governo do Estado.

O chefe do IBGE de Juazeiro Saulo Alves de Almeida apresentou os dados coletados de 02/10/2017 a 28/02/2018 em 116 setores rurais e urbanos do município. “Com esses dados, o CMDRS irá analisar as condições legais das terras, forma de obtenção das terras, produtores sem área, lavoura temporária, efetivos da pecuária dentre outros”, explicou...

Pesquisador da Embrapa representa o Brasil no Banco de Sementes de Svalbard, Noruega

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arthur Mariante (FOTO) representa o Brasil no Painel Consultivo Internacional que vai supervisionar a gestão do do Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen, Noruega. Ele e pesquisadores de outros cinco países – Noruega, Itália, Marrocos, Filipinas e Bósnia e Herzegovina – se reunirão em fevereiro de 2018 na Noruega para comemorar o aniversário de 10 anos do Banco.

Mariante foi escolhido por sua experiência como presidente do Comitê Gestor do Portfólio de Recursos Genéticos para Alimentação, Agricultura e Bioindústria da Embrapa (Regen), que reúne ações de pesquisa em todas as regiões brasileiras voltadas à manutenção, enriquecimento e caracterização dos núcleos de conservação animal, coleções biológicas de microrganismos e bancos vegetais...

Garanhuns realizará Feira de Troca de Sementes Crioulas

Garantir a preservação das espécies locais e alimentos saudáveis para a população são os principais benefícios das sementes crioulas, que em Pernambuco, vem sendo cultivadas e protegidas pela agricultura camponesa. Os bancos de sementes estão sendo disseminados por todo estado, a partir da parceria entre as famílias agricultoras, ONGs e sindicatos. Essas sementes nativas são o enfrentamento ao avanço dos transgênicos e biofortificados na região.

A 4ª Feira de Troca de Sementes Crioulas do Agreste Meridional acontecerá em Garanhuns, 23 novembro, a partir das 15h30, no Parque Euclides Dourado. A iniciativa tem como objetivo preservar a biodiversidade local frente ao processo da agricultura moderna. ..

As sementes crioulas e o fortalecimento da agricultura familiar

A importância da valorização das sementes crioulas para a agricultura familiar é o mote do Seminário Territorial, que acontece nesta sexta(22) e sabado (23), em Triunfo, no Sertão Central. A iniciativa é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Contag), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), e conta com o apoio do Senar.

O Seminário objetiva estimular o processo de valorização dos saberes locais e a troca de sementes crioulas, como estratégia para fortalecer e divulgar a importância do resgate e preservação da agrobiodiversidade na agricultura familiar de Pernambuco. Participarão da atividade 75 agricultores e agricultoras familiares, guardiões e guardiãs de sementes, profetas da chuva, técnicos e técnicas, prestadoras de serviços de assistência técnica e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do estado...

Embrapa Semiárido promove distribuição de sementes e mudas e movimenta a Expoleite 2017 em Afrânio

Durante a Expoleite 2017, em Afrânio-PE, a Embrapa Semiárido montou estande para difundir suas tecnologias e passar informações aos produtores e público em geral presente à feira.

Um dos pontos alto da participação da Embrapa Semiárido ocorreu no sábado, quando seus representantes promoveram distribuição de sementes de guandu e milheto e mudas de gliricídia, o que atraiu um grande número de produtores ao local, interessados em adquirir os produtos e ávidos por informações que possibilitem melhoria de suas atividades...

Grupo 'Sementes de Amor' realizará evento em prol de ONG de animais em Petrolina

O grupo 'Sementes de Amor', que realiza ações solidárias em Petrolina e Juazeiro, fará neste sábado (25), a partir das 15h30, na orla I de Petrolina, uma feira solidária em prol da Associação Proteger, ONG que atua na defesa dos animais de rua da região. O evento é aberto ao público e contará com festival de tortas, venda de camisas, canecas e chaveiros personalizados com tema 'pet' e orientações  de profissionais sobre diferentes espécies de animais.  

No local, os voluntários da ONG Proteger vão estar recebendo doações de ração para cães e gatos, medicamentos veterinários em geral, shampoo, areia higiênica para gato, coleiras, lençóis velhos, entre outras coisas. ..

Estudantes de Sobradinho desenvolvem foguete para disseminar sementes e reflorestar a Caatinga

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), os estudantes da Escola Estadual Maria José de Lima Oliveira, localizado no município de Sobradinho, dão um bom exemplo de cuidado com a natureza. Eles encontram uma forma sustentável e lúdica para recompor a Caatinga e outros biomas, criando um foguete conhecido como Veículo Lançador de Sementes (VLSS), com materiais recicláveis como garrafas pet e papelão. Após o foguete atingir o apogeu, as sementes são dispersas pelo ar e caem em diversos locais na área de lançamento.

Para a confecção do foguete os estudantes participaram de uma oficina na disciplina de Ciências e foram orientados pela professora Cida Nunes. Também utilizaram os conhecimentos obtidos nos estudos preparatórios para participarem da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronautica (OBA), realizada em maio, na própria unidade escolar. De acordo com a professora Cida Gomes, o projeto foi idealizado em 2013, quando participou da Feira de Ciências da Bahia (Feciba), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para estimular o estudo das ciências na escola e vem sendo aprimorando ao logo do tempo...

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes são lançados no Sertão do São Francisco

Com a precipitação de chuvas e esperanças renovadas, os agricultores sertanejos comemoraram também a chegada das sementes para aração da terra. Nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fizeram o lançamento, em Petrolina, dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

O evento foi realizado no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, no Distrito Industrial Paulo Coelho, reunindo produtores, gestores municipais, autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de conselhos e sindicatos, bem como agricultores familiares e seus representantes das associações. Ao final, houve a entrega simbólica de sementes a agricultores presentes na cerimônia. ..

Agricultores de Lagoa Grande receberão 17 toneladas de sementes: Milho, feijão e sorgo para reforçar a plantação

Aconteceu dia passado,19, o lançamento dos programas 'Terra Pronta' e 'Distribuição de Sementes' no centro de produção e comercialização do IPA na parceria do governo do Estado com seis prefeituras do Sertão Pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), o Prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, foi o único prefeito representante dos municípios presente ao evento, demonstrando alinhamento com o Governo Paulo Câmara.

A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 2000 famílias produtoras em Lagoa Grande com sementes e aração de terras. Dhoni Amorim, em conversa com Nilton Mota, secretário de Agricultura e Reforma Agrária, pediu também mais recursos para perfuração de poços, construção de barragens e para silagem. "Nossos produtores irão receber: 17 toneladas de sementes (10 toneladas de milho, 05 de feijão e 02 de sorgo). As 'horas máquina' do programa Terra Pronta, ainda iremos definir com o escritório do IPA e a previsão é de que a Prefeitura, busque já esta semana as sementes aqui no IPA e na próxima 2ª feira (25), já comecemos a distribuição. Reforcei com a secretário outras reivindicações pois, não dá para ficar esperando só por chuvas, precisando buscar outras alternativas para ajudar o homem do campo" declarou...