Foram encontrados 34 registros para a palavra: robótica

Estudantes da rede municipal de Petrolina são destaque em desafio educacional de robótica

Estudantes dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará tiveram a oportunidade de apresentar seus conhecimentos na área de robótica durante a 1ª etapa regional do ROBOTICS EXPERIENCE, um dos maiores eventos educacionais da área no Brasil. O evento realizado, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no sábado (14), atraiu alunos, educadores, familiares e apaixonados pelo assunto no Vale do São Francisco.  

A rede municipal de Petrolina foi representada por 12 estudantes divididos entre as equipes ‘RoboSet’ e ‘Anjos do Freire’. Ao longo do dia, foram propostos 5 desafios.  As duas equipes conseguiram executar quatro das cinco atividades lançadas. Ao todo, 28 equipes participaram da etapa regional. Participando pela primeira vez de uma competição de robótica, os integrantes da equipe ‘Anjos do Freire’ conquistaram o 7º lugar na classificação geral. Houve premiação para os três primeiros lugares e entrega de medalhas. ..

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: VALE DO SÃO FRANCISCO SEDIA MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO SUL DO BRASIL

Aconteceu neste sábado (14) a Etapa Nordeste 2019 do Robotics Experience, maior evento de robótica do sul do país. No total, 28 equipes representaram variadas escolas do Vale do São Francisco e cidades circunvizinhas como Araripina, Candeias e Jacobina. Durante todo o sábado a comunidade pôde assistir à competições e projetos expostos no ensejo.

Liderados por um técnico, os grupos precisaram cumprir 5 desafios com seus robôs, de acordo com o tema proposto: "tecnologia a favor do esporte". Em cada prova as máquinas tinham que simular um esporte diferente, como futebol, ginástica rítmica e golfe. Três equipes realizaram todas as etapas: Colégio Colibri, de Candeias-BA, Colégio GEO, de Juazeiro-BA e Colégio Nova Geração, localizado em Araripina-PE. Ambas garantiram a vitória e vão poder se apresentar na edição nacional do evento que acontecerá em Blumenau-SC, no próximo ano.


Além da competição houve a exibição de projetos externos. A jovem Anna Luisa Santos, formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou como a sua ideia que surgiu aos 15 anos de idade pode ajudar milhares de pessoas. Ela desenvolveu uma tecnologia sustentável para filtrar a água contaminada através da energia solar. Essa iniciativa a fez ganhar várias premiações, inclusive o HackBrazil, evento de tecnologia em Harvard, a segunda maior universidade dos Estados Unidos. Além disso, de todo o continente da América Latina, ela foi a contemplada com o prêmio Jovens Campeões da Terra, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro projeto apresentado no evento foi o da equipe Bajaatinga, composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, todos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Eles construíram um carro monotipo (de uma pessoa só) apropriado para diversos tipos de terrenos e estradas, inclusive locais íngremes.

A estudante Vitória Silva, de 11 anos, veio de Pilar-BA representar sua escola juntamente com outros estudantes. Ela relata que uma das coisas que aprendeu com o evento foi sobre inteligência emocional. "Estou aprendendo que eu tenho que me tranquilizar, ter menos ansiedade, saber lidar com os desafios e seguir em frente" afirmou.

Para o advogado Roberto Frota, de 46 anos, essa edição do Robotics Experience em sua cidade serviu para ele apresentar o mundo da robótica a sua filha Ana Beatriz, de oito anos. Ele afirma que em sua geração as áreas da engenharia e ciência eram ocupadas de forma predominante por homens, e o evento foi uma forma de inserir sua filha nesse contexto. "Eu procuro sempre mostrar para ela que o céu é o limite. A gente pode fazer tudo aquilo que queira", relatou.

Segundo o professor de matemática, Paulo Ricardo, além do evento ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, também contribui para que as crianças e adolescentes aprendam sobre solidariedade e ação social, já que mesmo sendo de acesso gratuito, o Robotics Experience convida os participantes a doarem 1kg de alimento não perecível para destinar a uma entidade beneficente.

Há três anos o Robotics Experience percorre todo o Brasil levando os conceitos da prática da robótica de forma interativa, aproximando, assim, comunidade e instituições de ensino. Um dos organizadores da Etapa Nordeste 2019, André Sala, afirma que as expectativas para essa edição do evento foram alcançadas. "O evento serve como uma experiência de trabalho em equipe, de habilidades e competências que são muito úteis para a vida deles como um todo, então acredito que o objetivo do evento foi cumprido”, disse.
 
SOBRE O EVENTO

O Robotics Experience é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica com foco em robótica educacional, e se diferencia de outros torneios dessa área por mostrar um trabalho realizado pelos próprios estudantes. Nesse processo o professor é o mediador do conhecimento, adotando uma postura de incentivo ao valor a vitória e superação de desafios, ensinando que a vida não é uma competição, e sim uma jornada.  

A ROBOMIND

Representada pela Inovar Tecnologia Educacional, a ROBOMIND nasceu em Santa Catarina e hoje atua em mais de 16 estados brasileiros, no Oeste de Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de atender a mais de 9.000 estudantes. Composta por diversos profissionais da área da educação, a empresa viu na robótica uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem produtoras de conhecimento através de uma tecnologia que visa o bem comum.

Seguindo uma atuação que une professores, estudantes e famílias de diferentes contextos e regiões do país, a ROBOMIND busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas críticas e que não se limitam a apenas consumir novos saberes, mas também construir novas direções de conhecimento...

Rede municipal de ensino será representada durante 1ª edição de desafio de robótica em Petrolina

Estudantes da rede municipal de Petrolina terão a oportunidade de mostrar o que estão aprendendo nos laboratórios de Robótica implantados pela atual gestão nas escolas do município. Neste sábado (14), Petrolina sediará a primeira edição do desafio de robótica 'Robotics Experience' no Vale do São Francisco. Esse é um dos maiores eventos educacionais da área no Brasil.

A 1ª etapa regional do 'Robotics Experience' deve reunir estudantes de diversas instituições de ensino das redes públicas e privadas de Petrolina, Juazeiro e região. Cada unidade será representada por equipes compostas por, no máximo, seis alunos com faixa etária entre 10 e 15 anos. Eles irão participar do módulo 'Desafio do Robô'...

Desafio de robótica será realizado pela primeira vez no Vale do São Francisco

O Vale do São Francisco vai sediar pela primeira vez, um dos maiores eventos de Robótica Educacional do Brasil.  O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina -PE, será palco da 1ª etapa regional do ROBOTICS EXPERIENCE, o maior evento de robótica do Sul do país, sendo um dos principais eventos educacionais da área no Brasil.

O torneio será realizado no sábado, dia 14 de setembro, das 09:00h as 16:00h, com a presença de várias instituições   educacionais públicas e privadas, parceiras ROBOMIND no   Oeste   de  Pernambuco   e   Bahia, além   de   escolas convidadas...

Miguel inaugura escola-modelo com primeiro laboratório de Robótica de Petrolina

Uma inovação para estimular a criatividade e o aprendizado na rede municipal de ensino de Petrolina começa a se tornar realidade para as crianças dos bairros Pedro Raimundo, Alto do Cocar e Jardim Amazonas. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta sexta-feira (08), o primeiro laboratório público de Robótica, Matemática e Ciências da região. O equipamento é um de vários que serão instalados na cidade através da plataforma de ações "Petrolina Educa".

A nova estrutura foi entregue junto com as obras de requalificação e modernização da Escola Municipal Professora Zélia Matias, que passa a ser um modelo de referência na rede pública. A ideia é melhorar o ensino das crianças estimulando a criatividade e raciocínio lógico com jogos, brinquedos e equipamentos tecnológicos. A estrutura ainda é dotada de microscópio, moldes do corpo humano, instrumentos de pesquisa química e física entre outros componentes pedagógicos...

Inscrições para vagas do curso de Programação em Jogos e Robótica no IF Sertão-PE Campus Floresta estão abertas

Crianças e jovens de 7 a 17 anos que desejam participar das novas turmas do curso de Programação em Jogos e Robótica da Academia Hacktown, no IF Sertão-PE Campus Floresta tem até o dia 15 de fevereiro para realizar a inscrição on-line. O curso será oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), de forma gratuita, para crianças e adolescentes que estejam regularmente matriculados a partir do Ensino Fundamental, prioritariamente em escolas públicas.

No campus Floresta são ofertadas 90 vagas para crianças e adolescentes divididas entre os cursos Kids 0 (idade entre 7 e 8 anos); Kids I (9 e 10 anos), Kids II (11 e 12 anos), Teens Júnior (13 e 14 anos) e Teens (15 a 17 anos). Os alunos que tiverem participado dos cursos regulares em 2018 também podem se matricular na turma subsequente ao curso realizado, independente da idade...

A 1ª Mostra de Jogos e Robótica em Floresta acontece na quinta, 13

A 1º Mostra de Jogos e Robótica será um espaço de formação e informação e sua concepção prevê a participação ativa dos visitantes, onde conhecer Ciência se transforma numa emocionante experiência de aprendizado. 

O evento será aberto ao público, e escolas podem montar grupos para visitar os espaços no campus Floresta. De acordo com o professor Paulo Tiago, coordenado da Academia Hacktown em Floresta "para ajudar o professor/educador a obter o melhor rendimento pedagógico com seus alunos na Mostra foram criados roteiros de visitação e atividades para alunos de todas as idades, da pré-escola à Universidade, o que proporciona vivências que vão para muito além da sala de aula"...

Prefeitura investe em laboratórios de robótica, ciências e matemática nas escolas municipais de Petrolina

O ano de 2019 vai chegar com muitas novidades na educação de Petrolina: A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDU), adquiriu 33 kits laboratoriais de robótica, ciências e matemática para fortalecer o sistema de ensino. Os equipamentos serão instalados em 10 escolas municipais e no Núcleo Municipal do Ensino das Ciências (NUMEC) para o ano de 2019.

Uma equipe pedagógica da SEDU esteve na última quinta-feira (29) na cidade de Curitiba, no Paraná, para articular o processo de implementação de laboratórios. Os novos instrumentos serão voltados a estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal...

Semana de Tecnologia leva conhecimento de robótica a alunos da Rede Municipal de Petrolina

Olhos atentos e muita curiosidade: foi assim que alunos da Rede municipal de Petrolina tiveram a oportunidade de conhecer, um pouco mais, sobre a tecnologia, através da robótica. A possibilidade aconteceu durante as atividades da 'IX Semana de Tecnologia', realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação. Organizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), o espaço chamou a atenção do Centro municipal de Educação Infantil.

Segundo a Arlete Regis, coordenadora do NTE, essa é uma oportunidade que as crianças da Rede municipal têm para aprender mais e entrar no universo tecnológico, que estimula e ajuda na aprendizagem. A oficina foi ministrada pelos membros da Academia Hack Town, a primeira Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica do Brasil do IF Sertão Pernambuco...

CIRURGIÃO DENTISTA EXPLICA PROCEDIMENTOS COM RECURSOS DA ODONTOLOGIA ROBÓTICA

O Cirurgião Dentista Breno Mota foi um dos convidados do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (21) para falar sobre o fato de que Juazeiro é a primeira cidade do interior do Brasil a realizar tratamento dentário à base da odontologia robótica pela utilização de equipamentos e tecnologias ultra modernos que oferecem procedimentos mais humanizados, rápidos e confortáveis ao paciente, e que somente são encontrados atualmente nos grandes centros (capitais).

Natural de Senhor do Bonfim e radicado em Juazeiro há muito tempo, Breno explicou que esta região é um vale de potencialidades razão pela qual resolveu investir aqui criando o Instituto Breno Mota que funciona na rua Antônio Pedro, centro da cidade, em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação...

Juazeiro é a primeira cidade do interior a realizar tratamento dentário com recursos da odontologia robótica

Juazeiro é a primeira cidade do interior do Brasil a realizar tratamento dentário à base da odontologia robótica pela utilização de equipamentos e tecnologias ultra modernos que oferecem procedimentos mais humanizados, rápidos e confortáveis ao paciente, e que somente são encontrados atualmente nas capitais. A revolução tecnológica na odontologia também chegou a Juazeiro e ao Vale do São Francisco. Com esses recursos é possível realizar procedimentos de prototipagem da face, através de um planejamento virtual, onde o paciente é avaliado tanto no aspecto intra-bucal, como um todo, haja vista que para se realizar uma reabilitação é preciso fazer uma completa avaliação facial, comportamental e funcional.

O tradicional medo da broquinha eternizado pelo seu barulhinho, o desconforto das moldagens em massa nas próteses dentárias e o desconforto dos tradicionais aparelhos ortodônticos de correção da arcada dentária, agora são coisas do passado. As tão assustadoras broquinhas foram substituídas por micromotores silenciosos que em nada lembram o zunido antigo...

IF Sertão-PE encerra nesta sexta-feira (9) inscrições para cursos gratuitos de Programação e Robótica nas cidades de Petrolina, Salgueiro e Floresta

Com o objetivo de oportunizar o acesso às tecnologias modernas e estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas, principalmente, para crianças e jovens de escolas públicas, a Academia Hacktow do IF Sertão-PE abriu inscrições para cursos de Programação e Robótica. São 360 vagas, distribuídas para as cidades de Petrolina, Floresta e Salgueiro.

Podem se inscrever crianças e jovens de 7 a 17 anos que estejam regulamente matriculados a partir do ensino fundamental. A inscrição é gratuita e acontecerá em duas etapas. A primeira será exclusivamente online, preenchendo o formulário disponível em hacktown.ifsertao-pe.edu.br até o 09/03. Já a segunda etapa corresponde à entrega dos documentos obrigatórios e/ou opcionais, no campus escolhido para a realização do curso...

Genário Rabelo inaugura Núcleo de Robótica de Canudos

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (5), o Núcleo de Robótica de Canudos, uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal. O evento, realizado no Campus Avançado da Uneb, fez parte da programação de comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos.

O Núcleo de Robótica de Canudos é o primeiro a ser instalado no interior da Bahia e tem como objetivo gerar inclusão digital, fornecendo conhecimento teórico e prático acerca das novas tecnologias, programação e a prática de robótica. O laboratório conta 40 computadores que irão atender duas turmas de 40 jovens. Novas turmas serão abertas a cada quatro meses...

CHARLES LEÃO DEBATE TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E ROBÓTICA COM PROFESSORES DE ENGENHARIA DA UNIVASF

O candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS), foi recebido nesta segunda-feira (12), pelos professores Valdner Daízio Ramos (Administração), José de Castro (Eng. Mecânica), Braurilo Gonçalves (Eng. da Computação) e  Ricardo Argenton (Eng. da Computação) da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, para conhecer a proposta da Fundação Instituto de Tecnologia e Ciência do Vale do São Francisco - FUTEC, que foi recém criada na busca de aprimorar o conhecimento tecnológico, e dar suporte aos jovens de Juazeiro, através  influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nos empreendimentos humanos.

“A Univasf tem um potencial extraordinário, que pode possibilitar, através das Engenharias, grandes projetos para essa região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, para empreendimentos. Ensinar empreendedorismo é muito mais que uma disciplina, isso mexe com as famílias e com a cidade.  Graças ao projeto, estaremos criando um corpo digital, que futuramente pode ser um centro de referência tecnológica para empresas, a economia, a sociedade, a infraestrutura, o meio ambiente e a gestão pública. Ficamos muito felizes com a vinda do candidato Charles Leão, e seu interesse pelo desenvolvimento tecnológico para Juazeiro.” comentou o professor doutor Braurilo Gonçalves do curso de Engenharia da Computação...