Foram encontrados 26 registros para a palavra: primeira infancia

Rede é criada para articular ações em favor da primeira infância no Sertão do São Francisco

União em favor de políticas públicas para primeira infância. Esse é o objetivo da Rede Sertão da Primeira Infância, criada nesta quinta-feira (06), em Petrolina, com os municípios integrantes do Sertão do São Francisco. O pacto criado pelas Secretarias de Educação visa articular ações em favor das crianças de 0 a 6 anos.

Soledade Menezes, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), seção Pernambuco, entidade incentivadora da Rede, destaca como positivo a criação da Rede. "Estamos hoje celebrando esse momento de criação da Rede Sertão, vinculada a Rede Pernambuco e Nacional, onde os parceiros que representam setores da sociedade estão imbuídos na defesa e promoção das políticas para primeira infância", pontuou..

Secretaria de Educação de Petrolina firma parceria com ONG na construção do projeto primeira infância

A Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) uniu-se à Organização Não Governamental (ONG) Associação Civil de Articulação para a Cidadania (Acari) na promoção de projetos e ações para infância. A parceria foi firmada na última semana, durante reunião realizada com a gestora da pasta, Maéve Melo. Na oportunidade, as representantes da ONG apresentaram o projeto 'Construindo Laços' que desenvolve ações de proteção da criança e adolescente contra violência doméstica, em conjunto com organização internacional Kindernothilfe.

 Após a conversa, a secretária apresentou a minuta do novo projeto voltado à primeira infância de Petrolina e convidou a instituição para ser parceira da Prefeitura na construção da nova proposta. *Esse pode ser o encaminhamento * do segundo paragrafo. "Estamos debatendo com muitas entidades esse novo modelo que queremos implantar em favor da educação e do bem estar de nossas crianças. Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho desenvolvido por essa ONG sertaneja e convidei para que, juntos, possamos construir esse novo momento para a educação da nossa cidade", pontuou Maéve Melo...

Em reunião com gestores, Secretaria de Educação reforça atenção com o programa de Primeira Infância de Petrolina

Atenta a qualidade de ensino ofertado nas unidades do programa de primeira infância de Petrolina, Nova Semente, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou no último final de semana um encontro administrativo. Na reunião, foram tratadas questões ligadas ao bom funcionamento das unidades, a atenção redobrada em relação aos cuidados com as crianças, a condução do cardápio para a garantia da qualidade da alimentação oferecida, a higiene das crianças e dos espaços e ações pedagógicas.

Segundo a gestora geral do programa, Letícia Leda, esses encontros são importantes, pois é necessário que a equipe esteja afinada para um bom gerenciamento das unidades. “O grande empenho da equipe é no sentido de que o programa tenha a credibilidade da população. E nesse, sentido estamos alerta e redobrando a atenção para que as unidades em funcionamento cumpram com os seus objetivos de acolher, cuidar e educar suas crianças”, pontuou.

Nesta nova configuração administrativa, o programa de primeira infância de Petrolina atende a mais de 6 mil crianças de forma gratuita, a partir dos 6 meses de vida, em 94 unidades, com acompanhamento pedagógico, refeições, aulas de música, capoeira e educação física. “Temos o objetivo de transformar Petrolina numa cidade alfabetizadora, tendo suas crianças alfabetizadas já aos 7 anos e investir na primeira infância é de extrema importância e, por isso, nossa atenção especial com o programa que, agora, faz parte da Seduc. Conosco, podemos garantir a implantação de políticas públicas educacionais que assegurem uma educação de qualidade”, ressalta Maéve Melo, secretária municipal de Educação. ..

Nova Semente contribui para melhorar a Saúde Bucal na primeira infância 

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. No entanto, estudos comprovam que o brasileiro tem o péssimo habito de procurar o especialista apenas quando percebem algum problema. 

Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que no Brasil bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60% a 90% das crianças em fase escolar, mesmo com todas políticas públicas voltadas para a saúde bucal e tratamentos gratuitos oferecidos por todo país, via universidades e Sistema Único de Saúde...

I Seminário Nacional Educação na Primeira Infância será realizado na próxima segunda-feira em Petrolina

Na segunda-feira (19) será realizado o I Seminário Nacional Educação na Primeira Infância em Petrolina, cujo objetivo é analisar o impacto das creches e as propostas alternativas para o atendimento das crianças e analisar os programas integrados de políticas para a Primeira Infância; Apresentar e discutir estratégias e políticas públicas bem-sucedidas nas administrações municipais voltadas para a educação na Primeira Infância; além de apresentar as experiências bem-sucedidas, discutir propostas para enfrentamento aos desafios de proporcionar o acesso à Educação na Primeira Infância com qualidade e envolvimento do estado, da família e da sociedade.

O seminário acontece na FACAPE. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, (19/09), a partir das 7:30, hora do credenciamento, segue abaixo a programação completa:..

Julio Lossio participa de Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância

O prefeito, Julio Lossio, está em Brasília representando Petrolina no  IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O evento foi aberto nesta terça-feira (5) e  segue até a próxima quinta-feira (7). Esta é uma a iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados (Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Frente Parlamentar da Educação, Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Educação; Seguridade Social e Família), do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e do Senado Federal (Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz e Procuradoria Especial da Mulher). 

O Seminário Internacional tem o objetivo de contribuir para a adequada aplicação da Lei 13.257/2016, que institui a Política Integrada da Primeira Infância, visando à atuação intersetorial e multiprofissional para promoção do desenvolvimento humano a partir da atenção às crianças de até seis anos de idade...