Foram encontrados 50 registros para a palavra: português

Euclides da Cunha: Prefeito confirma cirurgias ortopédicas no Português a partir de 2020

Mais uma excelente notícia na saúde de Euclides da Cunha. O prefeito Luciano Pinheiro confirmou sexta-feira (29), em uma participação no programa de rádio Euclides que eu amo, que o Hospital Municipal (Português) passará a realizar cirurgias ortopédicas a partir de 2020, em parceria com a Prefeitura.

Durante o encontro, foram discutidos investimentos na saúde da cidade e a ampliação da oferta de serviços médicos. "Aquelas pessoas que se acidentam, quebra um braço, uma perna, um pé, agora vão poder fazer a cirurgia no hospital de Euclides da Cunha. Isso é fruto de um trabalho sério, um trabalho transparente", disse o gestor em depoimento ao programa...

Onze estudantes da Bahia estão na final da Olimpíada da Língua Portuguesa. Tem aluno de Campo Formoso

Alunos seguem para a grande final que será realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro

A Olimpíada de Língua Portuguesa completou na última terça-feira (19) a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O estado da Bahia terá onze alunos e seus professores na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. (veja abaixo a lista de finalistas). ..

Aluna da rede municipal de Petrolina é finalista da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Foi envolvida na bandeira do município de Petrolina que, na quarta-feira (6), em São Paulo, a estudante Maysa Evelyn Nascimento Araújo recebeu o comunicado da sua classificação para a grande final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, categoria Poema. Acompanhada da sua professora Maria do Perpetuo Socorro Granja, a estudante agora irá se preparar para o último desafio da competição estudantil que acontecerá em dezembro.  

Representando a Escola Municipal Felix Manoel dos Santos, do povoado de Tapera e também o Sertão pernambucano, a estudante vai disputar a Etapa Final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa com mais 19 estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste, Sul e também do Nordeste.  A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública de todo país no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. ..

Petrolina será representada em São Paulo na etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Começou nesta segunda-feira (28), na cidade de São Paulo, a etapa Regional da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). O concurso avalia produções de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A rede municipal de Petrolina conquistou vaga na competição em duas categorias e nos próximos dias, professores e estudantes semifinalistas viajarão juntos para a capital paulista, onde participarão de atividades culturais e oficinas entre os meses de outubro e novembro. Serão cinco encontros, divididos de acordo com as categorias da Olimpíada: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião.

Representando o interior de Petrolina, a estudante Joelma Alves Soares dos Santos, 13 anos, da Escola José Martins de Deus, do povoado de Pau Ferro, vai ter a oportunidade de dividir com outros estudantes de várias regiões do país a produção literária "Se esse terreiro falasse...". O texto retrata histórias da infância de pessoas da comunidade contadas por sua avó. Inscrita na categoria 'Memórias Literárias', a estudante espera aproveitar bem essa oportunidade. "Fiquei muito feliz quando recebi essa notícia. Minha família também ficou orgulhosa ao saber. Estou muito ansiosa, até porque será minha primeira viagem de avião. Ainda não sei como será lá no encontro, mas espero representar bem minha cidade", afirma...

Inep firma convênio instituições portuguesas para uso de notas do Enem em seleções

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou uma parceria interinstitucional com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal, para utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de brasileiros em seus cursos de graduação. 

Com esta, já são 42 instituições de educação superior portuguesas que adotaram as notas do exame. Os participantes do Enem 2019 poderão usar as notas para concorrer a uma vaga no IESFafe...

Estudante de Sobradinho é semifinalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Concorrendo com 4.200 alunos de todo o país, o aluno da rede municipal de ensino de Sobradinho, Rafael Ferreira da Silva, 11 anos, matriculado no CELEM – Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães do 6º ano I, se classificou para a semifinal das Olimpíadas de Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Social deste o ano de 2002.

Escolas do fundamental I e II participaram com a elaboração de poemas, crônicas e memórias literárias, com o tema "O lugar onde vivo". Rafael, representante de Sobradinho criou seu próprio título, "A fonte: do chafariz ao amor e suas histórias", alusivo ao antigo chafariz que existia na cidade...

Alunos da rede municipal de Petrolina conquistam vagas na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes divulgou, nesta terça-feira (3), a relação de alunos classificados para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A competição nacional contou com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de  42 mil escolas e  4.900 municípios.

Este ano, os estudantes competiram em cinco categorias, separados pelo ano o qual estão cursando: poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental); memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos); crônica (alunos do 8º e 9º anos); documentário (alunos do 1º e 2º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Trazendo como tema "O lugar onde vivo", a competição vai premiar as melhores produções do país...

Alunos da rede municipal de Petrolina conquistam vagas na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes divulgou, nesta terça-feira (3), a relação de alunos classificados para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A competição nacional contou com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de  42 mil escolas e  4.900 municípios. 

Este ano, os estudantes competiram em cinco categorias, separados pelo ano o qual estão cursando: poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental); memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos); crônica (alunos do 8º e 9º anos); documentário (alunos do 1º e 2º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Trazendo como tema "O lugar onde vivo", a competição vai premiar as melhores produções do país. ..

ARTIGO - PORTUGAL: TEM ATÉ PORTUGUESES!

Brasileiro em PORTUGAL E OUTDOOR NA PRAÇA MARQUES DE POMBAL-LISBOA

Quão bom e gratificante é, de vez em quando, poder buscar novas experiências culturais em outros territórios desse nosso vasto mundo, e assim poder mensurar o nosso grau de conhecimentos e como nos colocamos em um contexto universal mais amplo de desenvolvimento! Nesse agradável giro que ora repito por Lisboa, mesmo empolgado com a beleza encantadora da capital portuguesa, é preciso reconhecer o quanto Portugal tem se tornado cada vez mais identificado com a cultura e o desenvolvimento dos demais países da Europa...

Prefeitura de Petrolina oferece curso de revisão de Português aplicado ao ENEM

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação informa que está ofertando 40 vagas para os interessados em revisar o conteúdo de Português para as provas do ENEM. Os interessados devem procurar o Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL), localizado na Escola do Servidor Dom Idílio, situada a Rua Castro Alves, s/n, centro. As inscrições podem ser feitas segunda e terça-feira (23), das 14h às 18h. É preciso apresentar foto 3x4 e carteira de identidade. O telefone de contato do NUMEL é o 3862-1399. ..

Cineasta português vai se mudar para Canudos para filmar 'Os Sertões'

O sertão que vira mar e os sertões que viram cinema foram tema da mesa que reuniu o professor e teórico de cinema Ismail Xavier e o cineasta português Miguel Gomes neste sábado (13), na tenda principal da Flip. Xavier, autor de "Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome", livro relançado nesta edição da Festa Literária de Paraty, falou sobre o diálogo entre o cineasta baiano e a obra de Euclides em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", filmado em 1963 por Glauber.

"A filmagem foi marcada pela atmosfera de expectativas de mudanças, de reformas de base", disse Xavier. Miguel Gomes contou sobre o novo filme que vai fazer, também baseado no livro, que o cineasta leu por acaso em um voo de Portugal para o Brasil. "É uma das prosas mais poderosas da língua portuguesa", afirmou. ..

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina são avaliados em português e matemática

Os alunos da rede municipal de Petrolina estão tendo a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos nas áreas de português e matemática através da 'Avaliação PROMAP/IQE' que está sendo aplicada até esta quinta-feira (6), para mais de 24 mil estudantes do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município. 

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar o domínio nas duas disciplinas em mais de 860 turmas. Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas estão avaliando: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto.  ..

Prefeitura vai avaliar domínio em português e matemática de 24 mil alunos de Petrolina

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina estão se preparando para a realização das provas da ‘Avaliação PROMAP/IQE’ que acontece entre os dias 4 e 6 de junho. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar mais de 860 turmas de alunos do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas irão analisar: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto.  O instituto será o responsável pela correção dos gabaritos e das produções textuais. Após cerca de 40 dias, os resultados serão encaminhados para a secretaria onde será traçado um planejamento de atividades de intervenções e formação de professores, além de acompanhamento em plantões pedagógicos...

Moro detona ex-primeiro-ministro português: "Não debato com criminosos"

Nesta quarta-feira (24), o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates fez duras críticas ao ministro brasileiro Sérgio Moro, que criticou a Justiça de Portugal por não conseguir avançar processos de corrupção contra políticos. Sócrates disse que Moro é "um ativista político disfarçado de juiz" e afirmou que  ministro brasileiro é um personagem. O ex-primeiro-ministro disparou: "Como juiz, indigno; como político, medíocre; como pessoa, lamentável", apontou o ex-chefe de Estado português, que comandou o país 2005 e 2011.

Em entrevista ao programa 'Fala Portugal', transmitido pela RecordTV Europa, Moro rebateu as críticas e disse que não iria responder o político português que já foi acusado de corrupção: "Em relação à pessoa particular, não debato com criminosos pela televisão, por isso não vou fazer qualquer comentário"...

Prefeitura lança projeto para fortalecer ensino de Português e Matemática em Petrolina


Um encontro promovido, na sexta-feira (5), no auditório do Senac, com a presença dos gestores e coordenadores escolares e com a equipe técnica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, marcou a implantação do projeto ‘Aprova Brasil’ em Petrolina. A iniciativa da prefeitura vai contemplar os alunos do 2° ao 9° ano, das escolas de ensino fundamental do município. Pautado nas matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), propostas pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto é composto por um acervo de livros didáticos e uma plataforma digital destinados aos estudantes e educadores; guias de orientações e recursos didáticos para os educadores e um programa de formação docente.   

Foram adquiridos 26 mil exemplares de livros que serão utilizados, uma vez por semana, nas salas de aula. Alguns exemplares já foram apresentados aos educadores durante o encontro. A programação contou com uma palestra de Amanda Bastos, Representante da Editora Moderna, responsável pela distribuição do material. ..

O ANALFABETISMO POLÍTICO ESTÁ CRIANDO NOVAS PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

A imbecilidade e a ignorância política tomaram conta de vez de Brasília. Não bastasse alguns deputados acreditando que vão manter seus medíocres mandatos apenas falando mal do lulismo, ainda aparece mais uma nova imbecilidade, que ultrapassa os limites da tolerância da inteligência dos outros.

Um tal de Heitor Freire, deputado aliado de Bolsonaro e do mesmo partido, no auge da imbecilidade humana propôs ao Presidente a criação da Secretaria Especial de Desesquerdização da Administração Pública. Confesso que nunca tinha visto tanto analfabetismo político num lugar só!..

Faculdades portuguesas exigem nota mais baixa no Enem do que brasileiras

Sem conseguir ser aprovada em Engenharia nas Universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Marcela Costa, de 18 anos, já pensava em fazer cursinho pré-vestibular para mais uma tentativa. Por sugestão da irmã mais velha, aproveitou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga em Portugal e, para sua surpresa, foi aprovada em uma das mais renomadas instituições do país, a Universidade do Porto. Com universidades tradicionais e reconhecidas mundialmente e custo de vida atrativo, Portugal tem atraído cada vez mais jovens para a graduação. A seleção com uso da nota do Enem e a exigência de pontuação mais baixa do que muitas universidades brasileiras têm facilitado essa migração.

Para alunos e educadores, o cenário é reflexo da falta de informações sobre o processo e o custo, já que, mesmo públicas, as instituições portuguesas cobram taxa de anuidade. “Fiz o Enem, mas não tinha cogitado vir para Portugal quando estava no ensino médio. Fui aprovada na UFRJ (federal do Rio de Janeiro), mas meu pai achou (a cidade) perigosa. Foi uma surpresa boa a aprovação aqui”, conta Ana Marcela, que está no 2.º ano de Engenharia Eletrotécnica. Para entrar na Universidade do Porto, a estudante paulista precisava de uma nota mínima de 120 pontos na escala portuguesa, o que corresponde a 600 no Enem. Para a UFRJ, por exemplo, a nota de corte para o curso de Engenharia Eletrônica foi de 770 no ano passado.

Além da prova, as instituições portuguesas também avaliam o histórico escolar dos candidatos. O Enem passou a ser utilizado como seleção pelas instituições portuguesas em 2014 e 1,2 mil brasileiros já foram aprovados para estudar no país europeu. Neste ano, são 35 universidades que adotam o exame. “Muitos jovens querem estudar fora do Brasil pela qualidade dos cursos e a experiência de uma nova cultura, uma troca com outras nacionalidades. Mas, para muitos, ainda parece uma realidade distante”, diz Edmilson Motta, coordenador do Colégio Etapa. Para ele, a baixa procura faz com que a pontuação necessária para a aprovação não seja tão alta. “Um aluno que consegue 600 pontos no Enem está competitivo para as vagas de lá. Aqui, nem tanto.”..

Enem: bom uso do português será diferencial na redação, diz professor

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016.

“O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz...

Alunos das escolas municipais participam de Simulado de Língua Portuguesa e Matemática em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude, através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) iniciou nesta quarta-feira (26), o Simulado Online e Offline em Rede, com aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos 4° e 8º anos das escolas municipais de Juazeiro.  

As provas serão aplicadas de 26 de setembro a 4 de outubro de forma online, nas escolas que tiverem laboratórios de informática, e também a prova escrita para as unidades que não possuem laboratório. De acordo com a superintendente pedagógica da SEDUC, Rosilda Carvalho o simulado é uma ferramenta de avaliação, com questões baseadas na Prova Brasil. “Nosso objetivo é diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, baseado nas propostas da Prova Brasil e também na Curricular da Rede, além de potencializar ações que auxiliem o professor na sua prática pedagógica, buscando desenvolver as habilidades dos alunos avaliados”, explicou Rosilda...

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática

Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Na prática, isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem...