Foram encontrados 601 registros para a palavra: no Brasil

Pesquisadora aponta que 99% da produção exportada de uva de mesa no Brasil é produzida no Semiárido

Ao imaginar uma produção de uva e vinho, visualizamos parreiras em lugares com climas mais amenos, como no sul do Brasil e em regiões da Itália. Mas esse imaginário vem sendo rompido há alguns anos com a exemplar produção da viticultura no Vale do Rio São Francisco, em meio ao Sertão e ao clima Semiárido. Nos supermercados brasileiros está cada vez mais comum encontrar vinhos, sucos de uva e o fruto in natura produzidos em meio à Caatinga.

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, Patrícia Coelho de Souza Leão, relembra que a cultura da uva na região teve início ainda na década de 1960, em iniciativas já comerciais, como a da empresa Cinzano, na produção de conhaque, em Petrolândia (PE). A cultura depois se espalhou para Petrolina e região, muitas vezes apoiada por iniciativas da Igreja Católica, que instalou uma coleção de variedades de uva por lá...

Pesquisadoras do HU-Univasf e da Rede Ebserh contribuem no avanço da ciência no Brasil

Destacar as conquistas femininas e o reconhecimento enquanto produtoras do conhecimento científico! Esse é o ponto alto do dia 11 de fevereiro, quando celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída em 2015 pelas Nações Unidas.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conta com o protagonismo de inúmeras mulheres nos 41 hospitais integrados à estatal, que impulsionam seus estudos e transformam a realidade a sua volta. Por isso, de forma ainda mais especial, vamos celebrá-las conhecendo um pouco da trajetória de quatro representantes da Rede pelo país!..

Dia Mundial da Água 2024: "A Água nos Une, o Clima nos Move" é o tema no Brasil

"A Água nos Une, o Clima nos Move". Esse é o tema do Dia Mundial da Água 2024 (22 de março) no Brasil.

A revelação da temática ocorreu na quarta-feira (31), durante live promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e marcou o início da Jornada da Água 2024...

Como a recente descoberta do primeiro clima árido no Brasil pode impactar o restante do país

Pela primeira vez, especialistas identificaram uma região de clima árido no Brasil, um dado surpreendente e alarmante que tem uma explicação clara: as mudanças climáticas causadas pelo homem.

O trecho de quase 6 mil km² fica no centro-norte da Bahia e abrange toda a área das cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé, além de trechos de Curaçá, Juazeiro e Rodelas, municípios baianos que fazem fronteira com o sertão pernambucano. ..

Bahia: Mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ representam 8,5% dos casos no Brasil em 2023

A Bahia teve 22 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ em 2023, o que representa 8,56% dos casos registrados em todo o país no período. Em Salvador, foram registradas oito mortes homotransfóbicas.

As estatísticas colocam a Bahia em 4° lugar entre os estados que mais notificam mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, atrás de São Paulo, com 13,3%, Minas Gerais , com 11,67% e Rio de Janeiro, com 10,9%...

Evento discutirá em Salvador futuro da capoeira no Brasil e no mundo

O maior evento nacional para discussão do futuro da capoeira no Brasil e no mundo será realizado em Salvador no período de 24 a 27 deste mês, em três locais do centro histórico da capital baiana: Espaço Cultural da Barroquinha, Praça da Sé e Praça da Cruz Caída.

A entrada é franca, e a programação completa do 5º Rede Capoeira pode ser conferida no Instagram...

2,5 milhões comprimidos contra Covid-19 já foram distribuídos na rede pública de saúde no Brasil

O medicamento Paxilovid, utilizado para tratamento da Covid-19, já teve a distribuição de 2,5 milhões comprimidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele é composto pelo antiviral nirmatrelvir e ritonavir, que são embalados e administrados juntos. Até o momento, o Brasil alcançou a marca de 210.147.125 casos de Covid-19 desde o início da pandemia...

8.603 obras que usam dinheiro federal estão paralisadas ou inacabadas no Brasil

No país inteiro, quase 9 mil obras que usam dinheiro federal estão paralisadas ou inacabadas. Um desperdício de dinheiro que o Tribunal de Contas da União atribuí à falta de coordenação entre as autoridades públicas.

A obra está com cara de nova - e é. A Prefeitura de São Paulo entregou a UPA, Unidade de Pronto-Atendimento, em agosto. Fica em um bairro da Zona Leste da cidade. Os moradores dizem que fazia falta...

Calor de 2023 no Brasil supera anos de El Niño muito mais forte

O Brasil vive um ano de temperaturas recordes e o impacto dessa crise nas cidades, lavouras e na saúde humana é em grande parte atribuído ao El Niño, caracterizado pelo aquecimento do oceano Pacífico equatorial.

Análise de dados feita pela Folha indica que o atual evento é forte e que as temperaturas nunca apresentaram tamanha anomalia no Brasil, mas que o mundo viveu cinco El Niños mais severos nos últimos 70 anos...

Artigo: O que o PISA revela sobre a educação no Brasil

O relatório de Pisa é um documento que apresenta os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que avalia o desempenho de estudantes de 15 anos de idade em leitura, matemática e ciências.

O relatório mostra como os estudantes de cada país se saíram na avaliação, quais são os fatores que influenciam a sua aprendizagem e quais são as políticas e práticas educacionais que podem melhorar a qualidade e a equidade da educação...

Bahia é o segundo estado com pior taxa de elucidação de homicídios no Brasil, aponta estudo

A Bahia teve o segundo pior desempenho de elucidação de homicídios no Brasil nos anos de 2020 e 2021, segundo aponta o estudo anual “Onde Mora a Impunidade?”, realizado pelo Instituto Sou da Paz desde 2017.

Dos 5.087 crimes violentos que aconteceram em 2020, 603 foram esclarecidos, taxa de 12%. No ano seguinte, o número de homicídios foi de 5.215, com 783 deles elucidados, o que representa 15%. Vale lembrar que os anos que serviram como base para o cálculo foram o ápice da pandemia da Covid-19, o que dificultou o trabalho de investigação...

Onda de calor no Brasil ameaça produção agrícola e preços dos alimentos

A onda de calor que atinge o Brasil desde setembro de 2023 já está causando danos à produção agrícola em algumas regiões do país.

Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, as temperaturas acima de 40°C estão prejudicando o crescimento das lavouras, o que pode levar a uma redução da produtividade e, consequentemente, a um aumento dos preços dos alimentos...

Casos de dengue crescem 17,5% no Brasil, aponta Ministério da Saúde

Até 4 de dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de dengue, 17,5% a mais que no ano passado, quando chegou a 1,3 milhão no mesmo período.

A taxa de letalidade se manteve em 0,07% nos dois anos —1.053 mortes foram confirmadas neste ano e 999 no ano anterior...

Futebol: gramado nos estádios vira tema de debate no Brasil e no mundo

Três notícias chamaram a atenção nos últimos dias. A primeira foi a decisão da Eridivisie CV, entidade que comanda o futebol nos Países Baixos, de banir do Campeonato Holandês os gramados sintéticos a partir de 2025. A segunda surgiu em Belo Horizonte: o gramado da nova arena do Atlético-MG, possivelmente, será sintético. E a terceira veio embalada pela onda de calor no Rio de Janeiro: o Flamengo mediu a temperatura em quatro campos de futebol no seu Centro de Treinamento (CT) - o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste. Os termômetros nos dois campos de grama sintética chegaram a marcar 70 graus Celsius. 

Não é de hoje que o futebol brasileiro se envolve nessa discussão. E tudo começou em 2016, quando o Athletico Paranaense adotou o gramado sintético na Arena da Baixada, Naquele ano, com mais de 80% de aproveitamento nos jogos disputados em casa, o Furacão garantiu vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. ..

Vinte dias após apagão, Enel substitui presidente no Brasil

A Enel (Entidade Nacional de Eletricidade) comunicou a substituição do seu presidente no Brasil, Nicola Cotugno, nessa quinta-feira (23). A mudança, segundo a companhia, estava prevista desde outubro e se refere à aposentadoria do dirigente que estava no cargo nos últimos cinco anos. A saída ocorre 20 dias após mais de 2,1 milhões de paulistas ficarem sem energia, alguns por mais de sete dias, em razão de um forte temporal que atingiu o estado, causando transtornos (foto) para a população.

Cotugno será substituído por Antonio Scala, executivo que já estava na empresa. Segundo a Enel, o então presidente prorrogou a saída para 22 de novembro para “apoiar o processo de substituição e as recentes contingências”. Até que sejam concluídos os trâmites administrativos para nomeação de Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assume o cargo interinamente...

Energia solar é a segunda geradora de eletricidade no Brasil

A energia elétrica é uma das formas de energia mais importantes atualmente. Ela está presente nos chuveiros elétricos, ao carregar o celular, mexer no computador e, inclusive, ao ler este texto. São diversas as fontes capazes de alimentar a rede elétrica, mas uma das principais — atrás somente da hidrelétrica — é a solar.

Ela, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) de 2023, ocupa a segunda posição na geração de energia elétrica no Brasil...

Artigo: Como ficam os municípios pobres das regiões ricas? A urgência do debate do financiamento educacional no Brasil

Desde 1946, o Brasil possui uma contribuição patronal voltada a suplementar os recursos públicos direcionados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Conforme a Constituição Federal daquele ano, em seu artigo 178, II, deveriam as empresas com mais de cem empregados: “manter o ensino para seus servidores e filhos destes”...

Regiões sul e sudeste concentram focos de influenza aviária no Brasil

Os casos de influenza aviária no Brasil acendem um alerta para o assunto, principalmente porque no início deste ano a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) emitiu uma nota sobre surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves nos países das Américas. 

No mês de outubro, 50 mamíferos marinhos foram encontrados mortos em uma praia no município de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. ..

Artigo - A importância dos recursos minerais estratégicos para a transição energética no Brasil

A busca por fontes de energia mais limpas e renováveis, como a eólica, a solar e eletrificação da mobilidade, estão moldando o futuro da indústria de máquinas e impactando diretamente a economia global. No entanto, essa transição não é possível sem um elemento-chave frequentemente subestimado: os recursos minerais estratégicos.

O Tesla Model Y, o veículo elétrico mais vendido no mundo possui em média 6 vezes mais minerais que um veículo com tração convencional com tração a combustível...

Apostas esportivas versus jogos de cassino: O que é mais popular no Brasil?

Quer apostar online em esportes ou jogar em cassinos online? Você está ou mora no Brasil? 1Win é confiável para apostas em 2023! Leia o nosso artigo e receberá todas as informações importantes para escolher apostas desportivas online ou jogos de casino online!

Introdução de Apostas em 2023

No Brasil, os jogos de cassino e as apostas esportivas têm crescido em popularidade como meio de entretenimento. Ambos oferecem uma variedade de atividades emocionantes que você pode praticar com seus entes queridos, mas qual é a mais preferida? Leia nosso artigo e descubra por que a 1Win Brasil https://reidasbets.com/betting-sites/1win/ é a melhor pré-aposta do mundo das apostas em 2023.

Visão geral - Escolha 1Win Aposta

..