Foram encontrados 110 registros para a palavra: imunização

Em campanha global, pesquisadores alertam sobre importância da imunização de rotina

A Equipe Halo, iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne especialistas em saúde para disseminar informações seguras e confiáveis, lançou a campanha #VacinaEmDia, em parceria com os grupos União Pró-Vacina, da USP em Ribeirão Preto, e Todos Pelas Vacinas, contando com a participação de pesquisadores da Universidade. A iniciativa teve início no dia 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, e conta com diferentes ações nas redes sociais.

Uma das ações é a publicação do quadrinho O mundo antes das vacinas. Com roteiro feito pelo cientista Wasim Syed, guia da Equipe Halo e membro da União Pró-Vacina, e da ilustradora Cecilia Marins, a história – baseada num relato pessoal da família de Syed – trata da necessidade de se vacinar contra a poliomielite e da importância de cumprir toda a agenda de imunização para se proteger de outras doenças, como a covid-19. A história também será contada na forma de áudio, no podcast Escuta a Ciência!, de Letícia Sarturi...

Petrolina ultrapassa meta de imunização contra a poliomielite e multivacinação

Nesta sexta-feira (30), Petrolina ultrapassou a meta de imunização contra a Poliomielite e a Multivacinação. A meta era imunizar 23.482 crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos, no entanto, atingiu mais 102% do público alvo.

O município de Petrolina encerra as campanhas com mais de 24 mil doses aplicadas, em cada. Por fazerem parte do calendário básico de vacinação, as doses continuam disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Os indicadores de crescimento que resultaram na ultrapassagem da meta na cidade foi resultado das inúmeras ações desenvolvidas pelas equipes de saúde no município...

Petrolina atinge meta de imunização contra a poliomielite

A Secretaria de Saúde de Petrolina, na última sexta-feira (16) chegou a 96,4% de crianças imunes contra a polio, taxa ainda pode aumentar, pois a campanha segue até dia 30 de setembro. Desde agosto, o Ministério da Saúde iniciou a campanha contra a doença já erradicada no Brasil. 

A Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, fala com satisfação do resultado. "É com muita alegria que contabilizamos a porcentagem acima da meta, ultrapassamos o percentual estabelecido que é 95%. Isso é reflexo de uma ação mútua, do trabalho desenvolvido por nossas equipes de saúde, onde inúmeras estratégias foram montadas para assegurar a imunização de nossas crianças", explicou a secretária...

Vacinação antirrábica segue com imunização itinerante e divulga programação desta semana para sede e interior de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue imunizando cães e gatos contra a raiva de forma itinerante. Além do ponto fixo, as equipes do Núcleo de Endemias circulam pela sede e interior. Confira o cronograma desta semana:

- Na segunda-feira (19) a vacinação de cães e gatos será na Rua São Jorge do bairro Sol Levante e na Rua 13 do bairro Tabuleiro;..

Vacinação Antirrábica: Juazeiro segue com imunização itinerante de cães e gatos e prepara 'Dia D'

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue imunizando cães e gatos contra a raiva. Além do ponto fixo, as equipes do Núcleo de Endemias circulam pela sede e interior levando a vacinação antirrábica dos pets. Confira o cronograma desta semana:

- Na segunda-feira (12) a vacinação de cães e gatos será na Rua das Castanholas do bairro Jardim Universitário e na Praça da Avenida Flaviano Guimarães do bairro Cajueiro; Na zona rural será em Lagoa;..

Secretaria de Saúde reforça importância da imunização contra a Covid-19; confira locais

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) reforça a importância de manter o cartão de vacinação contra a Covid-19 atualizado com todas as doses disponíveis para a faixa etária e dentro do prazo. A primeira e segunda doses são para pessoas a partir de 3 anos, a dose de reforço é para a população a partir dos 12 anos e a quarta dose a partir dos 18 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

A vacinação em Juazeiro é realizada de forma ampliada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em pontos volantes estratégicos. Confira os locais:..

Vacinação antirrábica continua com imunização itinerante e divulga programação desta semana para sede e interior de Juazeiro

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem garantido a imunização em ponto fixo e também em pontos volantes.

Esta é uma estratégia para facilitar a vacinação dos pets contra a raiva. Confira o cronograma desta semana: Nesta segunda-feira (29), a equipe do núcleo de Endemias estará na praça central do Residencial São Francisco e na Igreja Adventista do Jardim das Acácias. No interior do município será no Riacho da Massaroca;..

Em Ouro Preto, ministro fala de imunização contra varíola dos macacos. Ministro disse que nenhum país do mundo tem vacinação em massa

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado (20) que nenhum país do mundo tem ainda um planejamento para uma campanha de vacinação em massa contra a varíola dos macacos. Depois de participar, na cidade mineira de Ouro Preto, do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, Queiroga lembrou que ainda não há vacinas suficientes para atender a demanda mundial.

Apesar disso, ele lembrou que das 100 mil doses de imunizantes destinadas à América Latina pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), 50 mil serão destinadas ao Brasil, para imunizar profissionais que lidam com materiais contaminados de pessoas que necessitam fazer exames. Segundo o ministro, quando houver vacinas em maior quantidade será possível saber a eficácia do imunizante...

60% dos baianos vacinados contra a Covid-19 não reforçaram a imunização com as 3ª e 4ª doses

Do total de 11,6 milhões de baianos vacinados com as 1ª e 2ª doses de vacina contra a Covid-19, cerca de 6,1 milhões de pessoas simplesmente não voltaram aos postos para reforçar a imunização com as 3ª e 4ª doses. Ou seja, 60% das pessoas estão negligenciando a proteção adicional garantida pelo SUS. 

"A imunidade cai após 5 meses da vacinação. Por isso é tão importante, neste momento pré-festejos juninos em que grande parte da população se aglomera para dançar, beber e comer, que a população reforce sua proteção a fim de evitar um novo boom de casos após o São João", esclarece a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. ..

Multivacinação: equipe da Prefeitura de Juazeiro retorna à Ilha de Nossa Senhora e garante imunização de moradores

Para chegar até a Ilha de Nossa Senhora, a equipe de saúde do enfermeiro Lélio Andrade precisou do auxílio do barco do Seu Belizário para navegar sobre as águas do Rio São Francisco. Nesta sexta-feira (13) a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Geraldo estava com uma missão especial: levar vacina para os moradores da localidade.

A ação realizada na Ilha de Nossa Senhora foi de multivacinação. A equipe levou todas as vacinas para atualizar o cartão de vacina dos moradores da comunidade. "Levamos várias vacinas como Influenza, Covid-19, HPV e outros. Conseguimos vacinar vários públicos como crianças, adultos e acamados", destacou o enfermeiro, Lélio...

Baixa cobertura de imunização: vacinação da poliomielite apresenta uma queda vertiginosa de 2012 para 2021 e preocupa

Se a vacinação conseguiu frear o avanço da covid-19, o mesmo não se pode dizer de outras doenças antes erradicadas, mas que correm o risco de voltar devido à baixa cobertura de imunização. É o caso da poliomielite, cuja cobertura vacinal apresentou uma queda vertiginosa de 2012 para 2021 no Brasil. O alerta é da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

"O que vemos é que, normalmente, esse retorno acontece na forma de surtos nos países que já tinham eliminado a polio e que apresentaram baixas coberturas vacinais para a doença", alertou a vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai. É o caso do Brasil, que, em 2021, apresentou cobertura vacinal de 67,71%, consideradas as primeiras três doses da vacina, que devem ser aplicadas no primeiro ano de vida da criança. Em 2012, o alcance da imunização era de 96,55%...

"Segura, eficaz e necessária": Secretaria de Saúde de Sobradinho lança campanha de incentivo à imunização infantil contra a Covid-19

Após mais de 40 dias do início da vacinação infantil contra a Covid-19, em Sobradinho, que começou em 17 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde lança uma campanha para incentivar a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 59% dos municípios brasileiros relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças, e no município de Sobradinho não vem sendo diferente...

Prefeitura de Juazeiro avança na imunização contra a Covid-19; confira locais para esta quarta-feira (23)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está buscando acelerar a imunização contra a Covid-19 e disponibiliza pontos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Confira o cronograma para esta quarta-feira (23):

Crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos..

COVID-19: Sem repasse de novas doses, Petrolina tem baixo estoque para imunização infantil

Em 30 dias, mais de 12 mil crianças já foram imunizadas contra a COVID-19 em Petrolina. No entanto, o Estado não repassou novas doses do imuno no final de semana para o público infantil, o que resultou, nesta segunda-feira (21), no desabastecimento da vacina em algumas Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo a Secretaria de Saúde, todo o estoque que estava disponível no Programa Municipal de Imunização (PMI) já foi repassado para as UBSs e as equipes continuarão vacinando de acordo com o estoque de cada unidade. "A Secretaria aguarda a chegada de novas doses pelo Estado, para assim disponibilizá-las à população", disse a pasta...

Comissão do Senado convoca Queiroga a explicar nota técnica contrária à vacina e demora na imunização infantil

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta segunda-feira (7) a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para explicar a nota técnica elaborada por técnicos da pasta que atribuía maior segurança à hidroxicloroquina que às vacinas no tratamento da Covid – contrariando evidências científicas.

Segundo o autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Queiroga também deve ser questionado sobre a "demora" entre a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o início da vacinação infantil contra Covid no país...

MPPE recomenda imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19

De acordo com a Nota Técnica Conjunta nº 01/2022 do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), nesta sexta-feira (28), o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, expediu a Recomendação PGJ nº 02/2022, sobre a obrigatoriedade da imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19, face a autorização da ANVISA e recomendação das autoridades sanitárias, assim como as consequências advindas com a negativa dos pais e/ou responsáveis.

O documento emitido pela procuradoria geral de Justiça, com o apoio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Educação e Infância e Juventude, considera em especial que "assim como em outras faixas etárias, as crianças com idade entre 5 e 11 anos em risco de desenvolver a forma grave da COVID-19 devem ser consideradas como grupo prioritário para vacinação"...

Estado publica portarias para afastamento cautelar de servidores que não comprovaram imunização contra Covid-19

Foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18 a 20 de janeiro, portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores estaduais baianos de 13 órgãos e secretarias, pelo descumprimento dos decretos governamentais n° 20.885/2021 e n° 20.906/2021 e das instruções nº 024/2021 e n° 28/2021, ambas da Secretaria da Administração (Saeb). A legislação citada trata da comprovação da vacinação contra a Covid-19 e se aplica a servidores civis e militares que estão em atividade, além de integrantes dos órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo estadual e de participantes do Partiu Estágio e do Programa Primeiro Emprego.

O afastamento temporário é resultado de medida cautelar, com prazo de 90 dias, prorrogável por igual período, em que o grupo estará afastado do exercício de suas atribuições, com cômputo de falta ao serviço. As portarias afastaram servidores da Secretaria da Educação (38), Uneb (34), Uesb (22), Fundac (08), Irdeb (03), Secretaria de Administração Penitenciária (08), Polícia Civil (08), Polícia Militar (141), Departamento de Polícia Técnica (01), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (01), Secretaria da Saúde (15), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (01) e Secretaria da Fazenda (03)...

Covid-19: Carro da vacina leva imunização para 600 pessoas na zona rural de Petrolina

Dentro da estratégia de vacinação contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, continua levando o carro da vacina para a zona rural da cidade. Somente no sábado (08) e domingo (09), aproximadamente 600 pessoas receberam a dose contra a doença. Ao todo, quatro comunidades foram contempladas: N4, Assentamento Mandacaru, Terras da Liberdade e Sítio Porteiras.

A vacinação aos finais de semana acontece paralela a das Unidades Básicas de Saúde e contemplam comunidades e assentamentos com pouco acesso aos postos. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o objetivo dessa ação é imunizar nas próprias comunidades. "Desde o começo do ano descentralizamos a vacinação, ou seja, todos os postos de saúde já aplicam este imunizante, no entanto, mantivemos o carro da vacina.  Ofertamos a vacinação nos assentamentos e comunidades mais distantes de uma unidade de saúde", explicou...

Instrução orienta sobre notificação de servidores que não comprovaram imunização contra Covid-19


Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

As coordenações de recursos humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual iniciam, nesta quarta-feira (15), a notificação dos servidores e empregados públicos da ativa que não realizaram a comprovação da imunização contra a Covid-19. A determinação atende a Instrução Normativa n° 028/2021, da Secretaria da Administração (Saeb), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A partir desta quarta (15) e durante o prazo regulamentar das notificações, o sistema do RH Bahia continuará aberto para registro de comprovações que não tenham sido realizadas de 30 de novembro a 14 de dezembro.

De acordo com a normativa, as coordenações de recursos humanos terão prazo máximo de 15 dias para realizar a notificação dos servidores civis e militares, além dos integrantes do Partiu Estágio, que deixaram de comprovar a primeira e a segunda dose do imunizante ou sua dose única, dependendo da vacina, bem como do reforço subsequente, se for o caso. A medida se aplica àqueles que não apresentaram relatório médico que justifique o não recebimento da imunização...

Prefeitura de Sobradinho segue com a Campanha "Mega Vacinação" reforçando a importância da imunização contra a Covid-19

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, vai realizar mais uma edição da campanha 'Mega Vacinação' contra a COVID-19, na próxima segunda-feira (13), das 17h às 20:30h, na Colônia de Pescadores

Serão disponibilizadas a 1º, 2º e 3ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer para pessoas a partir dos 12 anos, e terceira dose para o público a partir dos 18 anos, com 05 meses de intervalo em relação a última dose...