Foram encontrados 36 registros para a palavra: detentos

Coronavírus: Detentos em Petrolina produzem toucas, máscaras e aventais para os profissionais de saúde

A prevenção ao novo coronavírus tem mobilizado diversas pessoas. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, detentos da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes começaram a confeccionar aventais, toucas e máscaras faciais que serão destinadas aos profissionais de saúde do Vale do São Francisco e servidores da unidade prisional.

De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a produção será feita por seis presos. Como trabalham na fábrica de travesseiros que fica dentro da penitenciária, eles possuem experiência em costura...

DOENÇA MISTERIOSA: Detentos são 'comidos vivos' por bactéria desconhecida em Roraima

Uma doença misteriosa originária de uma bactéria está desfigurando o corpo de detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Roraima. O caso foi denunciado, nesta segunda-feira (20/1), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Federal (MPF) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). 24 presos estão internados com os sintomas, alguns apresentam paralisia nas pernas e a pele em decomposição. 

Segundo os relatos, os detentos ficaram doentes no início do mês, após consumirem a água do presídio. Em visita ao Hospital Geral de Roraima (HGR), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), Hélio Abozaglo, contou que a situação é grave e precisa de medidas urgentes. "Alguns não conseguem andar, outros estão com bactérias nos pés que estão corroendo a pele. Apesar de estarem medicados, notamos que o caso é muito sério", destacou...

Central de monitoração eletrônico de detentos é inaugurada em Juazeiro

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) participou nesta terça-feira (09), da inauguração da Central de Monitoração eletrônica de presos do regime semiaberto. Juazeiro é o primeiro município do interior a monitorar detentos por tornozeleiras eletrônicas. A Central de Monitoração, que funcionará no Forum Conselheiro Luiz Vianna, foi inaugurada oficialmente pela corregedora geral de Justiça da Bahia, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos.  

Com as tornozeleiras eletrônicas, 51 detentos do Conjunto Penal de Juazeiro, que cumprem pena no regime semiaberto, passam a dormir em casa com a família depois do trabalho e não mais terão que retornar ao presídio à noite. Eles foram beneficiados porque têm carta de trabalho e permissão judicial para trabalhar fora do presídio. Mas esse número deve aumentar...

TJBA e Seap implantam monitoração eletrônica em Juazeiro; 52 detentos recebem o benefício

Juazeiro é a primeira cidade do interior da Bahia a ter monitoração eletrônica para presos em regime semiaberto. Na tarde desta terça-feira (09), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) implantaram oficialmente o sistema de monitoração no município. O próximo a ser beneficiado será Vitória da Conquista, no dia 31/07.

Na ocasião, 52 detentos do regime semiaberto domiciliar, que já possuem carta de emprego e autorização judicial da Vara da Execução Penal da Comarca de Juazeiro, receberam a tornozeleira eletrônica. A Corregedora Geral de Justiça do TJBA, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, e o Juiz Auxiliar da CGJ, Moacyr Pitta Lima Filho, representaram o TJBA na cerimônia de implantação do sistema, que ocorreu a partir das 14h, no Fórum Conselheiro Luiz Viana...

Ceará vai transferir pelo menos 20 detentos para presídios federais

Em meio à crise na segurança pública, o governo do Ceará anunciou na noite deste domingo, 6, que vai transferir nas próximas horas pelo menos 20 detentos para presídios federais.

O número de transferências pode aumentar nos próximos dias uma vez que, de acordo com o Estado, o Ministério da Justiça já confirmou que vai oferecer 60 vagas nas cadeias federais. Um preso já foi transferido, mas o governo não revelou para qual presídio ele foi encaminhado...

Juazeiro e Paulo Afonso: Detentos são capacitados para ingresso no mercado de trabalho

Vida digna e produtiva, com independência financeira, sem reincidir na criminalidade após a condição de liberdade. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional), que oferece qualificação a 950 detentos das unidades prisionais da Bahia. No Conjunto Penitenciário de Lauro de Freitas, 30 internos fazem cursos de panificação e jardinagem e outros 122 trabalham em atividades como lavanderia, horta e fabricação de chinelos e sacolas.

"Estou tendo a oportunidade de fazer um curso que eu não pude fazer lá fora, onde muitas vezes a formação é cara. É importante e gratificante essa oportunidade que eu e meus colegas estamos tendo de aproveitar esse tempo", afirma o interno Cleiton Francis, 31 anos, que participa do curso de panificação. Segundo o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luis Antônio Fonseca, as 950 vagas oferecidas neste ano envolvem as unidades prisionais e também as da Central de Penas e Medidas Alternativas...

Briga entre detentos causa tumulto no Presídio de Juazeiro

O clima foi tenso hoje pela manhã no Complexo Penitencial de Juazeiro. De acordo com informações houve um conflito entre presos, e este foi logo contido pelos agentes e Polícia Militar.

As informações não foram confirmadas pela UPA -Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, que sete detentos haviam saído feridos da briga...

URGENTE: Fuga de detentos no conjunto penal de Juazeiro; Saiba mais:

A informação que chega até nossa redação nesse momento é que por volta das 21 horas desta segunda-feira (29), quatro detentos fugiram do conjunto penal de Juazeiro. A informação foi confirmada pela equipe do blog do Geraldo José com membros da polícia.

Os detentos já foram identificados e a polícia já inicou a busca pelos elementos que cerraram a grade do conjunto e conseguiram abrir em fuga. Veja quem são:..

DETENTOS RECLAMAM DE MAUS TRATOS NO CPJ DE JUAZEIRO (BA)

Presos do Conjunto Penal de Juazeiro que se encontram nos módulos e no regime provisório, por meio dos seus familiares enviaram correspondência ao Blog, solicitando a presença do Ministério Público, da Comissão dos Direitos Humanos e do Tribunal de Justiça no sentido de apurar as ameaças de espancamento, xingamentos e humilhações, toda forma de humilhação além de ingerir alimentos estragados. Eles reivindicam também a presença da Vigilância Sanitária. O Blog tentou contato com a direção do Complexo Penal de Juazeiro, mas não conseguiu.

Veja as correspondências encaminhadas ao Blog e que não constam as identificações por receio de represálias:..

DETENTOS DO CPJ PARTICIPAM DE AULÃO SOLIDÁRIO PREPARATÓRIO PARA O ENEM

Na quarta-feira (29) cerca de 70 internos do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ) participaram de um “Aulão Solidário” preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ministrado pelos professores do Colégio Shalom.

A inciativa contou a participação dos professores Diedson Alves, professor de história muito conceituado, que ministra aula em diversos cursinhos preparatórios, o professor Sátiro Furtado, um dos melhores professores de redação da região; o professor Antônio Júnior, professor de história, muito requisitado pelos cursinhos preparatórios e a professora Cláudia Regina, que trabalhou os aspectos emocionais dos candidatos nos dias das provas...

Detentos do presídio de Arcoverde gravam DVD gospel

O clima de música invadiu o Presídio Advogado Brito Alves (Paba), em Arcoverde, Pernambuco. Quarenta detentos da unidade prisional gravaram o primeiro DVD gospel. A ação, que ocorreu no pátio da unidade, contou com a parceria dos reeducandos Hélio Feitosa (compositor) e de Daniel Pires (ex-produtor).

Para o gerente da UP, Isnero Inácio de Oliveira, “esse momento é inédito entre as unidades do Estado, é um exemplo de ressocialização através da arte e da música”, informou. O DVD é composto de 15 faixas e será doado a entidades religiosas do segmento evangélico no município. ..

Prefeitura de Petrolina firma convênio para reinserção social de ex-detentos

O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta quinta-feira (25), um convênio com o Governo do Estado para a contratação de 200 reeducandos que cumprem pena em regime aberto. Os trabalhadores irão atuar em serviços como limpeza e manutenção da cidade.

O convênio tem duração de dois anos e empregará inicialmente 60 trabalhadores na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Cada reeducando receberá um salário mínimo e vale transporte, além da oportunidade de ser reinserido no mercado de trabalho. "A gente sabe que existe muita resistência na contratação desse pessoal muitas vezes por preconceito como também pelo medo natural gerado pela insegurança na sociedade. Mas a Prefeitura ao fazer essa parceria cumpre um papel social importante de recuperar esses reeducandos e de prevenção à violência porque combate a possibilidade de retorno desse pessoal ao mundo da criminalidade", explicou o prefeito.

Além do resgate social, a contratação dos reeducandos assegura uma economia aos cofres da Prefeitura de aproximadamente 40% em relação a um profissional regido pelas leis trabalhistas. Isso porque, os reeducandos, durante o processo de cumprimento de pena, seguem o regime da Lei de Execuções Penais. Assim, o empregador fica isento de encargos como FGTS, férias e décimo terceiro salário.

"É uma iniciativa onde todos ganham. A prefeitura contrata mão de obra a um custo menor, os reeducandos ganham uma nova chance de inserção profissional e social e a cidade também pois é a garantia de que todos essas pessoas estarão na vida social da cidade de forma correta e fora da ilegalidade", ressaltou após a reunião o superintendente de Patronato Penitenciário do Governo do Estado, Josafá Reis.

Petrolina é a única cidade no interior do estado a realizar a parceria para ressocialização dos ex-detentos. A experiência é realizada hoje nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista. ..

Polícia identifica detentos suspeitos de comandar chacina em prisão

A Polícia Civil do Amazonas afirma já ter identificado sete presos suspeitos de participar da rebelião que deixou pelo menos 56 mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM). As identidades dos sete presos não foram divulgadas para não atrapalhar as investigações.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, investigadores ouviram o testemunho de agentes penitenciários e de presidiários e identificaram os sete detentos como possíveis líderes do confronto entre as duas facções criminosas que disputam o controle das atividades ilícitas na região: a Família do Norte (FDN) e o Primeiro Comando da Capital (PCC)...

DETENTOS SÃO MORTOS NAS PROXIMIDADES DO COMPLEXO PENAL DE JUAZEIRO

Na manhã desta sexta-feira (12), três jovens que estavam saindo do Complexo Penal de Juazeiro no “indulto do dia dos pais” foram surpreendidos por disparos de arma de fogo por dois elementos que se encontravam numa moto.

De acordo com populares sessenta detentos estavam deixando o conjunto penal por força do benefício constitucional, sendo que dois outros jovens em um celta cinza aguardavam três destes detentos que são oriundos da cidade de Senhor do Bonfim...

DETENTOS FOGEM DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO

Informações que acabam de chegar ao blog dão conta de que na tarde desta segunda-feira, dia 06, foi registrada uma fuga no Conjunto Penal de Juazeiro. Segundo as fontes revelaram, na hora da contagem dos internos, a direção do presídio percebeu a falta de dois custodiados identificados como Wellington de Souza, preso por homicídio e tráfico; e Douglas, por furto. Foi revelada a fuga também de outro detento conhecido como “Nego Etinho”, mas ainda não confirmada pela direção do Conjunto Penal de Juazeiro. A polícia está à procura dos dois fugitivos. ..

PETROLINA: Prefeitura ajuda na ressocialização de detentos através do trabalho

A Petrolina de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura mantem o programa de ressocialização dos apenados com o trabalho de auxiliar de  limpeza pública. Os trabalhadores são integrantes de um convênio firmado entre a cidade e o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão de execução penal para cooperação técnica.

O convênio dá margem de participação de 150 sentenciados em regime aberto e livramento condicional para execução de atividades na área de serviços gerais, para pintura de meio fio, varrição, raspagem de vias, manutenção e recuperação de praças, canteiros centrais, poda em geral, além dos serviços de pedreiro e servente. A seleção é feita através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDJUDH/SEDSDH). Atualmente as equipes desenvolvem  suas atividades em todos os bairros e prédios públicos de Petrolina...