Foram encontrados 431 registros para a palavra: VOTO

Compra de voto, boca de urna e ameaça: 48 pessoas são presas por crimes eleitorais na Bahia

Quarenta e nove crimes eleitorais foram registrados pela Polícia Civil até as 12h deste domingo (6), em 33 municípios da Bahia. Ao todo, as Forças da Segurança prenderam 48 pessoas pelos crimes de compra de voto, boca de urna, transporte irregular, ameaça, entre outros delitos.

Os flagrantes aconteceram nas cidades de Camaçari, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Itaberaba, Aporá, Aramari Barra do Mendes, Caém, Camacan, Coaraci, Conceição do Almeida, Ibicuí, Ibiquera, Inhambupe e Ipirá...

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade", dispara Dr. Marcos após exercer seu voto

O candidato do partido Agir à prefeitura de Petrolina (PE), o médico ortopedista Marcos Heridijanio, votou na tarde deste domingo (06) na Escola Anézio Leão, bairro Vila Eduardo. Ele falou ao vivo com a equipe de reportagem do programa Nossa Voz e destacou sobre a sua campanha sem o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão.

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade. Acho que aqui quase ninguém me conhece porque não coloquei bandeiras e não emporcalhei as ruas com esses monte de papéis nas ruas. Fiz a campanha sem o ‘fundão eleitoral’, apontei a solução para os problemas da minha cidade. Eu e minha família nos esforçamos para colocar o povo na política. Essa política que está aí não é para o povo, é só para eles encherem os bolsos (…). A nossa campanha é uma campanha para quem tem consciência, para quem realmente está se revoltando com os políticos que querem de verdade uma mudança. Votando neles só aumenta o ‘fundão eleitoral’. os Ricos já estão se ajeitando para a festa dos ricos, não contempla os bairros como Dom Avelar, Jardim Petrópolis e São Joaquim e tantos outros. Eu sou o candidato dos loucos e conscientes”. ..

Maria Clara destaca luta e apoio popular em campanha marcada por desafios

A candidata a prefeita de Petrolina pelo partido Unidade Popular (UP), Maria Clara, exerceu seu voto neste domingo (6) e refletiu sobre a campanha que, segundo ela, foi marcada por grandes desafios e intensa luta. Em suas palavras, a candidata destacou o esforço de sua militância e os boicotes enfrentados pela legenda ao longo do processo eleitoral. “Foi uma campanha de muita luta. A gente já sabe todos os boicotes que o nosso partido enfrentou, mas tivemos muito apoio popular. Hoje, venho votar com muito orgulho, exercendo o que considero um dos maiores pilares da democracia, que são as eleições”, afirmou.

Maria Clara atribuiu a sua posição nas pesquisas ao trabalho dedicado de sua militância, composta por voluntários comprometidos com a causa. “A nossa militância não é paga, são pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho em prol da classe trabalhadora. Durante o período eleitoral, intensificamos essa mobilização, visitando bairros e conversando com a população, fortalecendo ainda mais o nosso vínculo com o povo”, explicou. Ela também reforçou que, para o seu partido, o trabalho não se limita ao período eleitoral: “O nosso partido não é apenas eleitoreiro, temos movimentos sociais que atuam o ano todo. Amanhã, mesmo com o fim da eleição, continuaremos nosso trabalho com muito orgulho, lutando por uma vida melhor para a classe trabalhadora de Petrolina.”..

Candidato Celso Carvalho votou na Escola Celso Cavalcante de Carvalho, no Distrito de Mandacaru

O candidato Celso Carvalho votou na Escola Celso Cavalcante de Carvalho, no Distrito de Mandacaru. De acordo com a assessoria de imprensa, o candidato estava acompanhado do vice, Coronel Anselmo, do ex-prefeito Isaac e de sua avó, Josélia Carvalho. 

Após votar e cumprimentar as pessoas, Celso expressou gratidão à comunidade de Juazeiro que esteve ao seu lado durante a campanha...

Petrolina: em balanço parcial, presidente da OAB relata registro de quebra de sigilo de votos

Nesta eleição, a OAB está realizando um trabalho de fiscalização em todo o Estado de Pernambuco e também em Petrolina. Cinco representantes da OAB Petrolina estão à frente desse trabalho. São eles, Dr. Alexandre Torres, conselheiro estadual, Fernando Meireles, conselheiro local, Arthur Faustino, diretor-tesoureiro e Saulo Moura, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Petrolina.

Em entrevista à Rádio Grande Rio FM, o presidente da OAB, Marcílio Rubens, explica como funciona o observatório e faz uma parcial desta manhã de votação na cidade...

Petrolina: Lara Cavalcanti vota na Facape acompanhada da família

Na manhã deste domingo (6), a candidata à Prefeitura de Petrolina, Lara Cavalcanti, assistiu à missa presidida por Dom Antônio Carlos, bispo de Petrolina, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, a filha da candidata, Olga, de 4 meses foi apresentada à Igreja. 

Após a celebração, Lara e a família compareceram à FACAPE, onde a candidata exerceu seu voto. ..

Em Salvador, Jerônimo Rodrigues registra seu voto no primeiro turno nas eleições municipais

O governador Jerônimo Rodrigues registrou seu voto neste domingo (6), no Colégio Estadual Luís Viana, localizado no bairro de Brotas, em Salvador. Ao cumprir seu dever cívico, Jerônimo destacou a importância do momento eleitoral  os 417 municípios baianos e para o país. "A participação popular é essencial para fortalecer a democracia e garantir que todos tenhamos voz na construção de um futuro melhor", afirmou o governador.

Jerônimo reforçou o papel do voto na definição dos caminhos que serão seguidos pelos gestores eleitos, destacando o impacto dessas escolhas na vida da população. Mais cedo, Jerônimo acompanhou o trabalho das forças de segurança e demais órgãos envolvidos no processo para garantir uma eleição pacífica em todo o estado. "Comecei o dia bem cedinho me reunindo com as forças de polícia, com o TRE. Eu espero que a gente possa, ao final do dia, o Brasil sair vitorioso da democracia e a Bahia, demonstrar ao Brasil que foi tudo tranquilo", acrescentou...

Petrolina: Acompanhado de Guilherme Coelho e Lucas Ramos, Júlio Lóssio vota no Colégio Auxiliadora

Na manhã deste domingo (6), após a Missa, o candidato Júlio Lóssio votou no Colégio Auxiliadora, no centro de Petrolina. Ele estava acompanhado do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, do deputado Federal Lucas Ramos, e do candidato a vice-prefeito, Elismar Gonçalves.

"A cidade esverdeou, nós estamos muito felizes com a receptividade que tivemos nesses últimos dias, eu acredito mesmo que vamos ter um segundo turno muito animado, de muitas propostas. Segundo turno é algo importante nas cidades como Petrolina, que o prefeito dessa cidade, de uma cidade grande precisa ter representatividade de pelo menos mais de 50% da população, então estamos muito animados", disse Júlio Lóssio.
 ..

Presidente Lula votou na manhã deste domingo (6) na cidade do ABC Paulista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (6), pouco depois das 9h, na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Depois de votar, o presidente falou com a imprensa sobre suas expectativas para os resultados das eleições e lamentou o roubo do veículo da comitiva do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O veículo foi roubado durante uma operação de reconhecimento no local de votação do presidente...

Com sistema congestionado, eleitores têm dificuldade para justificar o voto

Os eleitores que tentaram justificar a ausência pelo aplicativo e-Título enfrentam dificuldade na manhã deste domingo (6). Quem tentou acessar, encontrou a mensagem de "sistema congestionado".

Além do e-Título, o eleitor poderá apresentar justificativa para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos, preenchendo o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Depois, é só levar o formulário preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais...

Candidato Andrei votou no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco na manhã deste domingo (06)

Conforme divulgado pela REDEGN o candidato a prefeito de Juazeiro Bahia, Andrei Gonçalves votou no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

O candidato acompanhado da família e do candidato a vice prefeito Tiano Felix concedeu entrevista a REDEGN. ..

Eleições 2024: Polícia Federal prende dois suspeitos de compra de votos por combustível em Petrolina

Dois homens suspeitos de compra de votos por meio de abastecimento de combustível foram presos, na manhã de sábado (5), véspera das eleições municipais de 2024, na cidade de Petrolina.

Segundo a Polícia Federal (PF), os votos seriam comprados em favor de candidatos a vereador e prefeito de Dormentes, também no Sertão do Estado. Os dois foram liberados após pagarem fiança. Os nomes dos políticos não foram informados pela PF...

"O seu voto é a cidade que se constrói", afirma ministra do TSE desejando um "excelente domingo de eleições democráticas" 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para "exercer seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com serenidade, deste grande momento de escolha do seu representante na cidade".

Em cadeia de rádio e televisão, a ministra lembrou que o voto nem sempre foi garantido aos cidadãos brasileiros. "O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas das pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente"...

Cleivynho dispara e aumenta ainda mais a diferença com 80% dos votos válidos na corrida eleitoral de Sobradinho, diz assessoria

Com 80% dos votos válidos Cleivynho lidera absoluto a orrida eleitoral de Sobradinho, aponta o Instituto DataVox: “Será uma vitória jamais vista no nosso município”.

A corrida eleitoral em Sobradinho, Norte da Bahia, entra em sua fase decisiva e, de acordo com pesquisa mais recente realizada pelo Instituto DataVox, Cleivynho Sampaio segue na liderança com números expressivos...

Faltam 4 dias: votos nulos e brancos não impactam no resultado da eleição

A Bahia, como o quarto maior colégio eleitoral do país, receberá no dia 6 de outubro mais de 11,2 milhões de eleitores e eleitoras nos 9.424 locais de votação espalhados pelo estado. Nas Eleições Municipais, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Contudo, os votos em branco ou nulos não impactam o resultado final da eleição. 

Embora sejam opções disponíveis ao eleitorado, votos brancos e nulos não são considerados na apuração dos resultados. Quando um cidadão opta por votar em branco ou anular seu voto, essa escolha não incide no cálculo do resultado do pleito. Esses votos, portanto, não têm o poder de anular a eleição, já que a Justiça Eleitoral leva em conta apenas os votos válidos — aqueles destinados a candidatos e candidatas  ou partidos.

O que são votos nulos e brancos?..

Juazeiro já decidiu! É 45! Nova pesquisa aponta vitória de Suzana com 51% de intenções de votos, publica assessoria

Juazeiro já decidiu! É 45! É Suzana de novo! Uma nova pesquisa eleitoral, realizada pelo instituto Data Census, e divulgada nesta terça-feira (01), aponta que Suzana Ramos será a primeira mulher reeleita prefeita de Juazeiro no próximo dia 6 de outubro. Suzana subiu para 51% das intenções de voto, ampliando vantagem dos outros candidatos que aparecem bem abaixo tecnicamente empatados.

Ainda segundo a Data Census, 3,84% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem votar, enquanto 1,33% disseram que não votarão em nenhum candidato...

Artigo: os ruídos do horário eleitoral e votos que vão além das questões municipais

Poucas coisas são tão irritantes quanto a ultra veloz, quase incompreensível, leitura das siglas dos partidos que apoiam um determinado candidato a vereador no horário gratuito de rádio. Aglomeram-se as siglas numa leitura hipersônica ao fim de cada mensagem dos candidatos, produzindo-se um blá, blá, blá que mais parece um brrrrr… Consequência, enfim, da atual super proliferação de legendas partidárias permitida pela Constituição de 1988, fruto da sede de liberdade de quem saia das amarras do regime militar.

Liberdade esta que desbancou a tradição das siglas partidárias pré-1964 de se definirem entre esquerda, centro e direita, com poucas variações provocadas por ambições pessoais, que ofereciam aos eleitores campos mais claros para as suas escolhas. Atualmente, há uma quase infinita variedade de siglas, em que poucas têm uma proposta política e ideológica clara, criadas para capturar os cada vez maiores recursos orçamentários para as eleições, permanentemente aumentados por congressistas ávidos em lançar mão, para esse fim, dos fundos partidários sempre elevados a cada pleito...

Moradores dos Residenciais Juazeiro (1,2 e 3) confirmam voto em Celso de Isaac, diz assessoria

O candidato a prefeito pelo PSD, Celso Carvalho, junto com o vice Coronel Anselmo e liderado pelo ex-prefeito Isaac, visitou os Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3 na última segunda-feira (30) e recebeu dos moradores a confirmação de voto no 55, dia 06 de outubro.

Seguidos por candidatos a vereadores e dezenas de pessoas que apoiam sua campanha, o time de Isaac visitou as pessoas em suas casas, ouviu suas demandas e pediu voto. Jaqueline Ferreira, moradora do Residencial Juazeiro 1, confirmou seu voto e justificou dizendo que “acredita na mudança da cidade com o apoio de Isaac”...

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições...

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas, alerta Justiça Eleitoral

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições...