Foram encontrados 30 registros para a palavra: Transposição do Rio São Francisco

Ministro anuncia a data para inauguração do último trecho da Transposição do Rio São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, anunciou ontem. dia 06, a data para inauguração do último trecho da Transposição do Rio São Francisco, que fica localizado no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo ele, a entrega da obra deverá ocorrer entre os dias 26, 27 e 28 de dezembro.

Além do ministro, está prevista a presença do presidente Michel Temer (MDB), devendo ser uma de suas últimas agendas oficiais no exercício do cargo. O trecho a ser inaugurado faz parte do Eixo Norte da transposição e passa ainda pelos municípios de Penaforte, Jati, Brejo Santo e Barro, situados no Ceará...

Professor lança livro Transposição do Rio São Francisco os bastidores da maior obra hídrica da América Latina

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Francisco Jácome Sarmento, Doutor em Engenharia Civil, lança nesta sexta-feira (17), o livro “Transposição do Rio São Francisco – Os bastidores da maior obra hídrica da América Latina”. Publicado pela conceituada editora portuguesa Chiado Books, o livro será lançado em João Pessoa, Paraíba no hall da Reitoria da UFPB.

No livro com quase 300 páginas, Sarmento comenta sobre os episódios mais relevantes que obstaram ou facilitaram a concretização do projeto até os dias atuais (2017), quando se deu a inauguração do Eixo Leste pelo presidente Temer e, sete dias depois, pelos ex-presidentes Lula e Dilma...

Transposição do Rio São Francisco leva água a 1 milhão de pessoas de Pernambuco e Paraíba

Foi aos 45 minutos do segundo tempo. Após seis anos de seca, o açude Boqueirão, única fonte de abastecimento de Campina Grande (Paraíba), registrava apenas 2,9% de sua capacidade -o nível mais baixo desde a inauguração, em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. "Só tinha água duas vezes por semana. Enchia uns bocados de baldinho, porque não podia comprar a caixa-d'água", lembra a pensionista Teresinha Peres, 77. "E cheirava horrível, tinha um mau gosto."

À beira do abismo, a ansiedade dos campinenses era enorme quando a água do São Francisco chegou ao Boqueirão, em 18 de abril de 2017. Levou 38 dias para encher os 110 km de leito seco do rio Paraíba entre o açude e o final do canal da transposição do Eixo Leste, inaugurado um ano atrás. Não havia plano B. "É quase impossível imaginar o atendimento de Campina Grande com carro-pipa", diz Ronaldo Meneses, gerente regional da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba). "Teria sido o caos. A transposição chegou no momento do quase colapso."..

Os moradores do Sertão lamentam os atrasos nas obras da transposição do rio São Francisco

A água da transposição do rio São Francisco renovou as esperanças dos agricultores do povoado de Algodões, no município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco. Após nove anos, o açude encheu, dando condições para o plantio. No entanto, a água que vem do eixo norte, que deveria beneficiar 17 municípios, ainda não passou de Cabrobó, onde funciona o sistema de capitação.

O Governo Federal é responsável por entregar a água do rio São Francisco aos pontos de captação. E os governos estaduais devem fazer as intervenções necessárias para que a água chegue aos municípios. A Companhia Estadual de Abastecimento disse que aguarda a conclusão das obras federais para fazer a parte dela...

Estrutura de placas rompe em estação da Transposição do Rio São Francisco em Cabrobó, PE

Uma estrutura das placas de concreto de uma das estações de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco sofreu um rompimento em Cabrobó, no Sertão Pernambucano. O obra foi inaugurada nesta sexta-feira (2) pelo presidente Michel Temer. De acordo com moradores do local, o rompimento aconteceu logo depois que o presidente entregou a estação de bombeamento 2, do eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração informou que uma equipe de engenharia responsável pela obra já está fazendo os reparos, mas não deu prazo para o conserto. A nota informou ainda que a movimentação das placas de concreto dos canais é uma ação que pode ocorrer durante os acionamentos das bombas, devido a força com que água é liberada...

Vazão de água da transposição do Rio São Francisco para a Paraíba deve dobrar, diz Aesa

O volume da vazão de água do Rio São Francisco para o açude de Boqueirão, na Paraíba, deve dobrar até o fim do mês de janeiro, informou nesta terça-feira (16) a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Durante visita técnica ao sistema do Eixo Leste da transposição, os técnicos constataram que a estação de bombeamento vem funcionando com apenas um aparelho. Uma segunda bomba de captação está em ajuste para começar a funcionar em breve.

Na manhã desta terça-feira (16), a vazão que chegava ao Portal das Águas, na cidade de Monteiro, era de 3,78 metros por segundo. A plataforma localizada no açude São José 2, em Monteiro, apresentava vazão de 3,67 m³/s. A medição em Sumé era de 2,75 m³/s. Já na cidade de Caraúbas, era de 2,71 m³/s e, em São Domingos do Cariri, 2,36 m³/s...

INSA LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O documentário “Transposição modo de usar” é fruto da “Oficina de Vivência Audiovisual” realizada através de Projeto “Semiárido em Tela” do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) com alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro. A oficina foi parte integrante da programação da “3ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro”, realizada de 30 de Maio a 01 de Junho de 2017.

Os alunos participantes da oficina propuseram o tema, desenvolveram o roteiro, e se dividiram em equipes para realizar a pré-produção, produção e pós-produção deste filme. A equipe do Insa, por meio do Projeto Semiárido em Tela, além de fornecer os conhecimentos básicos e equipamentos para tal realização, supervisionou e orientou os alunos de modo que esses pudessem ter total autonomia criativa durante todo o processo. ..

O governo federal quer privatizar as operações da transposição do Rio São Francisco

O governo quer privatizar as operações da transposição do Rio São Francisco. Segundo o ministro da Integração, Helder Barbalho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está elaborando o modelo de concessão à iniciativa privada, que deve ficar pronto em 2018. 

Uma das maiores obras de infraestrutura do país, o polêmico projeto leva água do rio em canais para vários estados do semiárido brasileiro. Com a privatização, os estados terão que pagar pela água. “A operação, que custa em torno de R$ 500 milhões ao ano para o governo, pode ser concedida. Mas é uma decisão que ainda está sendo analisada, não foi consolidada”, disse Barbalho. ..

Barragem de Barra do Juá, em Floresta, pronta para receber água da transposição do rio São Francisco

As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui 71 milhões de metros cúbicos, teve seu conserto finalizado nesta quinta (20) pela secretaria de agricultura de Pernambuco, e já está em condição de receber agua do canal do eixo leste da transposição. Essa luta foi empreendida ao longo de todo o primeiro semestre pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto.

A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo. Busca-se também a liberação para a barragem de Poço da Cruz e no eixo norte para a barragem Nilo Coelho, em Terra Nova. Segundo Novaes, são "iniciativas como essas que dão sentido à obra da transposição no sertão pernambucano. Sem isso, não tem sentido tanta espera pelo sonho da integração das bacias."..

Transposição do rio São Francisco pode virar elefante branco, diz Revista

 

De um caminhão-pipa, a água transborda e vaza, ligeira, calçada adiante. Refresca o chão fervente e umedece as raízes de um pequizeiro que, sob um sol inclemente de 40 graus, colore de verde e amarelo a única praça do povoado de Moderna, em Sertânia, coração do sertão pernambucano. Da varanda de casa, Alzira Umbelina, uma senhora de 68 anos, esbraveja com os dois rapazes que, sem muito cuidado, manuseiam as mangueiras do caminhão e deixam um tanto de água se espalhar pelo chão...