Foram encontrados 28 registros para a palavra: Frevo

Pernambuco recebe os turistas com muito frevo

Colorido, plural, com ritmos variados e muita cultura. Assim é o Carnaval de Pernambuco, que exalta e celebra as tradições do Litoral ao Sertão. O Governo do Estado, por meio Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, promove uma recepção calorosa para os turistas que chegarão ao Aeroporto Internacional do Recife, nesta quarta, quinta e sexta-feiras da semana pré-carnavalesca.

De 27 de fevereiro a 1º de março, os visitantes serão recebidos por orquestra de frevo e passistas, que apresentarão a alegria e o ritmo mais pernambucano de todos. Ainda no desembarque do terminal, promotores estarão entregando o guia de bolso do Carnaval de Pernambuco e brindes para quem postar fotos e marcar o @descubrapernambuco. ..

Petrolina mantém tradição de blocos que levam frevo e maracatu à prévia carnavalesca

Faltando uma semana para o ciclo carnavalesco, muitos petrolinenses já curtem a folia e aquecem o passo para o reinado de Momo que acontece oficialmente de 2 a 5 de março.  Neste sábado (23), por exemplo, o frevo e o maracatu deram o tom à festa com o desfile dos blocos 'Baque Opará' e '8 Furos'.

O primeiro a desfilar pelas ruas de Petrolina foi o Bloco '8 furos' que há mais de 12 anos cumpre seu tradicional percurso saindo da vizinha cidade de Juazeiro com destino à Praça 21 de Setembro. Os integrantes passaram pela Ponte Presidente Dutra ao som do frevo da Orquestra do Bolinha e também renderam homenagens ao folião Flávio Cristiano, conhecido como 'Neném', falecido recentemente...

Esbanjando alegria, bloco 'Sou Legal, Sou Especial' anima ruas de Petrolina com tradicional frevo

O centro de Petrolina parou, nesta sexta-feira (22), para receber o primeiro bloco de Carnaval a desfilar pela cidade. Com muita alegria e animação, o 'Sou Legal, Sou Especial' fez os participantes e também pessoas que passavam pelo polo comercial do município, dançarem, cantarem e se divertirem  ao som do frevo e marchinhas na Frevuca.

O bloco é composto de pessoas, familiares e amigos de pessoas com deficiência e já está na sua 14ª edição. A agremiação conquista seguidores a cada ano, entre os novos foliões, está o João Miguel de quase 3 anos. O pequeno, que é diagnosticado com espectro autista, estava com a avó por acaso no centro da cidade quando viu o bloco passar e não conseguiu mais ficar parado...

É frevo: Geraldo Azevedo comemora 50 anos de carreira com EP

Se a referência for o Quarteto Livre, grupo formado em 1969 para acompanhar Geraldo Vandré, do qual Geraldo Azevedo fazia parte, ao lado de Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Franklin da Flauta, ele comemora neste ano o cinquentenário de carreira. Ao longo dessa jornada, o artista pernambucano, natural de Petrolina, tem dado expressiva contribuição para a música popular brasileira.

Exímio violonista, cantor e intérprete carismático, Geraldo é um compositor que, com o reconhecido talento, cria belas canções e as transforma em sucessos, tendo por base ritmos nordestinos como baião, xote, forró e maracatu. O frevo é outra expressão musical de sua região que tem utilizado no processo de criação...

Antonio Nobrega diz que O FREVO é um dos símbolos de representatividade do povo brasileiro

Nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, comemora-se o dia do frevo. O frevo foi elevado à condição de patrimônio imaterial da humanidade. Como se vê, o frevo está em alta. Mas frevo para quê? Por que frevo?

Foi o escritor Ariano Suassuna quem, indiretamente, apresentou-me a ele. Com seu convite para integrar o Quinteto Armorial, dei início a uma viagem de aprendizado dos cantos, danças e modos de representar presentes em manifestações populares como o reisado, o maracatu, o caboclinho e sobretudo o frevo...

Com muito carnaval, Olinda comemora o Dia do Frevo nesta sexta-feira (09)

Na data em que o estado de Pernambuco comemora o Dia do Frevo, 9 de fevereiro, Olinda celebrará o segundo dia de carnaval oficial, com muita festa e condecorações. A folia desta sexta-feira começa às 18h, na Praça do Carmo, ao som da orquestra Villa-Lobos. Às 20h, será a vez da orquestra Henrique Dias, seguida, às 21h, pela orquestra Maestro Ozéias.

As festividades contarão com homenagem aos maestros Clóvis, Henrique Dias, Ozéias, Carlos, Cézar e Serginho. Os mestres de frevo de Olinda também serão reverenciados durante a comemoração. Na lista estão os professores Wagner, Carlinhos, Walquíria, Beto, Vera, Mateus Ramos, Adriana do Frevo, Daniel e Alexandre Spain...

ARTIGO: A revolução cultural usando o Frevo e o Baião

O aniversário de cem anos do frevo foi em 2007. O centenário de Luiz Gonzaga Rei do Baião em 2012. Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro valorizavam o Frevo.

O frevo possui o título de patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga ainda no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantava Frevo. 

Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes Brasil afora. 


Luiz Gonzaga gravou nos ano 80 "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba, tocando o frevo "Ao mestre com carinho".

Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, anos 80, grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trio-eletrizado junto com Dôdo e Osmar, Instrumento Bom. Viva a 
Bahia.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual...basta ouvir a letra de "Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um 
troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher"...

Impressionante, visionário, Luiz Gonzaga, gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

Como se vê, o frevo deveria sempre ficar em alta. O frevo e o baião deveriam ser tocados nas Rádio o ano inteiro. Mas frevo para quê? Por que frevo? Para que Baião? Por que Baião?

A resposta está na conexão de estudos e reflexões sobre a cultura brasileira que conduzindo-me à constatação: vivemos num país que reluta em aceitar-se integralmente. Não se valoriza o Frevo e o Baião!

O frevo e o baião são duas representações simbólicas mais bem-acabadas e representativas que o povo brasileiro construiu. Assim como o samba, o choro, uma entidade cuja imaterial capaz de realizar mais  uma revolução cultural se tivermos a suficiente compreensão do seu significado e alcance sociocultural...

No ritmo do frevo, Carnaval do Voluntariado do HDM/IMIP alegra pacientes

Nesta sexta-feira (05), no Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), muita festa e alegria marcaram a comemoração do Carnaval do Voluntariado 2016. Caracterizados com apetrechos carnavalescos, o animado bloco de funcionários e voluntários percorreu os setores levando muita diversão e descontração. A folia contou com a presença da Orquestra de Frevo – A Rebarba, que tocou marchinhas de carnaval no ritmo pernambucano.

A dona de casa, Fabiana dos Santos, mãe de um paciente interno na Unidade Hospitalar, diz que essa celebração muda um pouco a rotina hospitalar. “Eu estou aqui há sete dias, os médicos descobriram que meu filho tem diabetes e hoje ele está bem melhor do que quando chegou. Vejo que ele se alegrou bastante com essa comemoração”, finalizou...