Foram encontrados 120 registros para a palavra: Em 2017

Bahia é o estado nordestino a gerar mais empregos nas MPE em 2017

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) da Bahia foram responsáveis pela geração de 14.929 mil empregos no estado em 2017, de janeiro a novembro, segundo levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O total é o maior saldo do Nordeste no período.

Os resultados do estado mostram uma guinada: em novembro de 2016, as MPE baianas registraram uma queda de 19 postos de trabalho. Já no mesmo mês, em 2017, a Bahia se destacou como o terceiro estado a gerar mais empregos em seus pequenos negócios, com a geração de 3.018 postos de trabalho, apenas ficando atrás de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As MPE de todos os estados da região Nordeste conseguiram alcançar um saldo positivo na geração de postos de trabalho no período...

Governo concede avanço nas carreiras de 1.249 professores universitários em 2017

O Governo da Bahia concedeu promoções e progressões nas carreiras de 1.249 professores universitários em 2017, totalizando um investimento de R$ 10,2 milhões. A evolução nas carreiras dos docentes foi liberada a partir de maio de 2017, quando o Estado saiu do limite prudencial, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As promoções e progressões nas carreiras estavam represadas, desde o início de 2016, após limite com gastos de pessoal ser ultrapassado no  último quadrimestre de 2015. Quando o limite prudencial é excedido, a legislação impede a concessão de avanços nas carreiras dos servidores, proíbe a contratação de novos funcionários e veda o reajuste para o funcionalismo, dentre outras medidas.

As despesas com servidores excederam o limite em função da queda de arrecadação tributária, causada pela crise econômica que atinge o país. Com a diminuição da arrecadação, o percentual com gastos de pessoal ultrapassou o determinado pela LRF.

O Estado saiu do limite no primeiro quadrimestre de 2017 (janeiro a abril), com a reação da economia baiana, a melhoria na arrecadação e com base em uma gestão financeira responsável do Governo.

A partir de maio do mesmo ano, as promoções e progressões foram liberadas, beneficiando 1.249 professores, pertencentes às quatro universidades estaduais. Os 473 docentes que foram promovidos receberam acréscimo no salário de 18%, 32% e 35%, a depender do cargo. Já os 776 professores beneficiados com a progressão tiveram um ganho médio de 8%. 

Na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foram beneficiados 523 professores com avanços nas suas carreiras. Destes, 367 tiveram progressões, que ocorre quando o professor muda de nível dentro do cargo que ocupa. Outros 156 docentes da Uneb receberam promoções, ascendendo de cargo.

Já na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 297 professores tiveram avanços nas carreiras, sendo que 151 foram promovidos e outros 146 tiveram progressões. Um total de 224 docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) teve avanço na carreira (93 promoções e 131 progressões), enquanto que na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram 205 professores (73 promoções e 132 progressões).

Com os avanços concedidos pelo Governo nas carreiras dos docentes, aumentou o número de professores das classes pleno, titular e adjunto nas universidades estaduais. Assim, a administração estadual vem qualificando o perfil científico das universidades do Estado. Nos últimos dez anos, a qualificação das universidades foi expressiva, em função dos avanços concedidos.

Entre os anos de 2006 e 2017, o número de docentes das classes pleno, titular e adjunto nas universidades estaduais saltou de 983 para 1.933. Para se ter uma ideia, na classe de professor pleno, o cargo mais alto da carreira, a quantidade aumentou de oito para 253, no mesmo período.

Para ser promovido das classes de professor auxiliar ou assistente à classe de adjunto é necessária a obtenção do título de doutor. Na promoção de professor adjunto à classe de professor titular é exigido doutorado e defesa pública de trabalho científico, para demonstrar a linha de pesquisa desenvolvida pelo docente. Também é necessária a permanência de dois anos no nível anterior.

Já para fazer jus à promoção de titular para professor pleno, além do título de doutorado, é exigida como pré-requisito a defesa pública de trabalho científico original, demonstrando a consolidação da linha de pesquisa do docente. Também é necessária a permanência de dois anos no nível anterior...

Falta de atenção, ingestão de álcool e não guardar distância de segurança foram as principais causas dos acidentes em 2017

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 3.435 acidentes, que deixaram 3.086 feridos e 343 pessoas mortas em Pernambuco. No ano de 2016, foram verificados 3.634 acidentes, com 3.146 feridos e 387 mortes. Isso representa uma redução de 11,3% no número de mortes, de 5,4% na quantidade de acidentes e de 1,9% nos feridos. 

Entre as principais causas de acidentes de 2017 estão a falta de atenção, com 43% do total, a ingestão de álcool, com 8,2%, e não guardar distância de segurança, com 7,2%. A falta de atenção pode ocorrer tanto pelo motorista na direção do veículo, como por parte do pedestre ao atravessar as rodovias. A distância de segurança é aquela necessária para evitar principalmente as colisões traseiras, quando o veículo fica muito próximo do que segue à frente e não consegue frear a tempo de evitar uma colisão...

Pedidos de aposentadoria de servidores sobem mais de 46% em 2017, aponta Planejamento.

Um dos objetivos da reforma da Previdência é equiparar os regimes de aposentadoria dos servidores públicos aos do INSS, o que - na visão de especialistas - vai acabar com os privilégios concedidos atualmente.

Diante dessa possibilidade, o número de pedidos de aposentadorias de servidores federais civis aumentou no último ano. De acordo com dados do Ministério do Planejamento, entre janeiro e novembro de 2017, as solicitações dos benefícios 46,7% em comparação com o ano anterior. Em 2016, foram 14.563 pedidos. Já no ano passado foram 21.371...

Aumenta número de notas zero nas redações do Enem 2017

O Ministério de Educação divulgou hoje (18) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000. Na edição anterior, foram 291.806 notas zero e 77 notas mil entre 6.034.672 redações corrigidas.

Os resultados da prova foram liberados pouco antes das 12h no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e só podem ser consultados individualmente. Os candidatos devem acessar a Página do Participante e fazer login por meio do CPF e senha anteriormente cadastrada...

Resultado do Enem 2017 deve ser divulgado às 11h de quinta-feira (18)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deve ser divulgado amanhã (18), às 11h, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mesmo horário da entrevista coletiva com o ministro da Educação. O resultado individual estará disponível na internet, na Página do Participante. Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 19, mas, no início da semana, o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data.

Para acessar o resultado, será necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante. É com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações...

Posto do CVV em Petrolina realiza mais de 1,3 mil atendimentos  em 2017

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer. O número impressiona, mas é importante saber que o suicídio pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. No Brasil, diversas mobilizações, a exemplo das que aconteceram em setembro, por ocasião do Setembro Amarelo, têm dado visibilidade, estimulando o debate sobre a prevenção e divulgado entidades que trabalham com a temática.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma delas. A organização presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo sobre suas dores. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por mais de 2 mil voluntários pelo telefone, pessoalmente ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype, e-mail ou carta. ..

Sindicato dos Bancários de Pernambuco registra 183 investidas contra bancos em 2017

De acordo com balanço divulgado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco foram contabilizadas 183 ações criminosas contra bancos em 2017 em todo o estado. Do total, 35 ocorreram na capital pernambucana, sete em Olinda e cinco no Cabo de Santo Agostinho, cidades com maior incidência de assaltos.

A primeira ocorrência de 2018 foi registrada na madrugada desta sexta-feira (5), com a explosão da Caixa Econômica, no município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Segundo a polícia, cerca de 20 homens fortemente armados chegaram em duas caminhonetes. Moradores afirmaram que antes das explosões, alguns disparos foram ouvidos. O crime ocorreu na Avenida Coronel Bezerra, no centro de Bezerros, por volta das 1h40 da manhã. ..

Em 2017, mais de 100 faixas de pedestres foram implantas ou restauradas em Petrolina

Ao longo de 2017, a Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia de Municipal de Mobilidade (Ammpla), atuou na recomposição de sinalização horizontal e pinturas de várias faixas de pedestres e redutores de velocidade, garantindo visibilidade e segurança aos motoristas. 

Ao todo, 110 faixas foram implantadas ou restauradas priorizando trechos de ruas na frente de escolas e de grande movimentação. O objetivo é ampliar a segurança no tráfego de veículos, pedestres e ciclistas que circulam pela cidade. De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, as sinalizações horizontais e verticais são renovadas continuamente com base na demanda da população e em análise técnica do órgão. "Inicialmente priorizamos as faixas mais acessadas e mais apagadas para garantir segurança e fluidez do trânsito. E já estamos organizando um cronograma para atender outras regiões em 2018", comentou...

Em 2017, pequenos negócios baianos geraram cerca de 12 mil empregos

Puxando a geração de emprego na Bahia, as micro e pequenas empresas (MPE) do estado acumularam saldo positivo de 11.911 empregos em 2017, de janeiro a outubro. O saldo é o maior do Nordeste no período, com os pequenos negócios do Ceará em seguida, com 8.993 postos criados. Os dados são de levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

O resultado positivo é animador para o universo dos pequenos empreendedores. Em outubro de 2016, por exemplo, os pequenos negócios do estado haviam registrado a perda de 1.746 vagas de emprego. Já no mesmo mês, em 2017, os dados apontam a criação de 1.878 vagas de emprego pelas MPE baianas, concentradas em sua maioria nos setores de comércio e serviços. Entre as médias e grandes empresas (MGE), o saldo no período ainda é negativo, com menos 4.683 postos de trabalho...

Relação entre FHC e Temer viveu vaivém em 2017

Muito antes da decisão do PSDB de desembarcar da base aliada, o presidente Michel Temer se encontrou algumas vezes, ao longo de 2017, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem ouviu conselhos sobre como melhorar a imagem do governo. Dono de estilo formal e discreto, Temer teve conversas reservadas com o tucano, em São Paulo e em Brasília, que passaram longe dos holofotes.

Quando Fernando Henrique subiu o tom e começou a cobrar o desembarque do partido, o presidente pareceu não acreditar. "Ligue para o príncipe e avise que a pinguela não está quebrada", disse Temer ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, em alusão a Fernando Henrique, conhecido como "príncipe da sociologia"...

Detran registra queda de 10% no número de vítimas de trânsito em 2017

"Todas as metas propostas para 2017 foram alcançadas e algumas dela foram, inclusive, superadas". A declaração do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Lúcio Gomes, refere-se às ações realizadas pelo órgão em 2017. Atividades educativas e de fiscalização somadas ao uso da tecnologia estão entre as medidas que geraram uma queda de 10% no número de vítimas do trânsito neste ano, na Bahia.

Mais de 165 mil pessoas e 109 mil veículos foram abordados em blitzes e cerca de 350 mil cidadãos foram alcançados nas ações educativas. O avanço na área de tecnologia, incluindo o início das operações da Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores, é um dos esforços para reduzir o número alarmante de vítimas do trânsito...

AMA destaca avanços no setor de segurança, limpeza, ordenamento e estrutura das feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro em 2017

Durante o ano de 2017 diversas ações foram realizadas pela AMA no Mercado Joca de Souza Oliveira, Mercado Popular, Mercado de Piranga, Mercado Arnaldo Vieira, Pátio da Feira Livre, na Feira Livre da Piranga II, Feira Livre do João Paulo II, Feira Livre no Alto do Alencar e no Mercado do Produtor de Juazeiro.

O diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas se reuniu com os permissionários de diversos setores do Mercado do Produtor, assim como nos demais equipamentos no intuito de discutir as melhorias e as demandas das feiras e mercados de Juazeiro.“Nosso objetivo ao longo do ano foi estreitar nosso diálogo com os feirantes e permissionários para juntos avaliarmos as demandas existentes nesses espaços e procurarmos solucionar o mais rápido possível”, disse Mitonho Vargas, diretor executivo da AMA...

Última agenda em 2017 do ‘Toda Sexta tem Obra’ acontece no distrito Pinhões

Cumprindo mais uma agenda do programa de governo ‘Toda Sexta tem Obra’ a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), inaugura nesta sexta-feira (29), às 18:30, a reforma da Praça Joca de Souza Oliveira, popularmente conhecida como Praça São Pedro, localizada no distrito Pinhões.

A intervenção beneficiou a praça que está construída em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados com a implantação de piso intertravado, parque infantil, academia da saúde, mesas de jogos, bancos, iluminação, adaptação de um espaço de convivência para assistir televisão e arborização...

Para Ministro, saldo de empregos em 2017 segue positivo

Foto: Gabriella Collodetti/MF

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em sua conta no Twitter que o saldo de empregos em 2017 segue positivo, "apesar de pequena variação negativa em novembro"."A melhora em comparação a 2015 e 2016 é substancial e o avanço é cada vez mais rápido", disse o ministro. No primeiro mês de vigência da reforma trabalhista, o País registrou fechamento de 12.292 vagas em novembro. No acumulado de 2017 até novembro, há uma abertura de 299.635 postos de trabalho com carteira assinada. A expectativa do Ministério do Trabalho é encerrar o ano com estabilidade na geração de empregos. Para 2018, é aguardada a criação de 1,78 milhão de novos postos formais, número que pode crescer com as novas modalidades de contrato aprovadas na reforma, segundo a pasta...

Investimentos do Governo em 2017 impulsionam desenvolvimento do sul da Bahia

O Governo do Estado encerra o ano de 2017 e inicia 2018 com investimentos importantes no sul da Bahia. São ações que contemplam áreas como saúde, educação, saneamento básico, segurança e infraestrutura e que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento regional.

Uma dessas obras é o Hospital Regional da Costa do Cacau, inaugurado pelo governador Rui Costa, este mês,  que conta com 225 leitos e uma área construída de 17,5 mil metros quadrados, atendendo a 70 municípios. O hospital foi construído com recursos de R$ 124 milhões, utilizados nas obras e equipamentos, com uma equipe de mais de 500 colaboradores...

Educação de Juazeiro continua sendo umas das melhores na Bahia em 2017

Em seu primeiro ano à frente da Prefeitura de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim manteve a Educação como uma das prioridades da sua gestão conseguindo colocar o município em destaque na Bahia e no país. Os inúmeros avanços proporcionaram às crianças e adolescentes uma educação de qualidade, com professores qualificados e com novos projetos que têm melhorado significativamente a aprendizagem dos estudantes.

Os avanços na alfabetização colocaram em destaque este ano as escolas municipais que atraíram o olhar da mídia nacional. Uma matéria exibida na semana passada (22 de dezembro), pela Rede Globo de Televisão no Jornal da Globo, do jornalista Ernesto Paglia, evidenciou o trabalho realizado em sala de aula, através da disciplina de Ciência, que desperta o interesse dos estudantes e ajuda na alfabetização. Confira AQUI..

Bahia reduz homicídios e aumenta  produtividade policial em 2017

O ano está quase acabando e, para muitos, é a hora ideal de avaliar estratégias, mensurar resultados e fazer planejamentos para o novo ciclo que se aproxima. Adotando esta prerrogativa, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) apresentou à imprensa, nesta quarta-feira (27), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o balanço das estatísticas policiais de 2017.

Segmento primordial para a preservação da ordem, garantia do bem-estar de baianos e turistas, e, conseqüente, progresso do estado, a Segurança Pública registrou, em 2017, números favoráveis nas diferentes ocorrências no território. "É um ano positivo, no que se refere às estatísticas criminais. Tivemos redução em quase todos os itens. Realizamos, inclusive, um trabalho de parceria com entidades como a Polícia Federal e secretarias de outros estados, resultando em prisões até fora da Bahia", afirmou o secretário Maurício Barbosa...

Investimentos na estrutura física e na melhoria dos atendimentos e oferta de serviços foram destaques na saúde de Juazeiro em 2017

O compromisso com a melhoria da saúde pública foi o desafio da gestão do Prefeito Paulo Bomfim em Juazeiro nesse primeiro ano do seu governo. E o trabalho esteve pautado na melhoria das condições estruturais dos equipamentos públicos da rede, e na contratação de novos profissionais por meio de processo seletivo.

À frente da pasta desde junho do corrente ano, a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, acredita que as mudanças na estrutura física das unidades permitem e interferem diretamente na qualidade da saúde dos usuários e profissionais. “Quando ofertamos condições e um ambiente de trabalho seguro e confortável para usuários e pacientes, ganhamos na qualidade da saúde porque passamos a acolher o nosso público com conforto”, observa a gestora...

Prefeitura destaca fiscalização e ordenamento do trânsito como principais ações da CSTT em 2017

Em 2017 a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) levou para as ruas de Juazeiro campanhas educativas, fiscalização e ordenamento. E durante todo o ano, fiscais de trânsito e transporte e guarda municipal atuaram juntos no combate ao transporte irregular.

O setor de Educação para o Trânsito teve um importante papel de conscientizar pedestres e condutores de Juazeiro a adotarem uma postura mais consciente em favor da vida. Ao longo do ano, a equipe levou inúmeras campanhas para as ruas, com destaque para o Maio Amarelo, com a realização de blitz educativa, passeio ciclístico e distribuição de rosas amarelas no dia das Mães; e a Semana Nacional de Trânsito, realizada em setembro, que trouxe palestras educativas para todos os atores do trânsito e apresentações cênicas em escolas e calçadões da cidade, levando orientações de forma lúdica...