Foram encontrados 35 registros para a palavra: período chuvoso

Defesa Civil de Petrolina orienta a população sobre cuidados durante o período chuvoso

Com a chegada das chuvas, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. É importante também a prática de algumas ações preventivas. Por isso, a Defesa Civil de Petrolina preparou algumas recomendações para evitar transtornos neste período.

De forma preventiva, a Defesa Civil já mantém em alerta as equipes que devem atuar assim que forem acionadas, caso seja necessário. É muito importante que todos estejam atentos em relação ao lixo...

Defesa Civil de Juazeiro reforça orientações sobre cuidados no período chuvoso

A Prefeitura de Juazeiro tem realizado um trabalho de mapeamento de situações de risco relacionadas às chuvas, para evitar possíveis transtornos com a população e o patrimônio público. Como todo início de ano costuma ser chuvoso na cidade, a Defesa Civil do município se mantém em alerta e orienta a população para ações que podem evitar transtornos e acidentes durante o período chuvoso.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, para reduzir os impactos relacionados às chuvas é necessário, também, conscientização da população...

Prefeitura de Dormentes inicia recuperação de ruas após término do período chuvoso

Para melhorar as condições de tráfego nas ruas de Dormentes, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente iniciou nesta quarta-feira (13), a recuperação asfáltica na sede do município. Até esta quinta (14) as equipes da prefeitura estarão trabalhando nas localidades mais afetadas pelas chuvas.

De acordo com o secretário João Batista de Brito Rodrigues, cerca de 40 toneladas de massa asfáltica estão sendo utilizadas na operação. "Muitas ruas sofreram avarias por conta das chuvas. Estamos trabalhando para solucionar os danos e assim manter a segurança no fluxo de veículos e pedestres", explica.

Além da Operação Tapa Buracos na sede, a prefeitura está trabalhando também na requalificação de vias no interior, para garantir melhor acesso e mais segurança a população. "É um trabalho contínuo, que intensificamos no período pós chuva", finaliza Batista...

Prefeitura de Petrolina alerta para cuidados com o lixo em período chuvoso

Época de chuva na Capital do Sertão e em toda a região do Vale do São Francisco é sempre motivo de alegria para o sertanejo. Essa mesma chuva, porém, pode trazer alguns transtornos e danos para a área urbana do município. Principalmente quando há o descarte inadequado de lixo pela cidade, que pode vir a obstruir canais e bueiros, causando inundações e represamento de água em vias de maior fluxo. 

Nas últimas semanas, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) flagraram diversos pontos da cidade em que o lixo tomava conta do lugar, provocando danos. Comportamentos como jogar lixo no chão, em terrenos baldios e em canais de água pluvial podem parecer pequenos, mas são capazes de gerar grandes transtornos para a mobilidade urbana. ..

Cidade Mais Limpa: prefeitura reforça drenagem nos bairros de Petrolina em período chuvoso 

Com o período chuvoso em Petrolina, equipes de serviços públicos da prefeitura estão circulando pela cidade para reforçar e garantir a limpeza do município. Só nesta semana, três bairros recebem a drenagem e desobstrução de canais: Antônio Cassimiro, Jardim Petrópolis e a Avenida Honorato Viana, no Jardim Maravilha. A ação busca promover a retirada de lixos e entulhos que possam obstruir o sistema de escoamento e venham a causar possíveis alagamentos nas ruas. 

Desde o final de 2019, mais de 10 bairros no município receberam a limpeza, que faz parte do programa ‘Cidade Mais Limpa’. O secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, reitera que a população deve contribuir para manter o trabalho executado pela prefeitura. “Não adianta ter limpeza se um morador chegar no outro dia e jogar o lixo que quiser dentro dos canais. É preciso ter consciência, conversar com os vizinhos e denunciar atos ilícitos, caso presencie. Precisamos fazer disso um trabalho em conjunto”, destaca.  ..

Prefeitura de Petrolina discute estratégias para atender população durante período chuvoso

Uma reunião extraordinária foi realizada nesta sexta-feira (24), com representantes da Prefeitura de Petrolina, para discutir estratégias para acolher a população em situação de vulnerabilidade social durante o período de chuvas na região. O encontro foi no Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública. 

Na ocasião, foram discutidos os possíveis locais para encaminhar a comunidade que necessite de assistência, no caso de haver desabrigados, visto que há previsão de chuvas para os próximos dias. A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – que inclui Defesa Civil e Secretaria Executiva de Segurança Pública – e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos...

Prefeitura alerta sobre cuidados com período chuvoso e criadouros do Aedes aegypti em Petrolina

Com a chegada do período chuvoso, deve-se redobrar a preocupação com os focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste período, os locais propícios para a criação do mosquito se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, dois fatores são propícios para aumentar os casos de doenças transmitidas pelo Aedes. "Além da chuva que tem caído na cidade, a temperatura também está elevada. Essas são duas condicionantes que aceleram o desenvolvimento do mosquito, pois aumenta a oferta de criadouros e os ovos eclodem rapidamente com as altas temperaturas", explica...

Encontro dos Profetas da chuva prevê período chuvoso abaixo da média em 2019

Os profetas da chuva de Tauá estiveram reunidos no 3º Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, ontem sexta-feira, 14. A previsão dos profetas, a maioria agricultores da região, foi de chuvas abaixo da média para a quadra chuvosa de 2019. Usando a tradição, com técnica baseada em observações da natureza e conhecimento passado oralmente de geração a geração, cinco dos seis profetas consideraram que o “inverno” não vai ser bom. 

“Em janeiro e fevereiro vai chover, mas março e abril vai ser ruim. Aí volta a ter chuva boa em maio e julho”, disse Helder Cortês, fundador do tradicional encontro dos profetas da chuva de Quixadá, que também esteve na organização do evento em Tauá. O encontro ocorreu em evento promovido em parceria entre os campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). ..

Nordeste: Maio a Setembro de 2018 já é considerado o quarto pior período chuvoso do histórico e o terceiro pior período seco

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou hoje (2) consulta pública sobre autorização para operar usinas termelétricas a gás, em caráter excepcional e temporário, para evitar uma redução acentuada no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. O período de uso das usinas vai até 30 de abril de 2019. As sugestões para a consulta pública poderão ser feitas até o dia 6 deste mês.

Pela proposta, serão contratadas as usinas térmicas a gás natural operacionalmente disponíveis e sem contrato de comercialização de energia elétrica vigente. Atualmente, existem usinas termelétricas sem contrato vigente de suprimento de combustível, nem de comercialização de energia elétrica, mas que podem apresentar custos competitivos de atendimento à carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), quando comparadas ao parque térmico operacionalmente disponível.

A medida atendeu a pedido do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reconheceu no início de setembro a necessidade de inclusão excepcional “até abril de 2019 de custos fixos nos custos variáveis das usinas termelétricas a gás natural, despacháveis centralizadamente e sem contrato de comercialização de energia elétrica vigente”, diz nota técnica do MME...

Estradas rurais serão recuperadas pela prefeitura após período chuvoso em Petrolina

A tão esperada chuva que vem para animar os produtores de Petrolina paralisou, temporariamente, o patrolamento nas estradas rurais do município. Os serviços executados pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, foram paralisados, mas deverão ser retomados em breve, após o período chuvoso. Para acompanhar de perto a situação da zona rural de Petrolina, o secretário da pasta, José Batista da Gama, acompanhado de uma equipe técnica, esteve nesta sexta-feira (09), visitando diversos pontos críticos atingidos pelas chuvas na região de Rajada. 

O agricultor Gilberto Geraldo de Amorim agradeceu a visita do secretário e aproveitou a ocasião para pontuar os serviços mais urgentes na localidade. "Estamos muito felizes com a visita do secretário, ele pode conhecer e ouvir as nossas demandas em relação a melhorias das estradas e principalmente do nosso barreiro. Vamos aguardar a chuva passar para que em breve os serviços sejam realizados", comentou Gilberto...

Casos confirmados de dengue reduzem em Juazeiro, mas Sesau alerta para prevenção durante período chuvoso

No ano de 2017, os casos de incidência das arboviroses reduziram consideravelmente no município de Juazeiro. Até novembro deste ano, foram confirmados 15 casos de dengue, cinco de chikungunya e nenhum de zika, enquanto no ano passado o número de casos confirmados foi de 247, 148 e 3, respectivamente. Entretanto, com o período chuvoso se aproximando, a Secretaria da Saúde do município alerta a população para evitar a proliferação do Aedes aegipty. O mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya se reproduz em paredes de criadouros onde há acúmulo de água limpa e parada.

No município, as chuvas são mais intensas nos meses de dezembro a fevereiro, com pico máximo em fevereiro. A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, orienta que, desde já, a população elimine os possíveis criadouros existentes em suas residências e locais de trabalho. “O ovo do mosquito pode sobreviver por aproximadamente um ano em locais secos. Com a umidade, o mosquito leva de 10 a 12 dias para chegar à fase adulta. Por isso, é muito importante que todos tirem cinco minutos do dia para identificar se há ambientes propícios para a reprodução desse mosquito”, informa...

Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta população para combate ao Aedes Aegypti durante período chuvoso

Em Juazeiro, durante o período das chuvas o índice de notificações de doenças transmitidas por insetos (aborviroses) aumenta. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município alerta a população acerca dos cuidados que devem ser tomados dentro de casa, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De acordo com o secretário de Saúde Plínio Amorim, no ano passado, foram notificados 214 casos de suspeita de dengue, deles 67 foram confirmados. Além disso, também foram detectados cinco casos de chikungunya no município. No mesmo período deste ano, apenas 19 pessoas tiveram suspeita de dengue. "Nós reduzimos nossos índices, mas nos preocupamos com o início das chuvas na região. Desde novembro estamos realizando ações para a chegada deste período", afirma...

Obras de duplicação da BR 407 acontecem mesmo em período chuvoso

Mesmo com as chuvas que vem caindo sob Juazeiro as obras de duplicação da BR 407 estão em andamento. Quem passou nos últimos dias, no trecho próximo ao Atacadão e o Juá Garden Shopping, pode perceber que o trafego foi desviado para uma via marginal, construída recentemente. 

A iniciativa tem como objetivo a demolição da ponte que está sobre o Riacho J Freitas para que uma nova e já duplicada seja construída, “este é o primeiro passo para as obras da duplicação da BR 407, que integram o conjunto de obras da Travessia Urbana em Juazeiro”, ressalta João Claudio Cruz, engenheiro da SVC Construções, empresa que compõe o consórcio responsável pela obra juntamente com a Pavservice Serviços de Pavimentação Ltda. ..

Com o período chuvoso, motoristas devem tomar cuidados ao trafegar na BR-235/BA

O longo período de estiagem deu uma leve trégua com a chegada da chuva no norte baiano. Com isso, o cuidado ao trafegar na BR-235/BA deve ser redobrado por conta da pista molhada, o que aumento o risco de acidentes. De acordo com o site do Clima Tempo, o período chuvoso segue até a próxima semana em alguns municípios da região. A notícia agrada a fauna e flora local, que necessitam de água para se manter, sobretudo na região de Juazeiro, onde o fenômeno é bastante esperado pela população.

 Algumas medidas de segurança são fundamentais para evitar incidentes. São eles: redução de velocidade e manter maior distância do veículo da frente; acúmulo de água na pista pode provocar a ‘aquaplanagem’ - quando os pneus perdem o contato com o asfalto, por isso evite freadas ou mudanças bruscas de velocidade; fazer revisão periódica nos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo; para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro; se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança...

Secretaria de Saúde alerta população sobre risco de proliferação do mosquito da Dengue em Juazeiro

Com o início do período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população de Juazeiro para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, a dengue só é combatida com a união de esforços entre o poder público e a sociedade. "Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate", afirma Farias.

O Programa de Controle a Muriçoca e a Dengue (Aedes Aegypti), tem sido realizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação – que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município – atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca...