Foram encontrados 1220 registros para a palavra: criança

Três em cada dez crianças e adolescentes foram ofendidos na internet

Três em cada dez crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de todo o país (29% do total) já enfrentaram situações ofensivas ou discriminatórias na internet e que as deixaram chateadas. Além disso, 30% dessas crianças e adolescentes já tiveram contato com algum desconhecido na internet. Estes são alguns dos riscos apontados pela pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que foi divulgada hoje (23) na capital paulista.

“Essa proporção [de contato com pessoas desconhecidas] é maior para os mais velhos [entre as crianças e adolescentes]. Os mais velhos são mais assíduos, eles estão mais expostos aos riscos na internet. E os meios em que esse contato acontece é principalmente pelas redes sociais, por trocas de mensagens instantâneas. Isso reforça a importância para a mediação, para o uso e a participação dessas plataformas”, disse hoje (23) Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil...

Petrolina: Polícia Civil investiga morte de criança encontrada no canal de irrigação

Uma criança  foi encontrada morta no canal principal do Projeto N1, do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, na terça-feira (15). Segundo a Polícia Civil, a vítima tinha 8 anos. O caso está sendo investigado.

A Policia Civiel disse que, de acordo com informações, a criança caminhava à margem do canal acompanhado por filhotes de cachorros. Um trabalhador, que prestava serviço no local, viu quando a criança estava se afogando e com a ajuda de um transeunte a resgataram. Houve a tentativa de reanimação, mas sem êxito. O corpo chegou ao IML de Petrolina por volta do meio-dia...

Corpo de criança é encontrado em canal de irrigação no Projeto N-1, em Petrolina

Corpo de criança foi encontrado em canal de irrigação no Projeto N-1, em Petrolina, nesta terça-feira (15). As equipes da Polícia Militar (PM) e do Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina foram acionadas para atender a ocorrência.

O corpo foi encaminhado ao IML, onde passa por exames para identificar as causas da morte. A Polícia Civil (PC) abriu um inquérito para investigar o caso e apurar as circunstâncias da morte.

Acidentes recorrentes

Só em 2024, vários incidentes foram registrados nos canais da área irrigada de Petrolina. São pessoas que se afogam e até veículos que caem nos canais. Em abril deste ano, cinco pessoas morrem após o carro cair em um canal na zona rural de Petrolina...

Banda de música, palhaço e super-heróis fizeram a festa da criançada no Hospital Dom Malan em Petrolina

Nesta terça-feira (15), a manhã foi de música, presentes e muita animação para as crianças internadas e atendidas no Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Dom Malan, da rede pública de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A programação especial foi realizada pelo Grupo de Voluntariado do HDM Ismep. "A gente procura fazer algo diferente e trazer alegria para as nossas crianças. Isso é o que nos faz felizes porque a gente pode achar que está ajudando as crianças, mas na verdade a gente está se ajudando muito mais porque cada sorriso que a gente vê, toca nosso coração e a gente em ser voluntário o resto da vida, " explicou o coordenador do voluntariado do HDM Ismep, Ruy Holanda.

Os voluntários distribuíram brinquedos nas enfermarias no hospital da Dom Malan para as crianças internadas, enquanto cantavam, brincavam e dançavam. Para animar a criançada, a banda de música da Missão Florescer da Igreja Verbo da Vida preparou um repertório especial. Daniele Luna, de 42 anos, reuniu o grupo para trazer  música para a programação festiva.  "A gente faz parte da ONG Movimento e é uma alegria fazer parte desse momento porque num momento difícil para muitas crianças, a gente veio para brincar, trazer alegria. E a gente sabe e crer que tudo vai passar, trazendo aqui esperança e o amor de Deus para cada um aqui no hospital, " destacou...

Mobilização nacional reforça papel da sociedade de proteger crianças

Começou sábado (12) e vai até sexta-feira (18), a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, voltada para reforçar o papel fundamental de toda a sociedade de proteger as crianças e enfrentar os diversos tipos de violência, como abuso, agressão, maus-tratos e a negligência.

A primeira infância, período que vai da gestação até os seis anos de vida, é considerada fundamental na formação de um cidadão mais voltado para a convivência social e à cultura da paz...

Dia das Crianças: Prefeitura de Sento Sé promove arte, magia e diversão com o projeto ‘Chama que a Kombi Vai’

A cidade de Sento Sé celebrou o Dia das Crianças de maneira especial, neste sábado 12 de outubro, transformando a praça principal em um verdadeiro parque de diversão e cultura.

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Zélis Produções, trouxe para o município o projeto ‘Chama que a Kombi Vai’, inspirado no famoso bordão do artista infantil Zé Livrório...

Neojiba e Projeto Axé promovem transformação social na vida de crianças e adolescentes baianos

"A gente brinca, se diverte, faz palhaçada. É muito legal aqui". Assim são os dias de Vanessa Letícia, que está prestes a completar 10 anos de idade. Ela é uma das educandas do Projeto Axé. A instituição, localizada no Centro Histórico de Salvador, é reconhecida pela atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Salvador, recebe o apoio do Governo do Estado.

Yasmin Vitória, de 11 anos, também gosta do ambiente. "A minha convivência é muito boa. Eu sou muito feliz aqui dentro com os educadores, com as minhas melhores amigas. E o que eu faço de melhor aqui é dançar, com certeza", garantiu..

Escola Educandário João XXIII conclui Semana da Criança com Puxada da Alegria

Essa semana foi recheada de atividades alusivas ao dia da criança. Na Escola Municipal Educandário João XXIII, situada no bairro Piranga, nessa sexta-feira concluiu a semana com um grande carnaval  - a V Puxada da Alegria, onde os alunos tiveram a oportunidade de se divertir com um momento ímpar e marcante na vida das crianças.


E foi com muito amor, carinho e  dedicação que oferecemos o nosso  melhor! Com certeza foi um  dia incrível!..

Projetos de iniciação esportiva apoiados pelo Governo do Estado já alcançaram quatro mil crianças em dois anos

As medalhas conquistadas por ginastas brasileiras conhecidas mundialmente, como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira, durante as Olimpíadas de Paris 2024, provocaram o crescimento substancial da procura por aulas dessa modalidade esportiva na Bahia. Para atender à demanda, o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), deu início, no mês passado, às aulas gratuitas de ginástica artística, no Centro de Treinamento Waldemar Santana, no Largo de Roma, em Salvador. 
 
No local, 200 meninas, com idades entre cinco e 16 anos, realizam o treinamento, duas vezes por semana, na trave, solo, cavalo com alça, paralelas assimétricas, barra fixa e cama elástica. Muitas delas já sonham em competir, como a estudante Maria Soares Aquino Barbosa, de 10 anos, que, desde os testes, demonstrou talento para a modalidade.
 
"Ainda pequena, minha mãe me levou para assistir a algumas apresentações de ginástica e comecei a treinar em casa. Fiquei bem empolgada quando soube das inscrições e quando fiz o primeiro teste, fui logo aprovada. O trampolim, a trave e a barra são os aparelhos que mais gosto. Meu sonho é ser medalhista", contou. 
 
Mesmo com as dificuldades para levá-la aos treinos, a mãe de Maria, a turismóloga Andréa Soares, de 47 anos, se empenha em realizar o sonho da filha. "Moramos no bairro Pero Vaz, na Liberdade, e pegamos o ônibus, logo após as aulas dela na escola. Levamos quase uma hora para chegar ao Centro. Enquanto ela assistia às Olimpíadas em Paris, comentava o tempo todo: 'mãe, um dia você vai me ver lá'", disse, emocionada. 
 
Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, os principais resultados do investimento em iniciação esportiva estão ligados à educação. "Há um combate à evasão escolar quando você vincula a inscrição a um programa do governo ligado ao esporte à matrícula na rede pública. Então, há um processo de interação com a comunidade que garante o acompanhamento integral daquela criança, relatados em reuniões de coordenação pedagógica. Além disso, há uma melhora no rendimento físico, na coordenação motora e na resolução de problemas familiares", considerou.
 
O projeto Casa da Ginástica da Bahia é uma parceria entre a Federação Baiana de Ginástica e a Sudesb, que, além da modalidade artística, também oferece aulas de ginástica rítmica, iniciada em 2022, na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Lá são atendidas, atualmente, mais de 400 crianças, de 6 a 19 anos. A iniciativa alcança, ainda, a base de alto rendimento, visando competições futuras.
 
A presidente da Federação Baiana de Ginástica, Evelin Lobo, destacou a importância da parceria entre a entidade e o órgão estadual. "A ginástica tem tido uma procura muito grande após os jogos olímpicos. E esse projeto nasceu da vontade de ofertar a modalidade de forma gratuita, porque nem todas as pessoas têm essa oportunidade. Sem esse apoio do Governo do Estado, não teríamos aporte financeiro para contratar pessoal, comprar equipamentos ou ter um espaço para treinar. O nosso objetivo é de que essas meninas se desenvolvam e possam sonhar em um dia representar o Brasil, representar a Bahia", disse. 
 
A pequena Maria Helena Sant'anna, de nove anos, aluna de ginástica rítmica, foi enfática ao falar o nome das suas ginastas favoritas. "Me inspiro em Bárbara Domingos e Maria Flávia Britto. Elas são maravilhosas. Aqui, aprendo várias técnicas importantes para seguir uma carreira tão brilhante quanto a delas no futuro", enfatizou.
 
Mais iniciativas apoiadas pela Sudesb
 
Entre os projetos de iniciação esportiva apoiados pela Sudesb, em parceria com entidades esportivas, estão: 'Natação em Rede' (natação, polo aquático, nado artístico), 'Pedal Bicicross', 'Remando nas Àguas Baianas' (canoagem) e 'Núcleo de Esportes de Lutas e Combates II' (boxe, karatê, judô, jiu-jitsu, muay thai, kung fu, kickboxing, hapkido, taekwond e wrestling).  
 
Ainda há vagas para os projetos de luta. Os requisitos são: ter idade a partir de seis anos, possuir comprovante de matrícula escolar e de endereço, RG e assinatura do pai ou responsável na hora da inscrição, realizada, de forma presencial, no Centro de Treinamento Waldemar Santana, no Largo de Roma, ou na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.
 
"Nos últimos dois anos, cerca de quatro mil crianças foram atendidas nesses vários projetos, e o Governo do Estado pretende ampliar as ações porque há um interesse crescente. Sempre que abrimos as inscrições, há um número grande de pessoas que nos procuram. Assim, garantimos que mais e mais crianças descubram o esporte e a sua vocação", comemorou Vicente Neto. ..

Hospital Regional de Juazeiro promove campanha de arrecadação de brinquedos para crianças carentes

Em outubro é comemorado o Dia das Crianças e com o objetivo de proporcionar alegria a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade administrada pelas obras Sociais Irmã Dulce (OSID), está promovendo a campanha Doe Amor.

O objetivo da ação é arrecadar brinquedos que serão distribuídos no dia 29 de outubro às crianças assistidas pela Pastoral Social da paróquia do bairro Santo Antônio...

Na Semana da Criança, HEC promove cortejo, reforçando o compromisso com o cuidado integral à saúde infantil

Na semana em que se celebra o Dia das Crianças, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, promoveu um cortejo que percorreu todas as alas, levando momentos de descontração e alegria tanto para os pequenos pacientes quanto para os familiares. A ação, realizada nesta quinta-feira (10), celebra o compromisso contínuo da instituição com um atendimento que vai além do aspecto técnico, oferecendo, também, cuidado emocional e humanizado.
 
Inaugurado em 2010, o HEC tem sido um alicerce fundamental na saúde infantil da Bahia, consolidando-se como uma referência em atendimentos de média e alta complexidade. Ao longo de 14 anos de funcionamento, mais de 370 mil pacientes foram atendidos, um reflexo da abrangência e da importância da unidade para a população.
 
Segundo o diretor médico do hospital, Sandro Nunes, o cortejo é um exemplo de como a unidade busca proporcionar um atendimento integral que cuide da saúde física e do bem-estar emocional das crianças. "O HEC é uma unidade de saúde que preza pelo atendimento humanizado, como preconiza o SUS. Nos últimos anos, o hospital tem investido para oferecer, cada vez mais, saúde de qualidade, com segurança. Acolhemos crianças e adolescentes de Feira de Santana e região", afirma.
 
Josiane Alves lembra do dia em que precisou levar o filho ao hospital: "quando entrei no HEC, estava preocupada com a saúde dele, pois ele apresentava sintomas que nos deixaram inseguros. Porém, a forma como a equipe me acolheu e explicou tudo foi fundamental. Eles não apenas cuidaram do meu filho, mas me tranquilizaram, fazendo com que nos sentíssemos mais à vontade durante todo o processo".
 
Estrutura
 
Com uma estrutura que abriga 260 leitos, sendo 206 pediátricos e 54 obstétricos, o hospital realiza cerca de 30 mil procedimentos cirúrgicos e 70 mil internamentos por ano, atendendo às necessidades de saúde de crianças e gestantes. A unidade oferece, também, uma ampla gama de especialidades médicas, como pneumologia, gastropediatria, cardiologia e oncologia, contando, ainda, com uma equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
 
Desde a inauguração, o HEC atendeu 343.170 crianças na emergência pediátrica e 28.508 gestantes na emergência obstétrica. Nos últimos anos, o hospital vem registrando um aumento significativo no número de atendimentos. Só no primeiro semestre de 2024, mais de 16 mil crianças e adolescentes foram atendidos, um crescimento de 52%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
 
Atendimentos diversos
 
A unidade também se destaca no atendimento oncológico pediátrico, um setor em operação desde 2013, que já cuidou de 627 crianças. Em 2024, mais de 4.700 pacientes com câncer já receberam assistência, reforçando o papel crucial do HEC no tratamento de doenças graves.
 
Há, ainda, o Banco de Leite Humano. Inaugurado em 2020, beneficia centenas de bebês recém-nascidos, anualmente. No primeiro ano de funcionamento, 700 bebês foram atendidos, e o programa segue crescendo, com mais de 936 litros de leite distribuídos em 2023, beneficiando 765 crianças.
 
O olhar da família
 
Para além dos números, o que muitas famílias destacam é a qualidade do atendimento humanizado. Camila Barros conta que o apoio oferecido pelo hospital foi fundamental na recuperação do filho. "Desde a entrada na emergência, fui acolhida por uma equipe que nos tratou com muito carinho e respeito. Esse cuidado faz toda a diferença no processo de cura", relata.
 
Essa abordagem humanizada é reforçada pela Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, inaugurada em janeiro de 2024. O espaço oferece suporte a mães de bebês prematuros e gestantes de alto risco, contribuindo para a liberação de leitos hospitalares e garantindo um ambiente acolhedor para essas famílias.
 
Compromisso com a saúde infantil
 
Gerido, desde 2015, pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, o Hospital Estadual da Criança é uma peça fundamental na rede de saúde pública da Bahia. O HEC não só atende à população de Feira de Santana e municípios vizinhos como recebe pacientes de todas as regiões do estado, consolidando-se como uma referência em atendimento pediátrico e obstétrico.
  ..

Dia das Crianças: Entidades comerciais de Juazeiro prospectam um aumento de até 15% nas vendas

As entidades comerciais de Juazeiro: CDL, Sindilojas e Aciaj prospectam um aumento nas vendas de 12% a 15% para o Dia das Crianças, em relação ao ano passado. 

A comemoração do dia 12 de outubro é uma data de extrema relevância para o varejo não apenas de Juazeiro, mas no setor varejista do país, por ser a última data comemorativa antes da chegada do Natal. É também um indicativo das tendências de compras do consumidor para as festas de fim de ano...

Procon-Ba inicia operação de fiscalização em lojas de brinquedos e artigos infantis

Com o objetivo de garantir mais segurança nas relações comerciais e evitar abusos durante as compras realizadas por consumidores para o Dia das Crianças (12 de outubro), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), inicia na manhã desta terça-feira (01), uma operação de fiscalização nas lojas de brinquedos e artigos infantis.


Os fiscais do órgão vão vistoriar lojas do comércio de brinquedos e afins para verificar as formas de precificação dos produtos (processo que define o valor monetário a ser cobrado por um produto ou serviço), validades dos itens e brinquedos perecíveis. Além disso, será verificada a tradução das informações dos produtos importados, as informações obrigatórias dos invólucros e a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em lugar visível e acessível para consulta. A intenção é identificar a verificação de procedimentos incompatíveis com o respeito aos direitos do consumidor...

Sesc Petrolina lança programação do mês das crianças com diversas atividades

Em celebração ao mês das Crianças, o Sesc Petrolina, no Sertão de Pernambuco realiza uma programação especial entre os dias 9 a 12 de outubro com uma série de atividades especiais para os pequenos. A programação inclui oficinas, noite do pijama e um dia de lazer para garantir a alegria à criançada.

De 9 a 11 de outubro, a comemoração é voltada para crianças de 6 a 10 anos de idade. Na quarta-feira (9), a programação acontece das 14 às 17h, com a realização de Oficinas de Slime com Gliter, Ateliê de Pintura e Ecobag com TNT. No dia 10, às 16h, acontece também uma mediação da leitura na Biblioteca do Sesc, para estimular o gosto pela literatura...

Bloqueios da Covid-19 tiveram um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas

Os pesquisadores dizem que os bloqueios da COVID tiveram um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas e menos tempo ao ar livre. A miopia é um problema de saúde global crescente que deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta estudo. As taxas mais altas ocorrem na Ásia: 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% delas afetadas na China e na Rússia. Paraguai e Uganda, com cerca de 1%, cada, apresentaram alguns dos menores níveis de miopia, enquanto o Reino Unido, a Irlanda e os EUA apresentaram cerca de 15%.

O estudo, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas envolvendo mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os seis continentes. Os cálculos revelaram que a miopia triplicou entre 1990 e 2023, aumentando para 36%. E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia de COVID, dizem os pesquisadores...

"Como o senhor consegue dormir sabendo que uma criança com TDAH e autismo foi estuprada dentro de uma escola municipal?" Pergunta Lara Cavalcanti a Simão Durando em debate

"Como o senhor consegue dormir sabendo que uma criança com TDAH e autismo foi estuprada dentro de uma escola municipal?" Pergunta Lara Cavalcanti a Simão Durando em debate

Na manhã desta quinta-feira(3), a candidata à prefeitura de Petrolina pelo PL, Lara Cavalcanti, participou de debate entre os candidatos a gestão municipal na Rádio Grande Rio FM. O debate foi veiculado no programa Nossa Voz, mediado pelas apresentadora Neia Gonçalves e Karine Paixão e contou com a participação dos cinco candidatos mais bem colocados nas última pesquisa registrada do TRE- Dr. Marcos Heridijanio (Agir), Dr. Júlio Lóssio (PSDB), Lara Cavalcanti (PL), Odacy Amorim (PT) e Simão Durando (UB)...

Distrito de Salitre: Policia investiga morte de criança eletrocutada enquanto brincava ao redor de casa

Uma criança de cinco anos, identificada como Emily Yasmin da Silva Santos, foi eletrocutada enquanto brincava ao redor da casa onde morava. O caso aconteceu na última terça-feira (24), no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. O corpo da menina foi sepultado nesta quinta-feira (26).

A garota foi encontrada ao chão, sem vida, pelo próprio irmão de sete anos. Ela foi vista com vida momentos antes, quando brincava próximo ao cercado de arame da residência...

PF cumpre 140 mandados em operação contra abuso sexual de crianças

A Polícia Federal cumpre nesta manhã 141 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da federação, contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil.

A Operação Terabyte conta com o trabalho de mais de 750 policiais, entre federais e civis. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos...

Pai abandona criança de 3 anos e foge durante fiscalização da PRF na BR-232, em Arcoverde

Um menino de três anos de idade foi abandonado pelo motorista de uma caminhonete com o licenciamento atrasado e outras irregularidades, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso ocorreu sábado (21), na BR-232, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

No decorrer de uma operação de segurança viária, foi dada a ordem de parada ao motorista de uma caminhonete que transportava um móvel doméstico. Após a verificação feita pelos policiais, foi constatado que havia diversas irregularidades no veículo, inclusive o licenciamento atrasado, assim como a ausência de uma cadeirinha para transportar a criança que estava no veículo. ..

Empresas não protegem crianças na internet, dizem 9 em cada 10 pessoas

Pesquisa do Instituto Alana mostra que nove em dez brasileiros acreditam que as empresas de redes sociais estão fazendo menos do que o suficiente para proteger crianças e adolescentes na internet. Para o levantamento foram entrevistadas 2.009 pessoas pelo Datafolha, com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais, entre os dias 12 e 18 de julho.

De acordo com a pesquisa, divulgada nessa quinta-feira (12), 97% dos entrevistados apontaram que as empresas deveriam tomar uma das seguintes medidas para proteger as crianças e adolescentes na internet: solicitar a comprovação de identidade dos usuários; melhorar o atendimento e apoio ao consumidor para denúncias; proibir a publicidade e venda para crianças; acabar com a reprodução automática e rolagem infinita de vídeos, como reels ou shorts; ou limitar o tempo de uso dos serviços.

“A pesquisa e seus resultados expressivos mostram que é realmente difundida a percepção de que a falta de ação das empresas, no sentido cumprir com seu dever constitucional de proteger as crianças e os adolescentes no ambiente digital, está impactando negativamente o desenvolvimento integral”, destacou a co-líder do Eixo Digital e coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, Maria Mello...