Foram encontrados 138 registros para a palavra: Chesf

Barragem da Pedra: Justiça reafirma responsabilidades e condena a Chesf por inundações 

Atendendo aos pedidos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o juiz de Direito de Jequié, Luiz Henrique de Almeida Araújo, proferiu, ontem terça-feira (10), nova decisão na ação civil pública proposta para responsabilizar a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelos danos socioambientais e econômicos provocados pela vazão da Barragem da Pedra na região de sua influência. 

A ação foi proposta em 30 de dezembro e, logo em seguida, e do parecer favorável do Ministério Público, o Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça já tinha determinado à Chesf a apresentação dos planos de contingência, de segurança e de recuperação pelos danos individuais e coletivos resultantes do descontrole na vazão da Barragem.  ..

Rio São Francisco: Chesf informa que a defluência prevista será 3.000 metros cúbicos por segundo na próxima quinta (12)

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, através de uma a Carta emitida nesta sexta (06), pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS que formaliza a declaração da situação de cheia na citada Bacia em função das condições hidrometeorológicas e das vazões previstas.

Diante da declaração da situação de cheia, foram realizadas tratativas entre Chesf e ONS para elevação gradual das defluências dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, considerando as regras e diretrizes vigentes para a operação de controle de cheias. ..

Justiça obriga Chesf a assumir responsabilidades pelo desastre da Barragem da Pedra, município baiano de Jequié

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) obteve, no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), decisão determinando à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a apresentação imediata de planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié. 

Na ação civil pública, protocolada pela PGE-BA, em 30 de dezembro de 2022, ficou demonstrada a responsabilidade da Chesf no descontrole da vazão da barragem, o que provocou inundações em cadeia, com graves consequências no meio ambiente e na vida da população. ..

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco, alerta InfoSãoFrancisco

A lei seca mantida pelo setor elétrico desde o último final de semana, além impactar usos humanos e ecossistemas aquáticos também atinge a navegação: uma das maiores balsas do Baixo São Francisco está encalhada desde a madrugada do dia 24 afetando uma travessia estratégica no alto sertão de Alagoas e Sergipe.

As reduções bruscas e profundas das descargas da hidrelétrica de Xingó somam mais um impacto ao conjunto de problemas mais recentes das operações da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, como vem sendo noticiado pelo InfoSãoFrancisco: uma das grandes balsas que operam na estratégica travessia Pão de Açúcar, AL ao povoado Niterói, SE está encalhada no povoado desde a madrugada do dia 24 de dezembro. Reportagem é de Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco..

Governo antecipa o repasse do ICMS no valor de R$ 318 milhões a prefeituras e avalia responsabilizar Chesf por prejuízos em Jequié e região

Entre as medidas adotadas para mitigar os efeitos das enchentes no interior da Bahia, o Governo do Estado antecipará para esta quinta-feira (29) o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as prefeituras.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28), durante duas reuniões, na Governadoria, entre o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, o governador em exercício, Adolfo Menezes, e secretários de Estado.  ..

Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, na Bahia, está vivenciando uma situação climática de intensas chuvas, diz Chesf

A Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, na Bahia, está vivenciando uma situação climática de intensas chuvas, especialmente nos últimos dias, na região situada antes do Reservatório da Usina da Pedra.

Ontem por volta do meio o Reservatório da Pedra atingiu 90,65% de seu volume útil. Com  A Eletrobras Chesf iniciou a redução gradativa da vazão do patamar de 2.400
m³/s para 1.800 m³/s, até nova reavaliação...

Reservatório de Sobradinho foi fundamental no período de longa estiagem em que o Rio São Francisco auxiliou na segurança hídrica, diz diretor da Chesf

A importância dos reservatórios para garantia do abastecimento no Nordeste e o fortalecimento das associações e órgãos de gestão hídrica. Esses foram os temas de destaque no discurso do diretor de Operação João Henrique Franklin, que representou a Eletrobras Chesf na abertura o XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizada no município de Caruaru (PE). 

O evento também contou com a abertura do XV Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países Língua Portuguesa. João Franklin afirmou que a Chesf é parceira das associações de recursos hídricos e participa ativamente de comitês, sempre cumprindo as regras estabelecidas...

Ministério Público Federal cobra explicações à Chesf sobre variações na vazão do Rio São Francisco

O Ministério Público Federal expediu ofícios à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para que se manifestem sobre a reportagem intitulada “Governo corta água do São Francisco, 'seca' rio e afeta moradores e peixes”, publicada no Portal UOL Notícias. Confira reportagem na integra aqui.

De autoria do procurador da República Lucas Horta de Almeida, titular do 4º Ofício do Meio Ambiente, a medida adotada ocorreu no âmbito da Notícia de Fato nº 1.11.000.000939/2022-59, instaurada para apurar informações sobre intensas variações na vazão do Rio São Francisco supostamente causadas pelo controle das comportas da Hidrelétrica de Xingó, situada entre os estados de Alagoas e Sergipe...

Vazão de Sobradinho será de 2.400 m³/s em agosto, informa Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, neste mês de agosto, serão praticadas vazões médias diárias de 2.400 metros cúbicos por segundo (m³/s) da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) e vazões médias diárias variando entre os valores de 2.000 e 2.500 m³/s da UHE de Xingó. As vazões ficaram definidas após a reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a perspectiva de operação dos reservatórios da Bacia para este mês.

A Chesf ressalta que a operação é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função, tanto da necessidade de controle de níveis dos reservatórios, quanto do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS. ..

Sucuri com cinco metros de comprimento é encontrada em usina da Chesf no sul da Bahia

Uma sucuri com cerca de cinco metros de comprimento foi encontrada dentro de uma canaleta da Usina de Funil, na cidade de Ubatã, no sul da Bahia. O animal foi visto por funcionários, na tarde segunda-feira (25), enquanto eles limpavam tampas de turbinas.

Foi necessária uma força-tarefa, com nove homens, para retirar a cobra do local, devido ao tamanho e ao peso. Como o animal aparentava estar, bem, eles fizeram a soltura por conta própria, nas águas do Rio de Contas. Ninguém ficou ferido na ação...

Vazão de Sobradinho deve aumentar para 1.600 m³/s na próxima semana, diz Chesf

A vazão praticada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho permanecerá na média diária de 1.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), com perspectiva de ser elevada para 1.600 m³/s a partir da segunda quinzena de julho, segundo informou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Pode haver alteração neste valor em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

Segundo a Chesf, a vazão foi definida em reunião coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA realizada em 05/07/2022, quando também se definiu que a UHE de Xingó, deve permanecer no patamar ora praticado de vazões médias diárias de 1.100 m³/s, com possibilidade de elevação para até 1.600 m³/s, a depender do comportamento da geração eólica e das necessidades de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN...

Rio São Francisco: Após abertura de comportas, Chesf intensifica segurança em Paulo Afonso

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) intensificou a vigilância em áreas próximas às comportas que foram abertas na última sexta-feira (22), no complexo hidrelétrico de Paulo Afonso (BA). A abertura das comportas se deu como parte das ações de controle dos reservatórios, visto a ocorrência de chuvas na bacia do Rio São Francisco, em especial no reservatório de Sobradinho, nas últimas semanas.

Como forma de garantir a segurança de transeuntes, a escolta armada está posicionada em locais estratégicos, tais como o Algorão, o Paraíso e o Cura, Existem ainda placas de segurança e advertência alertando para a não permanência em locais de risco...

Diretor da Chesf debate sobre a retomada do programa nuclear brasileiro

O diretor de Engenharia da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Reive Barros, participou de evento virtual, Nuclear Summit, que debateu o reencontro da energia por geração nuclear com o Brasil e o mundo.

Em sua fala, o diretor Reive Barros falou sobre a retomada do programa nuclear brasileiro, como parte do Plano de Energia 2050, com previsão de instalação de 10 gigawatts (GW). "É uma energia limpa, que juntamente às demais fontes renováveis, contribui para redução de emissão de CO2 na atmosfera", argumentou...

Barragem de Sobradinho opera dentro da normalidade e em condições seguras, afirma Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou, no último dia 15 de abril, a vazão defluente (água de saída) de Sobradinho, de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 2.300 m³/s, devido à ocorrência de chuvas sobre a região do reservatório, que se encontra em seu armazenamento máximo e em condições normais de operação.

A Companhia ressalta que todos os seus empreendimentos hidrelétricos estão em condições seguras, operando em total normalidade, sendo monitorados de forma contínua, com procedimentos de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança...

Rio São Francisco: Chesf informa que a vazão defluente (água de saída) da Usina Hidrelétrica de Sobradinho aumentou para 2.300 m³/s

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a vazão defluente (água de saída) da Usina Hidrelétrica de Sobradinho aumentou, gradativamente, de 1500 m³/s para 2.300 m³/s, devido ao aumento considerável de chuvas nos últimos dias sobre o reservatório.

A Companhia ressalta, sempre, que a situação hidrológica é permanentemente monitorada, mesmo no período seco que se inicia em maio, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões...

Exército visita Usinas em Chesf Paulo Afonso para conhecer segurança das infraestruturas estratégicas

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) recebeu, a 1ª Companhia de Infantaria em visita às usinas de Usina Paulo Afonso IV (PA4) e Usina Hidrelétrica de Xingó.

A visita teve o objetivo de apresentar aos oficiais, subtenentes e sargentos da organização militar aspectos relacionados à segurança das infraestruturas estratégicas do País, como as usinas hidrelétricas. ..

"Os reservatórios cheios, representam segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro", diz , diretor da Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou  após decorridos mais de dois meses, o fechamento do vertimento nas usinas da cascata do Velho Chico. Encerrada a operação especial em Xingó para realização do serviço de reflutuação da Canoa de Tolda – Luzitânia, as vazões passaram a ser praticadas no sentido de recuperar o nível do reservatório de Itaparica. 

Agora, as vazões serão totalmente turbinadas, sem vertimento, ou seja, o volume de água de saída do reservatório passará pelas turbinas gerando energia, ao invés de passar pelos vertedores. Esse procedimento visa o reenchimento dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica ao final do período úmido, que se encerra no mês de abril...

Após operação especial, Chesf reduz vazão de Xingó para 2.000 m³/s

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) manteve, entre os dias 14 e 17 de março, operação especial na vazão de Xingó, para atender ao procedimento de reflutuação da Canoa de Tolda, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – Iphan.

Assim, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, que foi elevada para 4.000 m³/s, provisoriamente, no último dia 14, volta a ser reduzida hoje (18), para 3.500 m³/s, visando recuperar o nível de Itaparica, conforme anunciado anteriormente...

Após mais de 40 dias, Chesf anuncia redução da vazão de Sobradinho de 4 mil para 3 mil m³/s

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão do Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, será reduzida para 3 mil m³/s a partir da próxima quinta-feira (10). Atualmente, a hidrelétrica está com vazão de 4 mil m³/s, valor que está vigorando desde o dia 24 de janeiro.

Segundo a Chesf, o motivo da redução, que ocorrerá de forma gradativa, é o arrefecimento das chuvas na região do Alto do São Francisco. Dia 10 a vazão cairá para 3.500 m³/s, chegando a 3 mil no sábado (12)...

Vazão de Sobradinho permanecerá em 4.000 m³/s até o final de fevereiro, anuncia Chesf

Na última reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida no último dia 8, ficou definido que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá manter as defluências médias diárias de Sobradinho e Xingó no patamar de 4 mil m³/s. A previsão é até o próximo dia 28 de fevereiro. 

A programação para fevereiro, ora comunicada, confirma a manutenção do que havia sido informado no último dia 1º através da Carta Circular 011/2022 para os reservatórios de Sobradinho e Xingó, disse a Chesf. A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima...