Foram encontrados 434 registros para a palavra: ouro

SESP responde postagem sobre escuridão no Residencial Praia do Rodeadouro

Nesta quarta-feira (14) o Blog postou reclamação do comunitário e morador David Lima de Souza sobre a escuridão no Residencial Praia do Rodeadouro. Confira:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que esteve no Residencial Praia  do Rodeadouro na semana passada e realizou manutenção em todas as lâmpadas que estavam queimadas. Também informa que não existe nenhuma solicitação em aberto para esse Residencial...

Prefeitura e Senar discutem parcerias para reabrir Escola de Couro em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram esta semana as discussões acerca de novas parcerias que prometem ampliar a oferta de capacitação profissional na cidade. A oferta de novos cursos foi o tema principal de uma reunião entre a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, o superintendente do Senar, Adriano Moraes e a coordenadora de treinamento, Mônica Pimentel.

No encontro, os representantes da prefeitura puderam conhecer a grade de cursos oferecidos pelo Senar, além de apresentar as potencialidades do mercado de trabalho da região. Um dos assuntos mais discutidos foi a reabertura da Escola de Couro, espaço estratégico para a economia e a cultura local...

JUAZEIRO: COMUNIDADE DO RODEADOURO ABRAÇA O SEU NOVO PORTAL

O Instituto Florescer organizou a exposição de uma escultura batizada de PORTAL TATUBOLA, que aconteceu sábado, dia 20, na entrada principal do Rodeadouro, e é composta por duas esculturas do escultor juazeirense Lêdo Ivo, tendo como objetivo promover a integração da comunidade e adjacências nas ações de educação ambiental na construção do paisagismo e urbanismo sustentáveis, focados na preservação do Rio São Francisco e de toda a fauna silvestre do bioma caatinga.

Também tem como intenção alcançar um público diversificado, através de intervenções artísticas e ambientais que irão contribuir para a formação educacional, histórica, sócio-econômica e cultural desta comunidade balneária de Juazeiro-BA. Destacando os símbolos, as riquezas da natureza e da cultura de todo o povo ribeirinho; promovendo a melhoria da infraestrutura urbana e contribuindo, através das manifestações artísticas e do incentivo à participação e ação-direta da comunidade. Potencializando o turismo ecológico, aquático-esportivo e cultural; sensibilizando a sociedade sobre a importância da participação na melhoria da sua qualidade de vida e do seu potencial produtivo. Incrementando o acesso ao balneário da cidade - muito visitado por turistas de toda região. (Por Valdelício Nunes dos Santos – Presidente do IF)
 ..

Deputado Zó visita instalações de Abatedouro de Caprinos e Ovinos em Abaré

Atento ao fortalecimento da cadeia produtiva de Caprinos e Ovinos no estado da Bahia, o deputado estadual Zó esteve quinta-feira (18), no distrito da Icozeira, município de Abaré, para visitar as instalações do Abatedouro de Caprinos e Ovinos do local. De acordo com Zó foi feito um relatório técnico sobre a situação do matadouro e apresentado os caminhos para a liberação do seu funcionamento. “Com o abatedouro é garantido o fortalecimento da cadeia produtiva da carne de Caprinos e Ouvinos, gerando ainda um considerável aumento na oferta de carne segura no Estado. Obtendo a liberação dos órgãos competentes fica assegurado para a população da região produtos inspecionados e de qualidade.”

De acordo com o deputado o abatedouro tem capacidade para 40 animais dias. Abaré é uma das grandes produtoras de rebanhos de caprino e ovino no estado. “O funcionamento do abatedouro, significa fortalecer a economia da região do semiárido, gerando mais empregos e renda. Estou acompanhando o processo de autorização junto com meus companheiros de luta: o prefeito Fernando Tolentino, o dirigente do PCdoB Marcelo da Abaré radiadores, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Boqueirão e Regiões Circunvizinhas, Miguel, o secretário da agricultura do município Júnior de Genérito e a gerente da ADAB- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia- em Abaré, a engenheira agrônoma, Valma Fonsêca”, concluiu Zó...

Poesia da cantoria de viola perde Louro Branco

Morreu na manhã desta quinta-feira, 18, em Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco, o poeta violeiro Francisco Maia de Queiroz, conhecido como Louro Branco. Ele tinha 75 anos e morreu em decorrência de problemas cardíacos. Estava na UTI desde o fim de dezembro de 2017. “A cantoria está de luto. Recebo agora mesmo a notícia do falecimento do poeta Louro Branco. É o último grande repentista que se vai”, postou o repentista Geraldo Amâncio nas redes sociais, e disse também que “a cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio a jato e a inteligência maior do improviso.  Louro Branco incontestavelmente foi o maior repentista dos últimos anos”.

Francisco Maia de Queiroz, o popular Louro Branco, Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe – CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas seguintes cidades: Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde morava desde 1991...

Deputado Marcell Moraes propõe instalação de câmeras em abatedouros de todo estado da Bahia

O deputado estadual e protetor da causa animal Marcell Moraes (PV), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei nº (22.143/17), que obriga que os abatedouros do território baiano instalarem câmeras de monitoramento em toda linha de produção. Segundo explica o parlamentar, o objetivo é garantir transparência e diminuir o sofrimento dos animais criados para o abate na Bahia.

“A instalação de câmeras em abatedouros já é uma realidade em muitos países que se preocupam não apenas com a manutenção da dignidade dos animais, como também com qualidade da produção da indústria alimentícia. A lei que estou propondo vai garantir que os bichos não passem por excesso de o sofrimento, além de manter a população bem informada sobre o modo de produção desses abatedouros”, disse Moraes...

Homem morre eletrocutado na Vila 15 do Projeto Bebedouro

Via watsap chegam a redação deste Blog, informações que um homem morreu eletrocutado no início desta tarde (26), no Perímetro de Irrigação Bebedouro. Segundo testemunhas o apelido da vitima é João Quinhentos e ele realizava um serviço sem equipamentos de segurança.

A redação do Blog entrou em contato com o Samu mas até o momento não recebeu retorno das ligações para ter outras informações sobre o acidente...

Após quase dois anos fechado, Matadouro de Petrolina será reestruturado

Desde fevereiro de 2016 desativado, o matadouro público de Petrolina será reativado de cara nova. Na última sexta-feira (22), o prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para a reforma do abatedouro municipal. As obras receberão cerca de R$ 1,3 milhão resultado de uma parceria da Prefeitura de Petrolina com o Governo Federal.

A reforma deve durar seis meses e vai garantir a recuperação estrutural do prédio, com pintura, manutenção elétrica, hidráulica e de alvenaria. O matadouro ainda receberá novos equipamentos para o abate dos animais, conservação das carnes, atendimento dos clientes e administração. "Muita gente foi prejudicada pela irresponsabilidade de fechar esse matadouro e não dar nenhuma opção para os trabalhadores e a população. Essa obra, portanto, tem uma grande importância simbólica e real porque traz a esperança de volta a tanta gente e vira uma página triste que nossa cidade quer deixar para trás", destacou o prefeito.

Presente à solenidade representando o Governo Federal, o ministro Fernando Filho ressaltou que a reativação do matadouro representará a solução de dois problemas causados pelo abandono do equipamento público. "Durante anos, acompanhamos o sofrimento de quem trabalhava em condições ruins no matadouro e, no ano passado, isso se tornou um verdadeiro pesadelo por conta do fechamento do matadouro. Centenas de trabalhadores foram prejudicados e não só isso, a cidade sofreu com o abate clandestino e a insegurança de não saber se estava consumindo uma carne de qualidade. O novo matadouro traz de volta o emprego para os marchantes e a tranquilidade dos moradores de Petrolina", explicou o ministro.

A reforma foi comemorada pelos comerciantes e produtores, que durante quase dois anos, ficaram sem um local para trabalhar. Representante dos marchantes, Simão Maciel, lembrou que, durante esse período, os trabalhadores tiveram que pagar mais caro para tratar a carne em abatedouros de municípios da Bahia. "Para nós, é um sonho se realizando. Tivemos muito prejuízo por conta do fechamento do matadouro. Mas agora estamos mais tranquilos, pois o prefeito honra o compromisso de reabrir o matadouro em nossa cidade e finalmente poderemos esquecer o tempo ruim que passamos", revelou o produtor...

Miguel Coelho assina ordem de serviço para reforma do matadouro público nesta sexta (22)

Após quase dois anos fechado, o matadouro público de Petrolina será reformado. As obras serão autorizadas pelo prefeito Miguel Coelho, nesta sexta (22), em ato público com presença dos marchantes que voltarão a trabalhar no local depois da revitalização. A assinatura da ordem de servico ocorrerá às 9h, nas instalações do matadouro, no bairro Jatobá.

A obra receberá investimento de R$ 1,3 milhão da Prefeitura e Governo Federal. Entre as ações previstas para requalificar o equipamento estão a recuperação estrutural do imóvel, pintura, serviços na rede elétrica e compra de novos equipamentos para os serviços de abate e atendimento.

A expectativa é de que a reforma leve de seis a oito meses para ser concluída. Com a entrega do novo matadouro, o município voltará a ter um equipamento público para o abate seguro e fiscalizado, permitindo mais segurança para consumidores e condições de trabalho aos marchantes que comercializam as carnes. ..

Edital Ouro Negro 2018 abre inscrições nesta segunda-feira

Estimulando a valorização e a preservação da cultura de matrizes africanas, de comunidades e povos tradicionais no Carnaval, o projeto Ouro Negro, um dos mais significativos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), completa 10 anos na edição de 2018. No Diário Oficial do Estado deste sábado (16), foi publicado o edital do projeto, abrindo inscrições a partir de segunda-feira (18), até sexta-feira (22), às 17h. A portaria e anexos estão disponíveis no site da Secult (www.cultura.ba.gov.br). 

Podem se inscrever entidades carnavalescas pertencentes às categorias Afro, Afoxé, Samba, Reggae e Índio. Os interessados em participar do processo de credenciamento devem enviar e garantir a regularidade de todos os documentos necessários. Os critérios, normas e disposições do credenciamento estão descritos no edital. O documento da declaração da Sefaz/FEASPOL poderá ser obtido nos postos SAC – Sefaz. ..

Vilmar Cappellaro está trabalhando recuperar o matadouro de Lagoa Grande

Em estado de abandono, depredado e completamente saqueado. Este foi o retrato em que foi encontrado o matadouro municipal, pela atual gestão do Prefeito Vilmar Cappellaro em Lagoa Grande. Talvez, falta de vergonha e respeito com a coisa pública e pelo dinheiro do povo, sejam os melhores adjetivos para descrever a incompetência da gestão passada em administrar o matadouro e o que é mais sério, até a presente data, não prestaram contas do dinheiro aplicado nem ao Estado e muito menos a gestão municipal atual.

A falta da prestação de contas dos recursos do matadouro está no relatório..

HOMEM É ASSASSINADO NO RESIDENCIAL PRAIA DO RODEADOURO EM JUAZEIRO

O mês de novembro acabou, mas deixou o registro de 13 homicídios na cidade de Juazeiro. O último aconteceu na noite desta quinta-feira (30) quando a vítima ainda não identificada foi alvejada por vários disparos de arma de fogo nas proximidades da rua 02, do Residencial Praia do Rodeadouro.

Os homicidas conseguiram fugir antes da chegada da polícia, enquanto o corpo foi removido para necropsia no Instituto Médico Legal. O crime vai ser investigado pelo DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas...

Tesouro Nacional atesta mais uma vez que Bahia cumpre Programa de Ajuste Fiscal

Ofício encaminhado ao governador Rui Costa pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, atesta que a Bahia cumpriu o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados – PAF no exercício de 2016. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, analisa anualmente o cumprimento pelos estados das metas estabelecidas no PAF, instituído pela Lei nº 9.496/97. A análise inclui itens como resultado primário, dívida, arrecadação, custeio e investimento.

Além de focar na promoção do equilíbrio fiscal das Unidades da Federação, o PAF avalia se há condições favoráveis para o pagamento da dívida pública com a União e compreende um conjunto de metas a serem repactuadas anualmente. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o governo Rui Costa fechou as contas de 2016 em equilíbrio fiscal, mantendo o nível de investimentos, o pagamento de servidores e fornecedores em dia e nível baixo de endividamento. 

“A Bahia, como atesta a STN, manteve a sua dívida sob controle e está portanto apta à contratação de novas operações de crédito, mas vem enfrentando restrições nesta área impostas pela União”, observa Vitório. Ainda mais contraditório neste aspecto, enfatiza, é o atraso na liberação, pelo Banco do Brasil, do empréstimo de R$ 600 milhões cujo contrato foi assinado há três meses, em 18 de agosto.

STN aprovou empréstimo

A contratação do crédito junto ao BB foi aprovada pela própria STN, que reconheceu a capacidade fiscal do Estado, e por outra instância estratégica do Ministério da Fazenda, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que recomendou a operação e assinou, pela União, a garantia do empréstimo.

“Todo o processo exigido para a efetividade legal da operação foi cumprido”, afirma o secretário. “Após a assinatura do contrato, o banco aprovou as comprovações técnicas e documentais relativas às obras constantes no pedido de desembolso feito pelo Estado da Bahia”, lembra Vitório, observando que tudo foi feito de acordo com os requisitos técnicos estabelecidos pela instituição. 

O BB, de acordo com a Secretaria da Fazenda, chegou a emitir a tarifa de contrato de contragarantia, devidamente quitada. Com o atraso atípico e injustificável na liberação dos recursos, o governo baiano acionou o banco na Justiça...

76ª CIPM PROMOVE REUNIÕES SOBRE A OPERAÇÃO VERÃO 2017/2018

A assessoria de imprensa do 76º CIPM informa que foram realizadas reuniões no sábado (18) e nesta quarta-feira (22), com objetivo de tratar ações para a execução da Operação Verão 2017/2018. No sábado, dia 18, o comandante da 76ª CIPM, Major Luiz Henrique, esteve com os donos de Barracas da Ilha do Rodeadouro e ouviu as demandas locais no que se refere à Segurança Pública, com o intuito de diminuir ocorrências e aprimorar o policiamento na alta temporada.

Já no dia de hoje (22) de novembro, a reunião aconteceu com a Associação de Barqueiros que realizam a travessia do Povoado do Rodeadouro para as Ilhas. Os relatos e demandas servirão como base para aprimorar o serviço prestado anualmente na Operação Verão. ..

Prefeito Genário Rabelo participa do lançamento do Ourocard Cidades em Canudos

Reforçando a parceria entre o município e o Banco do Brasil, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, participou, sexta-feira (17), do lançamento do Ourocard Cidades: uma solução que oferece vantagens para quem usa, para quem vende e para quem vive no município. Canudos foi escolhida como uma das primeiras cidades do Brasil para ter um cartão estampado com uma imagem que caracteriza a cidade.

No país, apenas 22 municípios estão sendo contemplados. Para o Prefeito, Genário Rabelo, a iniciativa possibilita mais desenvolvimento. "Ao usar o cartão, o cidadão não só divulga a cidade, mas contribui com Canudos fazendo a economia girar. Isso fortalece nossa economia e fortalece também os empresários, comerciantes e população, pois uma economia forte significa mais emprego e renda", disse...

Uauá: Prefeito Lindomar Dantas assina decreto que libera captação da água do Rodeadouro, exceto para o consumo humano

O prefeito de Uauá Lindomar Dantas assinou nesta sexta-feira (10), o decreto de número 727/2017 que libera a captação da água do açude do Rodeadouro para ser usada em atividades que não envolvam o consumo humano. A decisão foi discutida após audiência pública realizada no fim do mês de outubro e validada oficialmente após o governo municipal receber as declarações da Câmara de Vereadores, entidades, associações e conselhos aprovando a decisão.

Para que houvesse a liberação do reservatório, o Governo Lindomar Dantas tomou algumas medidas para controle e fiscalização, visando preservar a saúde da população. De acordo com o decreto, os proprietários de caminhões-pipa precisarão realizar um cadastro dos veículos, assinar um termo de responsabilidade e usar um adesivo informando que a água é inapropriada para o consumo humano. Além disso, os motoristas deverão informar na portaria da barragem, antes do abastecimento, qual o destino da água e quem será a pessoa responsável na sua recepção, não podendo ser armazenada em cisterna usada para o consumo humano...

A luta de Niéde Guidon para preservar o maior tesouro arqueológico brasileiro

Na porta do inferno d’A Divina Comédia, de Dante Alighieri, está o aviso tenebroso: “Deixai toda a esperança, vós que entrais”. Em um lugar quase tão quente, a cidade de São Raimundo Nonato, a 521 quilômetros ao sul de Teresina, Piauí, a mesma frase em italiano, esculpida no portão de madeira, dá as boas-vindas a quem chega à casa da arqueóloga franco-brasileira Niéde Guidon. Segundo ela, a escolha dos dizeres, ali pintados com tinta vermelha, se deu por afinidade literária, apenas. Mas quem conhece Niéde, braba que só, sabe bem: pode ser também um recado aos visitantes indesejados ou, pior dos mundos, desesperança mesmo.

Niéde está cansada de lutar. Guardiã do maior tesouro arqueológico brasileiro, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, com seus registros da vida do homem pré-histórico, ela pensa em se aposentar. E isso pode ser um tremendo problema, já que Niéde não preparou um sucessor. Aos 84 anos, cabelos curtos e brancos, a arqueóloga tem o ar cansado de uma combatente experiente. É uma senhora que se move com dificuldade, mas que ainda preserva a fala firme. Nasceu em Jaú, interior de São Paulo, filha de pai francês e mãe brasileira...

Arara-azul-de-lear resgatada pelo Cemafauna é encaminhada a criadouro científico indicado pelo Cemave

No início desse mês, uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga foi solicitada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar resgate de um indivíduo da espécie arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) em Euclides da Cunha, Bahia.

A ave foi avistada numa área aberta de Euclides da Cunha sem conseguir voar. O Cemave foi acionado pela população local; o animal foi resgatado e levado até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde passou por exames clínicos e visualizou-se um aumento de volume da articulação na asa direita, no entanto, sem ferimentos. No dia 10, a arara foi encaminhada ao criadouro científico Fazenda Cachoeira (uma instituição indicada pelo Cemave), responsável pela conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las à natureza.  ..

Festa dos Vaqueiros valoriza a cultura da sanfona e do couro

Nos próximos dias 29 e 30, Juazeiro se transforma na capital do vaqueiro, com a realização da 6ª edição da Festa dos Vaqueiros. A estimativa é de que 300 vaqueiros participem da festa que é promovida pela Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (Fevaba), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

O Superintendente de Eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Município, Josenaldo Cícero (Naldinho do Kidé), um dos responsáveis pela organização do evento, lembra que “essa confraternização faz parte da cultura de Juazeiro e é contada desde o momento em que o índio e o vaqueiro encontram a imagem de Nossa Senhora das Grotas. O vaqueiro integra a nossa paisagem e escreve a nossa história trazendo a zona rural para os limites da cidade”...

Pernambuco incentiva programa de Regionalização do Turismo

Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.
 
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. 

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.
 
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
 ..