Foram encontrados 375 registros para a palavra: luta

Petrolina adere a mais uma vez a Campanha Mundial de Luta contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde durante todo o mês de dezembro realizará ações voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV. Para marcar o início da campanha Mundial de Luta contra a AIDS, no dia 01 de dezembro, entre 8h e 12h, stands serão montados na Praça do Bambuzinho, área central da cidade, onde serão disponibilizados testes rápidos para triagem da AIDS. Além disso, vão ter doação de animais, massagens, glicemia e pressão, testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV, orientação da equipe de Hanseníase e Cerest.                         

Os casos positivos são acompanhados pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde.  “A campanha tem como objetivo acelerar a expansão do tratamento com a intenção de aumentar o número de pessoas que sabem que estão com o vírus, e que as mesmas tenham acesso gratuito ao tratamento antirretroviral”, explicou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves, lembrando que a Campanha é uma oportunidade para diagnosticar novos casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, a IST, para que o tratamento inicie de imediato e os resultados sejam eficazes...

Mãe luta para enterrar corpo de filha assassinada há dois anos em Juazeiro

Uma família de Juazeiro luta para enterrar o corpo de uma jovem que foi assassinada há dois anos e não foi liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade por causa do resultado do exame de DNA, que ainda não saiu. Segundo o DPT, o exame é complexo e sem prazo para conclusão da análise e divulgação do resultado.

Arlene Costa Borges foi morta pelo cunhado, em setembro de 2014. A jovem era garçonete e desapareceu depois de sair da lanchonete onde trabalhava. Quase dois meses depois, o corpo dela foi encontrado no bairro Sol Levante, em Juazeiro. O suspeito, Wellington da Cruz Bispo, está preso e confessou ter enforcado, estuprado, matado a marretadas e enterrado o corpo de Arlene no banheiro de uma casa em construção...

Lídice critica anúncio e promete lutar por reversão de fechamento de agências do Banco do Brasil na Bahia

A senadora Lídice da Mata criticou o fechamento de 31 agências do Banco do Brasil na Bahia. Em discurso no plenário do Senado, nesta segunda-feira (21), a parlamentar baiana afirmou que o BB não é uma instituição monetária convencional, mas um organismo que tem compromissos e obrigações com o povo brasileiro. 

"O governo está propondo na Bahia retirar agências de lugares que precisam muito de bancos.  Não há porque fazer esse movimento de querer aumentar a lucratividade do BB. Vou lutar para manter essas agências abertas, pois elas contribuem para a economia da Bahia. Sou filha de funcionário do Banco do Brasil e estou assistindo um ato que meu pai sempre temeu", lamentou. ..

Galo: "Não tem jeito, a não ser a luta política nas ruas"

Os temas "Previdência Social, Direito dos Trabalhadores, Combate ao Trabalho Escravo (PLS 432/13), PEC 241/2016, Combate às Desigualdades e Preconceitos e Defesa da Democracia" foram discutidos em audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia e do Senado, na tarde da última nesta sexta-feira (18/11), no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. 

O senador Paulo Paim (PT/RS) apresentou o panorama dos projetos que tramitam no Senado e que, em sua opinião, "representam grandes retrocessos sociais e trabalhistas, a exemplo do PLS 432/13, que deixa de prever o "trabalho degradante" e a jornada exaustiva como hipóteses de trabalho escravo, a terceirização nas atividades meio e a reforma da previdência"...

Artigo - A Disputa pela Hegemonia da Opinião Pública, o Poder da Comunicação e a Luta pelo Poder Geral!

A busca da formatação do pensamento político, econômico, social, querendo conquistar a hegemonia da opinião pública, do colegiado de pessoas, votantes ou não, e o controle do Poder Institucional, envolve há mais de um tipo de interesse social, e, opostos conjuntos de ideias: a ideia do desenvolvimento econômico, financeiro; versos a ideia do desenvolvimento humano e social... Como cada ideologia antagônica representam às suas respectivas ideias, os dois modelos das ideologias opostas (...), representam, cientificamente, as suas classes sociais (...)!

A Comunicação, no sentido amplo da expressão, tem um enorme poder, de dimensão incalculável, a depender da estrutura física, do ambiente social e do caráter de quem a controla... No final do Século XX, especialista disse que no Século 21 que quem melhor detivesse o controle dos meios de comunicação, exerceria maior Poder Político, Econômico, Institucional. Não estava adivinhando, apenas tinha conhecimento de causa!..

ALBA: Sessão especial tem críticas a Temer e apoio a estudantes que lutam contra PEC 241

Durante a entrega do título de cidadã baiana a professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Guiomar Inez Germani, na sexta-feira (21), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), elogiou os estudantes do ensino médio e superior que estão mobilizados contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio, propostas pelo governo Michel Temer (PMDB).

De acordo com Galo, a sociedade precisa se juntar aos estudantes "na luta contra a PEC assassina, contra a PEC que trará a morte da esperança, de direitos e contra as medidas que mudam o sistema de ensino com a retirada da filosofia, sociologia, das artes, da educação física". O petista questionou na solenidade se o destino do Brasil é "ser quintal dos Estados Unidos e ser escravo do neoliberalismo" e apontou que "os fatos  mostram que eles (a oposição) queriam, na verdade, não era tirar o PT ou Dilma do poder, mas era acabar com os direitos trabalhistas, as conquistas sociais, retomar as privatizações, entregar nossas principais riquezas, como o pré-sal, enfim, fazer o desmonte do estado brasileiro". Especialista em desenvolvimento urbano e agrário, a professora Guiomar Inez também criticou as medidas do governo Temer, como a venda de terras a estrangeiros. "A reforma agrária, nesse cenário de golpe, acaba, assim como todas as conquistas populares. O poder popular tem que retomar os rumos do nosso país, e acho exemplar, nesse sentido, as ocupações e mobilizações feitas pelos estudantes. Só aí está à esperança de construir uma sociedade diferente", endossou à homenageada, que vive na Bahia há mais de 20 anos desenvolvendo trabalhos junto às Comunidades de Fundo e Fechos de Pasto, Comunidades Negras Rurais e Quilombolas e Comunidades de Pescadores Artesanais pelo projeto Integrado de Pesquisa "A Geografia dos Assentamentos na Área Rural" (Projeto GeografAR). ..

Frente de Luta Univasf: Veja a carta de apresentação do grupo de estudantes

A "Frente de Luta Univasf" insurge da necessidade de um pólo catalizador das demandas dos estudantes, no que cerne a luta conjunta destes contra os desmandos do Capital e o sucateamento da máquina pública, em específico a precarização da Universidade. Tendo em vista a degeneração da atual gestão do DCE/Resistência/Levante Popular da Juventude, que aliena os estudantes da participação política no âmbito universitário e que usa de conchaves com a Reitoria para o aparelhamento da gestão, se faz necessário pensar não só uma organização que aja de maneira paralela ao DCE, mas acima de tudo, que trace de forma democrática e descentralizada com os demais estudantes um plano de ação combativo que associe as pautas do âmbito universitário em um plano mais geral, a luta dos tralhadores(as) que são personagens fundantes da riqueza desse modelo de sociedade, através da exploração pelo trabalho. É nesse sentido que colocar o atual gestor do Estado Burguês, o presidente golpista Michel Temer, como nosso principal inimigo, se torna fator primordial. As principais medidas de ataque aos direitos (PEC 241, o Escola sem partido e a MP 746/2016), apesar da gravidade, são apenas "ensaios" para a enxurrada de retrocessos que estão por vir, retrocessos esses que já vinham sendo postos em prática pelos governos petistas.

A "Frente de Luta Univasf" faz uma análise crítica da realidade muito mais avançada que o DCE, compreendendo a Universidade como internalizadora dos dinamismos da sociedade de classe, e não como um corpo que paira sobre esta. Sendo assim, entender a ofensiva aos direitos historicamente conquistados e colocar como ponto de pauta unicamente especificidades que só dizem respeito a Universidade como fez o DCE, é uma ação equivocada que atenta ao interesse, inclusive, dos estudantes da UNIVASF. E este é ponto central da nossa oposição a atual gestão do DCE, ela nunca se importou, de fato, com o que conclamavam os estudantes. Portanto, partimos da compreensão que é preciso, nesse momento, direcionar nossas ações a reconstituição do Movimento Grevista, reformulando-o afim de descentralizar a forma de participação política dos estudantes de todos os campi, além associar a luta dos estudantes da UNIVASF à luta dos estudantes das demais Universidades, assim como a luta dos trabalhadores, em um plano mais geral...

HOMENAGEM: 515 ANOS DE VIDA E LUTA DO NOSSO AMIGO VELHO CHICO.

A professora, bióloga e gestora ambiental Josefa Galdino escreveu pela primeira vez ao Blog do Geraldo José com objetivo de prestar uma homenagem ao rio São Francisco, que ontem 04 de outubro, a região comemorou 515 anos do seu descobrimento. Trata-se de uma linda homenagem pelo acolhimento que o Velho Chico oferta notadamente aos “forasteiros”.

Clique AQUI..

NO ESTILO: DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É CELEBRADO COM DESFILE DE MODA NO JUÁ GARDEN SHOPPING

“Sinto-me um ser humano mais valorizado”. É com esta frase que José Wilson de Souza descreve o sentimento de ser um dos modelos a participar do desfile especial em homenagem ao Dia da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Juá Garden Shopping.  A estreia dele nas passarelas acontece nesta quarta-feira, 21, e dentro da programação do 1º “Moda Garden”, um grande desfile que vai apresentar as tendências da moda da coleção Primavera-Verão.

José Wilson teve poliomielite quando tinha dois anos de idade. Hoje, aos 40, é um exemplo de superação e de que não há nada que impossibilite as pessoas a alcançarem seus objetivos. Ele trabalha como Assistente Social, estuda e tem como paixão pilotar motocicleta. No dia do desfile, José Wilson estará ao lado de mais 17 amigos, entre eles cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, portadores de próteses e pessoas com síndrome de down que vão abrilhantar o “Moda Garden”...

Juazeiro realiza ações em alusão a Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência Física

Durante a semana de comemoração da luta pelos direitos da pessoa com deficiência física, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) realizará ações em alusão a data. No dia 21 de setembro acontece o III Seminário do BPC (Benefício de Proteção Continuada) na Escola que terá como tema "A pessoa com deficiência a qualificação e o mundo do trabalho".

O evento será realizado às 18h, na quadra da Universidade Anhanguera, em Juazeiro e contará com apresentação artística e as palestras: 'Avanços do BPV no município de Juazeiro' e 'A pessoa com deficiência, a qualificação e o mundo do trabalho', além de debates e experiências no mundo do trabalho.  ..

Centro POP promove ações em comemoração a Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Em parceria com a Prefeitura de Petrolina, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua vai promover nesta semana ações de conscientização social e mobilização no município. As atividades serão realizadas em celebração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em todo o Brasil no dia 19 de agosto com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população, que ainda sofre todos os dias com o preconceito e a violência.

Visando a necessidade de uma intervenção, o Centro POP promove nesta quinta-feira, 18, das 08 às 12 da manhã na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina, uma ação socioassistencial de sensibilização ao tema, abordando a realidade do município e as atividades realizadas pelo Centro para melhor atender ao público-alvo. Já na sexta-feira, 19, será oferecido um café da manhã para a população em situação de rua na sede do Centro POP, localizado na Rua Luiz Rodrigues de Araújo, 161, Parque Bandeirante...

Brasil lutará por ouro no futebol masculino

Não houve luta do rochedo com o mar. Um gol de Neymar aos 14 segundos de jogo abriu caminho para a seleção olímpica golear Honduras por 6 a 0 e fazer os corações dos torcedores brasileiros explodirem de felicidade  nesta quarta-feira no Maracanã, que recebeu 52.457 pessoas. O camisa 10 foi o dono da festa, o rei no meio de uma gente tão modesta. Comandou o triunfo que garantiu ao Brasil mais uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No próximo sábado, acontecerá a decisão do ouro. Como será o amanhã? Responda quem puder, mas sonhar não custa nada, e o sonho do título inédito nunca foi tão real.  ..

Dia 16: CUT e movimentos sociais lutam em defesa do emprego e retirada de direitos

A CUT de Pernambuco e demais organizações sindicais e sociais promoverão nesta terça-feira, 16 de agosto, um Dia Nacional de Mobilização, para barrar retrocessos em conquistas trabalhistas e sociais.

Um dos maiores desafios do movimento sindical brasileiro hoje é defender os direitos da classe trabalhadora, que estão sendo atacados pelo Congresso Nacional e pelo Governo Temer, e impedir que milhares de trabalhadores sejam demitidos e jogados no "olho da rua"...

Valmir diz a Lula que MST nunca perderá a disposição de lutar pela democracia

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nunca perderá a disposição de lutar pela democracia no Brasil. A fala foi dita durante a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assentamento Lulão, em Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (3). O ato político mexeu com a rotina das mais de 750 famílias e, tanto o movimento como as lideranças políticas presentes voltaram a defender a presidente Dilma Rousseff, a democracia e o desenvolvimento social e econômico das famílias assentadas. Ao se referir ao ex-presidente, Assunção disse que as ações contra o afastamento definitivo de Dilma seguem por todos os estados e, mais que isso, "as pessoas estão reconhecendo como age o governo golpista".

"Mas hoje só tenho que agradecer, porque todos os dias Lula nos mostra que a direita brasileira pode nos cercar, pode criticar, mas não vai nos tirar consciência daquilo que vivemos. Eles não vão tirar nossa disposição de luta. Então, em um momento como esse, nós do MST temos que agradecer. Porque isso nos ensina e, independente das adversidades que aconteçam, e que já aconteceram em outros momentos, vamos superar e vencer", destaca. Valmir ainda faz alusão a uma faixa do MST que caracteriza a sensação das famílias pobres deste país: 'Seja bem-vindo de volta ao assentamento Lulão'. "Essa faixa é também simbólica e poderia dizer seja bem-vindo à presidência da República em 2018", declara Assunção...

ESPAÇO DO LEITOR: CRIANÇA E ADOLESCENTES SÃO PRIORIDADES ABSOLUTA?

Nos governos atuais a ideia de criança ser prioridade absoluta parece que fica distante, um exemplo claro disso é o governo de Juazeiro.

Domingo falando com uma conselheira próxima a mim, soube que apesar de terem passado por uma prova e uma eleição, os conselheiros tutelares de Juazeiro não tiveram uma única formação para assumirem suas funções como conselheiros no nosso município causando preocupação, uma vez que os conselheiros precisam tomar atitudes e decisões embasadas na legislação brasileira (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), obviamente por conta da não capacitação cria um ambiente favorável ao erro por falta de conhecimento técnico na área...

Gonzaga Patriota luta para transformar o PL de interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco em realidade

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem se movimentado bastante em Brasília em busca de tornar o seu Projeto de Lei (PL 6569/13) de interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco uma realidade. Nesta terça-feira (07), o parlamentar se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, para tratar sobre o referido projeto.

Um dos grandes receios do deputado é que as providências em prol do rio São Francisco cheguem tarde demais, por isso, o socialista pede agilidade na implantação da transposição do rio Tocantins com o nosso Velho Chico...

Artigo - A luta de classe e a representação politica

 
Durante a mobilização paredista dos policiais e bombeiros militares baianos no ano de 2001, vivemos na pele a falta de representantes políticos. Foi um momento muito importante para toda classe, porém muitos foram duramente punidos. Quando não demitia sumariamente, o comandante geral a serviço do governo destilava o seu ódio contra as praças, muitos foram transferidos para os lugares mais distantes do estado. Uma forma cruel e desumana de tratar quem simplesmente lutava pelos os seus direitos.
 
As últimas eleições para deputado estadual e federal um fenômeno claro: cada vez mais policiais são eleitos para as assembleias legislativas nos estados e para a Câmara Federal. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, iniciaram o mandato em 2015 cerca de 15 deputados estaduais e 40 estaduais são policiais, que de algum modo atuaram discutindo polícia e segurança pública. É um sinal claro de que há uma mobilização entre os integrantes da categoria visando defender seus interesses.
 
Durante o processo de elaboração da atual carta política do país e no período que antecedeu às suas primeiras emendas, em 1993, as Policias Militares e os Corpos de Bombeiros tiveram seus interesses seriamente ameaçados, o que deu origem ao início de movimentos em defesas dessas instituições.  Nesse contexto surge varias associações em defesa dos policiais e bombeiros militares. Nessas ações ficou evidenciada a necessidade dessas instituições contarem com representações políticas nas casas legislativas de todos os níveis.
 
Com o passar do tempo, essa necessidade foi percebida pelos dirigentes das Associações representativas de classe dessas corporações, e absorvida também pelo espírito de cidadania dos policiais e bombeiros militares, que teve um grande impulso com o advento da Constituição atual. Levadas por esse sentimento, as Associações de policiais foram se articulando e criando entidades nacionais, na busca de criação de meios de pressão política na luta em defesa dos seus interesses.
 
Dessa forma, teve início um processo de politização desses profissionais e uma busca cada vez maior pela ocupação de espaços políticos nas esferas Municipal, Estadual e Nacional. Nas eleições realizadas ao longo desse tempo, policiais, do serviço ativo e da reserva, foram eleitos para os Cargos de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, em todo país. 
 
Em grande parte das policiais brasileiras há um sentimento de abandono entre os policiais em relação as suas necessidades trabalhistas. Às vezes faltam condições básicas e segurança para as realizações das missões. 
 
Para entender que há uma luta de classes na polícia brasileira. Um exemplo bem simples: existe um grupo formado por pessoas do alto escalão das policias (oficiais e delegados) com o lobby muito bem articulado no congresso e que não tem o menor interesse nos avanços da segurança pública. Esse grupo necessita desse lobby para garantir a manutenção de poder dentro do sistema atual, visto que para superar as contradições apresentadas por esse modelo vigente, é necessário que se mude as estruturas de poder dentro das corporações.
 
Existe um abismo salarial entre os cargos ocupados pelos oficiais e os ocupados pelas praças. Isso se dar pela ausência de um plano de carreira para as Praças, por isso defendemos a carreira única. Que o ingresso na corporação seja através do posto de soldado e ao longo do tempo sendo promovido ao último posto, que é o de coronel, habilitado para comandar a corporação. 
 
Por fim, somente através da representação politica, com escolhas bem definidas dos seus representantes, com discussões e organização politica, os policiais e bombeiros militares, assim como outras classes sociais e profissionais terão vez e voz nas decisões das politicas públicas.
 
Enio Silva da Costa
Sgt BM e Diretor da ASPRA/Juazeiro
..

Caps de Juazeiro realiza atividade no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial foi celebrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, através da Rede Municipal de Saúde Mental, na quarta-feira (18), com diversas atividades na Praça da Misericórdia.  Com o tema 'Caps na Praça', profissionais da Saúde Mental, pacientes, familiares e representantes da comunidade em geral participaram da ação.

Na programação, oficinas, exposição de cartazes, pintura e dança, além de um lanche coletivo. Eneas Sampaio é paciente da unidade desde 2009 e adorou participar das atividades. "Foi uma manhã muito boa. Gosto muito do atendimento do CAPS e estou muito feliz com o tratamento", disse...

MORRE O ESTADO DE DIREITO, NASCE O ESTADO DA DIREITA. A LUTA CONTRA CORRUPÇÃO ACABOU! OS CORRUPTOS VENCERAM...

Gilberto Santana

É perfeitamente compreensível que uma criança tema a escuridão. O que é difícil de aceitar são adultos com medo da luz. Quando isso acontece, prevalecem as trevas... Estamos entrando num cenário de trevas em que a luz foi ignorada, e assim, morreu pelas mãos limpas dos bandidos da lava jato, o Estado Democrático de Direito. Resultado de uma operação paradoxal onde os próprios criminosos combatem o crime, uma campanha dos corruptos contra a corrupção. Um terço do Ministério anunciado pelo traidor e golpista Michel Temer, ele próprio e mais sete ministros são indiciados na operação lava jato. Temer é o primeiro presidente ficha suja da história, está inelegível pelos próximos oito anos...

Marcos Palmeira: “Quem vai à luta por Remanso? ”

Enquanto políticos antigos estão de bar em bar, distribuindo abraços e promessas, Marcos Palmeira, nestes quatro anos, em silêncio, buscou melhorias para a vida do povo de Remanso. Nesta segunda-feira, 09/05, mais uma vez, esteve na sede da CODEVASF em Juazeiro para acompanhar o andamento das obras que conseguiu através de emendas parlamentares do Deputado Daniel Almeida (PC do B).

Saiu satisfeito da visita: “Temos três poços licitados e com ordem de serviço. Um para o Barreiro do Sinva, outro para a Fazenda Santo Antônio no Espinheiro e o terceiro para a Lagoa dos Caibos, no Sítio Rancho Alegre. A empresa é a DAMCOM e as obras começam imediatamente”...