Foram encontrados 1158 registros para a palavra: estudante

Enade 2022 será aplicado neste domingo (27)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) marcou para este domingo (27) a aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

O Enade 2022 avaliará os estudantes concludentes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano três do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições ficaram abertas entre 6 de julho e 31 de agosto, ficando a cargo dos coordenadores a efetivação. Além de fazer a prova, o participantes terão que responder ao Questionário do Estudante. ..

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, estudantes da Univasf promovem ação social e de saúde no bairro Tabuleiro

A comunidade do bairro Tabuleiro, em Juazeiro, recebeu esta semana a ação “Mais Saúde”, que faz parte do projeto ‘Ludarte’, iniciativa dos estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). 

O evento foi realizado na Pracinha da Cultura Alan Cleber de Souza Dantas, antigo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Tabuleiro, e teve como público-alvo alunos de escolas públicas da comunidade. Os estudantes da Univasf apresentaram, de forma lúdica, temáticas relacionadas à saúde dos jovens...

Estudantes da rede estadual de Salvador e Juazeiro conquistam medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB)

A participação dos estudantes baianos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), realizados neste mês de novembro, no Rio de Janeiro, representou a conquista de 37 medalhas, sendo sete de ouro, 21 de prata e nove de bronze para a Bahia. Formada por 224 estudantes, a delegação baiana disputou premiações em diversas modalidades, a exemplo de atletismo, xadrez, handebol, vôlei de praia e wrestling, durante a competição que é considerada a maior do país e é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Nesta edição do JEB, foram medalhistas alunos dos colégios estaduais Naomar Alcântara e Abílio César Borges, de Salvador, além do Hildete Lomanto, no município de Juazeiro.

Os estudantes que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros conquistaram a vaga após participação nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB/SETRE), em diferentes etapas durante o ano. Um dos campeões dos jogos nacionais foi o estudante David Emanuel, 14, do 9º ano do Colégio Estadual Hildete Lomanto, no município de Juazeiro. Medalhista de ouro na série prata nos 80 metros rasos, ele também foi finalista na série prata nas provas de 150 metros rasos e no salto em distância, ficando em quarto lugar em ambos.
 
“Ter participado dos Jogos Escolares, no Rio de Janeiro, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Fiquei muito feliz por ter ganhado ouro. Agora, minha meta é continuar com esse esporte e me dedicar cada vez mais. Sou grato à comunidade do meu colégio, em especial ao professor Jorge Cruz, que, junto com minha família, me incentiva a continuar meu sonho”.
 
O professor Jorge Gonsalves Cruz comemorou o desempenho dos estudantes do Hildete Lomanto e falou sobre o apoio da Secretaria da Educação do Estado. “Eles tiveram uma participação bastante satisfatória e gostaria de parabenizar a SEC por nos proporcionar momentos importantes e pelo incentivo à prática esportiva nas mais diversas modalidades”. 
 
A premiação dos estudantes baianos foi comemorada também pela professora de Educação Física, Carla Thaís Sousa Lopes, de Juazeiro. “Os alunos trouxeram resultados excelentes nas competições, incentivando os jovens na prática esportiva educacional. Os atletas puderam vivenciar novos desafios e grandes conquistas”. 
 
Representando a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), Reginaldo Sacramento destacou a importância de as escolas incentivarem o esporte entre os estudantes. “A participação da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros vem na mesma linha de entendimento da nossa Federação e da Secretaria da Educação do Estado, em que o mais importante é a questão da participação, da interação e do conhecimento. Os resultados são importantes também, mas não são o primeiro objetivo. As meninas e os meninos da Bahia tiveram um comportamento exemplar, com compromisso para jogar. Importante dizer que a escola pública volta a compor a delegação baiana de forma maciça, principalmente do interior do Estado, que teve a maior participação em toda a história do esporte escolar. Agradecemos ao governo estadual pela parceria e à CBDE pelo incentivo e pela ação”.
 
Sobre o JEB 2022 – Com o objetivo de fomentar a prática de esporte como finalidade educativa, bem como contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas como ser social e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania, os Jogos Escolares Brasileiros contaram, este ano, com a participação de quase 8 mil pessoas, entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e estudantes-atletas de todo o país. Nesta edição, um detalhe especial foi a maior presença das meninas no evento, que contou com mais de 2.500 alunas. O JEB deste ano foi realizado em 17 modalidades: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade foi a inserção de modalidades demonstrativas, como o surfe, skate e o break dance...

Prefeitura de Juazeiro promove palestras educativas sobre modelos de segurança preventiva e convivência cidadã para estudantes da rede municipal de ensino

Destacando a importância da segurança pública e responsabilidade cidadã junto aos estudantes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com integração do Núcleo de Segurança Escolar, tem promovido palestras educativas sobre cidadania, segurança nas escolas, combate à violência e ao bullying, mediação de conflitos, entre outros temas.

A iniciativa busca oferecer segurança preventiva, a fim de garantir condições favoráveis para a manutenção da cultura de paz, além de atuar como ação socioeducativa, promovendo atividades lúdicas, palestras, brincadeiras e a construção de medidas de enfrentamento à violência, vandalismo e uso de álcool e drogas, a fim de criar espaços de debates como forma de prevenção, e da busca de soluções conjuntas diante de situações que comprometam a segurança do ambiente escolar...

Estudante de Petrolina conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros e garante vaga no Mundial

Petrolina, mais uma vez, foi destaque em uma competição nacional de xadrez.  Depois de três dias de disputa nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), no Rio de Janeiro, a estudante da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Maria Clara Pryston, conquistou medalha de bronze na categoria mirim, garantindo vaga para o mundial, que será realizado em 2023, com local e data ainda não definidos. 

A estudante tem uma coletânea de vitórias: além desses resultados, a fera no xadrez é destaque em competições regionais e estaduais, campeã sub-10 do Nordeste e de Pernambuco, já disputou diversos campeonatos amadores e profissionais em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Paraíba. Com muito orgulho, os pais guardam em casa as dezenas de troféus e medalhas conquistadas nessa trajetória. "Acredito que a experiência de competir nos JEB's agrega muito. Estou feliz, não apenas pela medalha, mas também pela experiência que estou ganhando e por poder ficar melhor no esporte", afirmou Maria Clara...

Transporte Público: "Poucos ônibus. Sempre que chega período das férias é um tormento para os estudantes"

Estudante volta a reclamar de horário transporte público que faz linha Juazeiro a Petrolina, via faculdades. Confira.

Sou estudante Petrolina, e gostaria de fazer uma "denúncia", na verdade uma insatisfação com a empresa de transportes Joafra. Que sempre que chega período das férias é um tormento para os estudantes que residem em juazeiro, pois ficamos à mercê dos caprichos dos mesmos...

Enem: estudantes da Bahia e Pernambuco se preparam com a Mega Revisão UniFTC

Na véspera para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estudantes de diversas cidades da Bahia e Pernambuco puderam comparecer à maior revisão para a prova dos estados, a Mega Revisão Enem UniFTC.

A caravana do conhecimento encerrou nesta quinta-feira (10) em Salvador. Antes, milhares de estudantes puderam participar na cidade pernambucana de Petrolina e nas baianas Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Ao total, 16.614 pessoas se inscreveram para o evento...

DORMENTES GARANTE ÔNIBUS GRATUITO PARA ESTUDANTES QUE VÃO FAZER O ENEM

A Prefeitura de Dormentes vai disponibilizar ônibus gratuito para os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste e no próximo domingo, 13 e 20 de novembro, respectivamente. O transporte sai às 10h do distrito de Lagoas e às 11h na Praça Central, na sede do município. 

O objetivo é garantir o acesso rápido e seguro de todos os estudantes aos locais de prova que estão localizados no município vizinho, Afrânio. "Nos temos compromisso com a educação,  e o transporte gratuito contribui para que todos possam ir fazer o enem e retornem para casa com facilidade e segurança. Sabemos que esta é uma das provas mais importantes para os nossos jovens, por isso desde o início do ano viemos preparando os estudantes para o exame, através do cursinho gratuito 'Redação Enem: Escrevendo Conquistas' com aulas voltadas ao exame, ministradas com metodologia e professores do Bios Vestibulares e Concursos, estamos confiantes de que os inscritos vão ter excelente desempenho na prova", destacou a prefeita Josimara Cavalcanti...

Meia tonelada de lixo é retirada de praia na Bahia com apoio de mergulhadores e estudantes

Meia tonelada de resíduos foi retirada do mar, na última sexta-feira (11), na Praia de Mar Grande, na Ilha de Vera Cruz. A ação contou com a participação de estudantes de escolas públicas municipais, profissionais do serviço de limpeza pública e mergulhadores voluntários, além da ONG Pró-Mar, que está à frente de iniciativas de educação ambiental.

Entre os materiais encontrados estão garrafas, sapatos, copos, cordas e outros objetos que serão descartados corretamente. A ação foi organizada por uma marca de bebidas que, desde 2021, tem estimulado iniciativas de preservação da Baía de Todos-os-Santos...

FECIBA se consolida como espaço de protagonismo e criatividade dos estudantes do Cetep-Sertão do São Francisco

O potencial criativo e protagonista dos estudantes da rede estadual de ensino – representado por 270 projetos – se consolida na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), encerrada  quinta-feira (10), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas.

Da curiosidade em sala de aula à iniciação científica. Este é o caminho percorrido pelos estudantes e professores que se envolvem na iniciação científica e conquistam a oportunidade de apresentar os projetos na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada de terça a quinta-feira (8 a 10)...

Com apoio da Prefeitura, estudantes da rede pública de Juazeiro vão ao Rio de Janeiro e participam dos Jogos Escolares Brasileiros

Até o dia 14 de novembro acontecem os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2022, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e estudantes da rede pública de Juazeiro estão participando do evento que representa a etapa máxima das competições estudantis no país, que reúnem  mais de 5 mil estudantes-atletas, dos 27 estados da federação. Juazeiro está representada nas modalidades de xadrez, handebol e atletismo, com o apoio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que ofereceu todo suporte de informações e assistência aos atletas, gestores, professores e comissão técnica envolvidos.
 
Representando o município, estão participando estudantes da categoria mirim (12 a 14 anos), de naipes masculino e feminino, desde modalidades individuais a coletivas, das redes municipal e estadual.  Na rede municipal de ensino participam alunos das escolas municipais de Pontal, Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva, Helena Celestino e Dois de Julho. Já na estadual, os colégios Hildete Lomanto, Rotary e Rui Barbosa. Ao todo, 34 estudantes participam das competições.
 
"A Seduc, através da Diretoria de Juventude e Esporte Educacional, apoiou toda a logística de informações aos atletas, intermediando documentação, dados de todas as escolas, independente de sua rede de ensino, além do patrocínio dos uniformes. O município valoriza o esporte educacional e colabora para que a participação dos estudantes aconteça de forma efetiva no esporte, independente da rede de ensino, e em parceria também com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-10)", explicou a professora de Educação Física da Seduc, que acompanha a programação, Carla Thais Sousa Lopes.
 
JEBs-Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estimulam o esporte e a sua democratização no país, e também funcionam como seletiva para o campeonato Sul-Americano, que ocorrerá ao final deste ano.

 ..

Iniciativa inédita da Prefeitura de Juazeiro leva oficina de formação de contadores de histórias para estudantes da rede municipal de ensino

Através de iniciativa inédita, oferecida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino, das Escolas de Tempo Integral Paulo VI, e Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, concluíram neste mês a participação no projeto "A arte de contar histórias para formação de contadores de histórias na escola". A entrega de certificados da primeira turma, que contou com 70 estudantes, ocorreu nesta última quarta-feira (09), na Escola Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, e na quinta-feira (10), na Escola Paulo VI.

Ao todo, foram realizados 10 encontros, incentivando a utilização da 'contação de histórias' como ferramenta de formação educacional, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, usando com intencionalidade, a leitura, música, dança, ludicidade e histórias interativas que trazem entusiasmo e dinamicidade para o processo de ensino-aprendizagem, atuando como aliadas no desenvolvimento linguístico, oral e comunicacional dos alunos...

Parceria entre creches e famílias potencializa o desenvolvimento infantil dos estudantes de Petrolina

Buscando promover o desenvolvimento infantil dos estudantes da Rede de Ensino, os Centros Municipais de Educação Infantil e unidades do Programa Nova Semente de Petrolina, investem de forma permanente na parceria com as famílias. O objetivo é que esta união garanta o suporte que a criança necessita para crescer de maneira adequada. Desta forma as 127 creches mantêm um diálogo constante e saudável com os pais, envolvendo toda a família na construção de uma rede de cuidados.

Esta aproximação possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo entre as instituições e responsáveis no processo educacional. A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que essa integração é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já as creches focam na educação e no crescimento integral do ser humano. Poliana ainda ressalta que entre as estratégias de aproximação com as famílias, as unidades promovem uma série de encontros durante o ano visando o fortalecimento de vínculos...

Rio São Francisco: Expedição Científica teve análise de peixes e água, pesquisas e orientações para estudantes 

Dando continuidade às atividades da V Expedição Científica do Baixo São Francisco, que tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e de outras empresas, entidades e instituições que apoiam a produção de ciência e educação, os pesquisadores embarcaram para a segunda cidade que está no roteiro de trabalho, Pão de Açúcar (AL).

Os 66 pesquisadores saíram logo cedo do município de Piranhas (AL) e percorreram o Rio São Francisco em meio às análises já iniciadas dos peixes, debates sobre as ações realizadas e programando as demais atividades...

Estudantes aprovam aulão promovido pela Prefeitura de Juazeiro e reforçam preparação para o Enem

O "Aulão Enem" realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu, neste sábado (5), estudantes de diversas unidades de ensino para reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. 

A iniciativa integra o programa municipal "Aprova Juazeiro", que disponibiliza vagas gratuitas em cursos pré-vestibulares da cidade, foi realizada no auditório da Seduc e contou com a participação dos professores dos cursos credenciados ao programa, Bios e Top de Linha...

Estudante da Rede Estadual participar do FLICA em Salvador 

Brenda Cecília é estudante do 2 ano do CODEFAS e é a única representante do  Território de identidade a participar. A UNESCO tem desenvolvido ao longo desse ano para líderes jovem stem 2030. A palavra STEM é uma sigla para Ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A UNESCO desenvolve essa ação educacional na ideia de promover lideranças que consigam ajudar a alcançar as metas 2030 onde entre essas metas está a maior integração das mulheres na ciência pq é um espaço que lhes é negado por várias questões como familiares e sociais.
Nessa iniciativa os alunos fazem o curso durante todo o ano em 5 etapas.

A etapa vivenciada agora é a etapa presencial onde os estudantes construíram um manifesto levantando as questões vistas no curso propondo melhorias não só para o Brasil mas para o mundo. A última etapa será uma ação desenvolvida pela estudante na escola visando a promoção da inclusão da mulher na ciência. O encontro acontece durante o FLICA - Feira literária de Cachoeira...

Sisu 2023 e ingresso em cursos de graduação da Univasf são tema de evento para estudantes

Para disseminar informações sobre os cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) irá realizar o I Colóquio Univasf em Foco. Com o tema “O Sisu e seus desdobramentos para ingresso nos cursos de graduação da Univasf”, o evento acontecerá no período de 7 a 10 de novembro, em alguns campi da Universidade.

O I Colóquio Univasf em Foco é gratuito e direcionado especialmente a estudantes do ensino médio e pessoas interessadas em ingressar nos cursos presenciais ofertados pela Instituição. Os interessados devem encaminhar um e-mail para [email protected] confirmando a participação no colóquio...

Partiu Estágio convoca 1.409 estudantes universitários na Bahia

O Programa Partiu Estágio divulga nesta sexta-feira (21) a segunda convocação do Edital 002/2022, com chamamento de 1.409 estudantes universitários para a entrega da documentação. O grupo deve se apresentar no órgão indicado de 31 de outubro a 17 de novembro. A convocação será enviada por e-mail, para o endereço informado no momento da inscrição. A lista completa dos selecionados poderá ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb), no endereço www.saeb.ba.gov.br.

O e-mail de convocação trará todas as informações necessárias, como prazo, forma de apresentação e horário de atendimento, além da lista de documentos exigidos em edital, endereço e telefone do local de estágio. É importante que o universitário mantenha contato com o órgão indicado para obter orientações complementares para a apresentação. Além do e-mail de convocação, o Estado realiza notificação via SMS e ligação telefônica...

Juazeiro recebe visita de representantes do Governo Federal para detalhar programa que fornece chip com internet grátis para estudantes

Juazeiro recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do gerente do Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, Hugo Monteiro e, da representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério da Educação (MEC), Bianca Andrade. A vinda ao município teve como objetivo esclarecer sobre o programa que fornece chip com internet grátis para estudantes. Acompanhados da assessora técnica da Secretaria de Educação e Juventude, Isabel Cristina Rosa, eles participaram de uma visita à Escola Dom Avelar Brandão, no João Paulo II, primeira unidade de ensino da cidade onde o programa será desenvolvido em formato piloto, disponibilizando chips para os alunos do 4° ao 9°. 

Na ocasião, o gerente destacou a importância da ação e como irá ocorrer seu funcionamento. "O programa é muito importante para os alunos complementarem seus estudos durante sua permanência fora do espaço físico da escola, dispondo de políticas públicas ofertadas através do acesso à internet de forma integral, tornando a informação disponível e acessível no auxílio da aprendizagem. O programa é exclusivo para estudantes que pertencem a famílias inscritas e atualizadas no CadÚnico, sendo exigido o número do NIS para efetivação da solicitação do benefício, assim, a gestora da escola estará habilitada para receber esses dados e realizar a solicitação do chip que beneficiará o aluno", explicou. ..

Escola de Idiomas inicia aulas gratuitas de novas línguas para estudantes e professores da rede municipal de ensino de Juazeiro

Aprender uma nova língua é essencial para o desenvolvimento social e profissional dos estudantes, e criar políticas públicas que fomentem o acesso democrático a cursos gratuitos de idiomas é um dos objetivos da Prefeitura de Juazeiro. Nesta terça-feira (18), iniciaram as aulas da Escola de Idiomas, uma iniciativa pioneira da Secretaria de Educação  e Juventude (Seduc), que oferta cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes da rede municipal, matriculados entre o 4º e 9º ano, e  professores que atuam na rede.

Animado, o estudante Vitor Anderson Nunes de Andrade foi acompanhado pela mãe, Fabíola Nunes da Silva, que informou que já incentiva o filho a aprender uma nova língua. O estudante destacou o que motivou a participação em um curso de Inglês. "Eu quero aprender para quando crescer, poder viajar, e eu também acho o idioma muito bonito. O primeiro dia de aula foi muito bom, o professor é super legal", contou o estudante, que também ressaltou ter aprendido o alfabeto em uma nova língua...