Foram encontrados 822 registros para a palavra: MULHERES

Guarda Civil de Juazeiro leva ações do projeto 'Viva Luciana' para mulheres da Goiabeira nesta sexta

Incentivar o cuidado com a saúde é uma prioridade nesta gestão e as ações estão por toda parte, como pela Guarda Civil Municipal (GCM), que faz parte da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Através do projeto 'Viva Luciana', levará serviços gratuitos de saúde e bem-estar à população, em especial mulheres, da sede e interior.

Nesta sexta-feira (15), o projeto desembarca na comunidade da Goiabeira, no distrito do Salitre...

Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, medida prevista no Projeto de Lei 4968, de 2019, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Em publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (07), o presidente sancionou a criação de um Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual com uma “estratégia” para a “promoção da saúde e atenção à higiene feminina”...

Reitoria e Vice-Reitoria da UNEB serão ocupadas por mulheres pela primeira vez na história da instituição

A Reitoria e  Vice-Reitoria da UNEB serão ocupadas por mulheres pela primeira vez na história da instituição, as professoras Adriana Marmori e Dayse Lago foram eleitas pela comunidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ambas são ex-estudantes da Graduação e da Pós-Graduação.

Com 3.330 votos para a chapa (39,4%), todo o processo eleitoral foi realizado por mediação tecnológica, com suporte de empresa e auditoria externas e licitadas...

Bahia: Mais de cinco mil mulheres rurais começam a utilizar as cadernetas agroecológicas

Mais de cinco mil mulheres rurais agricultoras, assentadas de reforma agrária e de povos e comunidades tradicionais de toda a Bahia, estão recebendo treinamento para a utilização da Caderneta Agroecológica. A ferramenta metodológica, que permite à agricultora fazer a gestão de tudo o que é produzido na propriedade familiar, a partir das anotações do que é vendido, trocado, doado e consumido. 

A ação está sendo realizada via assistência técnica e extensão rural (Ater) do Governo do Estado, executada por meio de prestadoras de Ater contratadas via Chamada Pública da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).  ..

No Brasil, mulheres negras têm maior mortalidade por covid-19 que qualquer grupo

Mulheres negras morrem mais de covid-19 do que todos os outros grupos (mulheres brancas, homens brancos e negros) na base do mercado de trabalho, independentemente da ocupação, aponta pesquisa realizada pela Rede de Pesquisa Solidária e descrita em nota técnica lançada no último dia 20 de setembro. 

De acordo com o estudo, homens negros morrem mais por covid-19 do que homens brancos independentemente da ocupação, tanto no topo quanto na base do mercado de trabalho, enquanto mulheres brancas morrem menos por covid-19 que homens brancos nas profissões superiores, mas morrem mais nas ocupações da base do mercado de trabalho...

Setorial de Mulheres do PT por meio de nota informa os reais motivos da desfiliação de Paulo Henrique Galdino

O Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras (PT) de Juazeiro encaminhou nota à Rede GN informando os reais motivos que levaram o ex-presidente Paulo Henrique Galdino a pedir desfiliação do PT municipal. Confira:

Machistas não passarão!..

Associação de Mulheres produzem alimentos produzidos com a palma

Planta resistente ao calor e com enorme capacidade de armazenar água, a palma está se tornando, pelas mãos de mulheres empreendedoras do Vale do São Francisco, fonte de renda e matéria-prima para uma linha de produtos saudáveis e gourmet. 

Situada a 87 km do município de Curaçá, a Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado (Amafe) vem produzindo farinha, geleias e licor à base da cultura...

Para incentivar ações voltadas à saúde das mulheres, Guarda Civil de Juazeiro lança terceira edição do projeto 'Viva Luciana'

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, através da Guarda Civil Municipal (GCM) lançou na sexta-feira (24), a terceira edição do projeto 'Viva Luciana'.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Suzana Ramos, da diretora operacional da CSTT, Adonilde Martins, do inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos, parceiros da campanha, guardas e convidados. Além dos familiares da ex-guarda civil Maria Luciana de Aquino Costa, que dá nome ao projeto...

"Viva Luciana": Guarda Civil de Juazeiro lançará terceira edição de projeto que incentiva o cuidado com a saúde das mulheres

Incentivar mulheres a manter e cuidar de sua saúde e bem-estar são os principais objetivos do projeto "Viva Luciana", criado em 2019 pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro. E nesta sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), realizará o lançamento da sua terceira edição. 

Este ano, diante da pandemia da Covid-19,  o evento de abertura acontecerá na Câmara de Vereadores, às 15h, seguindo com todos os protocolos sanitários recomendados pelas organizações de saúde...

Publicações reforçam a importância de políticas públicas que garantam a participação social e renda para as mulheres

Duas grandes ações metodológicas do Governo do Estado, por meio do Projeto Pró-Semiárido, estão agora sistematizadas e podem inspirar outras ações de governos, empresas e sociedade civil organizada. São elas a metodologia da Caderneta Agroecológica e da Ciranda das Crianças.

As publicações foram escritas coletivamente pelas(os) técnicas(os) do projeto e os diversos parceiros do Pró-Semiárido junto às famílias agricultoras do Semiárido baiano. ..

Grupo de mulheres de Jacobina aposta na produção de doces, geleias e temperos para gerar renda

O grupo produtivo de mulheres Sabor Natural da Grota, da comunidade Barrocão de Cima, em Jacobina, iniciou a produção de banana chips, doces, geleias, temperos e polpas de frutas com matérias-primas da agricultura familiar, cultivadas nos quintais da comunidade.

A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, e tem como objetivo gerar renda para famílias. ..

Artigo - Qual o Destino das Mulheres Afegãs?

 

Acredito que todos nós assistimos assustados e estamos preocupados com a nova dominação e controle do território Afegão pelo conhecido Talibã...

Talibã adota tom moderado e promete paz e direitos às mulheres

O Talibã afegão anunciou, nesta terça-feira (17), que quer manter relações pacíficas com outros países e que respeitará os direitos das mulheres, nos moldes da lei islâmica. Feitos na primeira entrevista coletiva oficial desde a tomada inesperada da capital, os anúncios do Talibã foram escassos em detalhes, mas levam a crer em uma postura mais suave do que durante seu governo de 20 anos atrás, e chegaram no momento em que Estados Unidos e aliados ocidentais retiravam diplomatas e civis, um dia depois de cenas caóticas de afegãos lotando o aeroporto de Cabul.

Enquanto se apressam em partir, potências estrangeiras avaliam como reagir à situação no país desde que as forças afegãs se desfizeram, em questão de dias, de conquistas, e muitos preveem um esfacelamento provavelmente rápido dos direitos das mulheres...

Mulheres de Capim de Raiz, em Juazeiro, recebem orientações sobre amamentação

Dentro da programação do 'Agosto Dourado', a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde levou, nesta segunda-feira (16), orientações sobre aleitamento materno à comunidade de Capim de Raiz, na região do Salitre, zona rural do município.

Na ocasião, gestantes e lactantes aprenderam sobre os benefícios da amamentação para a saúde do bebê...

Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia

Em 483 cidades houve aumento de casos de violência contra a mulher durante a covid-19, que atingiu o Brasil em fevereiro de 2020. O número equivale a 20% dos 2.383 municípios ouvidos pela nova edição da pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a pandemia.

Em 269 (11,3%) municípios, houve elevação nas ocorrências de violência contra criança e adolescente, em 173 (7,3%) foram registrados mais episódios de agressão contra idosos, e em 71 (3%) contra pessoas com deficiência. Em outras 1.684 cidades (70,7%), as prefeituras não receberam mais denúncias de violência contra esses segmentos...

Mulheres rurais resgatam legado de Margarida Alves pelo combate à fome e à violência de gênero

O mês de Agosto é simbólico para as mulheres do campo, que se dedicam à vivenciar o dia 12, data de luta instituída desde o assassinato da líder sindical paraibana do município de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves, na luta por direitos e contra a opressão de usineiros. 

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as Margaridas não vão às ruas, mas devem beber na fonte do legado da sindicalista para, além de “celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, cobrar a sua efetivação no campo, a inserção da agricultura familiar na agenda de políticas públicas contra à fome e à agroecologia”, pontua a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais. 

Nesta sexta dia 13, às 15h, as Margaridas participam da audiência interativa “O combate à violência contra à mulher no campo”, debate organizado conjuntamente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Secretaria da Mulher.  ..

No aniversário da Lei Maria da Penha, prefeitura lembra ações protetivas que podem salvar mulheres

Marco do combate à violência contra as mulheres, a Lei Maria da Penha completa 15 anos neste dia 7 de agosto. E para lembrar a data, a Prefeitura de Petrolina realizou uma ação neste sábado (7) reforçando o trabalho das instituições de proteção às vítimas de violência doméstica. Durante panfletagem na área central da cidade, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos advertiram que a Lei Maria da Penha prevê que é obrigação de todos a missão de erradicar a violência doméstica.

A secretária executiva interina da Mulher, Adna Amorim, destaca que somente este ano 116 mulheres já acionaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM). "Cerca de 116 mulheres já nos acionaram este ano, contudo, o número de acompanhamentos é bem maior que isso. Nosso trabalho é acompanhar essas mulheres e auxiliá-las para que elas tenham aceso a todos os canais de proteção. Todas as nossas ações conjuntas são para garantir o cumprimento da lei pelos agressores e com o intuito de abolir a reincidência da violência", disse...

Agosto Branco: câncer de pulmão é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens e mulheres

Embora o tabagismo esteja relacionado a 85% dos casos de câncer de pulmão, conforme amplamente divulgado durante o 'Agosto Branco', mês de prevenção e combate a esta doença, ela nem sempre é causada pelo cigarro.

Agosto é o mês reservado para campanha e conscientização acerca do câncer de pulmão, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre as mulheres, a nível global...

15 anos da Lei Maria da Penha: por medo, mulheres não denunciam agressões, mas emitem sinais sobre a situação

Neste mês de agosto é comemorado 15 anos da criação da Lei Maria da Penha, que garante proteção e criação de políticas públicas para acolher e proteger mulheres vítimas de agressão. Contudo, a realidade no Brasil ainda é preocupante e os números de mulheres agredidas ou de subnotificações continuam alto, sobretudo durante a pandemia da Covid-19.

Um levantamento feito pelo DataFolha indicou que, durante a pandemia, caiu a violência na rua e aumentaram as agressões dentro de casa. A pesquisa aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. Além disso, as mulheres vítimas de violência no Brasil estão entre as que mais perderam renda e emprego na pandemia. Entre as mulheres que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência no último ano, 46,7% também perderam o emprego neste período...

Patrulha da Mulher de Petrolina acompanhou 306 mulheres vítimas de violência doméstica no primeiro semestre deste ano

A Patrulha da Mulher, serviço desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, acompanhou 306 mulheres no município no primeiro semestre deste ano e realizou 1.465 visitas domiciliares. De acordo com o balanço, não houve registro de feminicídio entre as mulheres assistidas pelo Programa.

A Patrulha também realizou 54 notificações de descumprimentos de medidas protetivas, 23 prisões dos agressores em flagrante delito e 127 atendimentos de emergência. As ocorrências foram registradas através do canal de atendimento da GCM...