Foram encontrados 34738 registros para a palavra: só

Artigo: Dominguinhos 75 anos: o mestre da sanfona e sons, das paixões e amores, do silêncio e da solidão

"Que saudade matadeira eu sinto no meu peito. Faço tudo para esquecer, mas não tem jeito."Este é um dos muitos versos que Dominguinhos cantou e tocou com sua sanfona, transformando-a em um instrumento da saudade, sentimento que persiste no coração de todos nós que convivemos com o cantor, compositor e instrumentista.

Hoje 12 de fevereiro se fisicamente estivesse entre nós Dominguinhos completaria 75 anos.

Hoje convidado que fui para participar de Programas de Rádio na região do Vale do São Francisco destaquei a genialidade, simplicidade, humildade do mestre Dominguinhos. Em especial a gratidão que o discípulo tinha por Luiz Gonzaga.

Destaquei dois filmes que fala sobre vida e obra de Dominguinhos: primeiro o documentário "O milagre de Santa Luzia" (2008), de Sergio Roizenblit, no qual o instrumentista viaja pelo Brasil para mostrar as diferentes formas regionais de se tocar sanfona e os principais sanfoneiros do país.

E aquele que mais me toca: O longa metragem webserie "+Dominghinhos". Neste filme é mostrado “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, seu refinamento musical, sua universalidade".

Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples.

Aos 6 anos, José Domingos de Morais, O Dominguinhos ganhou a primeira sanfona do pai, o mestre Chicão. Aos 8, já se apresentava com os irmãos, Morais e Valdomiro, em feiras livres e portas de hotel de Garanhuns-Pernambuco, onde nasceu em 12 fevereiro de 1941.

Dominguinhos foi nome dado por Luiz Gonzaga, com quem gravou, em 1957, Moça de Feira. “O menino chegou de um ambiente diferente e começou a viver num mundo glamourizado. Mas foi sempre na dele, sempre com esse jeitão sertanejo”, diz Gilberto Gil no primeiro episódio da web série +Dominguinhos.

A riqueza dessa história levou os músicos Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian a promover encontros entre o sanfoneiro e parceiros, antigos e jovens que tocam e contam histórias vividas nos palcos da vida.

Em uma delas, Giberto Gil lembra do tour do álbum Refazenda (1975), em que viajaram juntos mais de 20 mil quilômetros. Em certo momento, Dominguinhos pergunta: “Isso é reggae, é?”. Quando o amigo responde que sim, ele rebate: “Que reggae nada, isso aí é um xotezinho sem-vergonha”.

Dominguinhos conseguiu inovar a arte do mestre!

Antes de começar a luta contra o câncer que o submeteria a uma injustiça do destino vivida em um quarto do Hospital Sírio Libanês, convalescendo na dor física e da alma que sofria Dominguinhos recebeu uma equipe de jovens cineastas. Estavam ali para colocar a água do Rio São Francisco em uma garrafa. Ou, se fosse preciso, em duas.

Ao lado de Djavan, Dominguinhos chorou. Estava visivelmente abatido pela doença, mais magro do que em outras cenas, e parecia sentir as próprias notas em dobro. "Seu Domingos" tirou a água dos olhos e pediu a Djavan um favor com uma humildade de estraçalhar os técnicos do estúdio. "Se você tivesse trazido seu violão, eu ia pedir pra tocar uma música pra mim".

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

No documentário é o próprio músico quem narra sua história: o pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos.

Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seus olhos se enchiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai.

Momento de emoção no filme quando Dominguinhos chega ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir.

Levantou a cabeça, tirou o chapéu e chorou...

Por Ney Vital-Jornalista ..

JUAZEIRO TEM 396 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE

De acordo com o setor epidemiológico de Juazeiro, 396 casos de dengue foram confirmados até o momento no município, da Chikungunya em 2014 foram 8 casos confirmados e neste ano foram 17 (8 descartados e 9 em investigação), da Zika 30 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados.

No momento, são investigados pelo setor de vigilância Epidemiológica do município, 04 casos de microcefalia em bebês que nasceram na Maternidade Municipal de Juazeiro. Segundo a secretaria, ainda não há qualquer confirmação de que estes casos estejam relacionados com o zika vírus. No entanto, os bebês estão sob acompanhamento médico em razão da necessidade de confirmação da possível causa do quadro de microcefalia, cuja principal característica é o tamanho do crânio inferior ao tamanho considerado normal, que habitualmente é superior a 32 cm...

ARTIGO - DESABAFO: QUANTO CUSTA O SOFRIMENTO? QUEREMOS UMA SOLUÇÃO DO ASSASSINATO DA GAROTA BEATRIZ.

por Valterlino Pimentel

Por muitos dias, eu optei por permanecer calado. Talvez numa tentativa de obter uma resposta da polícia quanto a elucidação do crime bárbaro da garota Beatriz que repercutiu em todos Brasil, ou evitando que mais feridas fossem abertas, vivenciei e ainda vivo o inferno de diversas declarações absurdas de formadores de opinião que ao invés de confortarem a família, abrem mais feridas...

Direção da Escola Nossa Senhora Auxiliadora se pronuncia sobre o caso Beatriz

Na mobilização ocorrida na última quinta-feira (11), dia do aniversário da menina Beatriz Angélica Mota, que completaria 8 anos de idade, a mãe de Beatriz Lucia Mota (Lucinha) cobrou da escola  Nossa Senhora Auxiliadora contribuição nas investigações policiais e celeridade na conclusão do inquérito, para que os culpados sejam localizados e devidamente punidos.

Em contato com a direção da Escola, o administrador da unidade particular de ensino, Carlos André, citou que a escola está empenhada e prestando todos os esclarecimentos solicitados pelas autoridades policias. Por telefone e com exclusividade à reportagem do Programa Nossa Voz, Carlos disse que “o Colégio Auxiliadora Petrolina novamente se solidariza à família do caso Beatriz e informa que acompanha de perto a investigação do caso, e que vem apresentando todas as informações necessárias à polícia civil, que é o órgão competente para esclarecer o caso. Informa ainda que o colégio vem adotando várias medidas de segurança e investindo de maneira constante neste setor”..

NUMEL abre inscrição para cursos de línguas, libras e sistema braille

A Secretaria de Educação através do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL) oferece os cursos de INGLÊS, ESPANHOL, PORTUGUÊS, LIBRAS E SISTEMA BRAILE.

É pré-requisito para participar, estar cursando a partir do 6° ano do ensino fundamental. Para fazer a inscrição os documentos necessários são 1 foto 3x4; xerox do RG ou certidão de nascimento e declaração da escola (caso esteja estudando)...

Inscrições para programa da Microsoft encerram na próxima segunda-feira

Estudantes do Vale do São Francisco que não se inscreveram no programa Students to Business (S2B)têm uma nova oportunidade para participar das capacitações na categoria online: as inscrições foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (15).

Os interessados devem acessar a página eletrônica da Microsoft (www.microsoft.com) ou diretamente o link  http://www.microsoft.com/brasil/programas2b/ O S2B é destinado a alunos da área de Tecnologia da Informação (TI)...

MORADOR AGRADECE DESOBSTRUÇÃO DA REDE DE ESGOTOS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Nesta quinta-feira (11), o Blog divulgou reclamação do leitor Merles (veja aqui), morador do bairro Santo Antônio, sobre o entupimento da rede de esgotos desde o último sábado na rua Getúlio Vargas. No final da tarde o problema foi sanado e o munícipe retornou a este noticioso para agradecer. Confira:

Agradeço pelo alcance do blog. O entupimento da rede de esgoto da Rua Getúlio Vargas no Bairro Santo Antônio em Juazeiro BAHIA acaba de ser resolvido...

Estado e Forças Armadas fazem coletiva sobre ações de combate ao Aedes aegypti

O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).

Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador; da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.

Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado. ..

Emocionada, Lúcia Mota, mãe da garota Beatriz Angélica fala em manifesto. Veja o vídeo na íntegra

Durante o protesto pela morte da criança Beatriz Angélica Mota, nesta quinta-feira (11), a mãe da menina, Lúcia Mota, falou pela primeira vez, durante as manifestações, sobre a angústia da família diante a demora da conclusão do inquérito policial sobre o crime.

Emocionada, Lúcia pediu mais apoio da direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que, segundo a mãe de Beatriz, permaneceu em silêncio e distante das investigações.

Lúcia também revelou como tem sido os dias da família com a ausência de Beatriz e clamou as autoridades policiais, assim como ao Ministério Público Estadual de Pernambuco uma resposta para o crime...

Processo Seletivo IFBA 2016: resultado dos cursos subsequentes

Os candidatos que participaram do Processo Seletivo 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para os cursos técnicos nas formas subsequente, já podem consultar o resultado e o boletim de desempenho aqui


Para interposição de recursos ao resultado, o candidato deve entregar o formulário específico no setor de Protocolo do IFBA campus Juazeiro, nos dias 11 e 12 e fevereiro, das 8h às 12h.
 
As matrículas, para os candidatos selecionados para o ingresso no primeiro semestre de 2016, acontecerão de 15 a 17/02 das 08h às 17h no IFBA Campus Juazeiro.
 
Observação: A lista contempla candidatos aprovados para o 1º e 2º semestre. Havendo desistência de candidatos para o 1º semestre, os candidatos aprovados para o 2º semestre podem ser convocados para o preenchimento das vagas remanescentes da primeira entrada.

É importante que os futuros alunos do IFBA acompanhem o calendário de matrícula e providenciem a documentação necessária (disponível no edital).
..

Família de Beatriz e manifestantes pedem mais celeridade nas investigações policiais sobre a morte da criança

“Somos todos Beatriz!”. Esse foi o grito que os manifestantes entoaram, na noite desta quinta-feira (11), durante mais uma manifestação pela  morte da criança Beatriz Angélica Mota. O protesto, que aconteceu em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, centro de Petrolina, reuniu e emocionou familiares, amigos e a população no geral.

Beatriz foi morta com golpes de faca no dia 10 de dezembro de 2015 em uma das dependências da escola. Após 60 dias, o caso segue sem solução e nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado...

MANIFESTO EM PETROLINA: MILHARES DE PESSOAS PEDEM A SOLUÇÃO DO CASO BEATRIZ

javascript:void(0)

..

OPORTUNIDADE: Vagas gratuitas para curso técnico

A direção do CETEP Sertão do São Francisco em Juazeiro, informa que ainda dispõe de vagas gratuitas (15 vagas) para o Curso de Técnico em Enfermagem na modalidade PROEJA, destinadas a estudantes a partir de 18 anos e que não possuem o ensino médio completo. ..

Em entrevista na TV, pais da menina Beatriz falaram sobre morte da filha após dois meses

Em entrevista à TV São Francisco na manhã de hoje, os pais da menina Beatriz, morta a facadas no Colégio em que estudava em dezembro no ano passado, Lúcia Mota e Sandro falaram após dois meses do ocorrido e no dia do aniversário de "Bia" como era carinhosamente apelidada.

..

Cursos na área de Beleza com inscrições abertas no Senac Petrolina

O Senac Petrolina está com inscrições abertas para quatro cursos na área de beleza, com aulas iniciando a partir de 15/02. São vagas para os cursos de Cabeleireiro, Depilação, Design de Sobrancelhas com Henna, e Manicure e Pedicure, excelentes opções de formação no segmento. Com cargas horárias que variam de 45h a 400h, os cursos têm disciplinas nas quais o aluno aprende a apresentar o melhor serviço, trabalhando na estética e bem-estar da clientela.

No curso de Cabeleireiro, o estudante é instruído a fazer higienização, hidratação, escovação e até cortes em linhas e ângulos nos cabelos, além de aprender a fazer colocação, descoloração, cauterização e desondulação nos fios, sempre utilizando os produtos adequados para cada técnica. Para efetivar a matrícula, é necessário ter o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As aulas acontecem de 15/02 a 11/07, das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. A carga horária é de 400h e o investimento de R$ 1.920,00, parcelado em até 6 vezes no boleto bancário e em 12 vezes no cartão...

Saneamento de Sobradinho engole carros na cidade

Não é de hoje que o saneamento de Sobradinho é um problema principalmente no centro (Vila São Joaquim). O atual prefeito Luiz Vicente começou o fazer o saneamento de algumas quadras que ainda não tinha saneamento e começou errado primeiro com canos pequenos não apropriados para o saneamento, e para completar com uma estrutura mal feita que vem mostrando os erros na obra engolindo carros, caminhão do lixo, ônibus etc. podendo causar um grave acidente. As fotos mostram alguns dos carros que foram praticamente engolidos até mesmo o caminhão do lixo que presta serviço a prefeitura. Todos os carros são engolidos justamente onde foram colocados os canos do saneamento, alguma coisa tem que ser feita antes que cause um grave acidente.

Ricardo Freire..

Transferido PM preso após assalto a BB de Jacobina

O cabo da PM Galdioso Moura da Silva, de 45 anos, preso em flagrante na madrugada de terça-feira, 9, durante uma perseguição policial ao bando que havia atacado a agência do Banco do Brasil de Jacobina, está detido à disposição da Justiça na Coordenadoria de Custódia Provisória da Polícia Militar da Bahia, em Lauro de Freitas, para onde foi transferido desde terça à noite. 

O ataque contou com cerca de 15 homens armados, em quatro veículos, que se dividiram em grupos e detonaram muitos tiros em diversos pontos da cidade, enquanto alguns deles explodiram o cofre principal da agência. Para entrar no local, eles quebraram uma parede no fundo do prédio onde funciona a agência...

Logo mais a noite, mais um encontro cobrará respostas sobre o Caso Beatriz

Marcado para as 18h30 na praça da Catedral em Petrolina, acontecerá mais uma manifestação do Caso Beatriz, menina de sete anos que teve foi assassinada em seu colégio quando participava de uma festa formatura.

Esse já é o quarto encontro e dessa vez, contará com os pais da garotinha, Sandro e Lucinha Mota, que, junto com a população pedirá paz e justiça por esse caso brutal em nossa região. Lucinha, fez questão de convidar todos para este dia, em que a pequena Beatriz iria comemorar aniversário: "Convido às famílias para nos unirmos ao manifesto em favor da paz. Compareçam e nos ajudem a lutar para que outras famílias não passem pela dor que estamos passando hoje” disse ela...

Modelo do Carnaval imposto por ACM Neto coloca aparato público a serviço de empresas privadas, afirma vereador Hilton Coelho (PSOL)

"Além de endividar a cidade até com empréstimos estrangeiros, cortar as árvores de forma descontrolada e sem critério e aumentar a tarifa do transporte urbano sem qualidade de Salvador, ACM Neto se caracteriza também por colocar a máquina municipal a serviço das empresas privadas, em especial a cervejaria Schin", denuncia o vereador Hilton Coelho (PSOL).

O socialista argumenta que "pudemos presenciar veículos da Prefeitura de Salvador recolhendo equipamentos da Schin. Não importa a razão, a empresa deveria no mínimo, em contrapartida, recolher seus isopores e demais equipamentos e não o serviço municipal. Uma vergonha!"

"A ditadura da cerveja Schin tem agora a justificativa de que contribuirá com a construção do Hospital Municipal. Ora, ACM Neto vendeu vários terrenos públicos da cidade, inclusive o único camping de Salvador, com a desculpa de que o dinheiro seria utilizado para a construção do hospital municipal. Vendeu o carnaval agora e nada hospital municipal. Quem já viu o projeto, a planta do tal hospital?", questiona Hilton Coelho.

Não fazemos a defesa de uma marca de cerveja em detrimento de outra. "O que não aceitamos é que vendam nossa cidade. A Schin monopoliza o comércio de cerveja nos 'espaços patrocinados'. Como pode uma empresa, depois de negociar com o prefeito ACM Neto, impor de forma violenta sua cerveja aos foliões baianos? Basta!", finaliza o legislador. ..

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina

Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total. É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. "O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura", pontuou. 

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço. 

Além do grande movimento nos bares e restaurantes do Circuito, para cerca de 120 vendedores ambulantes que trabalharam no Carnaval o lucro foi garantido. O vendedor de espetinhos, Eudes da Costa Brito (36), contabilizou mais de 300 unidades vendidas em cada noite de festa. "Trabalho com espetinhos há 8 anos e este Carnaval foi bastante movimentado", afirma. 

Os indicativos oficiais também confirmam um Carnaval muito tranquilo. O Tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros, relatou menos de 5 atendimentos em ocorrências leves durante os quatro dias de festa. O Major Costa, da Polícia Militar, também afirma que não houve nenhuma ocorrência grave, apenas algumas apreensões por excessos, e registros de furtos. 

O secretário Jorge Assunção, em nome do Prefeito Julio Lossio, faz questão de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso do Carnaval. "A beleza do evento é resultado de um trabalho coletivo, da Prefeitura, das Polícias militar, Civil e Rodoviária, dos Bombeiros, enfim, e toda a sociedade, aos Blocos, ambulantes, músicos, pessoal da limpeza, crianças que abrilhantaram a festa", reforçou Jorge.  ..