Foram encontrados 448 registros para a palavra: infantil

Ciclistas vão às ruas do município pelo fim do trabalho infantil

No último sábado (06) cerca de 100 ciclistas saíram do estacionamento do Juá Garden Shopping, passaram por diversos bairros e orla do município chamando a atenção para os riscos do trabalho infantil no 'I Passeio Ciclístico Pelo Fim do Trabalho Infantil'. O passeio, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), encerrou a campanha anual de combate ao trabalho infantil que este ano trouxe como tema ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’.

A atriz e educadora Taína Assis, aproveitou a manhã de sol e levou toda a família para o passeio. “Além da causa ser nobre, aliamos à prática de esportes que certamente é uma forma de tirar a criança do trabalho infantil. Acho importante apoiar a campanha e trazer essa mensagem para o seio da família”, afirmou.  ..

Prefeitura de Juazeiro promove passeio ciclístico e chama a atenção para o combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza no próximo sábado (6), o I Passeio Ciclístico Pelo Fim do Trabalho Infantil, encerrando a campanha anual de combate ao trabalho infantil que este ano trouxe como tema ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’. A concentração do evento, que também integra a programação de aniversário da cidade, acontece no estacionamento do Juá Garden Shopping às 7h com um café da manhã servido para os participantes.

O objetivo do passeio é chamar a atenção para o problema que ainda existe em todo o país. “A questão do trabalho infantil ainda é uma realidade em várias localidades e precisamos continuar chamando a atenção das pessoas e enfatizando que lugar de criança é na escola, é brincando e se divertindo. O município atua durante todo o ano, mas precisamos do apoio de toda a população para continuarmos combatendo este problema”, destacou a secretária Cida Gama...

Rede Peba: Hospital Materno Infantil de Juazeiro recebe equipe técnica do Estado da Bahia

A Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro recebeu, nesta segunda-feira (01) subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, para uma visita técnica ao Hospital Materno Infantil de Juazeiro(HMIJ). O objetivo foi fazer o levantamento das necessidades da unidade hospitalar para melhoria na assistência à população. Atualmente a unidade hospitalar realiza mais de 450 partos por mês e destes, 250 são  pacientes que não residem em Juazeiro.

De acordo com Tereza Paim “o número de partos relativos à estrutura física é um bom quantitativo e mostra que os pacientes estão procurando essa unidade para ter seus filhos. É preciso avançar na qualidade de assistência, com melhor estrutura para que possamos prestar atendimento com mais segurança”, explicou. Na opinião da subsecretária as equipes da unidade são motivadas e empenhadas na assistência aos pacientes e a visita técnica servirá para identificar pontos críticos e promover melhorias...

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe campanha de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) realizou campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Mercado do Produtor de Juazeiro na manhã desta terça-feira (18). A campanha deste ano traz o tema: ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’.

A ação foi realizada pela equipe da SEDES com panfletagem e distribuição de adesivos com o objetivo de conscientizar comerciantes, permissionários, funcionários e frequentadores do mercado, sobre a necessidade de mobilização para que seja evitado e denunciado todo e qualquer tipo de exploração sexual e trabalho infantil nas instalações do entreposto e também em todo o seu entorno...

SESAU aguarda apoio financeiro para reforma ampla no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

Nesta segunda-feira (17) o Blog GJ Notícias postou matéria do Ministério Público que ajuizou Ação Civil pedindo que a Justiça determine, de forma liminar, ao Município de Juazeiro a realização de imediatas reformas, adaptações e aquisição de equipamentos exigidos pela Vigilância Sanitária para sanar as irregularidades identificadas no Hospital Materno-Infantil municipal. Segundo a ação, movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, a unidade hospitalar ainda não possui alvará sanitário (Veja aqui). Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou a seguiinte nota:

A Secretaria Municipal da Saúde informa que vem buscando junto ao governo do estado investimentos para que uma reforma mais ampla seja realizada no Hospital Materno Infantil com solicitação já feita e a SESAU aguarda retorno. Sabendo da importância da unidade hospitalar a gestão municipal vem investindo para que os serviços continuem acontecendo, o Hospital Materno Infantil atende 53 municípios pertencentes à Rede PEBA, no entanto todas as contas com a unidade são custeadas pela Prefeitura de Juazeiro. O repasse que o município recebe é pouco mais de R$ 400 mil, mas os custos com a unidade hospitalar ultrapassam os R$ 2 milhões. ..

Petrolina dá início às campanhas de combate ao trabalho infantil

Nessa época do ano, as ruas de Petrolina ficam lotadas, pois além do tradicional Dia dos Namorados, os preparativos para o Melhor São João do País movimenta a rotina dos petrolinenses. Mas, o Dia 12 de Junho, é também o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E em alusão à data a Prefeitura de Petrolina promoveu na manhã desta quarta-feira (12) na Praça do Bambuzinho, a campanha "De mãos dadas contra o trabalho infantil", que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração do trabalho infantil.

Durante toda a manhã, 25 crianças, entre 5 e 7 anos, da Escola Municipal Professora Maroquinha participaram de brincadeiras de roda, oficinas de pintura e contação de histórias, além disso, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Educação realizaram abordagem corpo a corpo com a população e panfletagem nos semáforos, para lembrar que "Criança não trabalha, criança dá trabalho"...

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é lembrado em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta quarta-feira (12), na Praça Santiago Maior, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Brincadeiras, dinâmicas e entrega de material educativo fizeram parte das atividades que chamaram a atenção do público que passava pelo local.

A campanha deste ano, que é nacional, traz como tema ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’. As ações serão desenvolvidas ao longo do mês e visam assegurar os direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, identificando possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas, a população é alertada acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo e que muitas vezes passam despercebidas...

Prefeitura de Juazeiro lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) lança nesta quarta-feira (12), uma campanha de combate ao trabalho infantil. As atividades que serão iniciadas no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, na Praça Santiago Maior a partir das 8h, trazem como tema principal: ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’.

As ações que serão desenvolvidas ao longo do mês visam assegurar os direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, identificando possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas a população será alertada acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo e que muitas vezes passam despercebidas...

Prefeitura de Petrolina fará ações de combate ao trabalho infantil durante festejos juninos

A Prefeitura de Petrolina, segue o compromisso de combater o trabalho infantil na cidade e por isso fará, durante os festejos juninos, ações de garantia de direitos, proteção e defesa da criança e do adolescente. As campanhas 'De mãos dadas contra o trabalho infantil' e 'Maior cuidado com nossas crianças', estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).

 Ainda dentro das ações, a prefeitura garantirá, durante o São João de Petrolina, o stand “Espaço de acolhimento para crianças”, que receberá os filhos dos ambulantes que estiverem trabalhando durante a festa.

Para o secretário, Jorge Assunção, essas ações são de extrema importância para a prevenção e diminuição dos índices de exploração do trabalho infantil. “Com essas atividades a gestão municipal pretende diminuir os números de casos de exploração de crianças e adolescentes no mercado de trabalho informal, e nós estamos trabalhando incansavelmente para zerar os índices. Lugar de criança e adolescente é na escola, criança tem que brincar e aproveitar a infância”, afirmou. ..

Prefeitura alerta para riscos da obesidade infantil e reforça ações da Atenção Básica de Petrolina

Crianças acima do peso têm mais chances de se tornarem adultos também obesos, a condição também está aliada ao aparecimento de doenças crônicas. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, vem reforçando o trabalho de acompanhamento feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O 'Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil', foi celebrado na última segunda-feira (3) com a proposta de alertar a população sobre os cuidados necessários para combater essa doença que afeta milhares de crianças no mundo todo.

A nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Célia Regina de Oliveira, ressalta que é cada vez maior o número de crianças acima do peso. "A obesidade impacta na saúde física, elas são mais propensas a ter asma, apneia do sono, problemas nos ossos e articulações, diabetes tipo 2, colesterol alto, problemas no fígado e doenças cardíacas, além de problemas psicológicos", explicou...

SEDES capacita equipes que atuam no combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES)  no auditório do CIAM, a I Capacitação de Equipes das Políticas Setoriais sobre Enfrentamento ao Trabalho Infantil. No primeiro momento, o trabalho foi realizado com as comissões PETI, Pró-selos, equipes AEPETI e abordagem social. Após a apresentação dos trabalhos em grupos, foram incluídas nas atividades, as equipes técnicas e da rede de proteção do município.

A diretora de Proteção Social Especial, Fátima Carvalho, participante da capacitação, destacou a importância de sua realização. “A articulação das políticas públicas assegura a erradicação do trabalho infantil em nosso município e esse momento é de suma importância para a construção do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. Vamos colher grandes resultados aplicando todos os conhecimentos adquiridos nesta atividade”, afirmou...

Campanha contra trabalho infantil começa nesta quarta (22)

Começa nesta quarta (22), com um tuitaço, a campanha do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Este ano, tem como lema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. A iniciativa é organizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e tem como realizadora a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Por meio do hashtag #infanciasemtrabalho, os organizadores pretendem, a partir das 10h de amanhã, sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir para crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar – vivências que, segundo a entidade, são próprias da infância e que contribuem para o seu desenvolvimento...

Escola de Educação Infantil Arlinda Varjão sedia a abertura da Semana do Bebê em Juazeiro

A abertura da 9ª edição de Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Juazeiro foi realizada nesta segunda-feira (13), na Escola de Educação Infantil – EMEI Arlinda Alves Varjão, no bairro Pedro Raimundo, e reuniu mães, pais, professores e autoridades. O evento conta com uma extensa programação, que acontece de 13 a 17 de maio nas EMEIs, no Hospital Materno Infantil, nas UBS e nos CRAS do município.  

Com uma decoração especial, os alunos de 1 a 5 anos realizaram o desfile das profissões, além de apresentações musicais encantando o público presente. A assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, destacou a parceria entre as três secretarias na realização do evento. “A cada edição acontecem inúmeras ações, buscando fortalecer os cuidados com as crianças no período da primeira infância, com diversas temáticas através de oficinas, palestras, atividades lúdicas e culturais. Convidamos as mães, pais e toda a comunidade para participarem das atividades”, ressaltou...

DEPUTADO FERNANDO RODOLFO ASSEGURA MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS PARA HOSPITAL INFANTIL EM GARANHUNS

Tendo à saúde pública como uma das principais bandeiras do seu mandato, o deputado federal Fernando Rodolfo (PR/PE) anunciou recursos da ordem de um milhão e duzentos mil reais para construção de uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI Neonatal no Hospital Infantil Filantrópico Palmira Sales em Garanhuns, no Agreste Meridional. A emenda parlamentar foi divulgada durante entrevista no programa "O Porta-Voz da Notícia" com Marcos Cardoso pela Sete Colinas FM, na sexta-feira (26).

Na ocasião, o parlamentar falou sobre a importância da unidade hospitalar para Garanhuns e região e de seu compromisso em trazer benefícios para o povo do interior. "Eu recebi um pedido importante vindo de um hospital infantil, no qual eu já estive por duas vezes. Lá, existe uma demanda grande para custeio e nesse pedido eu descobri que nem lá e nem no Hospital Regional Dom Moura tem uma coisa que eu considero fundamental que é uma UTI Neonatal. Garanhuns não tem uma UTI Neonatal para atender nossa população. Conversando com amigos, entre eles nosso querido Alfredo Góis, eu recebi a informação de que para fazer isso são necessários um milhão e duzentos mil reais, então, quero dizer que eu estou assegurando esse dinheiro para que esse sonho antigo seja concretizado", enfatizou...

Profissionais da saúde, educação e pais debatem autismo no CAPS infantil em Juazeiro

Nesta quinta-feira (11), profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPS infantil se reuniram com os pais de crianças autistas acompanhadas pelo Centro para uma conversa sobre autismo. Durante o encontro que faz parte da rotina de funcionalidade do CAPS foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de integrar as informações, dificuldades e acompanhamento das crianças autistas na relação casa, CAPS e ambiente externo.

Os encontros fazem parte do Grupo de Apoio a Pais de Autista (GAPA) e realizam discussões sobre vários temas a exemplo do bate papo que houve sobre medicalização e inclusão. O momento teve a participação do psiquiatra João Cláudio, da Gerente do Núcleo de Assistência Psicossocial (NAPS) da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) Luzinete Helena e da diretora de Saúde Mental Siane Cavalcante...

Projeto de combate ao trabalho infantil será desenvolvido em escolas de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) levará para 13 escolas municipais, na sede e no interior, o projeto ‘AEPETI na Escola’ com o objetivo de combater o trabalho infantil, informando sobre os riscos para a saúde e consequências para o trabalhador precoce. O projeto faz parte do ‘Mais SUAS’ que percorrerá comunidades em toda cidade com ações da Assistência Social.

As escolas que farão parte do projeto foram selecionadas a partir dos índices indicadores de crianças e adolescentes envolvidas em situações de trabalho infantil. Para trabalhar o tema, o projeto será desenvolvido em duas etapas que incluem a recepção dos alunos e professores com material informativo e a realização de oficinas com representantes dos alunos nas turmas de 6° ao 9º ano. Nas oficinas, os facilitadores trabalharão com material informativo, vídeos, jogos e dinâmicas de grupo...

Equipes da Proteção Básica e Especial da SEDES passam por capacitação sobre Combate ao Trabalho Infantil

As equipes da Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que inclui profissionais dos CRAS, Centro POP, CREAS e Programa Criança Feliz passaram por capacitação na quarta-feira (27), no auditório do CIAM, tendo como foco a Erradicação do Trabalho Infantil. Durante a capacitação foram apresentados projetos que atuam no combate ao trabalho infantil como a Rede PETECA que busca fortalecer a rede de garantia de direitos e prevê ações intersetoriais entre a educação, a assistência social e a saúde.

A representante da SEDUC, Débora dos Santos, falou sobre as ações do Peteca em todo o país e destacou a atuação do município no combate ao trabalho infantil. “Nosso trabalho é voltado, principalmente, para a sensibilização da comunidade escolar sobre a importância de a criança estar estudando, fazendo-a entender que criança não trabalha. Temos atuando em parceria com a SEDES mapeando as regiões com maior incidência de trabalho infantil, com destaque para a prevenção e encaminhamento dos casos identificados para os serviços indicados. A rede de combate precisa estar fortalecida e nós que atuamos com essa temática temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou Débora...

Gestantes conhecem serviços do Hospital Materno Infantil de Juazeiro através do programa Boas Vindas

Uma equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil de Juazeiro  recebeu gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio. O encontro que aconteceu no dia (14) fez parte do projeto ‘Boas Vindas’ que tem como objetivo preparar as mulheres para o momento do parto e ao mesmo tempo as futuras mamães conhecerem o local que terão seus filhos.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HMI, Waldirene Cunha, a ação é inspirada em diretrizes da Rede Cegonha. “É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde e que irão ter o filho na Maternidade. Durante esses encontros elas conhecem o trabalho que é desenvolvido aqui e tiram suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica Waldirene Cunha...

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe ação sobre alerta do trabalho infantil durante o carnaval

Durante toda manhã desta terça-feira (12), equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizaram  ação preventiva de combate ao trabalho infantil no Mercado do Produtor de Juazeiro focada no carnaval que acontece de 15 a 17 de fevereiro. O objetivo é alertar a população sobre os malefícios causados pelo trabalho para crianças e adolescentes.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos,  adesivos aos transeuntes e permissionários com informações acerca da proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e combate ao abuso e exploração sexual. O carrinheiro Cícero Pedro escutou as orientações dos profissionais. “Interessante essa ação no Mercado, pois vemos muitas crianças que às vezes são obrigadas a trabalhar e deveriam estar estudando e brincando. Gostei muito dessa iniciativa aqui no Ceasa”, disse...

Prefeitura promove prévias alertando sobre trabalho infantil durante o Carnaval

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) iniciou dia passado (5) o trabalho preventivo de combate ao trabalho infantil focado no período carnavalesco da cidade que acontece entre os dias 15 e 17 de fevereiro. O objetivo é alertar a população sobre os malefícios causados pelo trabalho para crianças e adolescentes.

Além de esclarecer sobre os perigos do trabalho infantil e exploração sexual, as equipes de abordagem da SEDES estão nas ruas divulgando também a realização, por mais um ano, do Observatório Social no Carnaval de Juazeiro. O projeto é um espaço desenvolvido na sede da secretaria pensando na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e nos filhos de pais que trabalham durante os dias de folia...