Foram encontrados 3110 registros para a palavra: VACINA

Bahia recebe doses da vacina Pfizer baby

A Bahia recebeu neste sábado 300 mil novas doses da vacina Pfizer baby. Este imunizante contra a Covid-19 é destinado ao público da faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos. As vacinas começam a ser distribuídas ainda hoje, conforme critério populacional.

Anteriormente havia sido entregue uma única remessa da Pfizer baby com 70 mil doses. Este lote chegou ao estado em 10 de novembro de 2022...

Bahia receberá nova remessa de vacinas Pfizer Baby e Pfizer pediátrica

A Bahia receberá novas doses das vacinas Pfizer Pediátrica e Pfizer baby. Os imunizantes contra a Covid-19 estão previstos para chegarem ao estado nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), respectivamente. Ao todo serão 50 mil doses da Pfizer pediátrica e 300 mil da Pfizer baby. 

A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, explica que assim que os lotes chegarem à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) serão organizados para a distribuição. "Utilizaremos o critério populacional para definir o quantitativo para cada município", pontua Vânia. De acordo com a coordenadora, a Sesab utilizará toda a sua capacidade logística para que os imunizantes sejam distribuídos o mais rápido possível. ..

Ministro da Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

O Ministério da Saúde divulgou esta semana o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a covid-19 na população com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas...

Prefeitura de Juazeiro chama atenção dos pais sobre importância da vacina BCG

O número de casos de tuberculose vem crescendo no Brasil e no mundo. Em 2021, cerca de 68 mil pessoas foram acometidas pela doença no país, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, alerta os papais e mamães sobre a importância de vacinar os bebês para prevenir a doença.

A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, geralmente, afeta os pulmões, mas também pode atingir os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada pode levar o paciente à morte...

Petrolina: Secretaria de Saúde disponibiliza 50 doses da vacina Pfizer Pediátrica  

Com o objetivo de reduzir as perdas das vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Petrolina passa a centralizar a aplicação das doses do imunizante Pfizer Pediátrica. A partir dessa segunda-feira (30), nas Unidades Básicas de Saúde Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e na Lorival Rodrigues, no Mandacaru, vão ser aplicadas 50 doses da vacina, para realização da segunda dose e dose de reforço nas crianças com 5 a 11 anos.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem buscar essas unidades das 8h às 12h e das 14h às 16h45, levando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.  ..

Prefeitura de Petrolina oferece vacinação e exames preventivos nesse final de semana

A Prefeitura de Petrolina vem montando várias estratégias para ampliar os serviços da atenção básica para a população. Nesse final de semana, a Secretaria de Saúde irá abrir duas Unidades Básicas de Saúde para realização de Exame Citológico (o exame preventivo, como é popularmente conhecido) e atualização da caderneta de vacinação.  

No sábado (28), a UBS Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, estará com a sala de vacina aberta para ofertar todos os imunizantes que compõe o calendário básico vacinal das 8h às 12h. Para se vacinar, basta comparecer a UBS com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. ..

Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia

Feira de Santana possui mais de 200 mil pessoas com doses em atraso contra a Covid-19 e indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil. São elas: BCG, Tríplice Viral, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite e Hepatite A.

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais...

Sesab: Roberta Santana vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer a vacinação na Bahia

Em agenda na capital federal, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, deverá se reunir nesta sexta-feira (27) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontro, afirmou o órgão baiano, tem o objetivo de discutir a aplicação de recursos federais no estado, além de fortalecer a estratégia de vacinação, sobretudo com o envio de novas doses de imunizantes contra a Covid-19.

“A ministra tem ressaltado o comprometimento com a regularização do envio dos imunizantes contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a vacinação e a saúde de baianas e baianos”, disse a secretária...

Secretaria de Saúde de Petrolina reforça a importância de manter o cartão de vacinação atualizado

Hepatite, Febre Amarela, H1N1 e Tétano são algumas das doenças mais comuns que ainda circulam pelo país. Elas têm em comum a forma de serem prevenidas, que é através da vacinação, recurso indispensável para evitar doenças infecciosas.

A Secretaria de Saúde faz um alerta à população petrolinense, para que procure as Unidades Básicas do município para atualização da caderneta vacinal.  ..

Leitora denuncia falta de aplicador(a) de vacina no Posto de Saúde do bairro São Geraldo. Secretaria de Saúde responde

Leitora denuncia falta de aplicadora de vacina no Posto de Saúde São Geraldo. Secretaria de Saúde responde. Confira.

Bom dia, gostaria de denúnciar o posto do São Geraldo em Juazeiro, faz mais de 20 dias a pessoa que aplica vacina está de atestado, onde até hoje não colocaram uma pessoa para substituir a mesma, nós que precisamos nos vacinar, ficamos a merecer do descaso, vai no Posto do Angari, onde o mesmo que tem a parte dos frios das vacinas não tem vacinas, temos que nos deslocar para posto mais distante, dependendo de deslocamento. Uma vergonha, até quando o caos vai continuar imperando em Juazeiro? A gente se desloca do São Geraldo para o Santo Antônio, o postinho de lá. Precisamos de ajudar, a saúde tá um caos, onde precisamos nos vacinar contra covid ou qualquer outra, temos que sair de bairro em bairro, por que não tem uma pessoa para está na sala de vacina para substituir uma que está de atestado? Cadê o gerente? Cadê a secretaria de saúde? Nos ajude. Eu ando a pé. Mais de 20 dias marchando e nada. ..

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a Meningite C; ação vai até o dia 31 de Janeiro

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a meningite C para jovens e adultos a partir de 16 anos. A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.

A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 16 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, até o dia 31 de janeiro...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza dose de reforço da vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos cinco anos

Os pais já podem levar as crianças com idade entre cinco e onze anos de idade para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no município de Juazeiro. A vacina já vinha sendo aplicada em crianças a partir dos 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aguardava a chegada de mais doses para ampliar a vacinação para esta faixa etária.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, os casos de mortes ou de sequelas graves causadas pela Covid-19 em crianças justificam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado. "Dados do Ministério da Saúde apontam a soma de 1.449 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência da doença. Os pais precisam estar atentos e manter o cartão de vacinação em dia. Vacinar é um gesto de amor e cuidado", disse...

Moradora do bairro São Geraldo não consegue vacinar a filha contra a covid-19. Sesau emite nota de esclarecimento

Moradora do bairro São Geraldo encaminhou mensagem via whatsapp à redação da Rede GN dizendo da dificuldade que está enfrentando desde o mês de dezembro para vacinar sua filha contra a covid-19. Confira:

Desde o mês de dezembro estou indo ao posto de saúde do São Geraldo tentando vacinar a minha filha de 4 anos com a primeira dose da vacina pra COVID-19, pois aproveitei as férias escolares porque durante as aulas ela estava constantemente gripada e não pode receber a vacina...

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos...

Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas e queda de mais de 66% no número de mortes

Há exatos dois anos, a Bahia aplicava as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus. Em 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram imunizados com a Coronavac, dando início a uma longa caminhada contra o tempo para salvar vidas. Desde então, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mobilizou uma verdadeira operação de guerra contra o vírus, para garantir que as doses de esperança chegassem a todos os 417 municípios em tempo hábil.

E os dados mostram que a força-tarefa cumpriu sua missão: em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana destaca que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. "Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa...

"Ampliar a cobertura vacinal é uma prioridade do governador Jerônimo", destaca Secretária da Saúde

A Secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, afirmou durante a primeira reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) de 2023, ocorrida nesta quinta-feira (19), que ampliar a cobertura vacinal é uma prioridade do governador Jerônimo Rodrigues.

O encontro realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, contou com a presença dos 417 secretários municipais de saúde de forma presencial e virtual. "Durante a pandemia da Covid-19, aplicamos mais de 35 milhões de doses contra a Covid-19, mas a cobertura vacinal contra o sarampo, poliomielite, hepatites, dentre outras, caiu em todo o país. Esse é o ano de retomar a imunização contra todas as doenças. Ampliar a vacinação é uma prioridade do governador Jerônimo", destacou a secretária...

Bahia completa dois anos de vacinação Covid com 35 milhões de doses aplicadas e queda de mais de 66% no número de mortes

Há exatos dois anos, a Bahia aplicava as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus. Em 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram imunizados com a Coronavac, dando início a uma longa caminhada contra o tempo para salvar vidas. Desde então, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mobilizou uma verdadeira operação de guerra contra o vírus, para garantir que as doses de esperança chegassem a todos os 417 municípios em tempo hábil.

E os dados mostram que a força-tarefa cumpriu sua missão: em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana destaca que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. "Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa...

COVID-19: Petrolina disponibiliza novas doses da Pfizer baby e centraliza Pfizer pediátrica

Com o foco na prevenção e imunização das crianças, a partir desta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde irá disponibilizar na Unidade Básica de Saúde Amália Granja, no bairro Vila Mocó, 40 doses da vacina Pfizer baby para o público de seis meses a dois anos. Outra novidade é sobre a centralização em oito UBS da vacina Pfizer pediátrica, destinada para 3º dose do público de 5 a 11 anos.

As ações desenvolvidas têm como objetivo evitar perda dos imunos, uma vez que as doses enviadas estão sendo insuficientes para atender a demanda do município na zona urbana e rural. Sobre a centralização das doses de reforço para as crianças de 5 a 11 anos, as unidades que disponibilizarão a vacina são: UBS Amália Granja, Vila Mocó; UBS Roza Maria, Gercino Coelho; UBS Bernardino Campos, Vila Eduardo; UBS Ricardo Soares, Cohab Massangano; UBS Lourival Rodrigues,  Terras do Sul; UBS Lia Bezerra, José e Maria; UBS Anália Batista, Cosme e Damião e UBS Josefa de Souza, Pedra Linda...

Mutirão de vacinação atendeu mais de cem pessoas no bairro Mandacaru em Petrolina

Mais de 100 pessoas dos bairros Mandacaru, Terras do Sul e Parque Mandacaru, foram vacinadas no último sábado (14), durante o mutirão de vacinação realizado pela Secretaria de Saúde do município. A ação que aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do Mandacaru, disponibilizou, além das vacinas contra a COVID-19 para adultos e a 3ª dose de reforço da vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade, as demais vacinas do calendário vacinal de imunização, dentre as quais, poliomielite, antitetânica e meningite.

Para a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, é importante que a população participe dessas ações promovidas pela secretaria e mantenham a caderneta de vacinas em dias. "Sabemos da dificuldade de muitas pessoas, durante a semana, de irem se vacinar e até mesmo levar os seus filhos por conta do trabalho, mas é de extrema importância que estas pessoas tenham a oportunidade de atualizar o seu cartão vacinal e de toda a família. Para se ter ideia, mais de 30 cadernetas de vacinas de adultos e crianças foram atualizadas somente nesse último mutirão", enfatiza Ana Célia Carvalho.
 ..

Após suspensão de aplicação, Bahia recebe mais de 46 mil doses da Coronavac

A Bahia recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), 46.890 doses do imunizante Coronavac, contra a Covid-19, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A nova remessa chegou logo após o estado suspender a aplicação da vacina em crianças de três e quatro anos de idade por falta de doses (saiba mais aqui).

Ainda segundo a Sesab, as vacinas são encaminhadas aos municípios semanalmente, de acordo com a demanda de cada localidade. Atualmente, a Bahia registra a falta apenas do imunizante pediátrico da Pfizer contra a Covid-19...