Foram encontrados 678 registros para a palavra: vale do são francisco

Eleição para reitoria da UNIVASF já tem calendário definido e 4 chapas na disputa


Já está disponível para o acesso de quem estiver interessado, no site da Consulta Eleitoral Informal (CEI) 2019, da Univasf, todo o cronograma para as eleições para reitor da unidade de ensino superior.

De acordo com o calendário os dias 8 e 9 deste mês de outubro estavam reservados para inscrições de chapas e até quarta-feira estrá concuido todo processo relaivo a impugnações de chapas...

Simpósio no Cemafauna debateu sobre importância da preservação das abelhas no Vale do São Francisco

Em comemoração ao dia Nacional da Abelha, dia  (3), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou o Simpósio de Abelhas do Vale do São Francisco. Além de celebrar a data, comunidade acadêmica, pesquisadores e produtores refletiram sobre ações para minimizar os impactos do declínio da população das espécies de abelha na região.  O evento aconteceu no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

Para abrir a primeira mesa redonda “Integração Abelhas-Plantas e sua Importância Ecológica e Econômica”, a bióloga do Cemafauna Aline Andrade falou sobre a importância da educação como mecanismo de expandir conhecimento sobre a influência das abelhas para a vida na Terra. “A primeira ação é sempre a educativa. A gente precisa saber qual a importância ecossistêmica deste pequeno animal para entender porque essa situação é tão grave”, disse a bióloga...

Melhor Curta de Terror: filme de zumbis produzido no Vale do São Francisco é premiado em festival de cinema nacional

“Necropolis”, curta-metragem de zumbis produzido e gravado na região do Vale do São 'Francisco, foi premiado como ‘Melhor Curta de Terror’ na quarta edição do Cine Tamoio. O Festival de Cinema da cidade de São Gonçalo-RJ é um encontro de exibições, debates e discussões da produção do audiovisual nacional e que tem o propósito de fortalecer as produções independentes. 

O festival foi realizado entre os dias 21 e 28 de setembro. Na categoria terror, “Necropolis” concorreu com outras dez produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os filmes foram avaliados por técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine). ..

MAPA quer fazer do Vale do São Francisco um polo de fronteira de irrigação

Transformar o Vale do São Francisco num polo de produção agrícola com as mais modernas práticas de cultivo mundiais, a exemplo do uso adequado da água para irrigação, de produtos biológicos capazes de combater eficazmente pragas e da difusão de novas cultivares BRS produzidas pela Embrapa, a exemplo da uva 'Vitória'.

Este foi o compromisso feito pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Camargo, durante reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) na tarde desta quinta-feira (3). ..

Sobradinho participa do I Encontro de Gestores da Zona Turística do Vale do São Francisco

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Sobradinho, Cipriano Filho, participou do I Encontro de Gestores da Zona Turística do Vale do São Francisco, que aconteceu na última sexta-feira (27), no Grande Hotel de Juazeiro, reunindo secretários de turismo dos municípios do território do São Francisco e empreendedores do segmento. O evento também contou com a participação do Secretário Estadual de Turismo na Bahia, Fausto Franco e do Diretor de Planejamento de Território do Estado, José Barreto.

Organizado pela Câmara de Turismo do Vale do São Francisco, o encontro teve como objetivo o fortalecimento do campo turístico de todo o Vale do São Francisco, através da união entre os municípios. "Ambos os setores, público e privado, querem o desenvolvimento do turismo na região. Todos os presentes, sejam autoridades politicas ou empresários, reconheceram o grande potencial que temos e a importância de agirmos conjuntamente para fortalecer o setor. Esta aproximação só tende a fortalecer e trazer bons frutos para o futuro do turismo no vale", disse Cipriano Filho...

Governador de Roraima visita Petrolina e conhece a fruticultura do Vale do São Francisco

O governador de Roraima realizou uma visita técnica na manhã desta quarta-feira (2) em uma fazenda de frutas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Na comitiva do governador, Antônio Denarium (PSL), estavam secretários de estado e agricultores da região Norte do país.

A intenção é conhecer os modelos de fruticultura desenvolvido no Vale do São Francisco, principalmente para exportação, para uma futura implantação em Roraima...

Jornalismo e outras narrativas comunicacionais é o tema central o 5º Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco

O evento é uma realização do Colegiado do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, campos de Juazeiro (BA). Nesta edição o Ecovale pretende reunir, durante três dias (17,18 e 19 de outubro) estudantes e profissionais dos diversos campos da comunicação para debater sobre novas narrativas, empreendedorismo, inovação pontuando as urgentes pautas contemporâneas sejam elas relacionadas ao mundo do trabalho, do ativismo político-social-cultural ou da produção acadêmica.  

Estão programadas duas mesas redondas com os seguintes temas: Quais outras narrativas comunicacionais além do Jornalismo?; Desafios e inovação na produção audiovisual, com os respectivos palestrantes: Raíssa Ebrahim, jornalista do Marco Zero de Recife, e, Wllyssys Wolfgang, Jornalista e Diretor-fundador da WWFilmes...

Programação do III Fórum Regional do Turismo do Vale do São Francisco conta com participação da Setur

Representando a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), o titular da pasta, Fausto Franco, estará presente no III Fórum Regional do Turismo do Vale do São Francisco. O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro em Juazeiro, no Norte da Bahia. O fórum pretende reunir prefeitos, gestores municipais, empresários e secretarias de estado com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações das Câmaras de Turismo do Estado.

A programação do evento aponta a participação da Setur em dois momentos, no dia 27. O primeiro é na cerimônia de abertura do Fórum, às 9h. Ao lado do secretário Fausto Franco estarão o prefeito de Juazeiro e representantes da Câmara Técnica do Vale do São Francisco, do Conselho de Desenvolvimento dos Territórios Regionais (Condeter) e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF). Logo em seguida, às 9h40, o secretário participa do primeiro painel do evento. O debate será sobre a Política Estadual de Turismo...

Inscrições abertas para o III Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco

Profissionais e estudantes da área do Serviço Social terão um espaço para debater questões que envolvem o exercício da profissão, no contexto atual, durante o III Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco. O evento acontecerá de 01 a 03 de outubro e é uma realização da Facape. Os participantes devem se inscrever  através do link http://bit.ly/2lYzOub . A taxa é R$25 para estudantes e R$50 para profissionais.

Em sua terceira edição o Congresso vai tratar sobre o desmonte do Direito Social em uma programação diversificada que contará com oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. As atividades do Congresso terão início com a palestra 'Serviço Social contra o racismo um compromisso ético: 40 anos de resistência', ministrada pela Drª Magali da Silva Almeida, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA.  A programação completa do evento pode ser conferida aqui: http://bit.ly/2kDJwCf..

GRUPOS DE COMUNICAÇÃO POPULAR DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO PROTAGONISTAS DE WEB SÉRIE LANÇADA EM JUAZEIRO

O lançamento da Web série “Comunicação Popular e o Exercício da Cidadania no Vale do São Francisco” pautou no Arco da Ponte em Juazeiro a história e trabalho desenvolvido por grupos e instituições que promovem comunicação popular na região. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (13) e reuniu moradores de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região. O projeto audiovisual desenvolvido pelos estudantes do 7° período do curso de Comunicação Social: Jornalismo em multimeios, da Universidade do estado da Bahia (UNEB), dialoga por meio de produções áudio visuais que serão disponibilizadas na web o desenvolvimento da cidadania por meio da comunicação popular. 

Ao todo são seis episódios que abordam de que forma a comunicação é desenvolvida pelos grupos registrados: Carrapicho Virtual, no salitre; Rádio Curaçá FM, na cidade de Curaçá; Rádio Poste do Bairro Quidé e Rádio Escola do Colégio Prof. Pedro Raimundo Moreira Rêgo, em Juazeiro e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) que desenvolvem um trabalho na zona rural da região.  Em cada um dos vídeos, com duração de 5 minutos, é possível perceber o engajamento dos personagens que produzem comunicação como uma forma de resistência e representação. ..

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: VALE DO SÃO FRANCISCO SEDIA MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO SUL DO BRASIL

Aconteceu neste sábado (14) a Etapa Nordeste 2019 do Robotics Experience, maior evento de robótica do sul do país. No total, 28 equipes representaram variadas escolas do Vale do São Francisco e cidades circunvizinhas como Araripina, Candeias e Jacobina. Durante todo o sábado a comunidade pôde assistir à competições e projetos expostos no ensejo.

Liderados por um técnico, os grupos precisaram cumprir 5 desafios com seus robôs, de acordo com o tema proposto: "tecnologia a favor do esporte". Em cada prova as máquinas tinham que simular um esporte diferente, como futebol, ginástica rítmica e golfe. Três equipes realizaram todas as etapas: Colégio Colibri, de Candeias-BA, Colégio GEO, de Juazeiro-BA e Colégio Nova Geração, localizado em Araripina-PE. Ambas garantiram a vitória e vão poder se apresentar na edição nacional do evento que acontecerá em Blumenau-SC, no próximo ano.


Além da competição houve a exibição de projetos externos. A jovem Anna Luisa Santos, formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou como a sua ideia que surgiu aos 15 anos de idade pode ajudar milhares de pessoas. Ela desenvolveu uma tecnologia sustentável para filtrar a água contaminada através da energia solar. Essa iniciativa a fez ganhar várias premiações, inclusive o HackBrazil, evento de tecnologia em Harvard, a segunda maior universidade dos Estados Unidos. Além disso, de todo o continente da América Latina, ela foi a contemplada com o prêmio Jovens Campeões da Terra, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro projeto apresentado no evento foi o da equipe Bajaatinga, composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, todos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Eles construíram um carro monotipo (de uma pessoa só) apropriado para diversos tipos de terrenos e estradas, inclusive locais íngremes.

A estudante Vitória Silva, de 11 anos, veio de Pilar-BA representar sua escola juntamente com outros estudantes. Ela relata que uma das coisas que aprendeu com o evento foi sobre inteligência emocional. "Estou aprendendo que eu tenho que me tranquilizar, ter menos ansiedade, saber lidar com os desafios e seguir em frente" afirmou.

Para o advogado Roberto Frota, de 46 anos, essa edição do Robotics Experience em sua cidade serviu para ele apresentar o mundo da robótica a sua filha Ana Beatriz, de oito anos. Ele afirma que em sua geração as áreas da engenharia e ciência eram ocupadas de forma predominante por homens, e o evento foi uma forma de inserir sua filha nesse contexto. "Eu procuro sempre mostrar para ela que o céu é o limite. A gente pode fazer tudo aquilo que queira", relatou.

Segundo o professor de matemática, Paulo Ricardo, além do evento ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, também contribui para que as crianças e adolescentes aprendam sobre solidariedade e ação social, já que mesmo sendo de acesso gratuito, o Robotics Experience convida os participantes a doarem 1kg de alimento não perecível para destinar a uma entidade beneficente.

Há três anos o Robotics Experience percorre todo o Brasil levando os conceitos da prática da robótica de forma interativa, aproximando, assim, comunidade e instituições de ensino. Um dos organizadores da Etapa Nordeste 2019, André Sala, afirma que as expectativas para essa edição do evento foram alcançadas. "O evento serve como uma experiência de trabalho em equipe, de habilidades e competências que são muito úteis para a vida deles como um todo, então acredito que o objetivo do evento foi cumprido”, disse.
 
SOBRE O EVENTO

O Robotics Experience é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica com foco em robótica educacional, e se diferencia de outros torneios dessa área por mostrar um trabalho realizado pelos próprios estudantes. Nesse processo o professor é o mediador do conhecimento, adotando uma postura de incentivo ao valor a vitória e superação de desafios, ensinando que a vida não é uma competição, e sim uma jornada.  

A ROBOMIND

Representada pela Inovar Tecnologia Educacional, a ROBOMIND nasceu em Santa Catarina e hoje atua em mais de 16 estados brasileiros, no Oeste de Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de atender a mais de 9.000 estudantes. Composta por diversos profissionais da área da educação, a empresa viu na robótica uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem produtoras de conhecimento através de uma tecnologia que visa o bem comum.

Seguindo uma atuação que une professores, estudantes e famílias de diferentes contextos e regiões do país, a ROBOMIND busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas críticas e que não se limitam a apenas consumir novos saberes, mas também construir novas direções de conhecimento...

Professora da Université du Québec à Trois-Rivières realiza atividades no Vale do São Francisco

Educação, inclusão e multiculturalismo. Estes são alguns dos eixos de pesquisa estudados pela professora Corina Borri-Anadon, Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), do Canadá, que está no Vale do São Francisco através de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e sua instituição de origem. Durante 11 dias, a docente realizará diversas ações na região, como palestras, visitas a escolas, lançamento de livro e participações em aulas de cursos de pós-graduação.

A professora está em licença sabática e durante esse período tem como plano de trabalho o desenvolvimento de atividades em parceria com algumas universidades brasileiras, dentre elas, a Univasf, que possui convênio com a UQTR desde 2018. Corina iniciou seu calendário de ações no Vale do São Francisco na última segunda-feira (9) e permanecerá na região até o dia 20 de setembro, quando participará do Colóquio “Multiculturalismo no campo educacional”, na Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina (PE)...

Rede FTC movimenta a região com I Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco

Mais de 120 pessoas, entre profissionais da área, estudantes da FTC e de outras faculdades, participaram do I Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco, realizado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), unidade de Juazeiro, no último final de semana. O objetivo do evento, que reuniu especialistas, foi trazer enfoques atuais no campo de Nutrição e movimentar conhecimentos e práticas saudáveis para qualificação da carreira e formação acadêmica.

A abertura do Encontro contou com a participação da professora Soraia Martins, que abordou o tema: “Estratégias de Incentivo à Alimentação Infantil”, destacando as principais fases de alimentação do bebê - como a introdução de alimentos sólidos, técnicas de desengasgo e diversos assuntos que contribuem para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis até a idade adulta...

Produtores do Vale do São Francisco participam de campanha com a bandeira nacional no 7 de setembro

Os produtores agrícolas de Petrolina e região vão comemorar a Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, hasteando uma bandeira nacional na porta das propriedades rurais. A iniciativa, que partiu da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, recebeu a adesão do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina a partir do chamamento da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina: "Vamos mostrar para o mundo que o agronegócio brasileiro é unido, que a nossa agricultura é pujante e sustentável", afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, a campanha no município já começou com a mobilização dos representantes do agronegócio regional. “A exemplo da nossa ministra, que vem conclamando o setor agropecuário a se unir diante das dificuldades e críticas, temos que ajudar o Ministério para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e abrir mercados”, ressaltou...

Em solenidade comemorativa, Fernando Bezerra credita à Codevasf a transformação do Vale do São Francisco

Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).

Na solenidade, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) contou que vem da região conhecida como Polo Petrolina-Juazeiro, considerada a capital da fruticultura brasileira, com 3,8 milhões de toneladas de frutas produzidas por 150 mil trabalhadores em empregos diretos. Responsável por 90% da manga e da uva de mesa exportadas pelo Brasil, a região teve apoio da Codevasf para melhorar as condições de plantio...

Deputado solicita realização de censo agrícola no Vale do São Francisco

O setor agrícola da região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, caminha para ter seus dados atualizados por meio de um censo. A pauta foi levada pelo deputado estadual Tum (PSC) ao secretário estadual de agricultura, Lucas Costa, durante audiência na quarta-feira, dia 28, em Salvador. O encontro foi acompanhado pelo representante do governo do estado em Brasília, Bebeto Galvão, e pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres. A demanda passará, agora, por uma avaliação interna da secretaria.

O deputado lembra que a fruticultura, pecuária e a produção de verduras são responsáveis por movimentar boa parte da economia de, pelo menos, dez cidades banhadas pelo Rio São Francisco, a exemplo de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos...

Gonzaga Patriota fala sobre exportação de frutas do Vale do São Francisco e do Programa Todos Por Pernambuco

Ao subir na Tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (27), Gonzaga Patriota (PSB) comentou sobre o número expressivo da exportação de frutas do Vale do São Francisco. O parlamentar também falou da importância do Programa Todos Por Pernambuco.

"São dois pronunciamentos, um que trata da fruticultura do Vale do São Francisco. A gente tá aumentando para quase 500 mil toneladas de produtos exportados este ano. Precisamos que o governo olhe também para os fruticultores, principalmente para os problemas de energia e água", comentou...

Matéria do Jornal Correio da Bahia revela Mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco

Matéria assinada pela jornalista Paula Theotonio e publicada no último sábado, dia 24,no Jornel Correio da Bahia, revela mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco. Confira: Desde que seus rótulos começaram a chamar atenção no mercado e nas premiações especializadas pelo mundo, os tintos, brancos e espumantes do Vale do São Francisco vem causando um misto de fascínio e incredulidade entre os apreciadores. 

Não é por menos: a região que compreende a produção anual de 4 milhões de litros de vinhos finos está no semiárido brasileiro, em meio à Caatinga. Fica a apenas 8 graus da linha do Equador, enquanto as áreas tradicionais do Velho e Novo Mundo estão para além dos Trópicos de Capricórnio e Câncer. A média de chuvas é baixa, de 470 mm anuais; e a terra está exposta a mais de 3.100 horas nesse período. E, mesmo assim, as cinco vinícolas em plena produção colhem até duas safras e meia por ano. Como isso se explica?..

COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SE REÚNE COM SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Nesta quarta-feira (21), em sua página pessoal no facebook o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão divulgou encontro com secretários de educação da região do São Francisco e de Ibicaraí. No encontro o comandante abordou as melhorias proporcionadas com a implantação dos Colégios da Polícia Militar da Bahia nas escolas municipais destas localidades.

Revelou o Coronel Anselmo Brandão “Me reuni com secretários de educação da região do São Francisco e de Ibicaraí. Na pauta, as visíveis melhorias proporcionadas a partir da implantação do modelo dos Colégios da Polícia Militar da Bahia nas escolas municipais destas localidades. Houve avanço no desempenho dos alunos, no comportamento dentro e fora da escola, participação dos pais e responsáveis, atuação humanista dos militares responsáveis pela disciplina, na qualidade do trabalho dos professores, e até na redução de ocorrências policiais nos bairros onde estes colégios estão inseridos. Participaram do encontro os secretários de educação de Sento-Sé, Isamar Reis, de Sobradinho, Ducilene Kestering, de Sobradinho, Rosicler Oliveira, de Ibicaraí, Jailma Guimarães, além do Capitão Crishwelber, comandante do policiamento de Campo Formoso, e do coordenador de disciplina, Sargento PM RR Da Silva”..

Morte de abelhas no Vale do São Francisco continua sendo investigada e preocupa produtores de frutas

A morte de abelhas está preocupando criadores e agricultores do Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco. A região é uma das principais produtoras e exportadoras de frutas do país e o inseto tem papel fundamental na atividade. Segundo a Associação dos Criadores de Petrolina, há 3 anos os 32 associados conseguiam extrair mais de 30 toneladas de mel por ano. Atualmente, a produção não chega a 20 toneladas.

A preocupação com o sumiço dos insetos foi trazida também para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Os pesquisadores estão tentando descobrir o que pode estar provocando essas mortes. O estudo está sob a responsabilidade da pesquisadora Aline Andrade e Silva, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Foram coletadas abelhas mortas e também mel de diversas colônias da região...